Desenho como hobby
Desenhar é um passatempo maravilhoso que pode se adequar a crianças e adultos. É multifacetado e abre muitas oportunidades para uma pessoa. As características de um hobby e a melhor forma de iniciá-lo serão úteis para quem deseja realizar esse tipo maravilhoso de criatividade.
Que qualidades ele desenvolve?
Se falamos de crianças, então o desenho é, na maioria das vezes, seu primeiro tipo de criatividade. Já com 1,5-2 anos de idade, as crianças estão tentando fazer seus primeiros desenhos com lápis, canetas hidrográficas, tintas a dedo. Com o passar dos anos, tais imagens adquirem sentido, a criança passa a transmitir, dessa forma, seus pensamentos e conceitos sobre o mundo ao seu redor. O desenho ensina as crianças a controlar e focar, permitindo que se tornem assíduos e atentos aos detalhes. As habilidades motoras finas das mãos, memória, pensamento e imaginação estão se desenvolvendo ativamente.
O desenho também desenvolve o adulto. Durante o processo, o cérebro está trabalhando ativamente, assim como os dois hemisférios. Graças a isso, a atenção plena e a memória de uma pessoa melhoram. O pensamento começa a funcionar em um nível superior, a inteligência, o pensamento associativo se desenvolve. A pessoa se torna mais criativa, criativa, descobre rapidamente novos interesses. Ele começa a olhar o mundo com outros olhos, vendo o valor da natureza, da própria vida.
Essas pessoas se tornam espiritualmente ricas, revelam todas as habilidades que antes estavam ocultas.
Falando sobre os benefícios do desenho, o seguinte deve ser observado.
- Este hobby é relaxante e alivia o estresse. Não é de se admirar que a arte-terapia tenha se tornado uma prática tão frequente entre os psicólogos familiares e infantis.
- O desenho traz a depressão. Por mais intensa que seja a tristeza de uma pessoa, será fácil superá-la descobrindo um novo hobby.
- Os hobbies ajudam você a se concentrar. Isso será especialmente útil para os alunos. Durante a aula oral, pegue um pedaço de papel e comece a desenhar. Não vale a pena fixar uma meta, devem ser figuras vindas do coração, de dentro, mesmo que sejam abstrações ou caricaturas, ou mesmo desenhos irrefletidos. Estudos mostraram que uma pessoa que ouve e desenha ao mesmo tempo lembra quase 30% mais informações do que alguém que apenas senta e escuta atentamente.
Tipos de criatividade
O desenho é muito versátil, então cada um pode escolher uma área que gostaria de trabalhar. Se falarmos muito condicionalmente, podemos distinguir dois tipos principais de desenho.
- Quadro É um desenho familiar com aquarelas, óleos, acrílicos, pastéis e outros tipos de tintas.
- Gráficos - neste tipo de arte desenham com lápis simples ou com carvão, às vezes também se usa tinta.
No entanto, o espectro de áreas em que você pode se encontrar não se limita a isso. Aqui estão alguns tipos de desenho que tanto iniciantes quanto profissionais podem desfrutar.
- Aerografia. Nesse caso, o artista usa um objeto especial - um aerógrafo, que pulveriza tinta sobre o estêncil acabado.
- Batik. Esta é uma pintura em tecido. Na maioria das vezes, as pessoas escolhem o batik frio, criando designs usando compostos de base fria.
- Vitral pintado. Aqui, a superfície do vidro é pintada com tintas transparentes.
- Scratchboard. Este tipo de arte envolve riscar um desenho com um objeto pontiagudo. Neste caso, na maioria das vezes papelão riscado, que é coberto com cera e tinta.
- Blotografia. Um tipo de criatividade bastante interessante, muito adequado para pessoas com uma imaginação desenvolvida. Colocam-se muitas manchas no papel, que o artista deve então traçar. Você pode adicionar algo ou fazer um enredo inteiro.
- Desenho do dedo. É adequado para crianças muito pequenas e até adultos. Com a ajuda dos dedos, é possível criar verdadeiras obras-primas.
- O uso de materiais a granel. Na maioria das vezes, é areia ou sal que é derramado sobre a composição adesiva. A imagem resultante parece impressionante e incomum.
- Ebru. Este é o nome de um desenho na água, que depois é transferido para o papel.
O que dar a um entusiasta do desenho?
A escolha de presentes para um artista iniciante ou profissional deve ser muito cuidadosa. Afinal, tal coisa pode já estar disponível ou completamente inadequada para o tipo de criatividade de que uma pessoa gosta. É melhor discutir o presente com antecedência, porque a escolha, por exemplo, de pincéis ou tintas para uma pessoa que não entende nada sobre isso, será muito difícil.
Se você ainda quer surpreender uma pessoa que gosta de pintar, você deve prestar atenção aos principais presentes que qualquer criador com certeza vai gostar.
- Tablet para desenho. Não importa qual técnica o artista usa. O tablet ainda será um ótimo presente, porque você pode até processar fotos com ele.
- Pincel de toque. Esta ferramenta da moda fará as delícias de quem adora desenhar. A pintura digital é uma ótima opção para iniciantes, pois agora será muito fácil consertar qualquer erro.
- Lavagem do sistema. Esta unidade é definitivamente necessária para todos os artistas, mas por algum motivo sua compra está sendo adiada o tempo todo. Com este dispositivo, as escovas estarão sempre em perfeito estado.
- Organizador. Um estojo bonito para acessórios definitivamente não será supérfluo. O artista poderá colocar em um só lugar tudo o que precisa para o processo criativo.
- Caneta 3D. Um acessório interessante que pode servir até mesmo para crianças. A tinta nele é plástica; quando aquecida, começa a derreter. Graças a isso, você pode criar obras-primas volumosas.
- Afiador elétrico. Esta unidade irá agradar aos artesãos que trabalham na técnica gráfica. O apontador elétrico manterá os lápis afiados e o artesão não terá mais que perder tempo afiando.
- Tablet Zen. Este é um dispositivo de pintura a água. Muito relaxante, ajuda a esquecer os problemas.
- Mesa de cavalete. Esses móveis funcionais e práticos serão um presente muito valioso para um artista. A mesa está equipada não só com um cavalete, mas também com várias gavetas para guardar tudo o que você precisa.
- Livro com reproduções. Não é à toa que dizem que o melhor presente é um livro. Será útil para os artistas novatos se familiarizarem com as obras dos mestres, para aprender suas técnicas.
- Epidiascópio. Este é um projetor especial que permite exibir a imagem na parede. O artista poderá examiná-lo nos mínimos detalhes.
- Viajar por. Claro, esse tipo de presente pode causar confusão. No entanto, todos nós precisamos de uma mudança de cenário.
Viajar pode ser uma ideia muito original se você pedir ao artista que não lhe traga um cartão postal, mas um quadro de uma paisagem local que ele mesmo pintará.
Como dar os primeiros passos?
É sempre muito difícil decidir por um novo hobby, pois, além do interesse, esperam por você dificuldades que precisarão ser superadas. Ao planejar começar a pintar, você deve primeiro decidir sobre o tipo de arte. Como regra, a pintura é escolhida com mais frequência. Se você não é versado em tintas e pincéis, é melhor tentar primeiro o desenho "infantil", armado com canetas hidrográficas, marcadores ou lápis. Tente desenhar lindamente, desenhar de memória, retratar alguém específico. De lápis, gradualmente passe para tintas, mesmo que a princípio para crianças.
Tente desenhar círculos perfeitos, quadrados. Certifique-se de que sua mão não trema.
No entanto, as dicas acima não serão suficientes para quem decidiu seriamente o desenho. É importante recorrer à teoria para entender o que é perspectiva, o jogo de luz e sombra, volume. Para fazer isso, você precisa do seguinte.
- Livros Agora, existem muitos tutoriais simples para desenhar. Lá, as regras da arte são explicadas detalhadamente e de forma acessível. Existem lições, graças às quais você pode aprender a desenhar lindamente os objetos mais simples, como se estivessem vivos. Também será útil comprar reproduções de pinturas, para estudar diferentes técnicas em geral.
- Internet. Cursos de belas artes podem ser feitos sem sair de casa. Agora são várias master classes gratuitas, nas quais você poderá decidir o tipo de arte. As master classes ensinam o básico, uma teoria simples. Se gostou de tudo, pode encomendar o curso completo. Além disso, há um grande número de tutoriais em vídeo no YouTube.
- Aulas particulares. Esta é uma das maneiras mais eficazes de começar a pintar rapidamente. Nas aulas tudo será dito e mostrado de forma acessível, eles encontrarão uma abordagem individualizada. Mas há uma nuance aqui: você tem que escolher um professor de pintura, não um artista. Afinal, todo artista tem um certo estilo, mas você precisa desenvolver o seu próprio.
- Escolas de Belas Artes. Aqui, o treinamento pode durar vários anos, mas você terá pleno conhecimento das informações. Você aprenderá a desenhar verdadeiras obras-primas e, ao final, receberá um documento confirmando sua formatura.