Técnica de pizza em patchwork
Certamente toda artesã, depois de criar a próxima obra-prima, deixa para si alguns retalhos de tecido na expectativa de que um dia eles definitivamente serão úteis. A técnica patchwork da pizza é ideal para esse fim, pois abre infinitos horizontes criativos não só para as costureiras experientes, mas também para aquelas que estão apenas dando os primeiros passos na criatividade. Vamos nos deter nas características dessa técnica e dar uma aula magistral para fazer coisas elegantes e incomuns.
Peculiaridades
Todo mundo sabe disso patchwork está longe de ser o tipo mais fácil de arte aplicada - envolve um trabalho meticuloso... Para criar obras-primas no estilo patchwork é necessário o desenvolvimento preliminar do padrão, a reflexão de uma combinação de formas e cores, bem como o acabamento do próprio produto em uma máquina de costura.
É por isso que, no contexto de todas as técnicas de costura de patchwork existentes, o estilo “pizza” se destaca favoravelmente.
A popularidade do método é explicada de forma muito simples - aqui você não precisa cortar nada, qualquer artesã pode fazer uma pizza assim, mesmo que não tenha nenhuma habilidade para trabalhar tecidos e fios. Você não precisa selecionar abas por textura, tamanho e tipo de cor - a solução de tonalidade pode ser absolutamente caótica. Na verdade, a técnica da "pizza" é um campo infinito para sua imaginação a um custo mínimo.
O lugar principal de qualquer desenho é ocupado pelos próprios restos de tecido que muitas costureiras simplesmente jogam fora, sem nem mesmo perceber que essas peças podem ganhar uma "segunda vida".
O tecido, costurado na técnica "pizza", acaba por ser denso e bastante texturizado, podendo ser utilizado para fazer almofadas de interior, fronhas, porta-panelas de cozinha, cobertores, além de cosméticos e bolsas de praia.
O que você precisa?
Para fazer colchas, painéis, bolsas ou capas de cadeiras interessantes usando a técnica de patchwork "pizza" você precisará dos seguintes materiais.
- Têxtil - a base da costura é cetim, chita, feltro ou algodão. Você também pode usar jersey ou jersey glutinoso se planeja usar o tecido em uma camada.
- Abas - podem ter as mesmas tonalidades ou ser contrastantes, podem ser grandes quadrados ou pequenas riscas, é permitido o uso de cantos, círculos, hexágonos e triângulos.
- Adesivo de tecido - é melhor usar uma composição pulverulenta seca. É necessário para que pequenos fragmentos da tela não se percam ao rolar e a impressora não se perca, especialmente se você planeja usar aplicativos multicamadas.
- Para proteger a foto, você precisa de um tecido para a parte superior. - pode ser malha, chiffon, organza ou guipura. O material deve ser sólido.
- Para finalizar o produto acabado, você deve usar renda, trança ou fita.
- E claro, ferramentas padrão necessáriasusados em qualquer tipo de costura são linhas, agulhas, máquina de costura, alfinetes, tesouras, além de um lápis de giz para tecido e uma régua longa.
Como fazer isso?
Detenhamo-nos com mais detalhes nas peculiaridades da técnica do patchwork "pizza" usando o exemplo de três produtos típicos. Uma oficina de fabricação de pegador de panela de cozinha envolve algumas etapas simples.
- O material de base é disposto em uma superfície firme e horizontal para fácil manuseio.
- Desenhe um quadrado, círculo, triângulo ou hexágono com giz... Se você não tiver os modelos necessários em mãos, poderá sempre usar as ferramentas disponíveis - por exemplo, tampa de uma panela, um bastidor ou uma caixa velha.
- Se você usou malhas adesivas como base, pode começar a colocar as abas imediatamente. Caso contrário, para a primeira camada é aconselhável polvilhar o fundo com cola em pó para torná-lo o mais cómodo possível para o trabalho, e só a seguir temperar a "pizza" com restos de tecido preparados. Os tons suculentos e saturados ficam com muito estilo, dão um contraste espetacular - é por isso que as artesãs experientes costumam começar a trabalhar com a formação de uma camada de manchas de vermelho, verde e marrom.
Na verdade, essa combinação lembra a mesma pizza, apenas na matéria.
- Começar a trabalhar de colocar abas grandes, preenche todas as lacunas resultantes com outras menores.
- Quando a parte criativa principal estiver concluída, a peça de trabalho deve ser passada a ferro, tendo previamente colocado uma folha de pergaminho sobre ela - sob a influência de um aumento de temperatura, a composição adesiva é ativada e irá prender as abas umas às outras.
- Se você planeja fazer mais algumas camadas, o procedimento será o mesmo - aplique o pó e fixe os fragmentos do tecido. Pode parecer estranho, mas depois de todas as manipulações, metade do trabalho já estará feito. Basta cobrir a peça de trabalho com organza ou malha, fixar com alfinetes de segurança no material para evitar distorções e costurar na máquina de escrever.
Para acolchoados de pizza, o melhor é usar pontos decorativos, o produto deve ser costurado a cada 1,5-2 cm.
- No produto acolchoado de contorno preparado corte e costure a orla.
Para decoração de interiores, você pode fazer um painel, deve ser um pouco complicado adicionando um inverno sintético à composição. Para a base, é melhor usar um pano de algodão. Os retalhos podem ser muito diferentes - florísticos, étnicos ou monocromáticos.Padrões cortados de qualquer coisa velha desnecessária, por exemplo, camisetas, cortinas ou roupa de cama, serão úteis - é desejável que sejam grandes, pois isso facilitará muito todo o trabalho futuro. Além disso, para a fabricação de painéis, você precisará de tule macio ou organza de qualquer tonalidade clara. Miçangas, cornetas, miçangas ou fios de lã são usados para decoração. Passo a passo, todo o esquema de trabalho é o seguinte.
- A base de algodão é colocada sobre uma superfície de madeira ou plástico. Sobre ele é distribuído um inverno sintético em uma camada uniforme e coberto com outra camada de tecido de algodão. A propósito, até mesmo toalhas de cozinha velhas podem ser usadas como base, enquanto o desenho nelas não tem absolutamente nenhum significado.
- Grandes pedaços de tecido são colocados na peça de trabalho resultante. - podem ser distribuídos por tonalidades ou não obedecer a nenhuma ordem. Adicionar acentos de cores brilhantes parece muito elegante. Resumindo, você pode tentar qualquer opção que combine com o esquema de cores geral do seu interior.
- Os espaços livres resultantes são cobertos com pequenas lascas de pequenas abas. Neste estágio, você pode adicionar um pouco de criatividade: os padrões cortados antecipadamente são dispostos em uma base de patchwork de forma que você obtenha um painel estiloso.
- Quando toda a composição está pronta, é recoberta com chiffon ou tule fino, os padrões ao redor do perímetro são fixados com alfinetes e costurados. Primeiro, o padrão é costurado e, em seguida, o resto do produto. É melhor usar uma linha ondulada - neste caso, os produtos acabados terão uma aparência mais agradável esteticamente.
- Se a costura acabar não sendo uniforme e falhas forem perceptíveis em alguns pontos, não se preocupe, tudo isso pode ser corrigido na fase de decoração. Qualquer falha pode sempre ser mascarada com lantejoulas, miçangas ou miçangas. Como resultado, você não apenas corrigirá as deficiências associadas à falta de habilidade, mas também adicionará volume, brilho e elegância individual ao seu painel.
- No final de todo o trabalho, as bordas são costuradas com rendas ou fitas densas... O painel parece uma verdadeira obra de arte que pode decorar qualquer apartamento, torná-lo único e trazer um ambiente original para a casa.
Para os amantes da feltragem, podemos recomendar uma master class sobre como fazer um cobertor de lã usando a técnica de patchwork “pizza”. As regras básicas aqui mudam um pouco - lã grossa e lã merino delicada são tomadas como base, é melhor usar um material de vários tons. Você também precisará de retalhos, laços, malhas e fitas.
Como a técnica é baseada no uso de feltragem, você precisará de um GSHM especial, se não houver - então você pode preparar pequenas coberturas com antecedência e soldá-las manualmente com agulhas.
- Para começar, coloque a base do produto em lã dura.... A segunda camada deve ser delicada lã merino - é aconselhável tirar um branco de tom nude neutro.
- Pedaços de tecido são espalhados na superfície preparada, rendas e fios de lã, você também pode usar absolutamente quaisquer enfeites de malha (folhas, redes ou flores).
- A pizza preparada desta forma é coberta com merino colorido, a decoração decorada com as orlas parece especialmente bonita.
- Em seguida, a futura manta deve ser enrolada com máquina especial ou manualmente com agulhas.... Este é um trabalho bastante trabalhoso, portanto, na maioria das vezes, pequenos painéis são feitos nesta tecnologia. Os produtos resultantes são muito elegantes e exclusivos, podem ser usados para decorar uma bolsa, pendurar na parede como um quadro ou costurar em uma colcha.
Belos exemplos
Oferecemos uma seleção das idéias mais interessantes para bordados de retalhos no estilo "pizza".
- Xadrez e colchas na técnica "pizza" são muito estilosos.
- Painéis decorativos nas paredes criam um conforto especial na casa.
- "Pizza" pode ser a base para a criação de bolsas elegantes e estojos de cosméticos.
A costura de retalhos para iniciantes usando a técnica da "pizza" é apresentada no vídeo abaixo.
Costurei muito na técnica da pizza, adoro essa técnica.