Herbário: tipos, características de coleta de plantas e opções de projeto
Um herbário é uma decoração tradicional que existe há muitos anos. Composições de plantas secas, antes populares apenas entre os botânicos, agora podem decorar quase todas as casas ou apartamentos. Eles são usados para fazer fotos, buquês, álbuns e até cartões postais. Para criar tanta beleza, é necessário não só ter gosto e imaginação, mas também perseverança.
O que é isso?
Traduzido do latim, herbário significa "grama". É uma coleção de plantas secas convencionalmente. Dependendo do tipo, pode ser uma única flor ou ramo, ou uma planta inteira. Inicialmente, os herbários surgiram na Itália no início do século XV. O fundador desta forma de arte foi o famoso botânico do Jardim Botânico de Pisa, Luque Guini.
Até o momento, nem uma única cópia criada por suas mãos sobreviveu, mas algumas das coleções de seus alunos ainda permanecem.
Quase todos os herbários exclusivos estão registrados em bancos de dados internacionais. Além disso, cada planta recebe um código de letra especial, que consiste em seis letras do alfabeto inglês. No entanto, hoje as plantas são secas para mais do que apenas ciência. A maioria das pessoas transforma a coleta de plantas, flores e a criação de composições delas em um hobby.
O que é necessário?
Você pode armazenar o herbário em um álbum especial com arquivos, que conterá não só plantas secas, mas também inscrições sobre sua origem. Os álbuns podem ser adquiridos em lojas especializadas ou feitos à mão.Para fazer isso, você precisa pegar folhas muito grossas de papel ou papelão e colocá-las em arquivos. Você não deve prendê-los juntos. Melhor obter uma pasta de fichário normal. Além disso, você pode usar plantas secas como marcadores em um livro ou criar pinturas ou painéis a partir delas.
E também alguns mestres usam herbários para decorar caixões ou pratos, ou fazer cartões de flores.
Classificação
Você pode fazer uma classificação dos herbários em vários subgrupos.
- Especial. Esse herbário destina-se a uma finalidade específica. Por exemplo, um professor de uma escola pode pedir para criar uma coleção temática de plantas com base no material abordado.
- Periódico. Na maioria das vezes, essa distribuição é feita por estações. Por exemplo, na primavera você pode secar os brotos de cerejeira ou flor de cerejeira, no verão - flores de plantas medicinais ou comuns, no outono - folhas coloridas ou cachos de cinzas de montanha, e no inverno - ramos incomuns das árvores.
- Sistemático. Na maioria das vezes, esses herbários são compilados com base em plantas já coletadas. Mas eles são classificados em ordem alfabética ou por tipo. Ou seja, tudo vai sendo sistematizado gradativamente.
- Temático... Esse herbário consiste em certos espécimes da espécie. Separadamente, existem plantas medicinais, como camomila, hortelã, salva ou absinto. E também ervas daninhas ou cereais podem ser selecionados para coleta.
- Florística. Esse herbário é coletado em um local específico de residência.
- Morfológico... Nesse caso, a planta individual é coletada em partes. Além disso, você pode colher a mesma planta em diferentes períodos de seu crescimento.
Como coletar e secar plantas?
Para fazer um herbário, você pode coletar plantas completamente diferentes. Podem ser folhas de árvores e flores, de tamanhos diferentes, cones e até musgo ou casca de árvore. Esta variedade é adequada para aquelas pessoas que criam composições volumosas. No entanto, antes de começar a coletar plantas, é fundamental que você se familiarize com as seguintes regras:
- não se deve buscar plantas de madrugada, quando o orvalho ainda não secou ou em tempo de chuva, é necessário coletar o herbário apenas em dias de sol; se tem chovido recentemente, é necessário esperar pelo menos 2-3 horas;
- antes da coleta, é necessário inspecionar bem toda a planta e verificar se não há danos ou insetos que possam danificá-la;
- se não houver necessidade de arrancar a planta junto com as raízes, é preciso cortá-la cuidadosamente com uma faca afiada ou tesoura; se tudo for necessário, então as raízes devem ser bem separadas do solo e também lavadas;
- você não precisa coletar mais plantas do que precisa;
- é necessário ignorar as cópias listadas no Livro Vermelho;
- é melhor que as amostras coletadas sejam de tamanhos diferentes, o que possibilitará fazer composições mais bonitas; além disso, é preciso lembrar que as plantas devem ser coletadas durante o período de sua divulgação integral.
Além disso, ao decidir coletar um herbário, você deve definitivamente levar com você itens como:
- pequena concha para cavar;
- faca ou tesoura;
- papel especial para secar ou um simples jornal;
- um lápis ou caneta, bem como um caderno para que você possa escrever não só que tipo de planta é, mas também a data e o local de sua coleta.
Você pode secar qualquer planta de maneiras diferentes, cada uma com seus prós e contras. Qualquer que seja a opção de secagem escolhida, primeiro você precisa dar à planta a forma desejada.
Secando naturalmente
Neste caso, você não precisa usar nenhum acessório. As plantas encontradas vão secar sozinhas no local onde foram colocadas. Além disso, eles podem ser volumosos e planos. Usando esta opção, você precisa estar preparado para o fato de que o herbário pode colapsar rapidamente ou perder sua cor natural.Além disso, essas amostras não são muito adequadas para vários trabalhos manuais, uma vez que simplesmente não suportam os efeitos da cola e de outros materiais semelhantes.
Demora 1 a 3 semanas para secar o herbário sem o uso de dispositivos especiais. Tudo depende do volume da própria planta.
Além disso, após o término desse processo, é necessário retirar as plantas apenas com uma pinça para não danificá-las, pois após a secagem elas ficam muito frágeis e quebradiças.
Prensa de Secagem
Esta opção é considerada básica, porque é mais confiável, e a planta ficará linda no final. Além disso, pode permanecer neste estado por muitos anos. Você pode usar duas opções.
- Livros desnecessários. Esta opção é mais adequada para amadores e já é usada há muito tempo. Primeiro você precisa nivelar bem a planta e, em seguida, colocá-la na página de um livro desnecessário. Do alto é necessário cobrir com uma folha de papel, que os especialistas chamam de "camisa", e também colocar aqui um pedaço de papel com as informações necessárias. Em seguida, o livro deve ser fechado com cuidado e colocado sob vários livros. É muito importante que a amostra não se mova acidentalmente ao fazer isso.
- Imprensa de herbário. Esse dispositivo destina-se a secar várias plantas. Consiste em duas placas do mesmo tamanho. Existem orifícios ao longo das bordas, através dos quais as cordas são passadas. Com a ajuda deles, essas placas são fixadas. As amostras preparadas devem ser colocadas nas “camisas” e a seguir colocadas entre as pranchas. Depois disso, prenda bem o dispositivo. Ele pode secar até 45–50 amostras coletadas por vez. Para acelerar o processo, você pode levar o dispositivo para fora durante o dia e trazê-lo de volta à noite.
Importante! Qualquer que seja a opção não utilizada, a "camisa" deve ser trocada diariamente, pois absorve toda a umidade da planta. Se não for alterado com o tempo, perderá sua cor natural.
Secagem a granel
Na maioria das vezes, esse método de secagem é usado para preservar as plantas em sua forma original. Eles podem ser usados para fazer não apenas pinturas, mas também buquês. Primeiro você precisa levar um recipiente no qual as plantas serão secas. Em seguida, organize cuidadosamente as amostras no prato preparado, de cima para baixo. Em seguida, você precisa cobri-los com um agente de secagem especial chamado sílica gel.
A planta inteira deve estar completamente coberta. Após 15 dias, você pode retirar a planta seca e usá-la para o fim a que se destina. Não é recomendável usar a sílica gel uma segunda vez, pois ela já absorveu toda a umidade das amostras secas.
Como alternativa, tente secar as amostras de herbário com glicerina. Para fazer isso, você precisa misturar glicerina com água limpa na proporção de 1: 3.Em seguida, deve ser derramado em um recipiente preparado com antecedência. Uma pequena incisão (de até 5 centímetros) deve ser feita no caule da planta e colocada cuidadosamente em uma solução de glicerina. É necessário processar cada milímetro da amostra com esta solução, por isso é melhor fazer isso.
Após 2–4 dias, você pode remover a amostra e colocá-la em um local escuro para secar.
Secagem rápido
Com a ajuda de alguns eletrodomésticos, as plantas podem ser secas rapidamente. No entanto, isso não significa que a qualidade das amostras será boa. Essa secagem deve ser usada apenas nos casos mais urgentes.
- Com um ferro. Ao usar esse tipo de aparelho, certifique-se de que não haja água no compartimento de vapor. Em seguida, deve ser aquecido à potência média e só então o processo de secagem pode começar. Você precisa aplicar o ferro na planta por alguns segundos e depois remover e permitir que o mesmo tempo esfrie. Repita tudo até que a planta esteja completamente seca.
- No microondas. Colocando flores ou folhas, ligando o aparelho na potência máxima, você pode literalmente secar as plantas em 2-3 minutos.
Importante! Usando qualquer um dos métodos selecionados, é necessário primeiro colocar a amostra em uma “camisa” antes de iniciar a secagem.
Como fazer um herbário?
Quando todas as etapas de secagem terminarem, você pode tentar fazer vários artesanatos com suas próprias mãos. Existem muitas idéias para essas composições, uma vez que a fantasia humana não conhece fronteiras. No entanto, a escolha sempre fica com a pessoa que a faz.
No álbum
Se este for o método escolhido, todas as amostras devem ser colocadas de acordo com certos tipos. Folhas, flores, ervas medicinais, galhos de árvores devem ir separadamente. Além disso, se você planeja usar tal álbum para bordado no futuro, é melhor colocar todas as amostras por cor, para que seja mais fácil trabalhar com elas. Você pode fazer esse álbum sozinho ou pode simplesmente ir a uma loja de artesanato e comprá-lo. Em qualquer caso, as amostras devem ser colocadas em cada folha separadamente. Além disso, deve haver inserções de papel vegetal entre as folhas.
As plantas podem ser fixadas de diferentes maneiras. Por exemplo, se no futuro houver planos de usá-los para decorar alguns artesanatos, será necessário colar levemente. Para isso, é adequada fita dupla-face, que se desprende facilmente da amostra.
Se o álbum for feito apenas para visualização, você pode colá-lo "bem".
Painel
Este uso do herbário é considerado o mais simples e fácil. Não apenas um adulto, mas também uma criança pode lidar com isso. Ou vocês podem fazer essa criação juntos. Para criá-lo, você deve preparar os seguintes materiais com antecedência:
- folha grossa de papel ou papelão;
- plantas secas;
- moldura - as amostras podem ser armazenadas em vidro ou sem ele;
- Cola;
- tesouras afiadas.
Além disso, em uma folha de papel em branco, você precisa aplicar um desenho da futura imagem e, em seguida, colar todos os elementos necessários. Depois disso, a folha deve ser colocada em uma moldura, mais corretamente se for de vidro. Assim, as amostras manterão sua aparência por mais tempo, além disso, a própria composição também ficará mais bonita. Desta forma, você pode criar não apenas painéis, mas também pinturas de estilo provençal ou vários aplicativos para seus filhos.
Coroa de herbário
Uma coroa de flores na porta sempre fica muito bonita. Além disso, ele imediatamente atrai olhares para si, como se o estivesse convidando para uma visita. Não será difícil fazer, basta levar os seguintes materiais:
- um pequeno pedaço de fio denso;
- pinças;
- tesouras afiadas;
- filme plástico;
- amostras de plantas;
- fios para combinar com as plantas.
Primeiro você precisa fazer uma moldura com o arame com uma alça para pendurar. Nesse ínterim, todas as plantas precisam ser distribuídas em cachos e presas com filme plástico, cortadas em pedaços de 5 centímetros, à moldura da guirlanda. Se os cachos com as amostras forem mais volumosos, maior ficará a guirlanda. Quando o último grupo de amostras de plantas for fixado, você também pode decorar a guirlanda com fitas ou miçangas.
Regras de armazenamento
Se você seguir as seguintes regras de armazenamento, o herbário pode ser armazenado por muitos anos e também passar para a próxima geração:
- todas as plantas secas devem ser armazenadas em local seco e suficientemente ventilado;
- cada uma das amostras deve ser corretamente elaborada;
- para armazenamento de longo prazo, cada uma das amostras deve ser tratada com inseticidas especiais a fim de proteger contra o ataque de vários parasitas;
- a área de armazenamento deve estar bem protegida da luz solar.
Exemplos no interior
Agora, muitos complementam o design de quartos individuais com composições de plantas secas.
Na parede
Uma pintura lindamente decorada de um herbário pode não só complementar o interior de uma sala, mas também transformá-la completamente. Amostras de plantas retiradas de jardins botânicos ficarão especialmente bonitas.
Sala de estar em estilo provençal
Decorando uma sala neste estilo, você pode decorar não só as paredes com pinturas e composições, mas também todos os outros cantos da sala. Por exemplo, arrume vasos com flores secas usando secagem volumétrica. Além disso, você pode pendurar no teto não um, mas vários buquês secos de uma vez.Isso não apenas adicionará algo incomum ao ambiente, mas também encherá todo o ambiente com o aroma de ervas.
Vale ressaltar que qualquer pessoa pode praticar herbário. Não é nada difícil. O principal é ter vontade e poder fantasiar um pouco. Só neste caso é possível obter como resultado não só um simples álbum com plantas secas, mas também um belo complemento para o interior da sala.
Para obter informações sobre como preparar adequadamente as flores secas e secar o herbário, veja o vídeo abaixo.