Como encontrar seu hobby?
Se uma pessoa precisa se distrair dos afazeres da rotina diária ou se ela apenas tem um pouco de tempo livre, ela pode fazer algo útil e agradável ao mesmo tempo. Em outras palavras, uma pessoa pode encontrar um hobby para si mesma.
Mas nem todo mundo sabe e entende exatamente no que está interessado. Para aqueles que não podem decidir por um hobby de forma independente, é recomendável que você se familiarize com as dicas úteis que serão discutidas no artigo.
Regras básicas de pesquisa
Algumas pessoas pensam erroneamente que hobbies são uma perda de tempo. Mas, na realidade, esse não é o caso, já que um hobby é uma ótima forma de alívio psicológico. Se você fizer negócios com mais seriedade, terá não apenas prazer, mas também lucro financeiro. Em qualquer caso, a busca por um hobby deve se basear nos seguintes princípios - um hobby:
- traz prazer para a pessoa;
- corresponde às suas capacidades financeiras;
- benefícios;
- não causa sensação de cansaço e irritação.
Para encontrar sua empresa favorita, é muito importante focar nos princípios acima. Em alguns casos, um hobby está intimamente ligado à profissão de uma pessoa. Por exemplo, um mecânico de automóveis coleta modelos de carros de brinquedo.
Nunca é tarde para escolher um hobby, mas é melhor fazê-lo ainda na adolescência, pois a escolha pode ajudar a pessoa a decidir por uma vocação na vida, uma futura profissão.
Seleção de hobby com base no gênero
De um modo geral, todos podem fazer o que quiserem. Mesmo assim, os hobbies masculinos e femininos costumam ser diferentes. É por isso que as recomendações para escolher uma atividade favorita variam.
Mulher
As mulheres, assim como os membros do sexo oposto, podem encontrar uma série de atividades de seu agrado. Os mais comuns estão listados abaixo.
- Como você sabe, a mulher é a guardiã do lar e do conforto. É por isso que a decoração da casa pode ser facilmente transformada em um hobby interessante. Portanto, é perfeitamente possível fazer lindos arranjos de flores de forma independente, costurar várias bonecas e encaixar esses aparelhos de forma orgânica no interior de sua casa.
- Colecionar é o hobby tradicional e mais popular. Dada a natureza feminina, pode-se determinar que o melhor para a mulher é colecionar bonecas, estatuetas, botões, cartões postais. Você também pode colecionar coleções de joias.
- Manter um diário será uma atividade útil, incomum e ao mesmo tempo agradável para uma mulher. O resultado final é que ela registra no diário os eventos que ocorreram em um ou vários dias, registra os pensamentos e experiências que surgem.
- Needlework. Esta categoria inclui: costura, tricô, modelagem de argila de polímero, criação de apliques e muito mais.
- Melhoramento de plantas e cuidados posteriores. Muitas vezes as mulheres cultivam flores de um tipo, por exemplo: rosas, petúnias ou lírios.
- Cozinhando. Claro, a maioria das mulheres se cansa da comida diária. Mas você ainda pode coletar receitas de bolos e doces. E se você tiver disposição e tempo livre, leve ao forno.
Você não deve ter medo de tentar algo novo: primeiro um hobby, depois outro. Então, se a mulher não consegue decidir, pode comprar uma agulha e um fio, tentar tricotar alguma coisa.
Se você não gostar da lição, pode tentar outra coisa. Na vida de cada pessoa, vários hobbies podem estar presentes ao mesmo tempo, se o tempo e outras oportunidades o permitirem.
Cara
Ao escolher um hobby, é necessário levar em consideração as capacidades materiais, físicas e geográficas de uma pessoa. Para os homens, você pode escolher uma das seguintes atividades como hobby.
- Esporte. Claro, nem todo mundo pode praticar esportes sérios, mas você pode escolher o atletismo. Você deve treinar gradualmente, mas regularmente. À medida que o homem progride, ele se torna um candidato a mestre dos esportes e, depois, mestre dos esportes. O mais importante é não exagerar e não prejudicar a saúde. Além do prazer, o esporte traz muitos benefícios para o corpo: você pode se livrar do excesso de peso, além de prevenir o desenvolvimento de doenças do sistema musculoesquelético e cardiovascular.
- Caça ou pesca. Aqui é necessário levar em consideração que os documentos correspondentes deverão ser redigidos na arma.
- Aquário. Para quem não quer pescar, uma atividade relacionada é perfeita. Você não pode pegar peixes, mas procriar. Eles são despretensiosos no cuidado. Também serão necessários alguns investimentos financeiros: um aquário, acessórios adicionais, os próprios peixes. Os benefícios desta atividade são muitos: o aquário umedece o ar do ambiente e o cuidado com os peixes alivia o estresse e desenvolve o senso de responsabilidade. Esta atividade é especialmente adequada para os homens que planejam ser pais em um futuro próximo.
- Colecionar é um hobby tradicional. Os homens podem colecionar coleções de selos, armas, isqueiros, gravatas, botões de punho, cópias em miniatura de carros e outros equipamentos.
- Jogos de computador. Os cientistas descobriram que jogar jogos de computador tem um efeito positivo sobre uma pessoa: alivia o estresse, desenvolve o pensamento e a velocidade de reação. A principal limitação é não jogar mais de duas horas por dia.
- Fermentação - para esta atividade você precisará comprar uma cervejaria, bem como os ingredientes necessários para fazer a bebida. Depois, você poderá presentear seus amigos com uma cerveja saborosa e de alta qualidade.
Esta é apenas uma pequena parte das atividades que um homem pode usar como hobby.
Sobre o que os psicólogos estão falando?
Os psicólogos recomendam unanimemente o início de um hobby para pessoas de todas as idades, classes sociais e profissões. Para determinar a lição de maneira rápida e correta, os especialistas recomendam que você se familiarize com as cinco etapas simples e depois as aplique na prática. A primeira coisa a fazer é livrar-se das distrações. Uma das razões pelas quais uma pessoa não consegue decidir seguir um hobby é que ela não dedica tempo suficiente para essa atividade.
É claro que cada pessoa faz diariamente certas tarefas domésticas que são necessárias para manter a vida. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas modernas estão perdendo muito tempo. A primeira e mais importante distração é o telefone. Assistir a vídeos e navegar pelos chamados feeds nas redes sociais não trazem nenhum benefício, mas ocupam muito tempo livre. Em vez de buscas inúteis, você pode dedicar seu tempo livre à busca e ao hobby que encontrou.
- Os psicólogos recomendam pensar no seu hobby como um estágio. Portanto, ao experimentar cada novo hobby, a pessoa deve pensar se esse trabalho é adequado para ela ou não. À medida que as habilidades são adquiridas, fica gradualmente claro se uma pessoa será capaz de continuar a fazer esse negócio no futuro ou se é melhor mudar para outra coisa.
- A paciência deve ser exercida. Escolhendo uma nova atividade para você, é um erro pensar que desde os primeiros minutos você vai gostar desse negócio, e tudo vai dar certo. Ao longo do processo, esforços deverão ser feitos para se atingir os resultados desejados. Na verdade, essa é a essência da questão.
- Você precisa se manter motivado, lembrando-se regularmente de algo maior. Em qualquer ocupação, incluindo um hobby, há momentos em que você tem que fazer um trabalho desagradável. Por exemplo, se uma mulher gosta de cozinhar, depois de assar, ela terá que lavar a louça. Poucas pessoas gostam desse processo e às vezes pensamentos podem vir à mente: “por que devo assar qualquer coisa, se então tenho que lavar uma montanha de pratos?!”. Nesses momentos, você precisa se motivar pensando em algo maior. Por exemplo, uma pessoa nunca ganhará um concurso de culinária se não praticar fazer um biscoito e depois decorá-lo.
- É muito importante não exagerar. Qualquer hobby, antes de mais nada, deve trazer prazer e permitir que a pessoa relaxe. Em nenhum caso, deve-se permitir que um hobby irrite e conduza ainda mais uma pessoa à fadiga e à depressão. É necessário praticar regularmente um hobby, para melhorar neste assunto, mas ao mesmo tempo para prevenir o esgotamento emocional.
E se nada for interessante?
Às vezes acontece que uma pessoa deseja sinceramente adquirir um hobby, mas não consegue encontrar nada adequado para si. Você não deve desanimar. O problema pode ser resolvido usando nossas recomendações.
- No imaginário, é preciso viajar de volta à infância, já que os interesses de uma pessoa geralmente começam a se formar nessa época. Devemos tentar lembrar o que foi mais agradável em nossa juventude. Por exemplo, se uma pessoa gostava de esculpir em plasticina quando era pequena, então na idade adulta o mesmo processo parecerá atraente para ela. Com base nisso, podemos concluir que uma pessoa terá interesse em modelar a partir de argila polimérica.
- Reveja as atividades que você fez há alguns anos. É possível que, durante o intervalo, uma pessoa tenha acumulado novos pensamentos e ideias que pode realizar.
- Você precisa escolher um hobby, focando em seu próprio estilo de vida. Se uma pessoa é por natureza uma dona de casa, então colecionar algo ou design de interiores é mais adequado para ela como um hobby.
- A inspiração deve ser encontrada. É fácil de fazer - basta olhar ao redor e ver o que atrai mais atenção.
- É necessário estudar seus traços de caráter e habilidades existentes. O que uma pessoa está interessada pode parecer muito enfadonho para outra. É por isso que, ao escolher um hobby, você deve se concentrar principalmente em seus sentimentos interiores.
- Você deve compartilhar os interesses de seus amigos. Tudo é lógico aqui: se você se comunicar com essas pessoas, terá muito em comum com elas. Portanto, as mesmas tarefas serão atraentes para você.
- Qualquer hobby deve ser verificado com o tempo. Está cientificamente comprovado que leva 21 dias para desenvolver um hábito. É importante tentar fazer o negócio escolhido por pelo menos três semanas. Após este período, ficará mais ou menos claro se uma pessoa será capaz de fazer isso constantemente ou, nesta fase da vida, é melhor prestar atenção em outra coisa.
- Você deve pensar em aumentar a produtividade, o desenvolvimento espiritual, alcançar certos resultados. Se você tiver motivação, fazer o trabalho que escolheu será muito mais divertido.
Qualquer hobby é entendido como uma forma de alívio psicológico, prazer e autorrealização. Na hora de escolher um hobby, é preciso lembrar que quem não sabe relaxar também não sabe trabalhar.
A atividade escolhida deve necessariamente aliviar a sensação de cansaço e trazer prazer.