Tudo sobre dobradura de íris para crianças
A pedagogia hoje agrada aos pais com vários métodos de desenvolvimento e educação. As crianças modernas se familiarizam com as técnicas de modelagem e apliques praticamente desde o berço, e é cada vez mais difícil surpreendê-las com as técnicas convencionais.
O dobramento da íris para crianças é uma atividade interessante e emocionante que promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas.
Qual é essa técnica?
A dobradura de íris para crianças teve origem na Holanda. A técnica é considerada uma das variedades de apliques que surgiram há mais de 70 anos.
Apesar de um longo período de existência, na Rússia, a dobra da íris apareceu não há muito tempo; no entanto, ela conseguiu interessar não apenas aos pais de crianças em idade pré-escolar, mas também aos professores do jardim de infância... A técnica é frequentemente usada em sala de aula para tipos de criatividade fora do padrão, revelando seu impacto positivo nas crianças.
Vantagens do dobramento da íris para o desenvolvimento infantil:
- consolidação de habilidades no manuseio de tesouras;
- desenvolvimento de precisão;
- desenvolvimento do gosto e capacidade de combinar cores diferentes no trabalho;
- desenvolvimento de habilidades motoras finas;
- promover um senso de beleza e o desenvolvimento da fantasia;
- desenvolvimento de habilidades no trabalho com diversos materiais, inclusive naturais;
- consolidação das habilidades de contagem.
Usando esta técnica de aplicação, as crianças ficam felizes em criar fotos e cartões postais que encantam com a riqueza de cores e volume. Dobrar íris significa “dobrar arco-íris”. Este conceito está associado a duas características inerentes ao estilo. Em primeiro lugar, a imagem acaba sendo um arco-íris e brilhante e, em segundo lugar, sua aparência se assemelha à íris do olho ou ao diafragma de uma câmera.
Assim, a principal característica do aplique neste estilo é a presença de um esquema composto por um quadrado, no qual quadrados menores são, por sua vez, inscritos.
Os lados da figura são numerados. Ao mesmo tempo, o arranjo das formas geométricas cria cantos, que posteriormente são preenchidos com papel colorido, papel de rascunho, fitas de cetim, tecido, folha, materiais improvisados ou naturais.
Deve-se notar que além do quadrado, triângulos e polígonos podem ser tomados como a base do esquema. Ao trabalhar com crianças em idade pré-escolar, os educadores preferem formas simples, como um quadrado ou triângulo.
Ao preencher o esquema com materiais coloridos, aparece uma imagem tridimensional, que deve ser modelada. Esta forma denota qualquer modelo, por exemplo, na forma de um coração, uma figura de animal, uma folha, etc. O modelo base é cortado em papelão grosso com uma faca de escritório e, em seguida, anexado ao próprio diagrama. Após a conclusão do trabalho, o lado avesso é fechado com outra folha de papelão.
O dobramento da íris não requer nenhuma habilidade especial e pode ser realizado usando esquemas prontosvendidos em papelarias e salões de arte ou na Internet. Além disso, os diagramas podem ser desenhados com sua própria mão, munidos de um pedaço de papel em uma gaiola, uma régua e uma caneta.
Artesanato simples
Crianças em idade pré-escolar a partir de 5 anos podem lidar com figuras simples usando a técnica de dobra do arco-íris e, às vezes até mais cedo, com a habilidade da criança de cortar papel colorido em tiras ao longo das linhas e a presença de perseverança. Você também pode trabalhar com crianças com material natural, por exemplo, folhas secas de outono, no entanto, existe um alto risco de danificar as listras do arco-íris.
Antes do trabalho, preparamos as ferramentas necessárias:
- papel colorido;
- tesoura;
- uma folha de papelão;
- esquema pronto;
- Cola PVA;
- Fita dupla face;
- lápis.
Uma master class detalhada ajudará de uma forma acessível e simples a explicar a tarefa às crianças e a realizar um trabalho passo a passo e sem erros nesta técnica. Devemos começar pela preparação das futuras partes de nossa criatividade, que é realizada por nossas próprias mãos, sem a participação de pré-escolares.
O algoritmo de trabalho de um adulto é o seguinte.
- Imprimimos diagramas com quadrados dobráveis iridescentes em forma de coração.
- Cortamos o esquema.
- Preparando modelos. Para fazer isso, você precisa pegar uma folha de papelão grosso e dobrá-la ao meio. Em uma das metades, no meio, coloque o desenho de coração recortado e circule-o.
- Usando uma faca de escritório ou uma tesoura fina, corte o coração de um papelão. A própria figura não será mais útil para nós, ao contrário de uma folha de estêncil de papelão.
- Usando clipes de papel, instalamos o diagrama na parte frontal do modelo de papelão de modo que os quadrados do arco-íris com dobra da íris apareçam no orifício para o coração.
- Desenhamos folhas de papel colorido em tiras de 3,5 cm de largura.
Se você não encontrou um esquema pronto ou apenas quer se sentir confortável com esse tipo de criatividade do zero, você mesmo pode desenvolver um esquema.
Isto exige:
- pegue um pedaço de papel em uma gaiola e desenhe um quadrado, cada lado com 10 cm;
- numere no sentido horário os lados do quadrado;
- de cada lado do quadrado contamos 1,5 cm e desenhamos um quadrado inscrito, que forma um ângulo com a figura principal;
- numere os lados;
- do quadrado menor, também contamos 1,5 cm de cada lado e desenhamos outro quadrado, de área menor;
- vale a pena numerar os lados no sentido horário;
- continuamos a desenhar os quadrados inscritos;
- a última forma, menor, é centralizada.
O circuito está pronto e parece uma abertura de câmera. As formas geométricas parecem dobradas em espiral.
É aqui que termina o trabalho preparatório de um pai ou educador e começa a empolgante criatividade das crianças. O algoritmo de ações da criança será o seguinte.
- O pré-escolar escolhe as cores de papel que gostaria de combinar em um trabalho.No nosso caso, precisamos de três cores diferentes.
- Cortamos as folhas de papel colorido selecionadas em tiras, previamente desenhadas por um adulto.
- Dobre as tiras ao meio no sentido do comprimento.
- Começamos traçando no diagrama com o número "1".
- Continuamos sobrepondo as listras alternadamente. 3 tiras se encaixam em 2, 2 em 1, etc.
- Fixamos cada tira com fita ou cola em ambos os lados de um molde de papelão. Se as tiras forem muito longas, suas bordas serão cortadas.
- Revestimos a outra metade do papelão com cola PVA, aplicamos e fechamos.
- Vire e suavize a imagem resultante.
A partir da imagem finalizada, você pode fazer um artesanato independente ou diversificar o cartão postal colando-o na frente.
Observe que o mais simples para uma criança executar são pinturas grandes o suficiente com um pequeno número de cores (2-3) e um pequeno número de formas geométricas inscritas.
Esses artesanatos incluem uma árvore com um diagrama composto por triângulos inscritos, uma folha de bordo, imagens de frutas, ovos de Páscoa e outras figuras que não têm curvas sutis.
Exemplos de
A delicada imagem de um cisne é feita de três tipos de papel, incluindo papel de embalagem. Uma conta-olho é usada como elemento de acabamento.
Um filhote de urso brilhante feito de tons pastel de papel colorido espesso inclui quatro cores e é criado usando o esquema com triângulos inscritos.
Um ovo de Páscoa arco-íris dobrável tornou-se um elemento brilhante do cartão. O padrão de losango inscrito é mais sutil na dobra do arco-íris, enquanto as flores de fita e a decoração central complementam o cartão-postal requintado.
A dobra de peixes arco-íris é ótima para iniciantes. Um pequeno número de detalhes ajudará a criança a não cometer erros e a fazer o trabalho por conta própria.
O cartão de Natal em forma de sino é feito de papel de embrulho brilhante em vários tons, mas unido por um padrão. Contas brilhantes e decoração de papel de veludo tornaram-se uma boa adição.
Você também pode aprender a criar artesanato usando a técnica de dobra da íris no próximo vídeo.