Limpeza à seco

Lavagem a seco "faça você mesmo" do interior do carro

Lavagem a seco
Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que é necessário?
  3. Etapas principais
  4. Dicas úteis

Além da lavagem usual do exterior do carro, cada motorista tinha que limpar o interior do carro com as próprias mãos. Para colocar o salão em ordem, você precisa usar uma variedade de técnicas, ferramentas, acessórios. Como limpar a seco o interior do carro com suas próprias mãos será discutido neste artigo.

Peculiaridades

A limpeza a seco "faça você mesmo" do interior de um automóvel deve ser entendida como a limpeza das superfícies interiores com a ajuda de produtos profissionais. Você não deve usar produtos químicos domésticos, o que não ajudará nesta situação. Pelo contrário, pode ser prejudicial.

Mesmo usando qualquer agente químico, você deve primeiro testar na superfície invisível do estofamento.

Se você faz a limpeza de um carro por especialistas, esse prazer custa muito dinheiro. A autolimpeza será muito mais barata, porém mais demorada. Você terá que gastar apenas com fundos profissionais. Além disso, apenas você é o dono do seu carro, e ele não precisará ser deixado em um local desconhecido.

Entre as desvantagens da lavagem a seco em casa, destacamos o seguinte: processamento de má qualidade ou estofamento, painel, teto completamente danificado. A desvantagem é uma grande quantidade de tempo e esforço despendidos. Mas todo mundo escolhe os métodos de lavagem a seco com base em finanças, esforços, tempo.

O que é necessário?

Para um trabalho tão árduo, você terá que se preparar com antecedência, talvez visite mais de uma loja de automóveis. Mas o esforço vale a pena. Antes de iniciar o trabalho, o motorista deve ter as seguintes ferramentas e materiais.

  • Gerador de vapor de carro ou frasco de spray.Com tais dispositivos, é fácil garantir uma distribuição uniforme dos produtos químicos líquidos por toda a área, para realizar uma limpeza mais profunda. Além disso, esta é uma certa forma de economizar. Hoje em dia, costuma-se usar um tornador - o aparelho funciona sob pressão. Um forte jato de ar é capaz de atingir todos os lugares difíceis.
  • O extrator de espuma é usado para limpar assentos de poliéster. Ele atua como um aspirador de pó e pistola de pulverização. Mas todos esses dispositivos valerão a pena se o proprietário sempre fizer sua própria lavagem a seco. Na verdade, por um tempo, adquirir essas compras será um negócio ruinoso.
  • Muitos trapos de microfibra. É melhor usar trapos de cores claras, pois durante sua interação com a solução pode ocorrer derramamento, e o estofamento será pintado em cores diferentes.
  • Esponja de espuma: é conveniente para ela aplicar espuma.
  • Várias escovas de diferentes durezas. A escolha depende do tipo de estofamento do assento do carro.
  • Polir guardanapos.
  • Aspirador de pó doméstico. É ele quem tem grande poder, vai processar todos os lugares de difícil acesso.
  • Vários acessórios para o compressor e para a furadeira.
  • Equipamento de proteção pessoal. São necessárias luvas, é aconselhável o uso de respirador: protege o nariz dos efeitos dos mais diversos odores de origem química.
  • Um balde para água.
  • Química protetora.
  • Química profissional.

A classificação de fundos de motoristas russos é a seguinte:

  • Profoam;
  • Autosol;
  • ASTROhim;
  • Gunkdetap;
  • Hi-Gear.

Etapas principais

A melhor opção será considerada se as manchas forem removidas imediatamente da superfície. Então você não terá que lutar muito. Mas nem sempre é possível fazer isso. As manchas antigas estão profundamente enraizadas nas fibras do tecido e são difíceis de remover.

Como escolher um limpador para seu carro? Tudo depende do tipo de estofamento em tecido da concessionária, dos bancos automotivos. Portanto, é necessário estudar as instruções das ferramentas utilizadas.

As principais etapas da lavagem a seco de uma concessionária de automóveis em casa são as seguintes.

  1. Etapa preparatória.
  2. Limpeza de teto.
  3. Limpeza de assentos, cintos de segurança.
  4. Limpeza de portas e vidros.
  5. Painel frontal.
  6. Limpeza de pisos, tapetes.
  7. Polimento.

Preparação

Antes da autolimpeza, é necessário preparar adequadamente o carro. Primeiro você precisa remover coisas desnecessárias da cabine, remover tapetes, capas. Nesse caso, é melhor desligar a chave de ignição do carro, certificando-se de que todos os aparelhos elétricos estejam desligados. Para para que o cavalo de aço seque mais rápido, é necessário que a colheita seja realizada em dia de sol. Se for um espaço de garagem, deve ser bem ventilado. Após a preparação, você pode prosseguir para os detalhes.

Teto

O detergente é aplicado imediatamente em toda a superfície do teto: não faz sentido pulverizar produtos químicos pontualmente. Ao escolher a química automotiva, você precisa prestar atenção aos produtos que formam uma estrutura espumosa. Após a aplicação, o produto deve ser deixado por alguns minutos. Esfregar não é recomendado. Passado o tempo, as sobras podem ser facilmente removidas com um pano. É muito fácil fazer isso: a sujeira é removida com movimentos leves, os trapos são enxaguados periodicamente.

Atenção! Não tente encharcar o teto completamente com química. Depois de se molhar, pode entortar ou cair.

Assentos

A segunda etapa, a mais difícil, é a lavagem a seco dos assentos dos automóveis. Você não deve aprender química imediatamente; primeiro, você deve se livrar dos detritos que se acumulam entre o apoio de braço e o assento. Para fazer isso, você pode usar um pequeno pincel, pincel ou escova de dentes. Um aspirador de pó doméstico será de grande ajuda. Na maioria das vezes, os dispositivos automotivos têm baixa potência. A dificuldade reside no fato de que diferentes estofos precisam ser limpos de diferentes maneiras. Você pode escolhê-los de acordo com as instruções em anexo.

  • Você pode usar um removedor de manchas de espuma para limpar o veludo. Assim como no teto, o líquido é aplicado na área a ser tratada, espera-se um certo tempo e, a seguir, todos os resíduos são removidos. Na presença de manchas antigas, adicionalmente é necessário aplicar o produto, em seguida remover tudo com um pincel.
  • Para o processamento do couro, são necessários meios especiais, onde a composição inclui impregnações que prolongam a vida útil dos produtos. É proibido o uso de escovas e substâncias abrasivas para assentos de couro. Produtos sobressalentes serão necessários para couro ou couro sintético.

Ao remover manchas, não seja zeloso, caso contrário, o estofamento irá rasgar. Para flocagem, veludo, alcântara, produtos sem álcalis, álcool, alvejante são adequados.

Sugerimos o uso de removedores de manchas especiais.

  • As manchas de vinho podem ser removidas com uma solução de água e vinagre (uma colher de chá por litro de água).
  • Pedaços de chá e café ajudam a lavar 10% de amônia.
  • O etanol ajuda a remover marcas de batom e esferográfica.
  • Os vestígios de gordura podem ser facilmente removidos com detergentes para a louça.
  • Qualquer goma que grudou no tecido pode ser removida com um pedaço de gelo.

Portas

As carteiras das portas são limpas da mesma forma que as cadeiras: a escolha dos fundos deve ser feita com base no material do estofamento. Se você possui vidros elétricos de carro, é necessário aplicar o produto você mesmo: com uma esponja ou pano. Desta forma, você pode salvar os mecanismos.

Também é necessário ter cuidado com o processamento próximo à vedação da janela. O produto não deve vazar para dentro.

Painel frontal

Para o painel frontal, você precisa selecionar produtos químicos adequados para a limpeza de plásticos. Qualquer um serve: líquido, pasta, espuma. Isso usa um aerossol ou esponja. Antes de iniciar o trabalho, é recomendável isolar os elementos elétricos com fita isolante. Depois de limpar a superfície, é aceitável aplicar o polimento final com microfibra.

Abas de ventilação

Você pode usar lenços de limpeza, cotonetes ou uma escova de dentes para limpar peças como as aberturas de ventilação. Este processo é longo, mas com certeza o resultado vai te agradar.

Cintos

Antes de iniciar o trabalho, para que não haja entrelaçamento das correias, elas devem ser puxadas o máximo possível e, em seguida, travadas com a porta. Às vezes, basta aspirar os cintos de segurança. Se depois disso a superfície do cinto ficar cheia de manchas, então você terá que aplicar as mesmas medidas que para o estofamento dos assentos.

Em caso de contaminação severa, são limpos com agentes químicos. É sempre necessário lembrar que as correias não devem ser limpas com meios agressivos: os produtos químicos mais fortes podem enfraquecer a propriedade de fixação dos fechos. O volante é limpo com microfibra e a sujeira resultante entre as costuras é removida com uma escova de dentes e um limpador suave.

Copo

Com o vidro, tudo é simples: primeiro, qualquer solução de sabão é aplicada, em seguida, é lavada, enxugada, limpa-vidros é aplicada e, em seguida, enxugada com uma microfibra limpa. Quaisquer manchas ou estrias podem ser facilmente removidas com um produto à base de álcool, mas sem amônia.

É mais preferível primeiro aplicar o líquido em um pano e, em seguida, limpar o vidro ou espelho.

Andares

A dificuldade de limpar pisos é que existem muitos locais de difícil acesso. Além disso, a superfície está muito suja devido ao contato constante com sapatos sujos. Para se livrar de manchas difíceis, um removedor de manchas doméstico diluído em água morna é adequado para carpetes, carpetes. A espuma é injetada com uma esponja e aplicada nos tapetes. A espuma é absorvida após algum tempo e os restos devem ser removidos com aspirador de pó. As manchas remanescentes devem receber mais atenção: reaplique a espuma, remova com aspirador de pó ou escova.

O porta-malas é talvez o mais fácil de limpar. Primeiro você precisa remover tudo de lá e, em seguida, aspirar. Se houver uma superfície macia, o processamento é o mesmo que no caso dos tapetes para automóveis.Se houver uma cobertura de borracha, uma limpeza úmida é suficiente.

Como tratamento de acabamento, recomenda-se o uso de impregnações especiais para carpetes, borrachas: elas criarão um obstáculo à formação de sujeira e manchas.

Polimento

O polimento é realizado com o uso de guardanapos de polimento especiais ou com o uso de produtos químicos especiais para automóveis. Espere até que todas as peças de plástico estejam completamente secas antes de iniciar o trabalho. Em seguida, uma pequena quantidade do produto é aplicada a um pano e aplicada em movimentos circulares ativos na superfície desejada.

Secagem

Você não pode simplesmente se livrar da umidade da cabine, não importa quantos trapos sejam usados, não importa o quão secos eles sejam. Para evitar o aparecimento de ferrugem, o automóvel deve ser seco. Durante várias horas é necessário abrir as portas, capô, porta-malas.

A ventilação é a melhor maneira de remover o excesso de umidade e odores do habitáculo.

Acima foi um exemplo de como é necessário fazer a limpeza úmida, mas muitas pessoas usam a limpeza a seco. É o tratamento de toda a superfície com uma composição química especial. Em primeiro lugar, o interior também é aspirado: é necessário remover todo o excesso de detritos disponíveis. Depois disso, uma química automática especial é aplicada a todas as superfícies. Depois de um tempo, a sujeira pode ser removida com um eletrodoméstico.

O processamento a seco tem suas vantagens. Se houver pessoas que fumam no carro, o cheiro persistente de fumaça desaparece instantaneamente. Além disso, depois de todo o trabalho, nenhuma condensação ou umidade permanece. Isso significa que você não precisa secar o carro.

O tratamento químico é indicado para um salão com qualquer tecido, mesmo o mais caprichoso, delicado.

Dicas úteis

Para um iniciante, este procedimento apresenta algumas dificuldades. Motoristas experientes aconselham usando algumas recomendações.

  • Para evitar riscos, você deve usar um pano de microfibra.
  • Uma escova macia no aspirador ajudará a evitar arranhões na superfície durante a limpeza.
  • Para proteger o couro e o couro sintético, aplique um condicionador à base de água de nível neutro após a limpeza. Desta forma, fissuras podem ser evitadas.
  • Antes da limpeza principal dos assentos, é preferível aplicar primeiro o produto na parte invisível do estofamento. Isso é feito para evitar os efeitos indesejados de produtos químicos no material.
  • Limpeza úmida e seca: quais são as diferenças? O processamento úmido usa química de base líquida. A lavagem a seco envolve o uso de produtos à base de solventes voláteis.
  • A autolimpeza requer a máxima atenção aos detalhes. Por exemplo, é necessário ter muito cuidado com as peças cromadas.
  • Os produtos usados ​​devem ser usados ​​de acordo com as instruções.
  • O carro não deve ser usado imediatamente após a lavagem a seco. A secagem completa é obrigatória.
  • É proibido molhar fortemente todas as superfícies do habitáculo com água ou outro líquido. Os líquidos secam por muito tempo e podem causar mofo e bolor.
  • Durante a limpeza, você não pode usar cosméticos abrasivos: isso irá desativar permanentemente qualquer superfície.

Para ajudá-lo a gastar menos tempo na lavagem a seco, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar.

  • Compra de tampas justas.
  • Efetuando limpeza de rotina frequente usando um aspirador de pó - conforme necessário.
  • A limpeza geral deve ocorrer uma vez a cada seis meses. Após a limpeza, você precisa aplicar equipamentos de proteção às superfícies de plástico que não permitam a passagem de umidade, poeira e luz solar. Não compre produtos com impregnação de silicone.
  • Mantenha-o limpo: não fume, coma e beba menos na cabine.

Uma questão importante é a eliminação de odores estranhos. Por exemplo, a fumaça do cigarro é muito corrosiva. Ele recuará somente quando o interior for limpo em perfeitas condições. Não se esqueça dos locais de difícil acesso. Após uma limpeza completa do interior do carro, pense em trocar o filtro da cabine.

O mofo e outros odores ácidos são eliminados usando um gerador de ozônio. Agora, as oficinas de automóveis vendem produtos especiais feitos de micróbios naturais com enzimas. Esses produtos são pulverizados no local de onde vem o cheiro desagradável: as enzimas absorvem as bactérias nocivas, o cheiro desaparece.

Um remédio simples e eficaz, e também barato, é o refrigerante. À noite, deve ser espalhado em uma camada densa no local "com um cheiro": vai absorver todos os problemas. De manhã, o proprietário terá que trabalhar apenas com aspirador de pó.

Para obter informações sobre como limpar a seco um carro com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa