Husky

Cores de cachorro Husky

Cores de cachorro Husky
Contente
  1. Características do casaco Husky
  2. Variedades e descrição de cores
  3. Como a cor muda com a idade?

A popularidade dos cães husky é inegável - até pessoas longe da cinologia estão prontas para ter cachorrinhos fofos com olhos azuis. Mas como entender como o pet obedece ao padrão da raça, de que cor são os huskies de olhos azuis e castanhos?

Uma variedade de opções de cores de proteção de cabelo permite que cada proprietário escolha um animal com o fenótipo desejado. Preto e branco e cinza, cutia e fulvo, lobo e outras cores do cachorro - como entender suas diferenças? A cor da pelagem mudará com a idade? Somente estudando detalhadamente todas as sutilezas deste tópico você poderá navegar facilmente pelas peculiaridades das cores da raça husky e entender como o animal ficará à medida que crescer e se desenvolver.

Agressividade
Não agressivo
(Classificação 1 de 5)
Muda
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Saúde
Boa
(Classificação 4 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Necessidade de cuidado
Alto
(Classificação 4 de 5)
Custo de manutenção
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Barulho
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Ausente
(Classificação 1 de 5)
* Características da raça Husky com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Características do casaco Husky

O cão Husky Siberiano tem uma pelagem magnífica, subpêlo fofo e olhos expressivos. A genética desses animais está intimamente relacionada com as raças indígenas do Norte, que se originam do lobo.Os cães de puxar trenós herdaram de seus ancestrais boa saúde, alta adaptabilidade a diferentes condições climáticas, capacidade de realizar trabalhos árduos e extenuantes.

Uma característica distintiva da raça é a exclusividade absoluta do padrão da pelagem. Os filhotes recém-nascidos já adquirem seu próprio e único padrão de pelagem. É impossível encontrar dois cães com dados externos idênticos. No total, existem mais de duas dezenas de variações de cores, mas o padrão oficial inclui apenas o seguinte:

  • branco puro - geralmente combinado com o tom marrom da íris;
  • cinza com branco;
  • castanho-branco;
  • Preto e branco.

Com um tom de íris azul, podem ser encontrados cachorros e cães adultos de várias cores. Mas em combinação com um tom branco de lã, pode ser visto extremamente raramente. E também em animais, a heterocromia é encontrada - uma característica genética em que um olho é colorido de forma diferente do outro. O Husky possui uma espessa camada cortical que protege a parte externa do cabelo protetor. Ele ilumina visualmente o pigmento do cabelo. As combinações de cores mais raras são branco puro, mármore, preto, zibelina.

A natureza da pelagem do husky também possui características próprias. Tem um subpêlo de comprimento médio, fofo e denso, capaz de manter a temperatura corporal ideal mesmo quando a temperatura atmosférica cai para -60 graus Celsius. A presença de uma pelagem gordurosa impede que a lã se molhe, ajuda a secar rapidamente após o molhar. A cor da pelagem dos cães husky é formada pela combinação de dois componentes principais - feomelanina (amarelo) e aumelanina (preto). Misturá-los e diluí-los proporciona uma variedade de cores e tonalidades.

Um cão adulto de cor colorida sempre mantém uma máscara característica no focinho, o que é uma característica importante da raça.

Variedades e descrição de cores

Cada cor forte tem sua própria característica. Existem tipos raros de tons e nomes que são bem conhecidos por todos os adestradores ou criadores de cães amadores. Certos tons de pelagem são indicados por várias opções de nomenclatura - o vermelho claro costuma ser referido como pêssego no pedigree, enquanto o cobre é considerado uma versão chocolate (marrom escuro).

Vale a pena considerar quais cores e cores podem realmente ser encontradas em cachorros e huskies adultos.

  • Branco. Um casaco puro branco como a neve é ​​considerado atípico para cães husky. É muito raro. É caracterizada pela ausência completa de outras manchas de cor, amarelecimento. Na maioria das vezes, a cor é encontrada em linhas de raça de trenó profissional, na Sibéria. Mas em casa os criadores não o apreciam muito - o cão é pouco visível na neve, o que torna difícil para o motorista trabalhar com ele.

A pigmentação da pele, não coberta por lã, em huskies brancos é contrastante, por exemplo, bege, marrom, preto profundo.

  • Cinza com branco. Esta cor é freqüentemente confundida com prata, mas criadores experientes podem facilmente explicar a diferença. A tonalidade do subpêlo em cães cinza e brancos é mais clara. No dorso, cauda, ​​na zona das orelhas, notam-se riscas pronunciadas. Quando uma parte significativa das costas é sobreposta por manchas, a cor é chamada de preto e verso.
  • Prata branca. Huskies cinza com subpêlo prateado parecem especialmente decorativos. Ao contrário dos seus homólogos brancos como a neve, já têm uma máscara pronunciada no focinho, existe uma flecha no sulco frontal. Os representantes da cor branco-prateada são caracterizados pela presença de uma borda escura contrastante dos olhos.

Além disso, a sombra de olhos mais comum neste caso é o azul, incrivelmente brilhante e espetacular, o que enfatiza o aspecto incomum do animal.

  • Preto e branco. O belo tom preto e branco da pelagem do husky, que é popular entre os amadores, é caracterizado por um fundo de base escura e um tom claro contrastante das patas, peito, abdômen, focinho.A parte interna das orelhas também é iluminada, há máscara no rosto, a pigmentação do corpo é preta. Quase qualquer tom de subpêlo é permitido, mas os olhos são sempre azuis ou marrons, heterocromia é encontrada.
  • Cutia. Esta é uma cor rara, combinada com uma cor de olhos igualmente original - verde oliva. A coloração da cutia é típica de animais obtidos em corridas de reprodução e linhas de trabalho da raça husky. O tom principal da pelagem é criado a partir de uma mistura de vermelho e escuro, na cor de um cabelo claro, preto, vermelho e novamente tons de preto se substituem. A máscara no focinho é bem definida, a cauda tem a extremidade escurecida, podendo haver listras pronunciadas no corpo.
  • Lobo cinza. Esta é a variante de cor mais próxima da cor natural natural dos ancestrais husky, o que sugere uma grande semelhança entre o animal e o lobo selvagem. A tampa da base é cinza. O subpêlo pode ser creme, fulvo ou prateado. Um bronzeado avermelhado pode ser observado na cauda, ​​na parte de trás da cabeça, na borda das orelhas e na parte de trás.

O focinho é de cor branca pura ou um tom muito mais claro que o resto da pelagem, o que distingue o cão do lobo.

  • Isabella. A isabella husky é caracterizada por um fundo principal claro com áreas do pêlo de guarda de tonalidade fulvo ou vermelho claro, que lembra as uvas da casta correspondente. A aparência do cão é nobre e vistosa. Máscara pronunciada no focinho, listras na gola e cernelha, uma mancha colorida na testa.
  • Malhado (pibold). A cor incomum e espetacular do pibold ou pinto no husky não é muito comum, por isso é muito valorizada. Em um fundo branco, manchas malhadas de uma ou várias cores, geralmente vermelhas, chocolate, estão espalhadas. Manchas brilhantes têm uma forma arredondada característica e estão localizadas assimetricamente umas em relação às outras. Pigmentação de áreas expostas do corpo - para combinar com a mancha.
  • Sable. Um tom de zibelina requintado combinado com uma pelagem espessa e robusta parece incrivelmente impressionante, especialmente em contraste com olhos claros. A cor principal da pelagem pode ser chocolate, cobre, vermelho, mel, com um bege claro ou um tom de café com subpêlo de leite. A cor do cabelo é irregular, na raiz é bege, na ponta é cinza, na superfície do focinho há manchas de cor escura. O nariz e a pigmentação são castanhos.
  • Black-back. A clássica cor preta e traseira em huskies é bastante comum, especialmente entre representantes do ramo siberiano ou cães de corrida. Um pano de sela refere-se a uma área de cor escura das costas que se assemelha a uma sela. O fundo principal da lã é o branco.

Não é puro preto ou cinza, mas um tom avermelhado do cabelo protetor na parte de trás é permitido.

  • Chocolate (cobre). Cães com camadas de chocolate ao leite ou café irlandês são freqüentemente chamados de cobre. Os animais têm pêlos protetores de cor profunda e brilhante, com nariz e outra pigmentação que combinam ou são ligeiramente mais claros.

Esta cor não é muito comum entre os huskies trabalhadores, mas é muito valorizada entre os espécimes de exposição.

  • Vermelho e vermelho claro. O vermelho vivo e o vermelho claro um pouco mais suave são as cores que conferem a um cão com olhos âmbar, castanhos ou azuis um encanto especial. Contra o fundo da neve, a lã brilha e cintila, é claramente visível. A máscara pronunciada é complementada por uma faixa no focinho, na direção do nariz, as orelhas são bem orladas, no pescoço há um colarinho branco pronunciado que o circunda.
  • Amarelo claro. Esta é uma cor exterior bastante nobre. O tom fulvo da pelagem é mais claro que o vermelho, a tonalidade do subpêlo é cremosa, bastante delicada e clara. Em comparação com os tons de vermelho, é mais claro, menos marcante. A pigmentação é marrom ou cor de carne. A máscara é fraca, a mancha na testa é branca.
  • Preto. Não há cor sólida completamente preta no husky. A raça geneticamente não pode ter mais que 75% desta tonalidade. Os cães também são chamados de Afro-Husky.

Vale a pena atentar para o fato de que tons contrastantes são permitidos com a cor preta indicada apenas no focinho, ponta da cauda e dedos dos pés das patas.

  • Splash. Externamente, os splash huskies parecem pibolds malhados, mas têm suas próprias características marcantes. A ampla coleira branca confere ao cão uma elegância especial. O respingo pode ser com um fundo branco, manchas marrons, cinza ou vermelhas. A pigmentação tem tonalidade contrastante, é bem visível. Os olhos dos cães são geralmente azuis.
  • Mármore. A rara pelagem variegada ou marmorizada do husky apresenta-se geralmente na forma de um fundo branco básico, em cuja superfície há manchas dispersas de preto, cinza escuro e cinza claro. As manchas têm formato arredondado regular, localizadas na superfície das coxas, cauda, ​​dorso e cabeça.

Externamente, os huskies com esse tipo de cor são semelhantes aos dálmatas, têm pigmentação escura - nariz, lábios, borda ao redor dos olhos.

  • Tricolor (preto e castanho). Uma das raras variantes da cor rouca é o tricolor com fundo preto básico, patas, peito e focinho brancos. Marcas vermelhas são encontradas perto dos olhos, nos membros e no corpo. O animal tem subpêlo vermelho chocolate, o que torna o fundo principal mais interessante e brilhante.

O tricolor, apesar de sua raridade, pertence à categoria das cores tradicionais e está presente em todas as linhagens genéticas da raça.

Como a cor muda com a idade?

Todas as cores fortes existentes passam por um estágio de mudança - re-florescimento. Quando um filhote acaba de nascer, pode ser muito difícil determinar sua cor final. Existem também recursos que desaparecem completamente com o tempo. Por exemplo, os "óculos" que adicionam charme ao rosto dos filhotes desbotam completamente em 1–2 anos. A cor inscrita no cartão do filhote é importante neste caso, e como prever a cor final do animal de estimação? Na verdade, apenas define as tonalidades presentes e mais pronunciadas.

Um cão adulto irá adquirir a cor final após a mudança de cor. E a primeira mudança séria de pelagem espera o cão com 6 a 10 meses de idade, a segunda - mais perto do ano. Com a idade, a cor fica mais clara, menos brilhante.

Para as cores dos cães husky, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa