Batik: o que é, história e tipos de pintura em tecido
Muitas personalidades criativas que criaram muitas obras-primas sobre tela, que cegaram inúmeras figuras de argila, que criaram muitas composições temáticas em superfícies de madeira, estão prontas para mostrar seu dom em outras direções. Para alguns, será interessante trabalhar na técnica de scrapbooking, outros apreciarão a caligrafia e outros ainda irão se deliciar com o batique.
O que é isso?
Batik é um termo generalizado que implica várias maneiras de desenhar à mão em vários tipos de tecido. A técnica descrita é baseada no princípio da redundância. Em termos simples, no tecido é aplicada uma estampa cujo contorno é coberto por uma composição de reserva que evita que as tintas se espalhem pela superfície da base. Graças a esse recurso, os artesãos criam padrões de qualquer complexidade.
Como um separador de fronteira, uma composição especial do fixador é usada, que é chamada de reserva no mundo da arte. Os principais componentes de sua fabricação são gasolina, parafina e base água.
A técnica do batik é baseada no fato de que as partes constituintes da reserva, nomeadamente parafina, cola de borracha, resinas diversas, não permitem a passagem da composição corante. Para o trabalho em si, tecidos de algodão, seda, lã e sintéticos são usados como base do pano de trabalho. Na maioria das vezes, pessoas criativas tentam transformar roupas, por exemplo, camisetas ou jeans.
Para renovar guarda-roupas antigos, panos de cozinha e acessórios de trapos, a técnica da pintura à mão sobre tecido é considerada imprescindível, enquanto no batik existem vários tipos de performance que permitem trabalhar diferentes tipos de tecidos e tintas.
Ao criar uma obra-prima criativa, as naturezas artísticas são desenvolvidas ao máximo. A obra acabada é única, brilhante e inimitável. Vale destacar que muitos artistas que se dedicam profissionalmente à pintura em tecido conseguiram criar sua própria linha de roupas, que não é possível repetir.
História de origem
O berço da pintura em tecido pintado à mão é a ilha de Java. A própria designação "batik" significa literalmente "gotas de cera". A técnica de pintura apresentada é conhecida do povo indonésio há muito tempo. Muitos deles ainda enfeitam suas roupas, fantasias de parentes e utensílios domésticos de tecido com desenhos exclusivos.
Em princípio, a humanidade há muito se empenha na criação de imagens em telas de tecido. Vários métodos de aplicação de um material de tingimento a tecido eram conhecidos na Suméria e eram usados no Japão e no Peru. No Sri Lanka e em partes do continente africano, atenção especial tem sido dada à técnica de aplicação de tintas em tecidos.
Apesar de a tecnologia de desenhar imagens sobre a matéria ser familiar a diferentes povos, os mestres indonésios foram os primeiros a compreender as muitas subtilezas da tecnologia e alcançaram patamares sem precedentes no trabalho de tingimento. Em um curto período de tempo, eles conseguiram transformar o artesanato comum de interior em toda uma área de arte.
Os mestres não gastaram um único mês desenhando a imagem de uma tela. Alguns desenhos bastante complexos foram criados por artistas durante vários anos. E isso não tem nada a ver com a preguiça do mestre. Basicamente, tudo está vinculado aos estágios de preparação do material principal. Para começar, era preciso molhar e depois fervê-lo. O tecido branco como a neve, usado com mais frequência para criar obras-primas, precisava ser branqueado. Em seguida, um esboço foi aplicado ao tecido, ao longo do contorno do qual a cera foi processada.
Depois de secar, o artista pode começar a criar obras-primas coloridas. A última etapa do trabalho foi a secagem da tela. Devido ao longo e meticuloso processo de criação de desenhos, as roupas pintadas eram originalmente usadas apenas por aristocratas e representantes de famílias nobres.
Os mestres da ilha de Java não queriam que a técnica do desenho em tecido fosse esquecida após várias décadas. Por isso, eles repassaram os segredos da arte criativa para seus filhos. Os javaneses criativos já experimentaram tentar reproduzir os mesmos designs em tipos de tecido idênticos. Só não deu em nada. As obras acabadas tinham características semelhantes entre si, mas a diferença na execução do desenho por diferentes pessoas era claramente visível.
Naqueles tempos antigos, os mestres novatos do batik inicialmente usavam ornamentos florais, cuja execução não exigia muito trabalho. Depois de ganhar experiência, a tarefa de pintar em tecido deve ser complicada com imagens com padrões geométricos, para depois passar à execução de enredos de histórias mitológicas.
Historiadores científicos, após se familiarizarem e estudarem o surgimento da técnica do batique, argumentam que a partir das imagens aplicadas às roupas de uma pessoa, ficou claro a qual classe ela pertence. Ao mesmo tempo, era estritamente proibido redesenhar os padrões reais.
Mesmo no dote da futura noiva, deveria haver pelo menos uma coisa decorada com a técnica do batique. Podem ser cortinas, painéis, qualquer item de guarda-roupa. E, desde então, essa regra quase não mudou.
Hoje, os itens de guarda-roupa pintados à mão são especialmente populares entre os indonésios.Com o aumento da procura, as roupas começaram a ser feitas à venda com o objetivo de obter lucro. É importante notar que no século 17, o batik começou a ser exportado de Java para países europeus. Os europeus apreciaram o método de aplicação de imagens aos tecidos e, para simplificar o trabalho dos artesãos, inventaram uma unidade especial - um alfinete de batique. Ajudou a manter a cera líquida por um longo período de tempo.
E já em 1801, foi criado um dispositivo automático com cartões perfurados, graças ao qual uma pessoa podia criar telas com esboços de imagens prontos. Tal avanço desempenhou um papel significativo na história do batique, pois a técnica de execução começou a subir rapidamente os degraus do artesanato, e alcançou seu pico máximo de popularidade nos países do continente europeu no século XIX.
Visualizações
Batik é um nome genérico para a técnica de aplicação de várias imagens aos tecidos, o que implica vários métodos de execução, dos quais dependem os objetos utilizados e as etapas de trabalho. A peculiaridade de cada tipo distinto de batique é que o primeiro método é ideal para trabalhar com tecido sintético, o outro é indispensável para criar obras-primas em seda. Para que um mestre novato compreenda os meandros e nuances da obra, propõe-se estudar cuidadosamente cada tipo individual de técnica de pintura.
Batik quente
Este método usa uma composição de reserva à base de cera. É aplicado ao tecido por meio de cânticos. Ele penetra profundamente nas fibras da matéria e seca rapidamente, criando assim uma borda forte além da qual a composição de coloração não pode se espalhar. A cera em si, usada para bordar as imagens, é pré-derretida. As composições coloridas são aplicadas em várias camadas para que o esquema de cores da imagem fique claro e saturado.
A última etapa do trabalho é a retirada da massa de reserva. Na maioria dos casos, o método quente de desenhar um padrão é usado para pintar um tecido de algodão.
Batik frio
Um método adequado para criar imagens decorativas em seda. Para um trabalho de alta qualidade, é necessário o uso de corantes, feito à base de anilina. A composição de reserva usada para o processo a frio pode ser espessa ou líquida.
A consistência espessa sugere que sua composição é baseada em elementos de borracha. Na reserva líquida, a base é o componente gasolina. Nesse caso, a massa espessa é armazenada em tubos de bica fina, por onde a substância é aplicada no contorno do molde. A substância líquida é derramada no tecido usando um tubo de vidro especial.
Deve-se notar que o batik frio envolve o uso não apenas de uma composição de reserva incolor, mas também de substâncias coloridas. As tinturas são aplicadas ao tecido em uma única camada, por isso o master precisa ser o mais cuidadoso possível no processo.
Pintura grátis
Este tipo de batique é amplamente utilizado em tecidos de seda natural e fibras sintéticas. Os mestres usam tintas a óleo ou corantes à base de anilina como composições de coloração.
Knot batik
Uma forma bastante interessante e muito comum de realizar imagens inusitadas em tecido. O tecido é amarrado com vários nós, cada um dos quais sequencialmente amarrado com um fio. As tinturas são aplicadas por cima. Após a secagem completa, os fios são cortados e os nós desamarrados.
Batik shibori
O método apresentado de realização de imagens extraordinárias em tecido pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo sem um traço artístico, embora as notas criativas estejam presentes em cada personalidade individual.
O material preparado é inicialmente amassado, depois torcido, puxado e desenrolado. Após essas manipulações, a tela é imersa na composição do corante.Tendo desdobrado o tecido após a secagem, o executor do trabalho certamente ficará sem palavras. Desta forma, você pode tingir qualquer material de tecido, roupas, bolsas e muito mais.
Ferramentas e materiais
Apesar da aparente facilidade de fazer um desenho pictórico em tecido, o batik envolve o uso de uma variedade de ferramentas e materiais que devem estar presentes no arsenal do artista.
Tecido base
O material para pintura pode ser muito diferente, embora os tecidos naturais, como a seda, sejam os mais preferidos. É melhor para artesãos novatos usar materiais artificiais, por exemplo, chiffon ou crepe de chine... A tela escolhida para o trabalho deve primeiro ser lavada, depois fixada na moldura, esticando-a levemente.
Graças a isso, a composição do corante penetra profundamente nas fibras e tinge o tecido tanto quanto possível.
Maca
Infelizmente, este item não pode ser dispensado. Afinal, o tecido escolhido para o trabalho deve ser tingido esticado. A aparência das macas de Batik assemelha-se a molduras de janelas, onde há um chanfro em um lado do plano para que o tecido esticado não toque sua base. Se não houver sobrechassi, pode-se usar a moldura deslizante. Você pode comprar em uma loja especializada.
Uma vantagem importante do sobrechassi extensível é na capacidade de alterar o comprimento e a largura da área de trabalho. Artesãos experientes, altamente qualificados na técnica do batique, usam o arco.
Apenas a tensão sobre eles não é tão máxima quanto gostaríamos. Além disso, o pequeno tamanho do bastidor restringe significativamente as possibilidades do criador da obra-prima.
Pincéis
Para realizar trabalhos na técnica do batik, são consideradas as ferramentas mais importantes e básicas. Portanto, você não pode economizar neles. E não é desejável comprar conjuntos de escovas de tamanhos diferentes. Ao aplicar a composição de coloração, a ponta do pincel deve se mover suave e sutilmente ao longo da base da tela, e o formato irregular da pilha pode estragar a ideia artística.
O mesmo se aplica aos cabelos que emergem do feixe. Pincéis projetados para pintura em tecido são muito caros. Apenas os mestres terão que gastar dinheiro uma vez para concluir várias centenas de obras.
Composição de coloração
Voltando-se para qualquer boutique de arte, um mestre novato poderá se familiarizar com a variedade de cores destinadas ao batik. Só é melhor comprar tintas à base de acrílico e tintas solúveis em água. Além disso, os solúveis em água são muito mais adequados para tipos finos de matéria. As tintas acrílicas lembram guache em consistência e são usadas para trabalhar com tecidos densos.
Tubo de vidro
Uma ferramenta usada para reservar o contorno de um padrão em telas. Ao comprar um tubo de vidro, preste atenção ao diâmetro da bica. Quanto mais fino ele for, mais estreita será a faixa de separação entre as cores.
Parafina ou reserva de cera
Esses materiais são usados na execução de batik quente. Alguns mestres preferem trabalhar exclusivamente com uma substância cerosa, outros misturam com parafina. Isso ocorre porque a cera pura é muito difícil de limpar no final do trabalho. É impossível dizer com certeza quanta reserva será necessária para o trabalho.
Contornos
Normalmente, este material é usado para trabalho de batik frio. São adquiridos no mesmo local das composições corantes. Os contornos, como um material separado, são oferecidos aos mestres em várias variações de efeitos e cores.
Os profissionais aconselham não adquirir muitos tipos diferentes de contornos ao mesmo tempo. É melhor esperar que a musa venha e sugira uma ideia para a criação de uma obra-prima. Os contornos que ficam desnecessariamente por muito tempo, infelizmente, secam.
Cantando
Uma ferramenta projetada para trabalhar com cera líquida.
Botões
Usado para prender o tecido esticado ao quadro. Você pode comprar em qualquer papelaria. Eles podem ser de forma oblonga ou de metal com uma cabeça redonda. Nesse caso, você pode usar quaisquer fixadores que sejam convenientes para o próprio mestre.
Várias coisinhas
Neste caso, assumem-se lápis simples, uma paleta que permite misturar diferentes composições de cores, papel vegetal, uma borracha, canetas hidrográficas, graças às quais será possível contornar o padrão do padrão concebido, barbante ou normal fios que permitem criar batique com nós, álcool, secador de cabelo e água, de preferência sem impurezas.
Novo Artesanato
Hoje, as lojas de arte são constantemente reabastecidas com diversos materiais e ferramentas que facilitam o trabalho do mestre. As novidades apresentadas permitem tornar realidade as fantasias mais complexas do artista. Uma dessas inovações é marcador fantasma... Depois de aplicar a imagem ao tecido e processá-la com um composto de reserva e elementos de tingimento, o marcador evapora. Durável garras segurando a base em macasenquanto eles não danificam o tecido ou deixam buracos.
Os amantes da tecnologia irão apreciar o batik quente banho de vapor para cera com conexão elétrica... Para pessoas criativas que estão profissionalmente engajadas no batik, criou aerógrafo com uma série de recursos, permitindo que você pulverize a composição da tinta sobre a superfície do tecido em grandes quantidades. Uma característica distintiva do aerógrafo é a aplicação uniforme de tintas na superfície de trabalho. Após a secagem, não há manchas e estrias de gradiente no desenho acabado.
Técnica para iniciantes
Os artesãos iniciantes, assim como os que não tiveram uma educação artística, mas que querem se provar na arte, serão capazes de criar obras-primas extraordinárias usando o tipo mais interessante de técnica de batique para decorar linhos ou roupas.
E não é necessário ter uma oficina especial, basta fazer uma pequena área de trabalho em casa, onde ninguém vai interferir e não vai incomodar. Algumas horas de solidão permitirão que você crie um padrão incomum no tecido com suas próprias mãos.
Batik frio
A versão apresentada de pintura em tecido é indicada para pessoas com paciência, visto que o processo de trabalho em si é bastante trabalhoso e demorado. Os compostos que não devem ser aquecidos ou derretidos são usados como reserva.
Antes de começar a trabalhar, o assistente precisa criar um espaço de trabalho. O local deve ser bem ventilado, como varanda ou loggia. E tudo por causa dos vapores da reserva, que afetam negativamente o corpo humano.
Em seguida, você precisa preparar as ferramentas necessárias:
- lápis;
- reserva;
- tubo de vidro para aplicação de reserva;
- escovas colunares;
- botões com maca;
- tecido (seda será o mais adequado).
Tendo escolhido um desenho adequado, o mestre precisa transferi-lo para o papel, como um modelo. Todo o contorno da imagem deve ser fechado. A aplicação subsequente da reserva deve ser realizada sem demora, mas também sem pressa. Para evitar erros, sugere-se que você se familiarize com a sequência correta de ações.
- Inicialmente, a tela selecionada para o trabalho deve ser lavada, puxada para uma maca.
- Um agente de apoio é desenhado em um tubo de vidro e então aplicado ao contorno do esboço.
- Para aumentar o número de tons na paleta, você precisará diluir a mesma cor com diferentes quantidades de água. Você pode usar pequenos potes de iogurte ou copos descartáveis para criar grandes quantidades deles.
- Ao aplicar tintas, é importante aplicar inicialmente cores claras com uma transição suave para tons escuros.
- Depois de aplicar as tintas na superfície da imagem acabada, é necessário colocar um pouco de sal, deixar as tintas secarem, sacudir os grãos de sal e retirar a tela da maca.
- Terminada a pintura, retire o resto da reserva do tubo, caso contrário irá endurecer.
- Depois de um dia, o tecido deve ser fervido e lavado em água morna.
- Ao enxaguar, adicione um pouco de vinagre à água. Em seguida, esprema o material da água e passe-o a ferro.
Batik quente
Pintar em roupas do dia a dia não é apenas bonito, mas extremamente impressionante. Artistas que buscam transformar seu guarda-roupa devem dar uma olhada de perto na técnica do batik quente. Este método é muito conveniente, uma vez que não requer um trabalho árduo de coloração de peças individuais da tela. Muitas personalidades criativas, querendo ter coisas únicas que não tenham análogos, inicialmente compram o tecido, depois decoram a tela e depois costuram roupas com ela.
A única coisa que precisa ser feita com cautela é com a cera derretida. Para o resto, são utilizadas as ferramentas mais padrão. O tecido mais adequado para o trabalho é algodão, lã ou seda.
Uma etapa importante do trabalho é a preparação das ferramentas.
- matéria;
- estêncil de papel;
- tintas;
- Xícara;
- cantando;
- escovas;
- celofane e jornais;
- secador de cabelo e ferro;
- cera.
Antes de começar a criar uma obra-prima, o mestre precisa vestir um uniforme de trabalho.
- Primeiro você precisa cantar. Assemelha-se a um regador em miniatura com um bico fino. Embora seja muito mais conveniente usar pincéis com cerdas finas, graças aos quais acaba por aplicar até gotas na tela. E só depois é usada a composição de coloração.
- Mais tintas são aplicadas... Se necessário, você pode reaplicar a cera em algumas áreas da superfície de trabalho e pintar com outras tintas.
- Depois que a tinta secar, remova a cera. Para fazer isso, você precisa colocar a tela em um papel de jornal e passá-la a ferro. Em seguida, troque a folha de jornal e passe a ferro novamente.
Este procedimento deve ser realizado até que a reserva de cera seja totalmente eliminada.
Pintura grátis
A pintura livre com imersão em soro fisiológico é considerada a mais comum atualmente. A peculiaridade da técnica reside no fato de que o tecido esticado deve ser saturado com um líquido salino, após o que é aplicada uma composição de coloração. Desenhar tamanha beleza é um prazer, já que o resultado final irá agradar até mesmo aos artistas mais exigentes. Para compreender os meandros da pintura livre, propõe-se estudar várias opções para a sua execução. Primeiro você precisa preparar os acessórios de trabalho:
- corantes à base de anilina;
- sal líquido;
- pano de seda;
- esboço;
- escovas;
- lápis.
Em primeiro lugar, os iniciantes irão preparar um líquido salino. Para fazer isso, você precisa tomar algumas colheres de sopa de sal e diluir em um copo de água quente. Mas aqui há uma nuance importante - o líquido quente deve ser despejado em um recipiente de esmalte ou vidro, para que seja mais conveniente mexer, e então aplicado no tecido. Em seguida, com um lápis, é feito um esboço da imagem preparada na tela.
- No primeiro caso deve estar familiarizado com pintura úmida. Antes de iniciar o trabalho, o tecido é embebido em água salgada, e então, sem esperar, até que o tecido seque, eles começam a trabalhar. Aliás, mesmo para diluir os corantes, deve-se usar água salgada. Ao desenhar, use um pincel largo e faça pinceladas grosseiras com ele. Graças a isso, o desenho receberá um desenho inusitado.
- Neste caso, deve-se pintar sobre matéria semi-seca. Enquanto a seda ainda está ligeiramente úmida, aparecem cristais de sal sobre ela, devido aos quais a composição do corante aplicado não se espalha em diferentes direções, embora um traço brilhante permaneça do pincel,que depois de um tempo se arrasta um pouco. Este método é ideal para criar uma imitação de contornos naturais.
- A terceira maneira é trabalhar com matéria seca. Depois que o tecido está seco, ele fica crocante e a matéria corante se espalha apenas levemente em sua superfície. O procedimento de desenho deve ser continuado aplicando traços raros.
Ideias originais
Hoje, todo artesanato, como tricô ou bordado em tecido, é muito caro. O mesmo se aplica às telas criadas com a técnica do batik. O criador de uma obra-prima colorida coloca muito esforço e tempo em suas obras de arte, não importa se vale a pena falar sobre materiais e ferramentas.
Mas apesar do fator de alto custo, cada pessoa com muito prazer comprará uma camiseta ou um lenço com estampa "feita à mão".
No primeiro caso, propõe-se considerar uma tela acabada realizada na técnica do batik frio. Cada pincelada é acompanhada por uma transição suave dos tons escuros para os claros. Um exame atento revela uma linha clara da composição da reserva, devido à qual existem limites em cada elemento da imagem. A parte de fundo do lenço é executada nas mais inusitadas e suaves transições de cores claras da paleta, com a qual o artista trabalhou por mais de uma hora.
Pessoas sem educação artística não serão capazes de dizer a diferença entre as técnicas de batique quente e frio. Isso só pode ser feito por mestres experientes em seu ofício. Neste caso, propõe-se considerar uma versão do desenho, desenhada na técnica do batik quente. Seu principal diferencial está na possibilidade de utilizar as mais finas linhas de cera, que dificilmente se notam na pintura acabada.
A terceira versão do trabalho é feita em técnica livre. E isso pode ser visto a olho nu. Olhando para a flor, a silhueta do artista surge imediatamente no pensamento, que aplica as composições coloridas à tela com pinceladas bem definidas. E a solução salina usada no trabalho só ajuda a criar transições suaves entre cores de tonalidades semelhantes.
A parte mais difícil neste caso foi retratar o equilíbrio da água entre as ondas ao longe e a calma em primeiro plano.
No próximo vídeo você poderá se familiarizar com os segredos do trabalho de um artesão experiente na hora de criar uma pintura.