Condições para manter um robusto e cuidado adequado
Husky é uma raça muito amorosa, gentil e sensível que sem dúvida dará muita alegria ao seu dono. Mas manter um cão desta raça pode exigir condições especiais, e para o cão ser saudável - cuidados adequados.
Descrição da raça
A palavra "husky" remonta ao nome distorcido do povo esquimó - "Eski". Vários povos do norte, como os chukchi, kereks, os já mencionados esquimós e outros povos que habitam o norte da Sibéria oriental, e mais tarde várias pessoas que vieram para o norte da América do Norte, usaram cães desta raça para fins de transporte. A seleção involuntária, que se deu em condições de frio, longas distâncias percorridas, alimentação (no caminho) com peixes secos e estresse constante, levou à formação das próprias características no husky que os tornam reconhecíveis.
Os cães desta raça de estatura média, com uma pelagem densa, têm um corpo esguio, alguns notam uma semelhança distante destes cães com os lobos. Vamos ver uma descrição mais detalhada:
- a pelagem é longa, o subpêlo é muito espesso;
- o husky tem orelhas eretas, cobertas com lã por dentro;
- os padrões internacionais permitem até 15 opções de cores para cães, mas o husky é caracterizado pela presença de focinho claro e área periorbital escura;
- a cor dos olhos mais comum é o azul, mas os castanhos, oliva e dourados também são encontrados;
- os machos, via de regra, são maiores, seu esqueleto é mais pronunciado;
- os huskies são muito resistentes, podem suportar cargas prolongadas, além disso, as fêmeas praticamente não são inferiores em termos de resistência aos machos;
- Os cães de puxar trenós são muito amigáveis com todos os estranhos, o que exclui a possibilidade de usá-los como cão de guarda.
Sutilezas de conteúdo
Para adquirir um husky, você deve encontrar um criador ou canil confiável com uma reputação positiva. O filhote deve ser retirado no segundo mês de vida, pois antes disso é muito importante que fiquem com a mãe. Ao escolher um filhote, preste atenção ao seu esqueleto, ele deve ser forte. Observe o estado das patas, cauda, mordida, cavidade oral. Além disso, o filhote deve ser ativo, curioso e relativamente tranquilo.
Você deve verificar com o criador a disponibilidade de documentos para o cão, e também verificar a presença de um carimbo ou, se houver, de um chip. Se lhe oferecerem um cachorro por um preço muito baixo, fique atento, pois um bom husky de raça pura não pode ser barato.
É muito importante fornecer ao filhote uma variedade de suprimentos - tigela de comida, tigela de água, colarinho. Você também deve fornecer ao filhote uma coleira, um undershoot e um focinho. É necessário fornecer ao cachorro brinquedos que sejam resistentes às tentativas de mastigá-los. O cão também precisa preparar uma mochila especial equipada com um peso para que o cão não fique hiperativo, uma esteira refrescante e um furminator para escovar o pêlo.
Qualquer piso de pilha, como carpetes e tapetes, deve ser removido do alcance dos cães - os huskies gostam muito de rasgá-los. Também esconda roupas, sapatos e objetos de valor. Vale a pena retirar os acessórios de vidro, eletrodomésticos, potes de barro, fios que podem ser untados com preparações especiais, e é aconselhável retirar vários detergentes para evitar envenenamento. Isole seu cão de fontes de ruído, objetos pontiagudos e fios expostos.
O cão deve ser mantido em condições atividade física regular. Todos os dias você terá que dedicar até quatro horas para caminhar, caso contrário o filhote simplesmente não desperdiçará sua energia, além disso, você não deve se preocupar com o clima - o filhote estará confortável em condições de +20 a -20. O número de caminhadas terá que ser aumentado para três em vez dos dois usuais em outras raças.
É importante para o cachorro, além da simples corrida, brincar. No inverno, oferece-se a um filhote de 9 meses de idade passeios de trenó e trenó, e no verão - jogos com bolas, frisbees e acessórios semelhantes.
No apartamento
No interior de um apartamento, um husky não terá onde derramar sua energia, se você não se dedicar às suas horas de lazer enquanto caminha. Portanto, esteja mentalmente preparado para o fato de que paredes, portas e algumas pequenas coisas podem ser danificadas. Portanto, às vezes é aconselhável que um filhote use uma gaiola espaçosa com um lugar macio para dormir no chão, se os donos forem forçados a deixar o cão sozinho.
Em nenhum caso você deve se esquecer de abrir a gaiola assim que possível, sem consequências muito destrutivas.
Esteja ciente de que é impossível exigir que seu husky fique de guarda em sua casa. Como já mencionamos, o husky é um ótimo amigo da família e um ótimo cão de trenó, mas não é um segurança.
Vale a pena estabelecer imediatamente a proibição de mendigar, tentativas de correr para as pessoas, deitar na cama do dono ou subir em qualquer outro móvel. Todas essas nuances precisam ser trabalhadas durante o treinamento, que geralmente é iniciado com a idade de um mês e meio.
Em uma casa particular
Numa casa particular existem condições de morar mais confortáveis para um husky, mas para organizar o lazer na rua, não basta você só abrir a porta, é preciso organizar o animal caminhada completa com jogos fora do quintal.
Os cães Husky têm muita dificuldade com o calor, por isso é importante dar-lhes um abrigo à sombra e fornecer-lhes bastante água para beber. Também é importante que os cães organizem um recinto espaçoso, sem esquecer a engenhosidade, curiosidade e astúcia naturais do husky.
Com base nisso, eles podem cavar nas paredes do recinto e sair em busca de aventura. Para evitar tais problemas, você deve reforce o invólucro com uma rede, longas hastes de aço, e o piso deve ser reforçado com algo sólido para que não seja possível cavar um túnel.
Se você permitir que o husky ande livremente pelo quintal ou fora de casa sem supervisão, o cão pode simplesmente fugir.
Como cuidar?
As questões de higiene são muito importantes no cuidado de um cão. Mesmo quando filhote, o husky deve receber procedimentos de higiene com mais frequência do que os outros cães, pois tem uma pelagem longa e um subpêlo grosso. Husky muda duas vezes por ano, deixando uma grande quantidade de cabelo para trás. Se o cão vive em um clima confortável, esses períodos podem ser menos pronunciados.
Até os seis meses, o cão é penteado duas vezes por semana, após o que a pelagem fica mais grossa até certo ponto, e então a frequência de escovação pode ser reduzida para uma por semana. Em casa o cachorro é penteado um pente com dentes largos ou furminator. É importante preservar a parte do subpêlo que ainda não mudou. Durante os períodos de muda, os cães são penteados diariamente ou, se a casa for particular, a cada 3-4 dias.
Além de pentear regularmente, o cão precisa de banho, e quem mora em casa - lavagem regular das patas.
O cão não deve subir em poças e lama, mas se isso acontecer, pode-se remover a contaminação com uma esponja úmida ou guardanapos especiais. A cada quinze dias, você deve limpar as orelhas e os olhos do seu animal com um cotonete com desinfetante. Recomenda-se o uso de loções veterinárias para isso.
Husky deve receber colírio preventivo... Além disso, em instituições especializadas, deve-se limpar os dentes dos cães e remover pedras deles. As clínicas veterinárias são ideais para isso.
Durante o verão e o inverno, os cães precisam de cuidados. Para isso, existem cremes especiais, géis e até ceras.
Além disso, vale a pena cuidar das garras do animal. Para que não quebrem, causando desconforto ao cão, precisam corte regularmente no comprimento ideal.
Recursos de energia
Até 2 meses, os cachorros devem ser alimentados até 6 vezes ao dia, até 4 - 4 vezes ao dia, aos 5 meses o cachorro deve ser alimentado pelo menos 4 vezes ao dia e dos seis meses aos 10 meses o cachorro é alimentado três vezes todos os dias. Um animal de estimação adulto deve ser alimentado até 2 vezes ao dia.
Na hora de comprar um filhote, alguns criadores recomendam mantê-lo com dieta de arroz por até 7 dias, acrescentando posteriormente carne branca de frango ou peixes do mar.
Em cada etapa, você deve manter uma dieta alimentar, alimentando o filhote em um determinado horário. A partir dos 4 meses, vitaminas e minerais são adicionados à dieta. Independentemente da escolha dos proprietários entre um produto natural e refeições prontas, é importante que os proprietários garantam a disponibilidade de vitaminas A e C imunoestimulantes, vitaminas do grupo B para a pele e músculos. A vitamina D é importante para o metabolismo do cálcio, a vitamina E tem um efeito positivo na reprodução e os íons de metais e compostos não metálicos formam o esqueleto dos ossos e tecidos, e também desempenham um papel na regulação enzimática.
Se você escolher alimentos naturais, deve seguir uma certa lista de regras. Metade da dieta deve ser carne (boi, peru, coelho) ou peixe.Você pode experimentar miudezas como fígado, coração e outros órgãos, que são ricos em oligoelementos e vitaminas.
É útil alimentar os huskies com cereais de cereais e cereais - trigo sarraceno, arroz, aveia... Além disso, trigo sarraceno ou aveia cozidos no vapor podem (e até desejáveis) ser dados diariamente. Você pode adicionar até duas vezes por semana ovos de codorna. A combinação desses produtos não deve exceder 1/5 da dieta.
Mesmo até 1/5 da dieta deve ser dado sob lacticínios. Sobre legumes deve-se distribuir até 1/10 da dieta, além disso, dá-se preferência a produtos que contenham fibras - cenoura, repolho, maçã, etc.
Se você decidir recorrer a rações prontas, é importante considerar a classe de preço da ração e a garantia de que atende às necessidades do seu cão. É aconselhável parar a escolha em classe de preço premium ou super-premium de ração... Em alimentos baratos, muitas vezes existem aditivos de baixa qualidade que têm um efeito alergênico, perturbam a microflora intestinal ou simplesmente dão uma sensação de saciedade, sem realmente saturar o cão. Eles contêm amido, milho e, às vezes, aditivos para grãos.
Se a comida de cachorro seco for tomada como base, às vezes você pode diluí-la com comida enlatada.
Filhotes devem fazer dieta com alto percentual de carne. O alimento seco pode ser misturado com um produto natural apenas quando se trata de adicionar produtos lácteos fermentados ou vegetais.
As opiniões divergem quanto ao método de transferência para alimentos secos. Alguns criadores acham que é possível manter em 10 dias, a cada 3 dias, reduzindo a proporção de ração natural em um quarto e aumentando a proporção de ração seca em um quarto da porção, outros acham que esse processo deve ser estendido por 2-3 semanas. Portanto, podemos concluir que a conversão para comida seca nunca deve demorar menos de 10 dias e deve ser um processo gradual. Também é importante adicionar uma quantidade adequada de água para secar os alimentos.
É estritamente proibido alimentar o husky com salsichas, salsichas, produtos à base de farinha e carne picada. Você não deve alimentar seus cães com ossos tubulares e peles de frango. Exclua também da dieta legumes, uvas e outros alimentos que provoquem flatulência - isso pode causar desconforto. Não se pode dar fígado cru para cães, assim como peixes de rio, devido ao risco aumentado de helmintíase, bem como à probabilidade de envenenamento. As batatas e, em particular, o amido nelas contido podem causar distúrbios metabólicos no cão.
Educação e treinamento
O filhote de cachorro husky é muito ativo e amoroso, então ele ficará feliz em absorver toda a atenção que você lhe der. Os primeiros seis meses são críticos para a formação de um relacionamento hospedeiro-animal de estimação. É importante dedicar todo o tempo livre durante este período da vida de um husky a ele, brincando com ele, cuidando, caminhando e dando-lhe carinho e calor.
Durante as caminhadas, é preciso dar a ele todas as suas forças, obrigando-o a se exaurir, para que em casa fique mais calmo e assíduo.
Começando com a chegada do cachorro em casa, é importante dar-lhe três locais principais - para dormir, para comer e um local temporário para se aliviar. Também é importante habituar o cachorro ao apelido e é absolutamente necessário afastá-lo do hábito de brincar com coisas de casa que não lhe pertencem.
Em geral, ao criar um husky, é útil introduzir uma série de regras.
- Seu papel como líder deve ser claramente estabelecido. O líder come primeiro, entra na casa primeiro, vai na frente em qualquer passagem estreita.
- É inaceitável usar a violência contra o husky. Se o cão cometeu uma falta, vale a pena limitar o comando "fu", "não", "colocar" ou semelhantes, ignorando algumas das necessidades do cão até o momento em que ele recua. Se o cão for persistente, é permitido pegá-lo pela cernelha e pressioná-lo contra o chão ou até que ele pare de persistir e relaxe. É estritamente proibido infligir dor ao cão.
- Sempre dê uma escolha ao cão, reforçando a correta com o incentivo - seja guloseimas, carinho, ou pelo menos a aprovação do dono. Isso criará um reforço positivo para o comportamento correto (do seu ponto de vista) no cão.
- O husky deve ter certas regras de residência, a quais quartos ela tem acesso, a que horas ela come, a que horas ela dorme, como ela se comporta durante uma caminhada, enquanto come, com convidados, e assim por diante.
O filhote deve receber um conjunto de comandos mínimos que ele deve conhecer perfeitamente ("sentar", "colocar", "para mim", "ficar" e assim por diante).
Antes dos 6 meses, a prioridade deve ser dada à formação de um vínculo entre o dono e o filhote, então já é possível apoiar mais de perto o processo de criação.
As punições são aceitáveis apenas se o husky tiver mostrado agressão para com os donos, para com outros cães, ou tiver feito algo perigoso para si mesmo.
Os cães Husky ficam felizes em montar crianças e adultos em trenós, que podem ser usados no processo de educação ou como um passatempo ativo.
Doenças e vacinações
Os cães desta raça são caracterizados por uma saúde muito boa, mas isso não significa de forma alguma que não sejam susceptíveis a doenças, incluindo as infecciosas.
Aos 2 meses de idade, os cães recebem uma vacinação combinada contra raiva, cinomose e enterite com a introdução de uma segunda dose em um mês. Para se preparar para a vacinação de forma planejada 10 dias antes, o filhote deve receber medicamentos anti-helmínticos. Após a segunda vacinação, o cão fica em casa por duas semanas, podendo então ser levado para fora. Em um ano, será necessário fazer a revacinação da mesma forma.
É importante proteger os cães dos carrapatos durante a estação quente, pois eles são portadores da piroplasmose, que pode ser potencialmente fatal para o animal. Coleiras profiláticas ou agentes tópicos farmacológicos, bem como medicamentos de uso interno, podem ser usados para proteger o cão.
Na maioria das vezes, em cães da raça husky, os olhos, orelhas, o sistema musculoesquelético e o sistema nervoso são afetados e, com uma nutrição inadequada, os órgãos internos, especialmente o trato gastrointestinal. Portanto, é necessário monitorar a aparência, o andar e o treinamento, bem como a nutrição do seu animal de estimação, para que ele fique forte e saudável.
Para informações sobre como cuidar de um husky, veja o próximo vídeo.