Tudo sobre kirigami
Kirigami é uma forma de arte que requer uma certa perseverança do mestre. Mesmo trabalhando de acordo com um template especial, é necessário seguir à risca as proporções e recomendações. Você pode fazer algo original usando uma tesoura comum e papel à mão. O papel pode ser colorido ou liso, o produto acabado não ficará menos impressionante com isso. Literalmente, a tradução da palavra kirigami do japonês significa "papel cortado". Comparado a outros tipos de bordado, este é relativamente recente. Foi mencionado pela primeira vez em 1980.
O que é isso?
Hoje ninguém será capaz de dizer a data exata em que a arte do kirigami apareceu, mas o auge de sua popularidade cai na década de 80 do século XX. Nas pessoas comuns, essa arte passou a ser chamada de arquitetura de papel. Para que a técnica se torne ideal e para atingir um domínio real na reprodução de vários produtos, um iniciante ou um mestre terá que praticar constantemente.
Para começar, um modelo específico é selecionado, após o qual os detalhes são recortados. Você pode cortar de uma única folha de papel ou de várias. Para obter fragmentos volumétricos ou uma figura inteira, você precisará desdobrar a folha. No processo de trabalho, você precisará atrair uma boa quantidade de imaginação e, consequentemente, um conjunto de ferramentas. Além das tesouras comuns, pequenas facas de escritório, de diferentes formas e tamanhos, podem ser adequadas para o trabalho.
Kirigami pode ser visto, por exemplo, nos populares livros infantis dobráveis. Tudo isso é feito à mão, e as figuras de papel recriam cenas da história de uma forma original e visual. Ao virar as páginas, você tem a sensação da dinâmica real da narrativa.E cores brilhantes e um estudo cuidadoso apenas aumentam a percepção. Cartões postais onde as figuras podem ser montadas separadamente e inseridas em campos especialmente cortados também pertencem à indústria de kirigamis.
Eles não se deterioram com o manuseio cuidadoso e, quando desdobrados, formam facilmente uma imagem visual.
História de origem
Hoje em dia, o kirigami tornou-se um ramo da arquitetura do papel, originado no Japão no final do século passado. Somente no início dos anos 80, milhares de esquemas e modelos diferentes foram criados. É essa arte que se tornou a base para a produção de cartões postais 2D e 3D modernos. Mestre Masahiro Chatani foi capaz de imortalizar seu nome na história, criando uma direção fundamentalmente nova no bordado. Modelos arquitetônicos bidimensionais e tridimensionais de cores diferentes, presentes de saudação e reprodução de modelos de produção em papel tornaram-se possíveis com o advento do kirigami. Neste caso, vários materiais e ferramentas são usados.
- Papelão ou papel colorido fino o suficientenão superior a uma densidade de 120 gramas por metro quadrado. Esse tipo de papel é fácil de encontrar no escritório. Quanto às dimensões exigidas, isso é especificado dependendo do esquema escolhido. A folha de papel é dobrada ao meio após a transferência de um diagrama ou desenho para ela.
- Tesouras para pequenas embarcações. Eles podem ser adquiridos em uma loja especializada. Pontas afiadas e uma lâmina fina são os principais pré-requisitos, e aqueles que são normalmente usados para bordar servirão.
Dependendo da complexidade da ideia escolhida, a técnica de trabalho também muda. Por exemplo, com um padrão sólido, o papel precisará ser um pouco perfurado. Para evitar "falhas de ignição" e pontas afiadas, as pontas da tesoura não são levadas ao fim durante o trabalho e a própria peça de trabalho gira constantemente. Às vezes, a lista de ferramentas necessárias, dependendo do esquema, pode incluir:
- facas para artigos de papelaria em vários formatos e tamanhos;
- uma faca artesanal especial para trabalhar com pequenos fragmentos;
- tapete de borracha para fixar a embarcação durante o trabalho;
- clipes de papel (vendidos com tapetes);
- espátula especial para alisar papel;
- uma régua de metal e um lápis simples para indicar a marcação;
- lápis adesivo durável que não deixa marcas após a secagem.
Visão geral da espécie
O kirigami tem várias direções, como em qualquer ramo da arte.
- Jenigami, que se baseia no uso de formas tridimensionais. Eles são preparados separadamente e armazenados dobrados. Nenhuma cola é necessária para criar.
- Origami - produtos de várias folhas de papel. A técnica baseia-se no fato de o papel ser dobrado de forma única, adquirindo o formato desejado.
Neste caso, você não precisa cortar ou alinhar peças pequenas.
- Kusudam - uma direção derivada de origami, mais complexa. É graças a essa técnica que os buquês ou composições de papel são posteriormente coletados. Em produtos complexos, às vezes são usados fios especiais ou cola.
- Scrapbooking - a arte de fazer álbuns ou diários em papel. Mesmo velhas revistas ou recortes de jornais podem servir de base.
Há uma série de prompts a seguir ao escolher um modelo ou padrão específico para reproduzir. Por exemplo, as linhas sólidas no diagrama mostram a direção do corte. A linha pontilhada é a curva das linhas de produto para dentro, e alguns pontos tracejados são a direção da curva para fora. Ao fazer, o mestre precisará de paciência e perseverança. Não se preocupe se algo não funcionar da primeira vez, o conselho mais importante é agir "do simples ao complexo".
Plano
O kirigami plano é uma forma de arte separada, a parte principal do trabalho na qual é a preparação da própria imagem. Geralmente é abundante em muitos pequenos detalhes e padrões intrincados. Para a reprodução, um fundo monocromático e cores brilhantes e contrastantes são usados. O exemplo mais marcante é a fabricação de flocos de neve lisos tradicionais de papel de ano novo.Em muitas cidades, essa decoração é tão indispensável para as janelas quanto guirlandas de cores vivas.
Volumétrico
Artesanato volumoso exigirá muito mais cuidado, experiência e trabalho. Reproduzir designs tridimensionais não é uma tarefa para um iniciante, mas se você seguir as instruções, nada é impossível nisso. Você pode recriar qualquer coisa, de uma casa a um castelo ou as cenas históricas ou artísticas mais reais. A imagem 3D é dobrada graças a cortes, dobras e orifícios. Quanto mais complexo for o design, mais papel será necessário no processo. Mas o resultado realmente valerá a pena, tal arte pode se tornar uma ideia interessante para um presente feito à mão para a família e amigos.
Esquemas para iniciantes
Você pode entender como fazer cartões postais usando a técnica do kirigami não apenas participando de uma aula magistral. A primeira coisa que se exige do usuário é preparar tudo o que for necessário para o trabalho e escolher o gabarito adequado para a fabricação. Como materiais de partida e ferramentas, papel e tesoura são adequados, e às vezes facas de papelaria para trabalhos mais sofisticados com pequenos detalhes.
O algoritmo de trabalho é simples.
Por exemplo, para fazer um cartão do Dia dos Namorados passo a passo para o feriado, a seqüência de operações será a seguinte.
- Calcule ou redesenhe o modelo. O coração pode estar localizado em folha A4 ou A5, o principal é que o papel seja grosso o suficiente.
- De acordo com o esquema, sem sair das bordas, você pode começar a cortar o papel com uma faca de escritório ou tesoura. Tudo depende das preferências individuais do usuário. O principal é que no final não existem arestas desiguais ou pendentes.
- Corte as partes pequenas separadamente, dobre a folha de papel.
- Dentro, você pode escrever os desejos e o nome do destinatário. Se você não quiser colorir o cartão postal, pode usar imediatamente papel ou papelão colorido como matéria-prima.
- Estique a espiral do coração e dobre a figura, prenda a parte do meio em uma das metades do coração, por uma questão de volume, você pode dobrar a figura para fora e obter um dia dos namorados tridimensional.
Graças ao modelo, você pode criar facilmente um castelo ou uma casa em papel. Mas tesouras e outras ferramentas precisarão de outras mais finas para reproduzir a verdadeira arquitetura do papel. Para algumas coisas, você pode até usar um bisturi. Não se esqueça das regras de segurança. Para um castelo ou casa, você precisará de:
- desenhe cuidadosamente os contornos e detalhes da peça de trabalho;
- apare todos os contornos, começando pela parte superior e terminando na parte inferior;
- as linhas horizontais permanecem intactas para que mais tarde você possa facilmente dobrar a figura;
- torres e contornos são cortados gradativamente, o trabalho vai sempre de cima para baixo;
- aberturas e outros orifícios na parte inferior são cortados ao longo do contorno;
- as janelas são cortadas separadamente;
- a curvatura da peça é feita por cima e pelo meio da estrutura.
Até a cola pode ser usada em designs mais complexos. Às vezes, faz sentido preparar o fundo do castelo separadamente, para que o volume e os detalhes da figura pareçam mais impressionantes. É melhor escolher uma cor de fundo. Pode ser um desenho panorâmico com um pôr do sol, uma estepe ou uma verdadeira floresta sob as torres. Dependendo da complexidade, a velocidade do trabalho também muda, então você precisa ser o mais cuidadoso possível no processo.
Para criar livremente figuras volumétricas, é recomendável não se esquecer de usar um forro de borracha especial.
Portanto, há muito menos risco de estragar móveis caros durante o trabalho. Ao criar uma cabana ou uma casa usando kirigami, você precisa seguir algumas regras simples.
- Você precisa cortar o papel da ponta superior, prestando atenção em todos os detalhes internos, caindo para as bordas inferiores bem no final.
- Ao trabalhar em uma telha ou telhado, você precisará usar uma lâmina mais fina para reproduzir todos os detalhes.
- Ao esculpir madeira, diferentes tipos de lâminas podem ser usados. Isso torna possível trabalhar com peças em ângulo.Antes disso, o fio é cortado com uma faca, e só então a própria ponta da tesoura é introduzida. Conforme você corta, as lâminas nunca se unem totalmente;
- As dobras devem ser iniciadas somente após todas as outras partes terem sido cortadas. Você precisa dobrar as linhas do meio da embarcação. Uma espátula ou espátula ajudará a reproduzir a curvatura das telhas.
Outro esquema para um mestre novato que se esforça para dominar a arte do kirigami é uma escada. Aqui, o usuário aprenderá a manejar várias ferramentas ao mesmo tempo, incluindo pás, espátulas e uma régua de metal. Em vez de tesouras, algumas pessoas acham mais conveniente usar uma faca de escritório. Qualquer esquema de escada pode ser redesenhado, mas o mais difícil é reproduzir degraus espelhados. O algoritmo de ações é o seguinte:
- as linhas são cortadas verticalmente com uma faca;
- em seguida, usando uma espátula e uma espátula, dobre o papel, reproduzindo as dobras interna e externa - tudo isso exigirá cuidado e cautela no processo de execução.
O sapo é uma figura clássica para o iniciante. É ideal para crianças que estão apenas começando a dominar as habilidades com o papel. O procedimento é bem simples. No processo, você precisará usar uma cola em bastão de alta qualidade, que seca rapidamente e não deixa marcas:
- dobre uma folha de papel ao meio, a frente deve ficar para dentro;
- você pode desenhar um modelo com antecedência e imediatamente depois disso;
- corte cuidadosamente o sapo ao longo do contorno em ambas as metades;
- com um movimento curto, faça uma pequena incisão para a futura boca e dobre os cantos do papel;
- desdobre o sapo, dobre as bordas e cole as bordas com cola de lápis.
Para dar volume à figura, basta virar os cantos do papel à esquerda e à direita.
Os olhos são desenhados ou colados separadamente. A língua é cortada de outra folha de papel, geralmente vermelha ou rosa. Uma das pontas deve ser arredondada, o que pode ser feito com cola. A largura é selecionada de forma que corresponda às proporções da figura. A língua é colada no interior da boca separadamente. Se um nenúfar ou fundo for planejado para o sapo, a base pode ser preparada dobrando o papel na direção certa. Pode ser azul ou verde-azulado.
Um floco de neve para crianças na véspera de Ano Novo é simplesmente cortado ao longo do contorno com uma tesoura bem fina. Na maioria das vezes, para uma casa ou escritório, a base de um floco de neve é uma folha de álbum A4 normal. O padrão e a complexidade dos flocos de neve podem ser qualquer um, a critério do usuário. Mas em todos os lugares é melhor guiar-se pelo princípio "do simples ao complexo", isso tornará possível evitar erros e desenvolver habilidades para estruturas mais simples. Assim, a reprodução de produtos complexos não apresentará problemas.
Por exemplo, bolo para um aniversário de inverno, pode ser feito de papel na forma de um cartão postal... Uma das etapas principais é traçar contornos claros para reproduzir a peça de trabalho. Construção 3D - papel dobrado corretamente. As dobras podem ser marcadas não só com linha pontilhada, mas também com cores, começando do meio. Por exemplo, o azul será as dobras para dentro e o vermelho será o lado de fora. Os campos vazios e o fundo ao redor são deixados ao critério do destinatário do cartão postal. Se o bolo for de inverno, um cervo pode ser representado lá. A rena e o trenó do Papai Noel, para um tema de inverno, também podem ser cortados separadamente.
Ao cortar um peixe, é necessário levar em consideração que o papel é dividido em duas partes principais: fundo e o próprio desenho do peixe. É melhor escolher cores contrastantes e não muito "impactantes" à vista. O papel frente e verso é melhor para que você não precise colar o artesanato. Todas as linhas sólidas devem ser cortadas com cuidado, mas se o peixe tiver listras, elas podem ser deixadas. O papel é dobrado a partir do meio e colado nos cantos para que a figura não se desfaça.
Para fazer um floco de neve, você precisa dobrar um quadrado de papel; os cantos agudos devem ser combinados uns com os outros.Como resultado, você deve obter um pequeno triângulo ou retângulo, que deve ser cortado cuidadosamente sem quebrar a forma. Em seguida, a figura é dobrada novamente, todos os cantos agudos devem coincidir claramente uns com os outros.
A base é nivelada e alisada, e então o próprio floco de neve é cortado ao longo do contorno com uma pequena tesoura.
A árvore de Natal é outro símbolo e atributo invariável da decoração do Ano Novo. Por que comprar um cartão postal quando você pode fazer à mão? Você nem precisa pintar o produto acabado, basta usar papel ou papelão de diferentes cores e tonalidades. O papelão A4 é o mais adequado para esse fim; as decorações para árvores de Natal podem ser desenhadas ou coladas. Strass são adequados para uma guirlanda.
A figura interna da árvore de Natal é cortada com uma faca estritamente nas linhas. Em seguida, vem a curva do próprio contorno ao longo das bordas. As dobras são mais bem indicadas com uma linha pontilhada. A dobra externa serve de base para o abeto, e a dobra interna o reproduz. O ponto principal do design é uma dobra elegante e detalhes cuidadosamente traçados e cortados.
Uma estrela tradicional ou um cisne para o Dia da Vitória também não é muito difícil, basta seguir o esquema escolhido. Usamos uma faca clerical para as peças pequenas e uma tesoura afiada para esculpir ao longo do contorno. São os fragmentos e padrões que são cortados primeiro e sempre do centro do produto. Você deve ir até as bordas no final do trabalho. Um suporte de borracha e um torno para papel permitem trabalhar muito tempo com a peça de trabalho e reduzem o risco de estragá-la com movimentos descuidados. Faz sentido comprar facas especiais para kirigami se o usuário deseja dominar essa arte profissionalmente.
Para obter informações sobre como fazer um postal kirigami volumoso com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.