Pincéis de caligrafia: tipos, regras de seleção e dicas de uso
A caligrafia é uma letra bonita e florida. Pode haver muitas ferramentas para tal escrita, mas hoje vamos falar sobre pincéis. Acredita-se que a caligrafia tenha se originado na China, então vamos dar uma olhada nas características dos pincéis chineses.
Peculiaridades
Os especialistas preferem selecionar um instrumento específico para cada técnica de execução. De acordo com alguns relatórios, existem cerca de 200 tipos diferentes de pincéis no total. Para comodidade dos usuários, no cabo da ferramenta, os marcadores gravam informações sobre o tipo de hieróglifos ou direção estilística a que se destinam, bem como sobre a composição exata do pincel.
Alguns fabricantes também indicam a porcentagem de pilha.
Como escolher?
Antes de escolher uma ou outra versão da ferramenta, deve-se entender que todos os pincéis para escrita chinesa devem ser feitos de pele natural. Isso se deve ao fato desse material absorver melhor tinta e tinta, além de proporcionar um deslizamento mais confortável no papel do que os pincéis feitos de matéria-prima sintética. Os pincéis de caligrafia podem ser usados não só para escrever, mas também para alguns tipos de pintura.
Existem várias classificações de pincéis de caligrafia. Vamos considerar todos eles.
- Pelo tamanho, distinguem-se os pincéis grandes, muito grandes, médios e muito pequenos.
- Existem pêlos curtos, médios e alongados ao longo do comprimento do pelo da parte de trabalho. Quanto mais longa a pilha, mais graciosa a linha pode ser desenhada. No entanto, o mais difícil é trabalhar com essa ferramenta.
As escovas são classificadas de acordo com o grau de dureza.
- Yanghao - pincéis macios. Eles geralmente são feitos de pêlo de cabra. Trabalhar com eles, via de regra, é fácil e cômodo, a mão não se esforça nem se cansa.As fibras mais suaves retêm mais umidade, então a imagem é melhor.
- Lanhao - escovas duras... Traduzida literalmente, esta palavra significa "lobo amarelo", por isso são freqüentemente chamados de lobo. Na verdade, o cabelo de cachorro é usado para sua fabricação. O cabelo de cavalo é considerado de alta qualidade, assim como o de urso, veado e texugo. Esses espécimes são mais caros. Destinam-se a traçar contornos finos, bem como a um desenho mais claro de pequenos detalhes.
- Jianhao é uma opção combinada. Essas ferramentas podem consistir em pêlos de diferentes animais com vários graus de dureza, por exemplo, de coelho e de cão ou de cabra e texugo. Os pincéis combinados permitem criar linhas claras e corretas e manter a tinta bem.
Pêlos de vários animais são usados para fazer pincéis caligráficos. Existem as variedades mais populares aqui.
- Pele de cabra macios e dóceis, os pincéis são ideais como primeira ferramenta de trabalho, possuem cerdas longas, de tamanho médio a grande.
- Colunas - Com pelo mais duro, as ferramentas feitas com ela podem ser de qualquer tamanho, adequadas para o desenho detalhado dos detalhes, recomendadas para profissionais mais experientes.
- Escovas de pelo de coelho têm uma pele dura, um tamanho pequeno da parte do cabelo, destinam-se a escrever pequenos hieróglifos. Este é um espécime raro e caro.
- Pincéis de penugem de frango ou cisne em sua forma pura são extremamente raros e, na maioria das vezes, combinados com pele de coluna. Muito difícil de usar.
- Cabelo de cavalo também raramente é usado para caligrafia, geralmente é falsificado com pele de cabra ou outra pilha longa.
- Cerdas de porco - um material muito duro, portanto, na hora de fazer escovas, as cerdas se partem de maneira especial. No entanto, não é possível obter suavidade especial, portanto, é extremamente inconveniente usar tais ferramentas ao escrever.
- Fibras vegetais - eles significam bambu, junco ou fibras de outras árvores, que são pré-rachadas e lhes dão alguma maciez. No entanto, esses pincéis não podem ser chamados de suaves; eles são usados exclusivamente para desenhar grandes hieróglifos.
Como é feito?
A peculiaridade dos pincéis chineses é que é impossível modernizar completamente todo o processo de sua produção. Algumas das etapas de fabricação são muito específicas e não podem ser mecanizadas. Por exemplo, a parte da pilha da ferramenta é feita exclusivamente à mão. Os modelos econômicos possuem alças de bambu ou outro tipo de madeira. A pilha dessas escovas é pré-impregnada com uma solução de amido para que não seja danificada durante o transporte.
Antes do primeiro uso, devem ser mergulhados em água para dissolver o amido. Para versões mais caras de pincéis de caligrafia chinesa, porcelana, osso de animal e outros materiais valiosos podem ser usados. Alguns pincéis são incrustados com strass e pedras preciosas. Muitas vezes, essas coisas são verdadeiras obras de arte e seu custo é muito alto. Eles não são processados em amido e estão imediatamente prontos para uso. Encontram-se à venda conjuntos completos de presentes, constituídos por pincéis de diversos tamanhos com diferentes cabos. Itens feitos de jade são considerados especialmente chiques - esta pedra é muito apreciada na China.
Alguns pincéis têm um reservatório embutido para água ou tinta. Isso é especialmente conveniente se, por exemplo, você precisar levar uma escova na estrada, pois não há necessidade de levar uma garrafa de líquido que pode derramar.
As alças de tais espécimes são geralmente feitas de plástico. Tal dispositivo possui pincéis - esta é uma tentativa de combinar duas ferramentas de desenho ao mesmo tempo. Eles consistem em um recipiente de plástico que contém tinta e, na verdade, um pincel.No entanto, esta opção é mais adequada para amadores, profissionais preferem instrumentos clássicos.
Como cuidar?
Após cada uso, o instrumento de escrita deve ser bem lavado em água morna para remover quaisquer vestígios de tinta ou tinta. Após a lavagem, o excesso de umidade dos cabelos deve ser gentilmente espremido com os dedos e a escova deve ser deixada secar completamente. Os dispositivos de escrita devem ser secos em posição suspensa, com a pilha abaixada. A escova é suspensa em um suporte especial com ganchos pelo laço - deve estar no dispositivo certo. Se for esperado que o instrumento de escrita precise ser transportado com frequência, recomenda-se adquirir um estojo especial para lápis para evitar possíveis danos.
Como uma caneta hidrográfica, um pincel de caligrafia deve ter uma tampa protetora. Só se na primeira servir para que a haste não seque, no caso da escova, tudo fica exatamente ao contrário - até a escova secar, não se deve colocar tampa.
Se o cabo de madeira for envernizado, a superfície não deve ser tratada com álcool. Manchas de tinta fresca são removidas com uma solução quente com sabão.
Como escolher um pincel para caligrafia, veja abaixo.