Tipos de nós macramé
A humanidade inventou um grande número de nós, mas apenas alguns deles são usados na técnica de macramê. As combinações e repetições destes ou dos seus tipos permitem criar produtos originais: pulseiras, potes, painéis. Vários fios são a base de todos esses produtos.
Peculiaridades
Os padrões de tecelagem de nós mais simples são conhecidos desde a antiguidade, quando as pessoas aprenderam a usar nós para criar roupas e utensílios domésticos. Seu início histórico e A técnica do macramê foi desenvolvida na China antiga em meados do século VIII. Na Europa medieval, o macramê também era usado, uma vez que obras semelhantes podem ser vistas nas telas de artistas renascentistas, mas a extraordinária popularidade desta técnica veio apenas no início do século 20.
Vasos de flores, tapetes, abajures feitos com fios de tecelagem eram usados não apenas em interiores de casa, mas também em decoração em estabelecimentos culturais e de alimentação.
Ferramentas básicas que são úteis para tecer macramé:
- tesoura;
- pequeno travesseiro;
- alfinetes;
- Agulha de crochê;
- Cola.
Travesseiro de tecelagem às vezes são substituídos por um pedaço de poliestireno, mas muitas vezes as artesãs também usam pranchas especiais cobertas com um pano macio ou borracha esponjosa. Tópicos de macramê longos e fortes são usados, e relevos claros são obtidos torcendo esses fios. Se você precisar continuar a tecer e o fio acabou, ele pode ser alongado. Para a beleza do produto é utilizado material de cor ou tingimento de produtos acabados é executado, mas esta abordagem é uma ocorrência rara no macramé.
A cola é necessária para processar alguns fios, por exemplo, seda, para que o fio não se desfie durante a operação. Para tecelagem você pode usar lã normal, mas os fios em sua composição devem ser muito duros e fortes.
Os nós no macramê precisam ser torcidos com força e, se o material for fraco, ele se quebrará constantemente.
Nós simples
Os nós macramé básicos permitem fazer os produtos mais simples que podem ser transformados na base de uma bela decoração de interiores ou joalheria. Antes de começar a trabalhar, você deve entender os conceitos básicos:
- a base é o fio no qual os nós serão fixados;
- thread de trabalho - aquele que é usado para criar um nó;
- para a comodidade do trabalho, todos os fios precisam ser fixados em algo, portanto, essa peça também é chamada de base;
- a fixação da rosca na base é chamada de trava e é realizada por um elemento externo ou interno ao produto.
Os nós de macramé são subdivididos em básico e adicional. Os primeiros elementos fornecem a base para muitas variações de padrões, vamos examinar alguns deles.
Nó de representantes
Sua estrutura semelhante a um único nódulo... Na técnica considerada, é uma das principais. Formando esses nós sequencialmente, você pode obter um cordão volumoso, que é chamado de brid. As raças são subdivididas em horizontal ou diagonal.
Um freio horizontal é obtido a partir de dois fios de trabalho paralelos à urdidura. O fio da trança diagonal é inclinado. A combinação de bases horizontais e verticais permite incorporar padrões geométricos interessantes.
Elemento Reps pode ser executado verticalmente ou horizontalmente... A primeira opção envolve usar o primeiro thread em uma linha como um funcional. O nó horizontal pressupõe o uso do segundo fio consecutivo como principal. Se você usar a combinação desses nós corretamente, poderá obter contas de vários tamanhos que são usadas para criar joias. São presos com um lindo fio torcido e ganham uma decoração simples, mas bonita.
Nó plano
Usado para criar itens de interior, parece direto por fora. O nó é de suma importância na criação de muitos elementos planos. Nós planos pode ser executado no lado esquerdo ou direito trabalhar. Uma série de nós unilaterais cria um cordão torcido que pode ser usado para fazer cortinas ou joias. Como variação do desempenho, um nó duplo plano pode ser aplicado.
Nó "Hércules"
Esse elemento era usado em todos os lugares, mesmo antes do advento da técnica de tecelagem com nós. Na Grécia antiga, ele era o nó principal na fabricação de roupas. Hoje, as costureiras usam-no com sucesso para criar lindos painéis, móveis e até tapetes.
Para tecer tal elemento, use dois fios presos à base. O fio à esquerda é colocado horizontalmente com a extremidade pendente à direita. O segundo fio é colocado sobre esta base e a ponta do fio é passada da esquerda para o laço resultante. O fio direito é puxado horizontalmente para que sua extremidade fique à esquerda, e o fio esquerdo é passado por baixo desta parte suspensa. Agora, o fio esquerdo deve estar na base horizontal do fio direito e sua extremidade deve ser enfiada no segundo laço resultante.
Depois de concluir essas etapas, o nó de Hércules pode ser apertado. O mesmo nó pode ser obtido a partir de quatro fios, e sua aparência será semelhante ao nó quadrado decorativo "Tatting".
Espécie chinesa
Cada nó de macramê chinês tem uma forma diferente com seu próprio significado. Técnica de tecelagem fios vermelhos são freqüentemente usados, o que indica prosperidade e bem-estar.
"Lótus"
Um nó que é executado em um círculo, durante o trabalho não há warp ou threads de trabalho, pois todos são usados para o padrão. Os nós são empilhados no sentido horário ou anti-horário. Esta técnica foi aplicada com sucesso na prática náutica, pois o cordão resultante saiu muito forte.
Para tecer, você pode usar uma variedade de materiais - corda, couro, lã.
"Xadrez"
Este elemento macrame inclui nós quadrados a serem escalonados... Como resultado da tecelagem, obtém-se um tecido com um belo padrão, que serve para confeccionar cestos, bolsas e até redes. Ao criar o elemento quadrado principal, 4 fios são necessários, portanto, para a tela preparada, você precisa selecionar o número de fios que é um múltiplo deste número. Para o treinamento em tecelagem, são usados fios de cetim ou cordas grossas de náilon. Produtos com elementos de "tabuleiro de xadrez" revelaram-se interessantes e incomuns.
"Botão"
Um nó que costuma ser usado para criar joias. Os produtos acabados ficam mais elegantes se você alternar nós com miçangas. Este elemento é notável pelo fato de que uma alça é formada na parte superior, que pode ser deixada ou apertada.
Os principais nós chineses representam simetria perfeita e aparência idêntica em ambos os lados do produto.
Opções decorativas
Nós especialmente bonitos são usados para criar produtos individuais ou como um elemento em uma tela comum.
"Tatting"
Um nó que é usado para decorar uma parte de um produto quando dois fios trançam alternadamente o objeto dos fios principais... A principal diferença na técnica de tecelagem é proteger os contornos do padrão com um laço especial. Para a corrente Tatting, você pode usar dois ou quatro fios. A trama única usa uma corda principal, que é trançada com uma segunda, resultando em belos padrões.
O "tatting" é uma tecelagem simples mas muito graciosa, para executá-la basta prender dois fios à base ou um, mas dobrado ao meio. O fio esquerdo é feito uma volta ao redor do movimento ascendente direito. Acontece um loop pelo qual o fio esquerdo é passado. Os elementos são apertados por sua vez, o resultado é toda uma "coluna" de nós. "Tatting" das quatro bases é formado ao alternar o primeiro e o último fios, que são amarrados na base central - fios dobrados aos pares.
"Josephine"
Um nó largo que pode ser usado para destacar visualmente uma parte da tela. Uma corrente com esses nós também é adequada para a criação de cintos decorativos.
O nó Josephine simbolicamente significa prosperidade e longevidade, também é chamado de nó da felicidade e da boa sorte, então joias com um conjunto semelhante de correntes são usadas pelos donos das lojas.
Para as artesãs novatas, é difícil de executar, uma vez que você precisa alcançar uma tensão uniforme dos fios, essa é a única maneira de obter um produto bonito. Para "Josephine", você pode usar um fio, a partir do qual o laço do lado esquerdo é feito. Nesse caso, a segunda extremidade do fio é primeiro colocada neste laço e, em seguida, passada sob a primeira extremidade. O mesmo fio é enfiado primeiro sob o loop esquerdo e, em seguida, sob sua segunda extremidade - desta forma, o loop direito é obtido. O elemento complexo resultante deve ser alinhado puxando todos os loops prontos.
Os nós de macramé "Josephine" e "Tatting" são complexos, mas irão resultar se você estudar cuidadosamente os padrões de tecelagem de nós planos e quadrados.
"Pico"
Esses são loops de threads de trabalho obtidos entre elementos simples.... Por exemplo, eles são freqüentemente usados entre vários elementos de Tatting. Além disso, o "Pico" serve de base para o enfiamento de contas. Este nó é difícil de realizar perfeitamente, portanto tiras de papelão são úteis para criá-lousado como uma régua.
Ao tecer, um elemento é primeiro amarrado e, em seguida, uma régua é colocada sob ele, enquanto os fios de trabalho devem estar no topo da base. O próximo elemento do produto é amarrado sob a régua e a régua é removida.
"Baga"
Um elemento popular no macramé, também denominado "Ervilha", "Ninho" ou "Saliência". A base para este elemento é uma corrente feita de nós quadrados. Para obter o "Berry", os fios da urdidura devem ser levantados e passados sobre o primeiro nó localizado no início do trabalho.
A base deve ser puxada para o lado avesso, até que o último e o primeiro nós estejam juntos. A fixação de "Berries" é possível com o mesmo nó quadrado.
Se você usar várias cordas multicoloridas neste método de tecelagem, obterá uma corda elegante que pode ser usada em vários produtos.
Tendo dominado a execução dos nós principais e decorativos, você pode criar com base seus próprios esquemas de produtos acabados, criando coisas únicas e originais.
No próximo vídeo, você aprenderá a criar um lindo amuleto usando a tecelagem.