Como remover a hena do cabelo?
O uso de tinturas capilares naturais não perde sua relevância com o passar dos anos. Henna é o tipo mais popular de tintura natural e torna o cabelo vibrante e brilhante. Mas apesar das vantagens óbvias, a tinta ainda tem desvantagens, sendo a principal delas a dificuldade de remoção do produto dos cabelos. Porém, com uma abordagem competente e observando algumas regras, é perfeitamente possível lavar a hena, bastando ter paciência e seguir à risca as recomendações.
Características do corante
Henna é um pó da cor do pântano feito das folhas de Lawsonia, uma planta que cresce no Oriente Médio e no Norte da África. Na composição das matérias-primas vegetais, há grande presença de óleos essenciais, ácidos orgânicos, vitaminas C e K e componentes resinosos. Graças à presença de pigmentos naturais, a hena é capaz de tingir o cabelo em tons de laranja brilhante, vermelho e castanho-avermelhado. Uma característica importante da hena é o seu efeito suave na estrutura do cabelo: durante o tingimento, não destrói o pigmento nativo, apenas o envolve, formando uma película superficial. Isso leva a um espessamento da estrutura do cabelo e a um aumento de seu volume.
No entanto, esse efeito também tem seu lado negativo. Como resultado da ação envolvente do pigmento da planta, outros compostos não conseguem penetrar no cabelo e mudar sua cor. Portanto, as dificuldades em lavar a hena ou repintar o cabelo com uma cor diferente são frequentemente a razão para a recusa de usá-la em favor de outros produtos menos benéficos para a saúde do cabelo.
Além disso, apesar do efeito positivo da henna na estrutura dos cachos, não se deve deixar levar por ela. Isso se deve ao fato de que a exposição constante aos ácidos orgânicos ao longo do tempo leva à fragilidade excessiva do cabelo e dificulta significativamente a tarefa de lavagem do pigmento de coloração.
Razões para retirada
Apesar do poderoso efeito curativo do corante natural, muitas vezes surgem situações em que ele precisa ser lavado com urgência. Isso acontece quando você obtém uma cor de cabelo excessivamente avermelhada, e às vezes laranja rica, cujo brilho não estava incluído nos planos. Esse motivo é o mais popular, já que muitas vezes o tingimento de henna dá um efeito de cor bastante inesperado. A segunda razão é o desejo de repintar com uma cor diferente, e na presença de hena no cabelo, isso é bastante problemático.
Nesse caso, a lavagem do pigmento natural é um procedimento obrigatório, uma vez que a nova composição não conseguirá penetrar na estrutura interna do cabelo devido ao filme superficial. Além disso, se a hena não for completamente lavada e permanecer no cabelo, mesmo em pequena quantidade, então o tingimento com uma composição diferente pode levar ao aparecimento das sombras mais inesperadas - do carmesim ao verde. Pelas mesmas razões, a hena é lavada antes de fazer um permanente, pois caso contrário cachos espetaculares não funcionarão e a estrutura do cabelo será significativamente afetada.
Quanto tempo dura a henna?
Henna contém uma grande quantidade de tanino, que penetra profundamente na estrutura do cabelo e reage com a queratina nele contida. Como resultado desta combinação, o tanino ganha a capacidade de permanecer no cabelo por muito mais tempo. Em média, a hena pode permanecer no cabelo por cerca de 6 meses, o que é um período bastante longo e distingue o pigmento natural favoravelmente dos tônicos e corantes sintéticos. No entanto, a solidez da cor não é a mesma para todos os tipos de cabelo e depende de sua estrutura, cor nativa, intensidade da cor e frequência da lavagem. Portanto, é melhor remover o pigmento natural nas primeiras semanas após a coloração, após o que será muito difícil removê-lo dos cachos.
Você também deve compreender imediatamente que não se limitará a uma ou duas lavagens. Para remover completamente o pigmento, você precisará lavar o cabelo diariamente, usando vários produtos, por vários dias.
Como se lavar?
Se o tingimento do cabelo não conduziu ao resultado desejado e foi decidido lavar a hena, então o maior efeito pode ser obtido lavando a cabeça quatro vezes com qualquer shampoo imediatamente após o tingimento. Esse procedimento de emergência ajudará a remover parcialmente a ruiva e dará ao cabelo um tom mais natural. No entanto, você não deve se gabar sobre isso, já que provavelmente não será capaz de se livrar completamente do pigmento natural e lavar o cabelo da mesma cor. Isso exigirá uma série de procedimentos envolvendo o uso de drogas profissionais e remédios caseiros.
Usando ferramentas profissionais
As preparações profissionais para a remoção da hena são ácidas e louras. Os primeiros removem a tintura com mais suavidade e não prejudicam a estrutura do cabelo, enquanto os segundos incluem pó descolorante, xampu, água, um agente oxidante e não só lava a hena, mas também clareia visivelmente a cor natural . Abaixo estão as ferramentas profissionais mais populares que podem ser usadas não apenas no salão, mas também de forma independente em casa.
- Backtrack Pickling Shampoo da coleção de cosméticos Paul Mitchell é capaz de remover o pigmento natural de uma só vez. A alta eficiência do medicamento se deve ao efeito combinado do removedor, neutralizador e base protetora que acompanham o kit. Antes do uso, os dois primeiros componentes são misturados em partes iguais, após o que são aplicados nos cabelos e deixados por 20 minutos.Em seguida, é aplicado um agente protetor, aguarde mais um minuto, após o qual os cabelos são lavados em água corrente. Este remédio é um dos mais fortes de todas as amostras do mercado e permite que você se livre dos cabelos ruivos rapidamente sem danificar a estrutura do cabelo. A única desvantagem do shampoo Backtrack é seu preço considerável.
- Removedor de Emulsão Nexxt Color System tem um efeito muito suave nos cabelos e atua como uma excelente alternativa aos produtos louros. No entanto, ao contrário do medicamento anterior, você não deve esperar um efeito rápido dele. A emulsão destina-se ao uso repetido, com correção gradativa de cor.
- Emulsion Kapous Decoxon é especializada na remoção de tintas naturais e sintéticas e é capaz de remover cabelos ruivos de uma só vez. O ajuste posterior da tonalidade exigirá várias outras aplicações; no entanto, a cor laranja brilhante desaparecerá após a primeira aplicação. O conjunto é composto por duas garrafas.
- Removedor de cor posterior da italiana Nouvelle também consiste em dois frascos e é capaz de realizar a remoção total ou parcial do pigmento. E embora várias aplicações sejam necessárias para remover completamente a hena, o efeito na estrutura e na condição do cabelo será muito macio e suave.
- Cor da Emulsão DESLIGADA da empresa russa "Estel" inclui 3 componentes: um redutor, um catalisador e um neutralizador. A composição remove com eficácia a cor avermelhada sem destruir o pigmento natural e sem clarear os cabelos.
Métodos tradicionais
No entanto, a hena pode ser eliminada não apenas com formulações profissionais, mas também com remédios caseiros. Como regra, a maioria dos métodos tradicionais requer um uso mais prolongado, mas o efeito negativo no cabelo é mínimo. Remédios mais eficazes e populares para se livrar da cor vermelha em casa são apresentados a seguir.
O vinagre de mesa é considerado bastante eficaz e ajuda não apenas a remover as ruivas, mas também torna o cabelo macio e sedoso. Para preparar a solução, coloque 4 colheres grandes de essência de vinagre em um balde com 10 litros de água morna e misture bem. Em seguida, por um quarto de hora, o cabelo é mantido nesta composição, após o qual é lavado com xampu e enxaguado novamente com solução de vinagre. Porém, não é recomendado o uso para enxágüe de um produto já usado no qual o cabelo foi umedecido, uma nova solução deve ser preparada.
Ao usar este método, tenha muito cuidado para não deixar a solução de vinagre em seus olhos. Se, no entanto, isso aconteceu, você precisa enxaguar imediatamente a membrana mucosa do olho com água fria corrente e continuar a ter mais cuidado.
Ao final do procedimento, é aplicado um bálsamo nos cabelos, após o qual é seco naturalmente, sem o uso de secador.
O sabão em pó é a maneira mais acessível e inofensiva de se livrar da ruiva. O efeito clareador do sabonete se deve ao seu ambiente alcalino, com o qual as escamas do cabelo se abrem e o pigmento colorido é gradualmente removido. Para remover a hena, o cabelo molhado é generosamente ensaboado, deixado por 10 minutos e depois enxaguado em água corrente. A seguir, uma máscara nutritiva é aplicada e seca de forma natural. O procedimento é repetido a cada 3 dias até que a coloração avermelhada desapareça completamente.
O creme de leite não apenas remove com eficácia a cor vermelha, mas também elimina o amarelecimento. Para fazer isso, pegue um creme azedo morno com alto teor de gordura e aplique no cabelo em todo o comprimento. Após 50 minutos, os cachos são lavados com shampoo para cabelos oleosos e enxaguados com água morna.
O Kefir também tem efeito clareador e pode clarear a cor vermelha em vários tons. Para isso, um copo de kefir gorduroso é aquecido levemente, aplicado nos cabelos, colocado uma touca de polietileno e enrolado em uma toalha. Após uma hora e meia, a cabeça é lavada com shampoo para cabelos oleosos, após o qual é enxaguada e seca.Para potencializar o efeito, a seguinte mistura é preparada: 2 colheres grandes de refrigerante e a mesma quantidade de vodka são adicionadas a 200 ml de kefir, a seguir a composição resultante é aplicada no cabelo, colocado em um chapéu ou bolsa, isolado e deixado por uma hora. Em seguida, o cabelo é lavado, a máscara nutrida é aplicada e seca sem o uso de secador.
As cebolas também são uma forma bastante acessível de remover a hena, no entanto, devido ao seu cheiro específico, elas não são usadas com tanta frequência. Para clarear os cabelos ruivos escuros, descasque a cebola e esprema o suco ou bata no liquidificador até obter um mingau homogêneo. Em seguida, a mistura resultante é aplicada ao cabelo ao longo de todo o comprimento e deixada por 5-10 minutos.
Após o tempo especificado, recomenda-se lavar a cabeça com um shampoo perfumado e, em seguida, aplicar uma máscara com mel ou com gema e fermento nos cabelos.
O álcool também é bom para remover a hena do cabelo, revelando as escamas e neutralizando o pigmento natural da cor. O procedimento é o seguinte: os cabelos secos são abundantemente umedecidos em álcool 70% e mantidos por 5 minutos. Além disso, sem lavar o álcool, óleo de rícino ou bardana é aplicado aos cachos, coloque uma tampa de plástico e isole com uma toalha. Após algumas horas, a mistura de óleo-álcool é lavada com um shampoo para cabelos oleosos e, em seguida, a cabeça é enxaguada.
No entanto, os óleos também podem ser usados puros. Para isso, o cabelo é untado com uma mistura de óleos de oliva e bardana, misturados em partes iguais, coberto com papel celofane e enrolado em uma toalha. O aquecimento adicional dos cachos com um secador de cabelo ajudará a intensificar o efeito.
Após 2 horas, a máscara é lavada com shampoo e o cabelo é enxaguado com vinagre diluído.
O café moído também corrige a tonalidade e remove o excesso de vermelhidão. Ele, é claro, não conseguirá neutralizar a hena, mas certamente conseguirá pintar com eficácia sobre uma cor brilhante. Para uma repintura mais eficaz dos cachos, o café solúvel é misturado com hena negra na proporção de 2: 1, depois é aplicado no cabelo e deixado por 15-30 minutos. O tempo de tingimento depende da cor desejada e da estrutura do cabelo.
Uma máscara de fermento não só remove a hena do cabelo, mas também fornece um suporte poderoso. Para preparar adequadamente a composição, é necessário misturar um pacote de fermento cru com uma garrafa de kefir, misturar e deixar inchar. Na ausência de fermento cru, pode-se usar fermento seco, na proporção de 8 g por 200 ml de kefir. Depois que a mistura inchar o máximo possível, ela é aplicada nos cachos e deixada por 2 horas.
Você pode fazer este procedimento diariamente e continuar até que a hena seja completamente removida.
Se não houver kefir em casa, você pode usar outra receita. Para prepará-lo, uma colher de chá de açúcar é misturada com a mesma quantidade de fermento seco e colocada em um copo de água morna. Depois de meia hora, a mistura é aplicada nos cachos, colocada uma tampa de celofane e enrolada em uma toalha. Após 40 minutos, lave a máscara com shampoo e enxágue os cabelos. A julgar pelos comentários, levará 2 semanas para se livrar completamente da ruiva.
A pimenta vermelha também é capaz de neutralizar o pigmento de gengibre. Para isso, os frutos são infundidos com vodka ou álcool, após o que a composição resultante é esfregada nas raízes e distribuída ao longo de todo o comprimento do cabelo. Após 20 minutos, lave os cabelos com shampoo, enxágue bem e aplique o bálsamo.
Adendo
Uma vez que produtos bastante agressivos são freqüentemente usados para remover henna, o cabelo tingido precisa de cuidados cuidadosos. Para restaurar rapidamente a estrutura dos cachos após a lavagem, é aconselhável seguir uma série de recomendações.
- É proibido escovar os cabelos molhados.
- Devido ao fato de que a decapagem geralmente tem um efeito de ressecamento no cabelo, as pontas duplas devem ser constantemente aparadas.
- É proibido o uso de água clorada durante os procedimentos.
- Após a lavagem, recomenda-se enxaguar os cachos com um bálsamo condicionador ou uma decocção de ervas.
- A secagem dos cabelos após a lavagem e as medidas de restauração devem ser feitas de forma natural.O uso de secador de cabelo é permitido apenas ao trabalhar com ar frio.
- Após o procedimento de remoção da hena e posterior coloração, é aconselhável realizar a biolaminação.
Para obter informações sobre como limpar o henna, veja o próximo vídeo.