Caligrafia

Canetas de caligrafia

Canetas de caligrafia
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Princípio da Operação
  3. Visualizações
  4. Regras de seleção

A caligrafia é traduzida do grego como "bela caligrafia" e é considerada um subtipo de arte.

O significado da caligrafia está no belo contorno das palavras, na correta disposição das letras, em uma certa inclinação e na fonte utilizada. A caligrafia é um trabalho árduo e uma espécie de meditação. Obviamente, saber o básico desse processo demorado é muito importante, mas você também deve saber sobre as ferramentas usadas para escrever.

Existe uma vasta selecção de kits de escrita e caligrafia no mercado: várias pontas de canetas, todos os tipos de pincéis e pontas. Tudo isso pode ser encontrado em qualquer loja de arte.

Peculiaridades

A essência de uma caneta caligráfica é que, com uma pincelada no papel, você pode criar uma linha ou curva refinada, que posteriormente engrossa, manobra e torna-se novamente fina.

A ferramenta de escrita funciona de tal forma que com uma leve pressão no pincel, a ponta ou ponta desenha uma linha fina e, com mais pressão, a linha flui suave e suavemente em uma pincelada espessa. Nesse caso, a linha de transição de fina para mais espessa não é visível.

Muitas pessoas provavelmente agora pensarão que a caligrafia é escrita apenas com pincéis ou penas de pássaros. O primeiro, é claro, é verdade, mas não inteiramente. Eles escreviam com pincéis nos velhos tempos, quando a possibilidade de inventar outra coisa não era possível - não havia um análogo digno.

Da mesma forma, naquela época não havia análogo na forma de penas de metal. Foi apenas em 1748 que Johannes Janssen inventou o primeiro bico de aço do mundo, e apenas um século depois a empresa alemã Heintze & Blanckertz patenteou essa ideia e começou a produção em massa do produto.

Atualmente, há um grande número de marcas no mercado que fabricam pontas e canetas-tinteiro. Com o desenvolvimento da produção, surgiram variedade e disponibilidade.

Para quem está começando a conhecer essa arte, são vendidos conjuntos especiais. Resta apenas escolher o material com que será feito o cabo, pois disso depende como deve ser segurado.

Existem diferentes parâmetros, com base nos quais você pode escolher a ponta certa para a caligrafia. Isso inclui peso, bem como material e custo. Quanto mais famosa for a empresa que produz o produto, melhor será a qualidade e maior será o preço.

Em primeiro lugar, vale a pena considerar do que é feita a caneta. Consiste em quatro componentes:

  • gorjeta;
  • cravo-da-índia;
  • furos;
  • nível de imersão.

Cada dica do fabricante tem seu próprio ponto específico. A menor pena para alguns é considerada grossa para outros.

Por conveniência, as penas geralmente são subdivididas de acordo com os tamanhos digitais: 0,38, 0,5, 0,75, 0,77, 1,0, 1,25, 1,5, 2,0 mm... Outra opção para dividir as penas em tipos é uma designação especial. Por exemplo, costuma-se destacar: Fina, Suave Fina, Média, Ampla, Música.

O orifício é criado de forma que a tinta não flua para fora em uma grande mancha na folha, mas é alimentada gradualmente para a ponta de acordo com o princípio familiar de uma caneta.

A tinta é transferida por meio de uma mola que envolve o pincel.

Fique de olho no orifício da ferramenta - sempre deve haver tinta nele. Mas se você pegar muita tinta, então, provavelmente, uma grande gota irá simplesmente rolar o metal liso para baixo no papel.

Se a pessoa não confia na caneta ou tem medo de manchar o papel, então neste caso vale a pena comprar canetas de tinta que tenham cartuchos de recarga ou cartuchos removíveis.

Princípio da Operação

O princípio de funcionamento da caneta é simples e consiste nos próprios dentes. Se os dentes, que estão na ponta como seus componentes, estiverem fortemente comprimidos e não houver pressão na própria caneta, uma linha fina e nítida será desenhada. Quanto mais leve a pressão, a linha sutil permanece no papel. Mas se você pressionar com mais força, os dentes começarão a se dispersar gradualmente, aumentando a linha, tornando-a mais espessa.

A divulgação ocorre arbitrariamente ao pressionar. O principal é que isso seja feito corretamente, caso contrário, haverá dificuldades ao escrever, pois a ponta ficará desagradável e muito perceptível ao arranhar o papel.

Você deve sempre segurar um pincel ou caneta na direção da linha, que posteriormente aparecerá na folha. Se esta for uma linha reta, você precisará manter estritamente 90 graus.

Se você precisar de uma linha em um ângulo de 30 ou 75 graus, o pincel deve ser mantido neste ângulo.

Mas se tal tarefa parece estar além do seu alcance, então existem suportes oblíquos especiais nos quais a caneta pode ser instalada imediatamente no ângulo desejado.

O comprimento da linha e sua espessura também são influenciados pela flexibilidade da própria caneta. Flexibilidade é chamada de Flexível, que significa “flexível” em inglês. Cada fabricante tem sua flexibilidade, que está indicada na caixa das pontas.

A flexibilidade pode ser média, super flexível ou leve.

As combinações entre flexibilidade e espessura da ponta dão à escrita um efeito distinto. Mas antes de olhar para a flexibilidade, você deve prestar atenção a qual fonte planeja usar ao escrever - tanto os recursos quanto a letra em si dependem disso.

Visualizações

Há uma grande variedade de canetas-tinteiro, canetas individuais e kits de escrita produzidos no mundo de hoje. Existem vários kits: duas canetas com duas pontas selecionadas, uma caneta e três ou mais tipos de pontas.

Exceto para caixas isoladas ou pedidos especiais, as empresas produzem pontas ou conjuntos padrão, que incluem tamanhos F (fino), M (médio), B (largo). Pontas extrafinas (EF) também são encontradas em algumas réguas.

Marcas famosas apresentam uma pequena linha de canetas com pontas chatas de diferentes tamanhos, que são chamadas de esboço de abreviatura.

Penas finas

Inicialmente, eles foram criados para contadores e guarda-livros, porque eles tinham que escrever números em colunas estreitas e o texto tinha que ser escrito com a mesma precisão. Agora, essas canetas são classificadas como extrafinas ou escritas finas.

Na escrita, as linhas eram finas, a ponta do instrumento era longa e dura. Escrever é um pouco difícil devido ao fato de que os dentes, afastando-se, arranham a superfície com muita força. Eles rapidamente caíram em mau estado devido à sua sutileza, quebraram e podem até enferrujar.

Penas para cartões postais

Enviar cartões postais a qualquer momento custava significativamente menos do que uma carta inteira, razão pela qual os cartões postais eram muito procurados pelos consumidores. E as empresas passaram a produzir canetas especiais e kits para escrever em cartões-postais, uma vez que as canetas contábeis convencionais não eram adequadas para esse negócio devido à sua fragilidade. As empresas começaram a produzir pontas mais macias e flexíveis para uma escrita confortável em papelão menos denso.

Para taquigrafia

Vale a pena pensar nas canetas para taquigrafia. Naquela época, não havia copiadoras e scanners, e muitas vezes as pessoas tinham que copiar tudo à mão. Por este motivo, a taquigrafia tornou-se muito popular, e uma ponta especial foi criada para torná-la mais fácil de trabalhar.

A caneta foi equipada com uma “haste” de tinta maior do que a tinta padrão. O corpo longo se encaixa confortavelmente na mão. Essas canetas se chamavam Steno e não atrapalhavam o trabalho, não riscavam o papel e podiam escrever com a mesma rapidez com que uma pessoa escreveria. As canetas eram populares entre as pessoas que escreviam muito.

Caneta de vidro para caligrafia

Surgiram canetas de caligrafia especiais para pessoas sofisticadas. A ponta tem um determinado tamanho, corpo de uma peça e sem cartuchos.

Muitos amadores e profissionais notam que escrever com uma caneta de vidro é remotamente reminiscente de escrever com uma caneta de ganso. Em qualquer dos casos, uma carta rápida é simplesmente impossível. Muito provavelmente, isso pode ser adequado para atividades meditativas, para desfrutar o processo de caligrafia e desenhar várias decorações em letras e números.

Para iniciantes, pontas de bola ou redondas são adequadas. A linha dessas escovas será uniforme, e escrever não será um trabalho tão difícil, porque os dentes não ficarão para os lados.

Regras de seleção

Uma ferramenta de caligrafia corretamente selecionada servirá por muito tempo e será capaz de encantar seu dono por muitos anos. Por esse motivo, durante o processo de compra, você deve prestar atenção às seguintes qualidades:

  • a ponta deve ter uma superfície lisa, semelhante a um espelho, sem arranhões, rachaduras ou lascas;
  • a ponta do instrumento deve ser plana e não deformada;
  • os dentes de um bom instrumento devem ser do mesmo tamanho e simétricos.

Se a caneta atender a todos esses requisitos, ela não riscará nem rasgará o papel.

Veja abaixo uma visão geral das canetas de escrita clássicas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa