Íris dobrável para iniciantes
Iris Folding é a arte de organizar tiras coloridas de papel em uma ordem específica e é traduzido como "dobradura de arco-íris". Os holandeses criaram imagens incomuns de maneira semelhante em meados do século passado. Com o tempo, essa técnica agradou muitas pessoas criativas de diferentes países. Não requer muito investimento e talento especial, e o resultado é uma arte impressionante e brilhante.
Características da técnica para iniciantes
A técnica do dobramento da íris impressiona pela simplicidade de execução, pela disponibilidade de material e pela beleza de uma imagem original, criada por você mesmo. Opções simples de produtos estão sujeitas até mesmo a crianças de 5 a 6 anos e, à medida que envelhecem, as tramas de artesanato se tornam mais complicadas. Para muitos adultos, a fascinante arte de dobrar Iris se tornou um verdadeiro hobby.
Para criar um cartão postal ou mural, você precisa de modelos. É fácil fazer você mesmo, mas você pode pegá-los emprestado na Internet. Além disso, a imagem é realizada usando fitas de papel multicoloridas dispostas em um ângulo na forma de uma espiral. Para o produto, você pode escolher qualquer tipo de papel - brilhante, com base aveludada, ondulado ou criado especificamente para a técnica da íris. Atualmente, além das tiras de papel, as artesãs utilizam blanks de tecido, fitas de cetim e couro.
Essa técnica dá à foto uma aparência mais expressiva e sólida.
O próprio processo pode ocorrer de duas maneiras:
- após a colocação em espiral das tiras, o centro permanece vazio e é selado com um pedaço de papel ou pano;
- na versão final, o meio é totalmente preenchido.
O desenho acabado é frequentemente complementado com outros elementos decorativos - laços, miçangas, brilhos.A técnica de dobragem da íris é usada para decorar cartões postais, álbuns de fotos, cadernos ou criar pinturas originais para decorar o interior.
Modelos
Você mesmo pode criar um modelo, para isso você precisa de um lápis e uma folha de papel em uma gaiola. Para iniciantes, é melhor escolher uma forma simples e compreensível - um quadrado, um círculo, um retângulo, um triângulo. Como exemplo, vamos pegar um quadrado e desenhar nele uma figura semelhante, um pouco menor, depois ainda menor e mais ... Até que todo o estêncil, como uma boneca aninhada, seja preenchido com figuras quadradas localizadas uma em uma. O passo entre as linhas pode ser qualquer - de 10 a 20 mm.
As artesãs mais experientes fazem padrões complexos para criar um padrão específico. Em tais diagramas, a ordem de disposição das listras é numerada e, às vezes, a cor de cada branco é indicada.
Master classes simples
Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir sobre o tema do artesanato - um cartão de ano novo, parabéns do casamento, um painel na parede. Em seguida, prepare tudo o que você precisa para a criatividade, incluindo um molde pré-fabricado e um fundo que ajuda a evitar que a mesa seja cortada com uma faca de escritório.
Para o trabalho, você precisará de:
- papel de cores diferentes;
- papelão de fundo;
- tesoura;
- Régua e lápis;
- clipes de papel;
- fita adesiva ou cola;
- faca de papelaria.
Para artesãs iniciantes, sugerimos o uso de formas geométricas simples para criatividade. Aqueles que os consideram muito enfadonhos podem escolher imagens simples - uma espinha de peixe, uma maçã, uma coruja, um coração.
A aplicação é feita passo a passo da seguinte forma.
- As tiras do comprimento indicado no diagrama são cortadas. A largura da faixa deve ser 2,5 vezes o passo especificado. Não se esqueça da mesada - deve ser feita 2 centímetros de todos os lados.
- As listras cortadas são dobradas ao meio em todo o seu comprimento.
- É hora de preparar a base. O cartão de fundo é dobrado ao meio, em forma de postal.
- Com a ajuda de um molde, uma forma, por exemplo, um círculo ou um coração, é cortada com uma faca de escritório. Para cortar com perfeição, sem erros, o papelão com o gabarito é fixado com clipes de papel.
- Além disso, as listras são dispostas no lado obscuro de acordo com o esquema, alternando cuidadosamente os tons. As primeiras fitas são fixadas com fita adesiva ou cola de lápis na base, todos os blanks subsequentes são fixados na base e as fitas anteriores.
No último estágio, a parte emborrachada da embarcação é lacrada com papel de veludo ou um pedaço de tecido, e a parte frontal é decorada com elementos adicionais ou você pode deixar como está.
Aqui estão alguns exemplos de artesanato fáceis de serem feitos por artesãs novatas.
árvore de Natal
Feito à mão na forma de um cartão postal elegante, será um maravilhoso complemento para um presente para uma pessoa querida. Tal gesto é feito com amor, uma atitude gentil é enfatizada e não passa despercebida por aquele a quem se destina.
Assim, para o cartão postal, é preparado um papel de 3 cores e realizadas as seguintes ações.
- O papel de todas as tonalidades preparadas é cortado em tiras de 3 cm de largura.O número de tiras se tornará claro no decorrer da ação, portanto, você não deve estocar muitos detalhes, os espaços em falta sempre podem ser reabastecidos.
- As fitas cortadas são dobradas ao meio no sentido do comprimento.
- Em seguida, são cortadas e dobradas tiras de tons adequados para o tronco.
- O esboço de uma árvore de Natal é aplicado sobre o papelão e recortado com uma faca de escritório.
- O modelo de recorte impresso é conectado à placa de papelão com grampos.
- As primeiras tiras são aplicadas no cano e fixadas com cola.
- Então, de acordo com o esquema, os detalhes da própria árvore são apresentados. O esquema de cores da árvore é selecionado de acordo com o gosto do mestre.
Produto de tecido
O artesanato têxtil é mais volumoso e original. Um painel ou quadro feito de tecido na técnica de dobradura da íris pode decorar a parede de qualquer ambiente. Para criar um painel têxtil, você deve preparar:
- Pedaços de tecido multicoloridos;
- papelão grosso;
- tesouras e uma faca de papelaria;
- fita e lápis;
- modelo preparado.
Tendo preparado tudo que você precisa, eles começam a trabalhar:
- uma moldura é cortada de papelão;
- o modelo e a moldura são conectados com clipes de papel;
- o material é cortado em tiras de 45x10 cm;
- seguindo cuidadosamente o esquema, coloque as tiras e fixe-as com fita adesiva;
- o produto acabado é virado para a frente para selar o avesso com papelão;
- se desejar, o painel pode ser decorado com strass, miçangas, miçangas.
Um produto feito de couro ou tecido de veludo ficará especialmente original. Ao realizar o trabalho com peças têxteis, você precisa levar em consideração algumas das nuances.
- É mais conveniente trabalhar com tecidos densos - cetim, veludo servem. Se houver necessidade de um material fino, cada tira dentro dessa fita deve ser colocada com papelão para adicionar volume ao futuro painel.
- As tiras dobradas longitudinalmente devem ser bem alisadas com um ferro.
- Para fazer o desenho final da espiral no sentido horário, ao fazer um gabarito, o desenho é realizado na direção oposta.
Apenas ordenadamente, estritamente de acordo com o padrão, a espiral disposta pode parecer perfeita
Belos exemplos
Com a ajuda das técnicas de "dobragem do arco-íris", não só são realizados artesanatos infantis, mas também trabalhos sérios que reivindicam uma obra de arte. Isso pode ser verificado examinando-se os produtos de artesãs talentosas.
- Usando a técnica de dobramento da íris, foi feita uma pintura a partir de um retrato fotográfico. Essa decoração será um presente inestimável para o dono da foto e uma bela decoração do quarto.
- Você pode decorar um álbum de presente com flores volumosas em um vaso ou colocá-lo em uma moldura e pendurar na parede como uma pintura original.
- O retrato da menina saindo é feito de tecido marrom monocromático.
- Natureza morta original com peras.
- Uma pintura com um bule feito de fitas dobradas pode ser a decoração da cozinha.
- Um postal com leque é uma solução simples e original.
- Presente de casamento DIY.
A técnica de dobramento da íris é útil para adultos e crianças. Ela desenvolve atenção, perseverança, paciência, ensina precisão, permite revelar totalmente seu potencial criativo.
Para aprender a fazer um cartão postal usando a técnica de dobra da íris, veja o próximo vídeo.