Hena indiana: recursos e opções de tonalidade
Henna é uma erva que ajuda não só a mudar a cor do cabelo, mas também a torná-lo brilhante e saudável. O ingrediente natural tem sido usado por muitos séculos, mas poucas pessoas sabem que existe um produto feito na Índia e existe a hena iraniana.
Peculiaridades
A hena indiana é uma tintura natural que dá uma cor marrom avermelhada, mas também existe um pó incolor para tingir, usado como máscara para melhorar a estrutura dos cabelos. É muito fácil e simples de usar um produto assim: a erva já vem pronta, é um produto absolutamente natural que você só precisa misturar com água, esperar a infusão e depois aplicar no cabelo.
Para obter a tonalidade desejada, a máscara deve ser mantida na cabeça por várias horas. As senhoras mais velhas também usam henna para esconder os cabelos grisalhos.
Aplicar o pó duas vezes ao mês, o suficiente para deixar os cabelos saudáveis, brilhantes e volumosos. A máscara ajuda a restaurar a saúde perdida dos cabelos, restaura a estrutura danificada. Além disso, a hena restaura o equilíbrio ácido-básico do couro cabeludo.
Henna é um condicionador muito bom: reveste cada cabelo e cria uma barreira protetora contra danos. O uso regular da tintura torna o cabelo mais espesso e forte, ao mesmo tempo que retém a umidade necessária. Esta tinta é capaz de tratar a caspa.
Alguns alimentos prontos para consumo no mercado também são fortificados com 9 outras ervas. Esta combinação melhora a condição do folículo piloso, ativa o crescimento.
Comparação com iraniano
A hena indiana é "tirada" de um arbusto coberto por inflorescências rosa-brancas durante o período de floração.São suas folhas que se tornam a base para a criação de uma composição de coloração. Todo o processo de produção é feito com mão-de-obra: homens e mulheres recolhem a planta, secam e moem até a consistência de pó. É nesta forma que a tinta vai para as prateleiras para posterior utilização.
Este é um produto incrível que inclui um complexo vitamínico necessário para o cabelo. A hena indiana difere da iraniana porque, após a coloração, obtém-se uma tonalidade avermelhada, muito brilhante, saturada. Você pode adicionar outros ingredientes ao pó, por exemplo, chá ou café, então a tonalidade mudará. Na hora de tingir é importante levar em consideração a cor natural do cabelo da menina, já que a cor pode ser muito diferente em cachos escuros, castanhos ou claros.
A diferença entre a hena iraniana não é apenas que ela cresce no território iraniano. O pó fica com uma cor verde pálida, após o tingimento dá para notar uma coloração acobreada no cabelo, que vai escurecer se adicionar um pouco de basma. O processo de cozimento é igual ao da Índia: tudo se baseia no trabalho manual.
Henna é fácil de pintar sobre cabelos grisalhos, você pode curar cachos. Qual é o melhor é difícil dizer, já que as duas opções são produtos exclusivamente naturais, respectivamente, têm um efeito benéfico nos cabelos.
A hena indiana é muito mais difícil de moer, então não há problemas com a aplicação. Em ambos os casos, é importante notar que essa tinta é totalmente segura para o cabelo e couro cabeludo, tem um poderoso efeito regenerador.
O aroma é considerado outro diferencial, pois o produto iraniano nem sempre cheira bem. Pinta pior os cabelos grisalhos, em comparação com ela, a hena indiana dura mais tempo no cabelo e torna-o sedoso.
Opções de sombra
A diferença de tonalidade costuma ser o principal fator para a compra de um determinado produto. A hena iraniana tem apenas um tom acobreado, embora mude de acordo com a cor natural do cabelo da menina. O produto indiano tem muito mais possibilidades, já que você pode escolher entre sete tonalidades, existe também uma opção incolor.
Ao tingir com hena indiana, você pode obter cabelos pretos, castanhos e tons de chocolate. Às vezes, os cachos lembram a cor bordô ou simplesmente adquirem um tom dourado. A cor castanha ou cobre fica bem.
É muito difícil prever qual será o resultado final após o tingimento, pois é muito importante como foi preparada a composição, por quanto tempo a tinta permaneceu no cabelo, de que cor eram os fios naturais. A experiência mostra que quanto mais claro o cabelo, mais intenso é o efeito: o cabelo torna-se ruivo brilhante. Ao usar hena indiana em cabelos escuros, a tonalidade acaba sendo bordô.
Para controlar a intensidade da cor, as meninas tentam ajustar a quantidade de pó. Quanto mais for, mais brilhante o resultado deve ser esperado.
No entanto, é quase impossível manter a mesma consistência da mistura todas as vezes, então outros ingredientes são frequentemente adicionados.
As loiras são aconselhadas a fazer hena não com água, mas a usar infusão de camomila para isso, graças à qual a tonalidade acaba sendo mel dourado. Se você usar o mesmo remédio em cabelos escuros, a saturação da hena pode ser atenuada.
Você pode adicionar açafrão à erva para obter uma cor ainda mais brilhante. Para obter uma cor vermelha intensa, adicione suco de beterraba e vinho tinto.
Café e chá também ajudam muito quando você precisa dar um tom castanho ao cabelo. A cor exata dependerá da quantidade de ingredientes adicionais por porção de hena, mas a vantagem de usar tal corante é que o resultado pode ser corrigido muito rapidamente por tingimento, e não haverá efeito negativo no cabelo.
Apesar de a henna ser um material natural, você não deve usá-la mais do que três vezes por mês.
Como escolher?
No mercado pode-se encontrar hena fortificada com óleos, porém, independente do produto adquirido, o pó em seu interior deve ser necessariamente fresco, pois só assim será obtido o resultado desejado.
A melhor tinta é feita com as folhas superiores da planta. É aqui que se localiza a maior parte do pigmento colorido. Ao abrir a embalagem, deve haver pó finamente moído dentro, sem gravetos ou outros fragmentos grandes. Você mesmo pode peneirar a hena para obter um produto de qualidade 100%.
Uma boa opção é o pó "Jamila", de qualidade comprovada na prática. Ao usá-lo, é possível obter o resultado desejado: a tonalidade fica bem clara, saturada. É comercializado em uma embalagem prática de 100 gramas. A tinta é em papel alumínio e uma pequena bolsa é embalada em uma caixa. O tempo de espera da mistura no cabelo é de 3-4 horas. A grama é bem peneirada por dentro, é facilmente removível do cabelo com a lavagem e a textura da pasta é semelhante à do chocolate derretido. Após a coloração, aparece um tom marrom avermelhado profundo.
Também vale a pena notar o pó orgânico de hena indiana da região de Rajasthani, que é bem balanceado.
Após a tintura, o cabelo fica com um tom avermelhado típico, nos cabelos escuros a tonalidade pode ficar próxima à cor de uma cereja madura. O pó é peneirado três vezes através do náilon. O cabelo mais claro pode ter uma cor laranja-cobre.
Como pintar o cabelo?
Na hora de tingir em casa, vale sempre lembrar que o resultado pode ser mais claro ou mais escuro dependendo da cor natural do cabelo. Pegue de 100 a 500 gramas de hena de boa qualidade (dependendo do comprimento dos cachos), misture o pó com água morna.
O uso adequado deve resultar em uma pasta lisa. Para cabelos ruivos, pode-se adicionar suco de laranja. Você pode clarear os cachos ligeiramente adicionando uma decocção de camomila ou mais água.
A placa é coberta com polietileno e deixada 12 horas em local escuro em temperatura ambiente. Antes de aplicar a tinta, é aconselhável lavar e secar os cabelos, aplicar um creme no couro cabeludo em volta da linha do cabelo para evitar manchas. Use luvas de proteção, avental ou toalha sobre os ombros para que a tinta não caia em sua roupa.
O cabelo é dividido em partes, a composição é aplicada da raiz às pontas para que cada cacho fique bem lubrificado. A hena tem uma consistência bastante espessa, por isso é difícil aplicá-la em cabelos longos.
Depois que todos os cachos estiverem bem tingidos, cubra-os com um saco e cubra-os com uma toalha ou lenço. É importante que a composição não seque antes de os cabelos tingirem, pois neste caso o pigmento deixa de ser absorvido. O tempo de exposição é de três horas. Lave a hena sem usar shampoo.
Os cachos podem ficar super brilhantes no primeiro dia após o tingimento. Gradualmente, a cor se tornará mais profunda e calma.
Não use um secador de cabelo ou alisador, pois eles ressecam o cabelo. Quando a sombra ficar completamente opaca, você pode repetir o procedimento de coloração.
Avaliações
A Henna não agride o cabelo, é preferível utilizá-la como meio que pode devolver o brilho e a saúde aos cachos. É rico em vitaminas e minerais, ajuda a combater a caspa, mas pelas críticas negativas pode-se ouvir muitas vezes que o resultado foi completamente inesperado.
Na verdade, é difícil prever o que vai acontecer, assim como pintar os cabelos com tinta química, porque até que a hena seja lavada, a cor não pode ser corrigida. Você pode usar ingredientes adicionais que irão alterar ligeiramente a tonalidade, tornando-a mais vermelha ou mais brilhante.
Vídeo com resenhas de henna indiana, veja abaixo.