Agulhas de feltro: tipos, opções e sutilezas de uso
Lã de feltragem sem o uso de líquidos (feltragem) geralmente requer ferramentas que são bastante complicadas de fazer sozinhas. Por exemplo, você precisa de uma agulha especial diferente das que costuramos. As agulhas de despejo manual têm uma estrutura especial. O serrilhado das agulhas de feltragem é direcionado para dentro, em direção à ponta: ao perfurar o tecido de lã, os pelos são puxados para cima com a ponta para dentro.
Com o movimento reverso, o tecido de lã se confunde e fica mais denso. É assim que a lã inicialmente solta se transforma em feltro apertado.
Conjunto padrão
As agulhas diferem umas das outras apenas na disposição dos entalhes em relação umas às outras. Este é o principal critério para sua classificação por espécies. Eles são vendidos em qualquer loja de roupas.
- A agulha mais simples é triangular. Em cada uma das bordas existem dentes, cuja direção permite segurar bem os cabelos ao fazer uma punção.
- A agulha em forma de estrela é tetraédrica. Todos esses rostos são serrilhados. Ele permite que você derrube mais rapidamente a lã mais densa. Se a lã não for arrancada adequadamente com uma agulha regular de três lados, é com a ajuda da agulha em forma de estrela que a lã é arrancada melhor.
- Roda dentada giratória - esta é uma agulha ainda mais confortável de usar. Suas farpas são dispostas em espiral, em vez de em níveis diferentes, como em uma simples agulha em forma de estrela.
- Uma agulha com três arestas onduladas não deixa vestígios de trabalho na forma de orifícios. É perfeito para o acabamento de peluches ou peças pequenas.
- A agulha coronal fornece a localização dos entalhes bem no final da parte de trabalho, enquanto o número de vilosidades fornecidas é muito menor. Assim, com sua ajuda, os fios de boneca podem ser estilizados muito mais facilmente do que usar outras ferramentas semelhantes. Facilita a fixação de peças de qualquer brinquedo pequeno. Esta agulha é invertida principalmente devido à sequência reversa de entalhes.
Importante! Para iniciantes, uma agulha triangular regular para vários fins é adequada, assim como uma agulha reversa.
Descrição dos tamanhos
Mas a classificação das agulhas para feltragem não se limita a apenas uma forma. As agulhas são numeradas com base em sua espessura real. A faixa de espessura da agulha é variada em incrementos de 0,5–1 mm. As marcações das agulhas são semelhantes às das agulhas de tricô. Seus significados estrangeiros são os seguintes:
- tamanho 40-43 - agulha ultrafina que permite marcar sutilmente pequenas áreas e contornos no final da feltragem;
- tamanho 36-38 - uma agulha de tamanho médio, mais frequentemente usada para estagnar;
- tamanho 19-34 - as agulhas mais grossas usadas para o trabalho básico.
Na Rússia, a marcação é a seguinte:
- Um asterisco em 38 é considerado grande, 39 é médio, 40 é pequeno;
- coronário em 38 - já magro;
- a agulha torcida (36–40) é marcada de acordo com a espessura real.
A maioria dos mestres que também feltram lã ainda usa um sistema numérico não doméstico.
"Estrela"
As agulhas estrela vêm nos seguintes tamanhos:
- 38 - agulha grossa;
- 39 - médio;
- 40 é magro.
A "estrela" torcida varia de 36 a 40. Coronal - de 38 a 43, com as farpas localizadas mais perto do final da agulha. Essa agulha é mais frequentemente usada para trabalhos próximos à superfície. As agulhas "estrela" e trançadas, ao contrário das triangulares simples, são utilizadas para aumentar a produtividade. Eles são adequados para artesãos experientes que colocaram suas mãos em agulhas simples - para velocidade (as agulhas estrela e torcida são de alta velocidade) eles pagam com esforço significativo quando pressionados durante o enrolamento de lã.
A agulha torcida contém um eixo em forma de espiral que permite que você a segure mais - mais cabelos são capturados e aumenta a produtividade do trabalho. O "asterisco" deixa buracos menores no material, mas captura mais fios - e por isso é considerado o mais rápido por causa dos sulcos mais profundos nas laterais. Eles funcionam suavemente sem quebrar as fibras.
As "estrelas" triangulares e tetraédricas são usadas com mais frequência - principalmente a 38ª e a 40ª, as últimas funcionam bem com o aplicador. As agulhas triangulares convencionais não filtram a lã com tanta rapidez e eficiência quanto as "estrelas".
De uma forma ou de outra, as agulhas com a ponta em forma de estrela são uma ferramenta popular na feltragem de superfície; artesãos novatos trabalham com elas.
Comentários
Na obra principal, o "retorno" não está envolvido, mas para facilitar o afofamento ainda é necessário. Por exemplo, em brinquedos na forma de animais, frutas e flores, ele forma algo como uma penugem leve. "Return" afofa a lã com movimentos reversos, por isso tem esse nome. Ajuda perfeitamente a feltrar a lã em locais de difícil acesso onde é utilizada a geometria original, para tornar os fios especialmente visíveis e texturizados.
A agulha reversa tem apenas dois tamanhos - 32 e 40. Ela não tem um tamanho médio.
"Coroa"
A agulha corona também é adequada para feltragem manual e é usada em aplicações específicas, como desossa de cabelo artificial para bonecas e outros brinquedos têxteis. No final, existem 3 ranhuras que realizam um belo rolo de fios longos, sem aprofundá-los ainda mais no material. A agulha "coroa" é usada em locais específicos. Se você usar uma coroa com uma agulha diferente na mesma ponta, ficará amassado. É por isso que uma agulha como essa é usada para desbonatar uma mecha de cabelo.
Como escolher?
As agulhas de feltro freqüentemente quebram em um trabalho longo e volumoso. A força que às vezes é aplicada à lã não é pequena - pode desgastar a agulha a tal ponto que o aço se quebra. Os produtos russos são representados, por exemplo, por Gamma, mas são inferiores em fragilidade e flexibilidade aos mesmos estrangeiros da Clover.
A Alemanha e o Japão eram os melhores em qualidade de fabricação de agulhas. São as máquinas de feltragem alemãs e japonesas que são recomendadas para trabalhos sistemáticos e de longo prazo.
A agulha de feltragem deve ter um cabo confortável - de preferência de madeira. Se uma agulha quebrar, não há necessidade de comprar uma nova com cabo - é muito fácil conseguir um conjunto de agulhas sobressalentes.
Conjunto de Feller
Para um trabalho preciso e de alta qualidade, o seguinte inventário é necessário:
- agulhas;
- tapete de trabalho (no caso mais simples - borracha de espuma grossa);
- plástico bolha (pequenas mercadorias da China são frequentemente embaladas nele);
- escova de cotão;
- dispositivo de fixação de agulhas (suporta trabalhos com agulhas diversas);
- substrato para feltragem em bruto (fita).
Importante! Prepare a lã para ser feltrada.
Titulares
Os suportes (aplicadores) são fornecidos com bases removíveis ou não separáveis. As substituíveis permitem trabalhar com várias agulhas, monolíticas - com apenas uma, inicialmente fixada no próprio aplicador. Mas os adaptadores também são fornecidos para os suportes monolíticos, permitindo que você coloque a feltragem no fluxo - você pode usar até 5 agulhas ao mesmo tempo. Os aplicadores geralmente são feitos de madeira ou plástico.
Principalmente madeira ou plástico. Os aplicadores são melhores para agulhas curtas - agulhas longas se destacam e tornam o processo mais difícil.
Como enrolar lã corretamente?
A agulha está localizada estritamente perpendicular à lã processada - neste ângulo, ela entra e sai dela. Distorções em qualquer um dos lados afrouxarão prematuramente a agulha e levarão à sua quebra precoce. "Fadiga" dos metais: o produto simplesmente quebra após milhões de flexões e extensões.
Comece com a agulha mais grossa, não o contrário. A lã pré-despenteada é necessária para a lã que não escorre para facilitar o trabalho com agulhas mais finas. Isso significa que uma agulha grossa penetra na lã não preparada muito mais apertada, as mais finas são fáceis de quebrar sem primeiro bater no material. Mas uma agulha grossa não vai mais caber na lã feltrada - aqui, depois de dar aos produtos a forma básica, são necessárias pontas médias e finas.
Em nenhum caso, não gire a agulha por dentro - os pelos se enroscarão bem na agulha, sem arrancá-los do caroço "pela raiz", é quase impossível soltar a ferramenta.
Os artesãos que trabalham com brinquedos de interior e lembranças usam principalmente agulhas de tamanho não maior do que 36. Quando o trabalho está quase terminado e a lã precisa ser alisada, é necessária uma ferramenta fina, até o 43º. Para peças e lembranças excepcionalmente pequenas, agulhas mais finas também são usadas - não maiores que 40 agulhas. Experimente e procure a variedade de agulhas que seja conveniente para você. As recomendações acima vão ajudar a feltrar a lã com alta qualidade, dando ao produto um visual acabado e bem acabado.
O que pode ser substituído?
Não, usar agulhas de feltragem caseiras só pode prejudicar - a lã não será feltrada, mas rasgada. É impossível fazer você mesmo uma agulha de feltro - suas bordas e porções devem ser finas, o que só é possível em condições de fábrica. Não se justifica o uso, por exemplo, de palitos com afiação semelhante a agulhas de corte: a árvore é frágil, os porões vão se desgastar rapidamente, e um produto tão caseiro parece um simples "palito" que não dá efeito.
Use agulhas de feltragem reais.
Para informações sobre como escolher e usar agulhas para feltrar, veja o próximo vídeo.