A história da origem da raça husky
Recentemente, os huskies são a raça de cachorro mais popular. O interesse por eles está crescendo a cada ano. Que tipo de cães interessantes eles são, de onde vieram, como e onde foram criados, como atraem tanto as pessoas - consideraremos em nosso artigo.
Versões da origem da raça
A história da origem da raça husky se perdeu nas brumas do tempo. De acordo com alguns dados, eles surgiram há 1.500 anos, e de acordo com outros - mais de 3.000. Eles vêm das regiões do norte com um clima severo - Extremo Oriente, Sibéria, Chukotka, Kamchatka. Nessas condições, os habitantes precisavam de um animal forte e forte para transportar várias mercadorias durante suas andanças.
Na era Neolítica, os caçadores primitivos vieram para o Norte com seus cães de caça. Posteriormente, os cães foram cruzados com os lobos, daí o aparecimento dos primeiros representantes desta raça, e as pessoas começaram a criá-los propositadamente. A pesquisa científica moderna provou uma relação genética muito próxima entre huskies e lobos.
De acordo com uma versão, o nome remonta ao nome da tribo esquimó. Distorcida, até mesmo gíria, a palavra "Eski" significava "cachorro esquimó". No entanto, outra suposição sobre sua origem parece ser mais confiável. A raça foi criada pelos Chukchi - povo que ocupa um vasto território no nordeste do continente da Eurásia.
Por muitos séculos, os Chukchi viveram de maneira bastante fechada, sem serem influenciados pela civilização. Cães de trenó despretensiosos e inteligentes eram seus fiéis ajudantes e amigos - transportavam bagagens, caçavam animais, aqueciam-nos com seu calor nas noites frias. A seleção foi difícil - o direito de viver e dar filhos só foi concedido aos indivíduos mais fortes e inteligentes.
Mais tarde, quando o comércio começou a se desenvolver, comerciantes europeus e americanos aprenderam sobre esses cães e deram seu nome à raça. Do inglês, "husky" é traduzido como "rouco".
A voz desses animais é muito rouca, eles não latem, mas rosnam e uivam - a influência dos genes do lobo também afeta aqui.
Uma excursão pela história
Os cães de puxar trenós ganharam grande popularidade e reconhecimento em todo o mundo durante a "corrida do ouro" no Alasca. Para chegar às regiões difíceis do norte, eram necessários cães bem adaptados a essas condições. De todas as raças testadas, os nativos da Sibéria revelaram-se os melhores. Apesar dos parâmetros médios, eles superaram os montes de neve, resistiram a uma geada de 50 graus, caminharam incansavelmente, encontraram seu caminho através de uma nevasca e nevasca por instinto, remédios transportados, comida, correio.
Em grande parte graças a esta raça, o Alasca foi desenvolvido e muitas pessoas foram salvas.
Aqui está um caso notável.
No inverno de 1925, uma severa epidemia de difteria atingiu o Alasca. Na cidade de Nome, os estoques de medicamentos e vacinas se esgotaram e a população foi ameaçada de extinção total. Para salvar as pessoas, era necessário entregar o mais rápido possível os remédios do assentamento mais próximo, cuja distância era de mais de 1000 quilômetros, o que significava 9 dias de viagem naquela época.
Vários mushers com suas equipes se comprometeram a completar a tarefa, organizaram uma corrida de revezamento, cavalgaram dia e noite, trocando-se. Como resultado, após 5 dias, o soro foi entregue na cidade. Esta foi feita pelo norueguês Seppala e sua equipe liderada pelo líder do Togo. O musher estava inconsciente, os animais enxugaram as patas até a ponto de sangue. Em gratidão pelo feito realizado, um monumento ao cão husky foi erguido no Central Park em Nova York.
Características da raça
A principal diferença é a grande semelhança com um lobo. Os cães têm um corpo forte e musculoso, pernas longas e fortes e uma pelagem espessa e densa. Todos esses sinais os ajudam a suportar bem o frio do inverno, a transportar pesados trenós por longas distâncias. Se necessário, os huskies podem sobreviver com uma pequena quantidade de comida. Estes animais podem ser pequenos e médios, a forma do corpo é justa e o focinho ligeiramente encurtado. O crescimento atinge em média 60 centímetros, peso - cerca de 30 quilogramas.
De acordo com o padrão da raça, os cães devem ter dorso, orelhas e topo da cabeça escuros. O ventre, as patas e o focinho são brancos, e também há manchas claras características - "óculos" ao redor dos olhos. Existem animais com a cor da pelagem puramente branca e avermelhada, mas esta é uma raridade, ao invés de uma exceção.
Os olhos são amendoados, ligeiramente oblíquos. Sua cor é geralmente azul, gelada, menos freqüentemente marrom, amarelada. A peculiaridade é o desacordo. As orelhas são triangulares, bem inseridas, completamente pubescentes. A cauda é grande e fofa, como a de uma raposa, ligeiramente curvada.
Os cães desta raça são muito resistentes, incansáveis e dinâmicos. Eles precisam de movimento e atividade física constantes. Eles adoram longas caminhadas, corrida e jogos ao ar livre e se sentem bem em climas frios. Huskies são amigáveis, afáveis, leais e nada agressivos. Dê-se bem com outros animais de estimação.Adequado para famílias com crianças. Devido à sua limpeza especial, eles podem até conviver com pessoas alérgicas.
Não podem ser usados como guardas: estes cães não têm noção do seu próprio território que deva ser protegido, podem abordar facilmente um estranho.
Variedades
Atualmente, existem 3 direções principais na raça.
- Trabalhadores. A primeira raça é o ancestral de todas as outras. O padrão da raça fornece uma descrição do cão de trabalho. Agora eles são muito menos comuns do que antes e são usados principalmente no turismo, para excursões em trenós no Norte. Eles não brilham com beleza, mas são calmos, confiáveis, incansáveis.
- Corridas ou esportes. Criado especificamente para participação em competições, corridas de trenós puxados por cães. Eles se distinguem por sua maior velocidade, mas menos resistência em longas distâncias. Eles podem ter no pedigree misturas de cães e galgos, um exterior ligeiramente diferente. Os criadores estão trabalhando para melhorar os dados externos.
- Exposição, show. O nome fala por si. Estes são cães - quadros muito bonitos, sem a menor falha. Vencedores de grandes prêmios em vários shows de prestígio. Não se destina ao trabalho ou esporte, apenas companheiros bons e leais.
Mas os huskies ainda permanecem eles mesmos, seu caráter é afável e dócil. Eles são muito inteligentes e amam seus donos.
Além da divisão por tipo de atividade, a raça também é subdividida de acordo com o local de origem: há variedades siberianas, Kamchatka, Sakhalin, Baikal, finlandesas, yakut, do Alasca, americanas. Nem sempre são os descendentes e parentes do husky, na maioria das vezes é o resultado do cruzamento de representantes de diferentes raças.
De onde vêm os huskies siberianos?
Apesar do nome, a raça apareceu e foi oficialmente reconhecida na América. Este evento foi precedido por uma longa história. Os cães de trenó foram trazidos de Chukotka para os Estados Unidos na primeira metade do século XIX. O desenvolvimento dos territórios do norte estava em andamento, o Alasca foi comprado da Rússia. Além dos cães Chukchi, cães trazidos de outros lugares eram usados em trenós.
No processo de acasalamento, novas espécies nasceram espontânea e propositalmente. Surgiram os clubes de canis e as corridas competitivas tornaram-se populares. Criadores, observadores de cães, percebiam os mais resistentes, fortes, obedientes e procuravam preservar essas qualidades na prole.
Assim, aos poucos, ao longo de quase 100 anos, a raça foi se formando no sentido moderno. Ela recebeu o reconhecimento do American Kennel Club em 1930, o padrão foi aprovado dois anos depois - em 1932. Os Huskies chegaram à Europa Ocidental somente após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1950.
Os representantes de hoje não são herdeiros diretos dos cães de trenó da Sibéria, embora se pareçam com eles. No entanto, em memória dos ancestrais, os cães Chukchi, decidiu-se chamar a nova espécie de “huskies siberianos”.
Atualmente, a raça está amplamente representada no ramo de turismo, esportes, participa de feiras e mostras internacionais. Esses cães são geralmente escolhidos por pessoas que são enérgicas, gostam de movimentos e esportes radicais.
Para mais informações sobre a origem da raça husky, veja o próximo vídeo.