Passatempo

Características da feltragem de lã molhada

Características da feltragem de lã molhada
Contente
  1. História
  2. Descrição
  3. Ferramentas e materiais
  4. Tecnologia de execução

Hoje, a feltragem úmida é um tipo de bordado muito popular e exigido. Não possuindo grandes habilidades artísticas e destreza, qualquer um pode dominar este ofício e criar facilmente uma variedade de coisas, acessórios e até pinturas.

História

A feltragem de lã é considerada uma técnica milenar de criação de produtos. Sua idade, segundo os cientistas, é de mais de 8.000 anos.

Acredita-se que o primeiro produto de lã feltrada foi o tapete da Arca de Noé. Não foi criada por mãos humanas: em um espaço confinado, os animais da arca se esfregavam, a lã caía ao chão, era umedecida e untada em uma única tela.

A feltragem de lã é considerada um artesanato tradicional dos povos do Oriente e da Ásia. Produtos de lã feltrada ainda são usados ​​diariamente no uso doméstico. Os fundamentos da feltragem, uma variedade de ornamentos e técnicas para a criação de produtos são diferentes para cada nação. Os principais portadores das tradições são as artesãs turcomanas. A estilização de imagens e os ornamentos em forma de chifre de carneiro são populares na criação de produtos até hoje.

Arqueólogos nos túmulos das montanhas Altai descobriram produtos de lã dos séculos 4 a 5 aC: capas de animais e roupas. Agora, essas descobertas estão em exibição no Hermitage. Na Mongólia e na Buriácia, os produtos eram criados em uma única cor e decorados com fios de costura finos.

Os eslavos criaram principalmente tecidos de lã de cores naturais. O feltro apareceu na Rússia durante o período da conquista das terras pelo jugo mongol-tártaro. O produto feltrado mais comum e preferido até hoje são as botas de feltro.

Os eslavos também criaram bolsas para fumo e todos os tipos de produtos para as necessidades domésticas.

Nos países europeus, o feltro era produzido enrolando lã com rolos e em recipientes com água sob a ação de um fluxo de vórtice. Mesmo assim, métodos de feltragem úmida de produtos de lã foram usados. No século XX, a criação do feltro ganhou escala industrial.

Descrição

O processo de feltragem úmida envolve tecer e entrelaçar as fibras da lã. Isso se deve à sua estrutura. A lã de ovelha tem uma estrutura de escamas muito solta, que permite criar roupas, brinquedos e acessórios empurrando. Você pode usar não apenas lã de ovelha, mas também lã de camelo, iaque ou lhama. Devido à compactação das fibras de lã, obtém-se um tecido denso - feltro.

O entrelaçamento das fibras também ocorre devido ao assentamento de camadas de material ou cisalhamento em determinado ângulo, água quente, água com sabão e, claro, pelas mãos do mestre. Fibras vegetais, sintéticas ou danificadas de lã tingida incorretamente não são adequadas para feltragem.

Ao criar produtos, você pode usar uma variedade de cores, inserções de seda e náilon.

Ferramentas e materiais

Não existem tantos materiais básicos e ferramentas para feltragem úmida.

  • Lã. Hoje, as lojas de artesanato oferecem uma grande variedade de tipos de lã e uma variedade de cores.
  • Água... O uso de água morna permite que as escamas das fibras de lã se abram com mais força, o processo de encolhimento torna-se mais rápido e fácil.
  • Solução de sabão. Melhor escolher sabonete líquido ou detergente para lavar a louça do bebê.
  • As mãos do mestre. O processo de feltragem úmida é feito diretamente à mão.

Este tipo de feltragem é um processo muito trabalhoso e bastante moroso.

As artesãs modernas aprenderam a facilitar seu trabalho com a ajuda de dispositivos especiais. Portanto, além de todos os itens acima, ferramentas adicionais serão necessárias para simplificar o trabalho.

  • O tapete em que a lã será feltrada. Normalmente, é usado plástico bolha. Quaisquer outros materiais de cobertura que tenham uma superfície rugosa e não permitam a passagem de umidade, atenderão perfeitamente a essa tarefa.
  • Um pedaço de poliestireno fino. Ele pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Esta é uma base laminada. É usado para cortar o futuro produto. Devido à plasticidade deste material, o padrão pode ser facilmente removido da lã durante a criação do produto.
  • Para aplicar uma solução de sabão, é útil obter um borrifador ou um regador especial com um bico (externamente se assemelha a uma seringa). Se essas ferramentas não estiverem disponíveis, você pode usar uma esponja comum para lava-louças.
  • Malha, um pedaço de tule, gaze grossa. A lã espalhada é coberta com uma rede após umedecer e começa o processo de encolhimento. A malha evita que a lã se mova.
  • Rolo da massa ou vara redonda. Graças ao rolo de massa, o produto pode ser despejado mais rápido, especialmente se for grande.
  • Moedor de vibração. Esta ferramenta é freqüentemente usada por artesãos experientes. A lixa na superfície de trabalho da máquina é substituída por um filme. Graças às vibrações, as meadas de lã caem e se prendem mais rápido.

Deve-se observar que a máquina às vezes não dá conta da feltragem das camadas internas do produto.

  • Pano ou toalha. Absorve convenientemente o excesso de umidade e água com sabão.
  • Luvas... Às vezes, com trabalho prolongado, a pele das mãos pode ser danificada. Luvas são usadas para protegê-la.
    • Acessórios adicionais para agregar exclusividade ao produto: peças de seda, tecidos, fios, fibras de náilon.

    Com os materiais acima, a feltragem se tornará muito mais agradável e rápida.

    A lã de feltragem, via de regra, é utilizada em vários tipos: fina, semifina e penteada. A mais fina, fofa e macia é a lã merino. É melhor para os iniciantes começar a trabalhar com lã fina, pois não requer enrolamento muito longo e se encaixa perfeitamente no produto.Faz cachecóis, chapéus, jibóias, luvas, sapatinhos para bebês agradáveis ​​ao corpo.

    Lã semi-fina é adequada para sacos de feltragem, palmilhas de sapatos, chinelos. E a lã mais grossa é adequada para fazer roupas densas. Cai com força e demora muito.

    O feltro pode ser feito em gaze, seda e outros tecidos leves. A tecnologia para qualquer opção de criação de tela é a mesma.

    Tecnologia de execução

    O trabalho das mãos do artesão é a principal ferramenta na criação de produtos na técnica de feltragem úmida.

    A tecnologia consiste em etapas básicas.

    1. Criação de um padrão para um futuro produto. É importante lembrar a regra básica: a lã no produto acabado encolherá 1,5-2 vezes. Com base nisso, todas as medições do futuro produto devem ser aumentadas em 1,5-2 vezes.
    2. Layout de lã. Dependendo do tipo de produto que está sendo feito, os tipos de layout também são diferentes. A lã, esticada com pilhas a 90 graus, não estica durante o processo de empurrar. Para criar babados, curvas e protuberâncias, camadas de lã devem ser colocadas paralelas umas às outras, mudando a localização da base das bainhas e suas pontas.
    3. Formação de um pano a partir de lã pré-umedecida, encolhimento com aumento da resistência do material.
    4. Enxaguar o produto para remover a água com sabão.

    Existem muitas técnicas de feltragem úmida. Compreender os meandros do trabalho nos mínimos detalhes permitirá uma master class de uma das opções de criação de roupas.

      1. Primeiro, você precisa criar um padrão para o futuro produto, que posteriormente será usado para distribuir as fibras de lã. Prepare o local de trabalho: coloque plástico-bolha ou outro tecido áspero resistente à umidade.
      2. O padrão é disposto em um padrão quadriculado, em paralelo ou em um pigtail (método de tecelagem). Eles são cuidadosamente puxados para fora da fita de lã com um aperto de punho. É desejável controlar o número de camadas e a espessura do layout. Às vezes, as costureiras medem especificamente a quantidade de material nas escalas que serão usadas para colocar cada camada.
      3. A lã preparada é umedecida com água e água com sabão e cuidadosamente coberta com uma rede. Com movimentos leves de pressão, é necessário molhar todos os produtos com água e sabão. Os sacos devem "aderir" ao padrão. Se o produto precisar de layout dos dois lados, o padrão é cuidadosamente virado, as molduras são dispostas no verso na mesma ordem e umedecidas com água e sabão.
      4. As luvas são colocadas para proteger as mãos e o processo de feltragem começa com movimentos suaves de fricção. Nesta fase, é necessário verificar se a lã não enrola na rede.
      5. É importante verificar o rolo de lã inicial. Para fazer isso, puxe suavemente as vilosidades da tela. Se eles não esticam e estão firmemente presos, você pode fazer cortes (se necessário) e remover o padrão.
      6. Após o enrolamento inicial, a feltragem começa com as mãos, um rolo de massa ou uma esteira de bambu. Você pode rolar e jogar o produto como uma massa. A partir disso, o processo de encolhimento ocorrerá mais rapidamente. No final da feltragem, o tecido do produto é enxaguado com água e sabão e seco naturalmente.

      A filtração é um processo muito estimulante. As roupas feitas com feltragem de lã molhada são muito quentes, agradáveis ​​ao corpo, confortáveis ​​de usar e cuidar. É fácil de limpar e lavável em água fria.

      Entre outras coisas, são produtos exclusivos que ninguém mais encontrará.

      Existem certas nuances e segredos que cada mestre desenvolve através da experiência pessoal.

      1. Se a lã "congelar" e não cair, o tecido do futuro produto pode ser enxaguado em água quente e a solução de sabão renovada.
      2. Ao feltrar chinelos, botas de feltro ou sapatinhos, é conveniente usar sapatilhas. Isso tornará muito mais fácil criar a forma.
      3. O layout do tabuleiro de xadrez não estica quando dobrado, ao ser colocado em paralelo, acabará formando petecas e esticando a tela.Para uniformizar as bordas da tela, ao molhar, é importante dobrar suavemente as fibras capilares e alinhá-las.
      4. Você pode rolar o produto mais de uma vez. Para isso, é necessário manter o teor de umidade do tecido, mas evitar a "acidificação" da lã.

      Você pode assistir à master class sobre feltragem úmida no vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa