Feltragem: história de aparência, tipos e escolha de materiais
O artesanato feito em casa é bastante comum hoje em dia, e todos podem escolher uma variedade ao seu gosto. No caso de você querer dominar algum tipo de técnica universal que permite criar coisas bonitas, desde roupas a pinturas, você deve voltar sua atenção para a feltragem.
O que é isso?
A feltragem é uma feltragem de lã, muito apreciada atualmente. Esta técnica permite-lhe fazer não apenas elementos de interior ou brinquedos invulgares, mas também sapatos, joias e roupas. A essência da feltragem é que a lã volumosa se transforma em um feltro muito denso. Isso funciona apenas no caso de lã natural, cujas fibras podem se interconectar.
História
Apesar da popularidade entre as mulheres costureiras modernas, a feltragem surgiu há muitos anos. Os povos nômades usaram ativamente essa técnica para fazer sapatos, tapetes e até mesmo partes de casas portáteis de feltro. Algum tempo depois, a lã apareceu no seu dia-a-dia, a partir da qual começaram a tricotar peças de roupa e de uso diário. A feltragem começou a ser usada como bordado no século XVI. No século 19, foi construída a primeira máquina para feltrar lã, o que facilitou muito o processo de fabricação de utensílios domésticos.
Visualizações
Os especialistas distinguem dois tipos básicos de feltragem - úmida e seca. A implementação da primeira opção é impossível sem o uso de água com sabão, devido à qual o atrito das fibras individuais é estimulado. Este tipo é usado para criar objetos planos, como pinturas, toalhas, roupas ou capas decorativas. A feltragem a seco é feita quando a lã é perfurada com ferramentas especiais. Essa técnica é indispensável para a criação de objetos volumosos, por exemplo, brinquedos ou joias.
Muitas vezes, os dois tipos de feltragem são combinados em um único produto. Por exemplo, se um bicho de brinquedo é feito, então o próprio corpo é criado usando feltragem seca, e orelhas, patas e roupas - já molhadas.
A feltragem a seco é mais comum e é recomendada para iniciantes.
Ferramentas e materiais
Se falamos de feltragem a seco, o conjunto de ferramentas e materiais necessários será sempre o mesmo, independentemente do planeado. A lã em si deve ser áspera ou meio fina e deve ser tingida. Outra condição importante é que o material deve ser escolhido não fiado - o fio não é adequado para esta técnica. Linhas excessivamente finas podem ser danificadas pela agulha que está sendo usada, o que por sua vez pode levar a uma passagem. O material é apresentado nas lojas na forma de fita ou em forma de cartão.
Não se esqueça que durante o trabalho, o material encolhe significativamente e, portanto, uma quantidade suficiente de estoques deve ser adquirida.
Algumas artesãs decidem usar uma lã sem pintura mais barata chamada "tira" para a base e, em seguida, cobrem-na com material de alta qualidade. Esta opção não tem muito sucesso, uma vez que a fita não rola o suficiente, o interior do brinquedo torna-se macio e, portanto, não mantém a sua forma. Em geral, os especialistas recomendam a escolha de fibras grossas e grossas, pois são elas que têm a capacidade de cair mais rápido.
Lã de ovelha de feltro grosso é usada para incorporar idéias em estilo boho ou etno. O velo, que é um pequeno pêlo de ovelha, é utilizado principalmente para recheio ou como suporte na confecção de capas e tapetes. A lã de camelo permite criar brinquedos sem qualquer base. A lã de ovelha semi-fina é adequada para decorar peças pré-fabricadas. A lã de cabra angorá com efeito seda também é adequada para decorar peças já moldadas.
As agulhas para a confecção do feltro devem ser especiais: apresentar pequenos entalhes na parte inferior. Se você enfiar tal ferramenta na lã, as fibras começarão a aderir aos entalhes e, devido a isso, se entrelaçarão. As agulhas serão exigidas em diferentes espessuras. Via de regra, a feltragem começa com o uso de ferramentas grossas e depois muda para ferramentas mais finas. Na verdade, as agulhas grossas são necessárias para a própria feltragem, o que implica o processamento da lã, as médias permitem modelar e as finas são responsáveis por pequenos detalhes e ajustando os vestígios restantes.
As agulhas também podem ter seções diferentes, que diferem no número de raios - três ou quatro. As ferramentas triangulares são usadas para começar e as ferramentas estrela são usadas para acabamento. A escolha de produtos é melhor do que a produção no exterior. A escova de feltragem irá garantir a segurança das mãos da artesã e da superfície de trabalho.
Para economizar dinheiro, você pode substituí-lo por uma esponja de lava-louças padrão.
Durante o bordado, um pedaço de lã será colocado exatamente sobre essa superfície, após o qual será ativamente perfurado com agulhas. Além disso, vale a pena colocar um pedaço de viscose para evitar danos ao produto acabado nas cerdas. Você também pode usar dedais especiais feitos de couro ou borracha para proteger os dedos. Não devemos esquecer uma variedade de elementos decorativos: botões, miçangas, miçangas, fitas, rendas.
Para a feltragem úmida, além dos mesmos materiais, será necessária uma tela rígida, por exemplo, um véu ou mosquiteiro. Para maior comodidade, um tapete de feltragem especial e plástico bolha de ar podem ser úteis. Tanto na feltragem seca como na molhada, em princípio utiliza-se um inverno sintético, mas nem todas as artesãs têm uma atitude positiva em relação a isso. Este material é usado para criar volume e é coberto com lã não fiada.
Por onde começar?
Para entender exatamente como fazer um produto usando a técnica de feltragem, é melhor encontrar alguma master class simples na Internet e implementá-la. Por exemplo, pode ser um broche de flores feito em uma moldura. Para criá-lo, você precisará de materiais e ferramentas básicas: lã, agulhas finas e arame, cuja espessura é de 0,4 milímetros. Além disso, um pincel usado para a base, cola PVA, verniz acrílico, tesouras, contas com diâmetro de 7 a 10 milímetros, água com sabão e um prendedor de broche são úteis.
- Em primeiro lugar, a moldura de um broche em forma de folha é formada a partir do arame. Em seguida, um fio verde é perfurado com agulhas, ficando na base e sob a moldura. O tamanho da peça deve ser ligeiramente maior que o tamanho da folha. Virando a lã, o piercing deve ser repetido, pois o procedimento de beneficiamento é feito dos dois lados. As pontas das folhas são dobradas.
- A moldura de arame é colocada novamente sobre a peça de trabalho, e as bordas são formadas com agulhas, e a cor fica mais natural com a ajuda da lã verde escura. Para que as bordas entre as cores individuais não se destaquem muito, faz sentido passar a ferro a chapa.
- O pecíolo é formado pela colagem de um pedaço de lã torcida diretamente no fio. Em seguida, os ramos são formados a partir de um pedaço de lã branca, no meio da qual é colocada uma conta. A bola é mergulhada em um líquido com sabão e rolada nas mãos. Os fios que se destacam devem ser aparados com uma tesoura de unha. Cortando a parte superior da bola resultante, removendo a conta e criando 8 cortes, resultará em uma flor de lírio do vale. Os botões prontos são mergulhados em uma mistura de água e verniz acrílico.
- Para fazer lírios do vale, resta amarrar as folhas no arame, torcendo a lã se necessário e formando o miolo. Para uma fixação segura, cola é usada adicionalmente. No final, um galho acabado, uma folha e um fecho de broche são fixados.
Ao escolher uma técnica de feltragem úmida, você precisará de um sabonete líquido no qual as peças de lã serão mergulhadas. Portanto, esta solução é preparada em primeiro lugar: um pedaço de sabão é esfregado em um ralador com grandes orifícios e enchido com alguns litros de água recém fervida. Depois de misturar a substância, deve-se permitir a infusão por cerca de 2 horas. Em princípio, o uso de sabonete líquido não é proibido.
O trabalho em si será realizado em um plástico-bolha localizado com bolhas para cima. A primeira camada é a camada de base, em cima dela - o plano de fundo e, em seguida, a camada com a imagem. Todos eles devem ser finos, perpendiculares e sobrepostos. A peça de trabalho é tratada com água através de um aspersor, a seguir é coberta com uma rede e embebida em água com sabão. A uniformidade de impregnação será garantida por um rolo convencional. Por fim, tudo é esfregado à mão.
Veja as noções básicas de feltragem para iniciantes abaixo.