Passatempo

Macrame: o que é, tipos de nós e padrões de tecelagem

Macrame: o que é, tipos de nós e padrões de tecelagem
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Nós principais
  4. Ferramentas e materiais
  5. Padrões de tecelagem
  6. Onde é usado?
  7. Exemplos de belos produtos

Não é à toa que a moda, incluindo o design de interiores, é comparada a um baú onde as coisas foram dobradas por anos: quando é recheado para cima, basta virar e colocar o que veio de baixo agora mesmo. A moda realmente anda em círculos. E se você olhar de perto os interiores dos anos 60, verá como os contornos dessa mobília são adivinhados na atmosfera dos salões modernos.

Com a decoração, tudo é igual: a outrora popular arte de tecer o macramê ganha a glória de outrora. E quem é adepto do estilo boho, escandinavo e não só, quer arranjar um lindo painel de nós lindamente tecidos.

O que é isso?

A palavra "macramê" tem raízes árabes, pode ser traduzida como franja, trança ou renda. Para simplificar, então o macramé é um tecido com nós. A criação de painéis, produtos decorativos nesta técnica envolve o uso de diferentes materiais: diferentes espessuras e estruturas de fios com o uso de peças adicionais de plástico, metal, madeira.

Anteriormente, não havia produtos sintéticos, então apenas materiais naturais eram considerados macramé, o mais popular dos quais era o linho. Até hoje, a renda é tecida principalmente em tons claros, naturais, naturais. Todos os materiais para trabalhos futuros devem ser fortes, bem ondulados e não rasgar durante a tecelagem.

Para deixar o padrão claro no trabalho, os fios devem ser torcidos com força.

Além de linhas, uma agulha, uma régua, grampos, um fuso, bem como um gancho, almofadas podem ser úteis. Você pode precisar de cola também. Se você está apenas começando, só precisa de uma linha forte, não do galho mais fino e de uma tesoura. Posteriormente, a lista de instrumentos será expandida.

Mas o macramé é maravilhoso porque mesmo trabalhos simples nesta técnica, que os alunos mais jovens podem fazer, tornam-se autossuficientes, convincentes em sua estética simples, mas elegante.... E o mais importante, eles estão em sintonia com o tempo, que está cada vez mais deslocando a decoração plástica e complexa da casa, substituindo-a pela criatividade manual.

História de origem

Provavelmente, seria correto dizer que começou na época em que uma pessoa deu o nó pela primeira vez. O estágio fundamental no desenvolvimento do macramê é o momento em que uma pessoa ativamente lavrou o mar em uma já séria estrutura de navios. É aos marinheiros da frota à vela que devemos o surgimento desta técnica de tecelagem: os marinheiros, segundo o seu dever, deviam ser capazes de tecer diferentes tipos de nós do mar (dos quais eram cerca de 4 mil). No tempo livre da atividade principal, os marinheiros trançavam garrafas, frascos, cabos de facas.

Esses artesanatos deram origem à arte que as costureiras de todo o mundo adoram hoje.

A técnica do macramê, pode-se dizer, foi inventada pelos homens, e hoje cada vez mais representantes do sexo forte continuam o trabalho de marinheiros empreendedores. E não é à toa que há tantas referências a pessoas dessa profissão: até agora, as próprias tramas do mar são usadas na base dos nós usados ​​no macramê.

Mas dizer que ninguém além dos "lobos do mar" gostava de tecer nós com bordados também é impossível. Assim que o homem começou a fazer redes para peixes e aves, ele predeterminou a aparência do macramê. Portanto, esse tipo de criatividade manual é uma das mais antigas, naturais, democráticas. Você não precisa se formar na escola de arte para dominar macramê. Não existe idade certa para ser levado por ele. Pessoas de diferentes nacionalidades, idade, sexo, riqueza podem ter sucesso neste negócio.

Nós principais

Macrame é baseado em um nó hercúleo. Esta é a primeira coisa que os novatos aprendem. O trabalho sempre começa com ele.

  1. Pegue um par de fios fortes de 10 cm, vire-os na vertical, fixando as pontas superiores com um alfinete.
  2. Traga o fio da direita para baixo da esquerda - algo que se parece com um laço vai sair. Puxe o fio esquerdo nele. Aperte este nó.
  3. Em seguida, prenda mais 2 fios próximos, no total já temos 4.
  4. É necessária uma rosca horizontal para a fixação. Em seguida, vem a base - o segundo e o terceiro fios. Eles apertam os nós.

Os tipos de nós são variados. Necessariamente, na tecelagem há lugar para um nó plano. O fio de trabalho direito é enrolado sob a urdidura e o fio esquerdo. Já está se esticando através da alça formada. Se você fizer mais dois desses nós, verá que eles se desdobram ligeiramente para a esquerda, mas isso é normal. Em seguida, dê mais quatro nós, a corrente do lado esquerdo sairá.

Há também um nó plano quadrado. Na base, é necessário colocar dois fios, fazer o primeiro nó plano, depois de concluída a tecelagem, faça uma mecha dupla-face. O nó quadrado faz um bom trabalho na criação de padrões interessantes: dois fios são fixados na base, o primeiro e o segundo nós planos se alternam, ao alternar os nós planos, você obtém um quadrado.

E este é apenas o começo do estudo da tecelagem - quanto mais longe, mais interessante.

Ferramentas e materiais

A primeira e mais importante coisa no macramé são os threads. Quanto mais grossos eles são, mais você precisa trabalhar.

    Quais são os tópicos.

    • Reforçado... São fios finos de algodão, frequentemente necessários para ventos que exigem lavagens regulares. Esses threads são geralmente usados ​​por mestres de macramê experientes.
    • Perle... Sua grande vantagem é uma ampla gama de cores, eles são vendidos em meadas de 9 gramas. Este fio é perfeitamente desenrolado em fios mais finos e vai bem com o fio dental.
    • Lurex. Este é o nome dado aos fios prateados e dourados. Braceletes interessantes, porta-chaves e várias joias desse tipo são feitos de lurex. Você pode fazer produtos com miçangas, tecelagem de miçangas, etc. É muito cedo para iniciantes trabalharem com eles, mas mais tarde, o lurex pode ser útil.
    • Fio. Uma escolha ideal e econômica para iniciantes, esses fios são apresentados em uma ampla variedade, vendidos em qualquer loja de departamentos. Normalmente comprado por artesãos do fio que é usado para fazer renda em crochê.
    • Cordas... Eles significam tudo que pode inicialmente não servir para o propósito de criatividade, mas também é adequado para bordados - de cordas, de cordas de juta você pode fazer painéis bonitos, aos quais até mesmo fios de malha chiques darão sua aparência.

      Você também precisará de um travesseiro de base dura para o trabalho, o que é essencial para iniciantes. Anteriormente, serragem ou areia era colocada dentro dela. Hoje, a almofada pode ser substituída por uma folha de espuma, os fios são fixados nela com alfinetes simples. Você pode comprar folhas compactas de isopor em qualquer loja de ferragens.

      A base é fácil de fazer: fixe uma agulha de tricô simples na espuma com clipes (fichários).

      Existe uma maneira ainda mais fácil: você precisa levar um tablet de papelaria com um clipe. E para tornar os fios mais fáceis de prender, coloque uma pequena pilha de papel sob eles. Para proteger os componentes individuais, são necessários pinos: longos, duráveis ​​(ótimo se forem com cabeças de plástico).

      O kit de macramé deve conter uma tesoura, uma régua, possivelmente ganchos de crochê. Se você estiver fazendo um painel, colete alguns galhos bonitos - você pode simplesmente secar e cortar ou pode pintá-los na cor de seu interesse.

      Padrões de tecelagem

      Quando todos os materiais estiverem prontos e você estiver determinado a começar a trabalhar no estudo do macramê, corte o número necessário de fios. O comprimento é calculado da seguinte forma: deve ser aproximadamente 6 vezes maior do que a altura prevista de trabalho. Certifique-se de chamuscar as pontas da linha com um ferro de solda ou apenas um isqueiro.

      Se o seu fio for natural, as pontas podem ser tratadas com cola PVA.

      Se você está apenas começando e mesmo durante os anos escolares o tricô (incluindo bugigangas) o ignorou, não tente fazer um painel de um metro de comprimento na parede com suas próprias mãos. Comece com pequenos trabalhos que vão colocar sua mão em nós de tecelagem: pulseiras, brincos são um bom começo. Seu primeiro produto feito à noite usando os fundamentos da tecnologia macramê é uma pulseira shamballa.

      Técnica de confecção de pulseiras.

      1. Cortamos dois segmentos da meada do fio - 40 e 80 cm. O comprimento exato do fio de trabalho vai depender da circunferência do pulso. Um atalho é uma urdidura, e um longo é um fio condutor. Amarre-os com um nó simples.
      2. Arraste a ponta direita na frente da base e arraste sobre a ponta esquerda.
      3. Passe a ponta esquerda da linha de trabalho sobre a parte de trabalho sob a direita. Vá direto para o loop, aperte. Repita a manobra apenas começando da esquerda.
      4. Assim que forem tricotados 3-7 nós, você precisará amarrar uma linda conta no fio principal. E assim chega ao fim da tecelagem.
      5. Um mosquetão forte é uma boa fechadura. Mas se você já está fazendo uma pulseira Shambhala real, você precisa estritamente de uma trava de linha. Amarre um novo corte de linha (40 cm) na ponta do fio de trabalho com um nó simples e trançá-lo de acordo com o método do "mantra": direita abaixo / acima, esquerda abaixo / acima. Mas não aperte muito: a pulseira não deve ser amarrada com força.

      Em seguida, você precisa praticar o uso de diagramas de imagem. Você os imprime, fixa-os em uma base densa (isso, claro, não é necessário, mas é conveniente para trabalhar) e trabalha todos os padrões, técnicas, tranças separadamente. Mas não o destorce imediatamente: salve esses padrões. É exatamente assim que a mão é recheada.

      E quando toda a teoria tiver sido elaborada na prática, você pode começar a fazer um trabalho sério que irá decorar sua casa.

      Onde é usado?

      Aqueles que dizem que macramê é um hobby das avós e em geral no século passado estão simplesmente expondo sua ignorância. Nada assim! Os melhores designers usam produtos macramê para deixar seus interiores impecáveis. Itens feitos na técnica de nós podem se tornar a decoração principal da casa.

      Se a sua casa gravita em torno da etnia, então o macramé é o mais simples em termos de decoração que você pode usar para decorá-la.

      Enfim, o boho é um dos reis do interior hoje, é quase impossível imaginar sem macramê.

      Vamos dar uma olhada em exemplos.

      • No interior do boho o macramé pode assumir posições de liderança. Boho é várias direções ao mesmo tempo com raízes comuns. Boho clássico - uma abundância de veludo, veludo cotelê, lã rústica, rendas. O glamour Boho é guipure, chiffon em várias camadas, laços, peles, flores. O Boko-eco é totalmente natural com sofisticação, respeito ao meio ambiente, muitos detalhes. Mas o boko-hippie é muito tricô, franja, pele de carneiro e serapilheira. Portanto, os painéis de macramê e vários pingentes caberão perfeitamente aqui.
      • Novas soluções. Se o seu apartamento não tem um estilo bem definido e, ao contrário, o interior tende para o escandinavo, o macramê também será adequado. Você pode fazer algo como um tapete de parede (que realmente parece mais um tapete do que um painel) e pendurar no quarto acima da cama. Um bom substituto para uma pintura, associada ao calor, ao lar e a algo da infância da aldeia.
      • As decorações macramê também são usadas para criar abajures para luminárias de chão e outras luminárias.... No design moderno, isso é mais do que relevante, porque é feito à mão, não estampado, porque toda sofisticação está na simplicidade, porque não vai sair de moda como um verdadeiro clássico.

      Pequenos painéis modestos feitos com crianças podem ser usados ​​para decorar um berçário. Provavelmente, a criança se lembrará desse trabalho para sempre e tratará esta pequena parte fofa de seu quarto com apreensão.

      Ou você pode tricotar uma capa para uma almofada de sofá usando um arnês simples de macramê. Você pode até fazer pequenos tapetes baseados na técnica do macramê. Eles ficarão muito bem no quarto e na cozinha.

      Exemplos de belos produtos

      Para se inspirar, para desenhar ideias bonitas, mas factíveis, para mergulhar mais fundo no mundo do macramé, vale a pena considerar alguns trabalhos interessantes nesta técnica.

      Vamos começar com as tranças - este é um dos principais elementos do macramé, que nem todo mundo sabe fazer na hora, por capricho.

      • Trança comum... Ele consiste em três threads - o primeiro thread à esquerda é jogado sobre o segundo e agora o primeiro se torna o segundo e vice-versa. O terceiro segmento volta para o segundo. Tranças até que a trança atinja o comprimento necessário.
      • Trança francesa. Pode haver quantos tópicos você quiser. De todos os fios, três centrais devem ser distinguidos, fazer deles um elemento de uma trança comum, então tecê-lo, apenas com uma nova torção do fio principal, adicionando um novo extremo.
      • "Rabo de peixe". Pode ser tecido com qualquer número de fios. A essência da tecelagem é dividir os fios em duas partes, jogando cada parte para o centro. As duas cordas no centro mudarão constantemente em grupos.

        As tranças nesta tecnologia são muito comuns: se você sabe tecer tranças no cabelo, não terá problemas com isso.

        E agora um breve panorama de um trabalho interessante e simples que, após um breve treinamento, obedecerá até mesmo aos iniciantes em macramê.

        1. Coruja. O tema das corujas na técnica de tecelagem certamente não é privado de atenção. Essas obras são muito populares entre crianças e adultos. Esta coruja não é a mais fácil, mas também não se pode chamar de complicada. Até mesmo alguém que começou recentemente a dominar o macramê pode tecê-lo em poucas horas. Encontre um galho espesso e artisticamente expressivo, pegue uma corda de trança grossa e logo o pássaro da sabedoria poderá se instalar em sua casa.
        2. Porta prateleira... Esta prateleira com suporte em tecido ficará bonita e acolhedora em qualquer divisão. Observação: nós complexos quase nunca são usados ​​no trabalho, o esquema é padrão. Para decoração foram levadas bolas de madeira, que podem ser quantas você quiser.
        3. Painel estilo Boho... Um painel não muito grande pode decorar a parede do quarto ou mesmo o espaço da cozinha-sala de jantar. Ficará bem em cima do sofá da sala de estar também.O tom de linho é o preferido, embora você possa alterá-lo para se adequar ao design da sua casa. Por exemplo, um painel feito de fios azuis fica bem em papel de parede branco.
        4. Apanhador de Sonhos. Este também é macramê e também é um acessório de interior muito na moda hoje em dia. Você precisará de um círculo de peça de trabalho forte e linhas grossas. O autor do apanhador usa penas como um complemento à base do fio, você também pode anexar pedaços de tecido áspero, conchas, bolas de madeira, etc. aqui.
        5. Painel brilhante. Um ótimo exemplo de como fica lindo o macramê, feito com fios brilhantes. Nós muito simples, a tecelagem segue rigorosamente o padrão: flores despretensiosas na decoração e fios abundantemente desenrolados. Beleza no simples!

        Às vezes, as futuras mães desejam experimentar a amarração artística.

        Este é um desejo muito oportuno, pois nada é mais bonito do que berços de crochê na técnica de macramê. Veja como eles ficam legais, como esses berços de bebê são feitos com emoção e fofos. E não há nada de super complicado na fabricação deles.

        No início, os amantes do macramê tecem de acordo com os padrões, acompanham os vídeos tutoriais e master classes, avaliam cada nó e calculam quanto resta. Surgem então padrões internos que, mesmo sem esquemas, ajudam a tornar simétricas e belas obras de autoria.

        Para aprender a tecer um painel em uma parede, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa