Roedores domésticos

Características de manter degus em casa

Características de manter degus em casa
Contente
  1. Prós e contras do conteúdo
  2. Quantas pessoas são recomendadas para serem mantidas juntas?
  3. Como escolher e equipar uma casa corretamente?
  4. Com que alimentar o degus?
  5. Cuidar e domar
  6. Treino, jogos e caminhadas
  7. Doenças
  8. Avaliações

Obter animais exóticos pode ser difícil. Mas você pode evitar muitos problemas se estudar todos os recursos com antecedência. E a primeira pergunta que precisa ser respondida é se é necessário iniciar o mesmo esquilo chileno ou não.

Prós e contras do conteúdo

O esquilo chileno degu é uma criatura muito fofa e gentil. Sua relativa raridade no uso doméstico apenas torna os animais mais atraentes. Comprar um degus pode ajudá-lo a se destacar de sua família e amigos. Provavelmente, algumas pessoas decidirão até imitar os criadores.

O esquilo chileno não é muito grande, seu tamanho é inferior ao da chinchila.

Portanto, você não terá que fazer muito espaço para o degus. A quantidade de alimento necessária para este animal é pequena - máximo de 0,05 kg por dia. E você nem precisa comprar fórmulas de marca. Uma excelente mistura de ração é fácil de preparar com as próprias mãos e com um custo mínimo. As guloseimas também podem ser feitas sem ajuda.

O degu deve ser alimentado exatamente duas vezes ao dia. Ao mesmo tempo - como acontece com a partida em geral - não é despendido muito esforço. Um animal saudável não emite odores desagradáveis ​​ou mesmo estranhos. Portanto, normalmente não causará transtornos. E se alguns odores estranhos aparecerem, você pode reagir rapidamente e curar seu animal de estimação com a ajuda de um veterinário.

A gaiola deve ser limpa uma vez a cada 7 dias, o que permite economizar energia e planejar claramente os cuidados. Degu tem boa imunidade, mas deve-se ter em mente que isso não se aplica a pessoas de cor. Assistir a vida de um esquilo chileno é um prazer. É muito fácil treiná-la. Mas é importante considerar os problemas prováveis:

  • a relutância da maioria dos veterinários em tratar degus;
  • um animal limpo joga sujeira para fora da gaiola;
  • O esquilo chileno está constantemente ativo e barulhento;
  • ela terá que prestar muita atenção;
  • O degu é bastante tímido, qualquer som estranho pode prejudicá-lo.

Quantas pessoas são recomendadas para serem mantidas juntas?

O esquilo chileno deve se comunicar com indivíduos de sua própria espécie. Quando fica sozinha, ela começa a ficar entediada e a fazer barulho, como se estivesse chamando alguém. Os donos terão que despender muito mais tempo em atividades com o animal neste caso. É uma boa ideia manter um par de degus (assumindo que sejam idênticos em idade e sexo).

Para criar o esquilo chileno, eles formam um grupo (com predomínio múltiplo de fêmeas).

Mas isso não é uma tarefa fácil, você tem que levar em consideração as restrições de idade. Com 4 meses ou mais, os animais já relutam em perceber outros indivíduos ao seu redor, podem mostrar irritação e até agressão. Importante: parentes imediatos não são usados ​​para acasalamento. Mesmo que tudo corra bem externamente, a próxima geração pode ter imunidade fraca e até mesmo degenerar. Em caso de dúvida, consulte especialistas.

Como escolher e equipar uma casa corretamente?

Uma conversa sobre as peculiaridades da vida do roedor chileno não pode ignorar o arranjo de suas moradias. Normalmente, um ou um grupo de degus é colocado em uma gaiola de aço com uma malha de tamanho médio em torno do perímetro. Você não pode usar células menores do que:

  • 0,6 m de comprimento;
  • 0,45 m de largura;
  • 0,4 m de altura.

É tudo uma questão de mobilidade impressionante do animal. O esquilo chileno se sente bem apenas a céu aberto, quando pode se mover livremente.

Atenção: é aconselhável dividir a gaiola em camadas de altura - assim será ainda mais confortável.

    Às vezes, são usados ​​terrários de vidro com o volume necessário, nos quais a grelha é instalada. A cama é feita por:

    • de aparas de madeira;
    • espigas de milho comprimidas;
    • papel branco limpo.

    Em um dos cantos, eles equiparão uma casa onde os animais poderão arrumar o ninho eles mesmos. Um tanque com areia é colocado na borda oposta. Lá os esquilos chilenos farão banhos secos. O resto do espaço é usado para acomodar grandes ramos, seixos ou vasos de cerâmica. Nas paredes - sempre em alturas diferentes - colocam prateleiras.

    Dada a mobilidade do roedor chileno, deve-se usar rodas de esquilo. Para que os animais recebam tudo de que precisam, as gaiolas são equipadas com bebedouros e um conjunto de tigelas. Importante: cada tigela é reservada para um alimento especial, portanto não devem ser confundidas ou substituídas por um prato. A gaiola fornece um lugar onde as raízes das árvores e galhos grandes serão dobrados. Com a ajuda deles, os animais poderão afiar os dentes.

    Barras transversais e barreiras devem ser equipadas. Sem eles, o degu não se interessará, não poderá mostrar sua atividade. Como resultado, você pode até enfrentar sérios problemas de saúde. As gaiolas são colocadas apenas onde não há correntes de ar penetrantes e onde a luz solar direta não incide. O animal precisa de condições estáveis ​​para a vida, sem oscilações de temperatura.

    É inaceitável colocar casas de plástico em gaiolas. Os esquilos logo os roerão. E não seria problema apenas um defeito estético - trata-se também da toxicidade do plástico para o corpo das proteínas. As moradias de madeira são mais duráveis. Especialmente se você cobrir cuidadosamente todas as partes que vão além das dimensões com um pano ou fita de alumínio. O tecido é fixado com grampos para um grampeador.

    Alguns criadores fazem deliberadamente casas de madeira sem cobertura (para que os roedores possam exercitar seus dentes). Neste caso, as habitações terão que ser mudadas constantemente. Edifícios de grama são notoriamente de curta duração. Uma vida útil muito mais longa é típica para casas feitas de cerâmica ou vidro orgânico. O tamanho das casas é escolhido de acordo com o tamanho dos animais de estimação - para que eles possam entrar, sair e ser acomodados sem problemas.

    Feno ou aparas são colocados no chão. Normalmente as casas são calculadas para um degus. Mas você precisa saber que esses animais tendem a se abraçar em um sonho, aquecendo assim.

    Importante: você deve colocar a casa em um local sombreado ou no canto mais distante.

    O fato é que os animais o percebem como um porto seguro para si próprios e para as reservas acumuladas. A versão original é a casa Sennitsa:

    • uma moldura é erguida a partir de barras largas;
    • as paredes são construídas com gravetos idênticos (as melhores espécies são salgueiro, bétula ou cereja);
    • fazer um telhado de compensado;
    • as peças separadas são fixadas com parafusos auto-roscantes.

    Às vezes, eles fazem casas de labirinto com forro. Em tais residências, 2 departamentos e 2 níveis são fornecidos. Passagens redondas são feitas nos painéis, como orifícios. Normalmente os labirintos são construídos a partir de uma prancha grossa conectada com parafusos. Os furos necessários são feitos por meio de brocas com bicos redondos.

    Não é recomendado o uso de tintas, vernizes e esmaltes. A madeira deve permanecer sem tratamento, mas ao mesmo tempo é cuidadosamente lixada e raspada. A fechadura da gaiola deve ser do tipo mosquetão. O pedaço usual de proteína rapidamente aprende a se abrir.

    Atenção: gaiolas e galpões destinados a porquinhos-da-índia ou coelhos não são absolutamente adequados.

    Com que alimentar o degus?

    Comer um roedor em um apartamento na cidade ou em uma casa particular não é muito difícil. Mas você precisa estar atento às principais regras para que não haja erros. Uma vez que a espécie é completamente herbívora por natureza, você não pode usar nada além de produtos à base de ervas. E mesmo entre eles, frutas ricas em açúcar, vegetais ou hastes gramíneas são inaceitáveis. O diabetes é um dos maiores problemas para os degus.

    Você pode minimizar a probabilidade de problemas se usar rações prontas de empresas líderes. Definitivamente, contém um conjunto completo de nutrientes e oligoelementos. Feno de alta qualidade também deve ser usado.

    Sempre que possível, é colhida forragem suculenta, especialmente gramíneas recém-cortadas. O degus deve ser transferido para eles com cuidado, começando com porções modestas.

    Adequado como iguarias trevo, alface e alfafa... As misturas de cereais proteicos chilenos podem incluir aveia, cevada, trigo e milho. Deve-se ter cuidado com a casca das macieiras, tílias, peras, bem como com os seus ramos. Maçãs e peras só devem ser de variedades sem açúcar na dieta do degu. Eles são pré-secos.

    Você também pode usar pequenas quantidades de cenouras picadas. O principal é que não entra na dieta com muita frequência. Pequenas quantidades podem ser usadas para domar roedores e para alimentar:

    • bagas de roseira brava e espinheiro;
    • Grãos de milho;
    • sementes de girassol;
    • sementes de abóbora.

      Importante: Biscoitos, sementes fritas e nozes não devem ser adicionados à dieta protéica chilena.

      As misturas de ração padrão podem ser diluídas com cortes de vegetais secos, pão ou croutons caseiros. Alimentação de feijão também é permitida. Vale a pena considerar que alimentos secos não domésticos, mas estrangeiros, são mais adequados para degus.

      Você tem que ter cuidado com o pão fresco. Quantidades excessivas podem levar ao excesso de carboidratos. Abobrinha, couve-flor e alface são fornecidas sem restrições especiais. Os pepinos são fornecidos em pequenas quantidades, especialmente porque os próprios animais não estão muito dispostos a comê-los. O mesmo acontece com as batatas cozidas sem sal.

      As frutas cítricas são fornecidas em porções modestas (1 fatia por 7-8 dias). Damascos, mangas, bananas e pêssegos não são permitidos. O kiwi é administrado somente após o teste de alergia. É melhor recusar completamente caqui e figos. Importante: o feno deve ser retirado apenas de fontes confiáveis.

      Deve ser cortado em local seguro. A presença de botões de ouro, meimendro, cicuta, tóxicos para o animal, é inaceitável. Mas dente de leão, trevo, timóteo e metlik são muito bons. Não deve ser adicionado junco grande - ele pode danificar a cavidade oral do esquilo. Os ramos nos meses de verão são fornecidos junto com as folhas.

      Cuidar e domar

      Cuidar de um degus em casa não é muito difícil. Os comedouros são limpos e lavados todos os dias. Da mesma forma, todos os dias a cama é limpa e os alimentos não consumidos são descartados. A limpeza a seco da gaiola é realizada semanalmente. Você precisa desinfetá-lo a cada 30 dias.

      O banho do esquilo chileno não é obrigatório. O próprio animal, ao tomar banhos de areia, limpará a pelagem. Degu é simpático e aprecia a atenção das pessoas. O animal não se importará em tentar sentar-se em seus braços. Quando ele é acariciado, algo como um ronronar é ouvido.

      A domesticação e posterior treinamento são muito simples. Eles começam com o desenvolvimento de uma sensação de absoluta segurança e tranquilidade em torno de um esquilo. Quando os donos estão próximos do animal, eles não devem fazer movimentos de varredura ou levantar a voz. Assim que o hábito de tal comportamento é desenvolvido, eles começam a se aproximar com uma guloseima nas mãos. Um excelente nível intelectual (pelos padrões do mundo animal) tornará o controle do degus o mais rápido possível.

      O esquilo chileno entende quase imediatamente o que é exigido dele.

      Importante: independente do sucesso do treinamento, deve-se tratar o animal com delicadeza e de maneira correta.

      Levantar a voz, especialmente a violência física, é inaceitável. É útil aprender como imitar os sinais de assinatura que trocam os próprios degus. Isso ajudará a evitar morder fios ou escalar lugares altos perigosos.

      Importante: você não pode domar o esquilo chileno colocando a gaiola muito baixa. Na natureza, as planícies se tornaram uma fonte de perigo para as espécies. Portanto, o medo deles é costurado no programa genético. Você só pode pegar um animal quando ele se acostumar com a casa, o meio ambiente. Quando a adaptação estiver completa, o esquilo correrá para a porta, mal vendo seu dono.

      O animal fofo percebe a captura de cima como o ataque de um predador. Portanto, só pode ser tirado de baixo. A domesticação começa permitindo que você inspecione e ande por todo o apartamento. Claro, isso é feito apenas sob supervisão rigorosa. Devemos tentar acostumar imediatamente o animal a retornar à gaiola.

      Quando ele é alimentado com algo saboroso, ele deve fazer um certo som. Tendo desenvolvido um reflexo condicionado, será possível chamar o roedor para você com este som. Mas deve-se ter em mente que sem reforço com comida, o reflexo enfraquece e logo desaparece. O mesmo se aplica ao desenvolvimento de técnicas. Quando um animal aprende uma habilidade (resposta a um nome, sentar no ombro ou outra coisa), ela é primeiro reforçada por 5 a 10 dias após um hábito completo, e só então eles começam a ensinar outra coisa.

      Treino, jogos e caminhadas

      O esquilo chileno pode caminhar facilmente no solo e em árvores ou arbustos. É estritamente proibido segurar o animal pela cauda ou levantar o degu por ela. Aí o instinto manda você se livrar da pele para fugir, e então, com segurança, morder os restos da cauda. Essa circunstância deve ser lembrada tanto durante o treinamento quanto nas caminhadas. É melhor tentar ensinar o animal a responder aos comandos e proibições do que pegá-lo com as mãos pelo mesmo rabo.

      Importante: antes mesmo da primeira caminhada, você deve estabelecer um contato completo.

      Se você sair para passear com um animal que ainda não está acostumado a obedecer e não começou a confiar em uma pessoa, ele pode fugir ou se esconder por perto. Quando o tamanho da célula for suficiente para a vida ativa do esquilo, deve-se caminhar 2 ou 3 vezes por semana. Se não for possível garantir a movimentação diária na residência, é necessário caminhar com o degus todos os dias. A violação desta regra pode resultar em doença grave e até morte prematura do animal de estimação.

      Deve-se levar em consideração a grande mobilidade e curiosidade dos esquilos chilenos. Muito frequentemente, roem fios elétricos, equipamentos móveis e outros equipamentos eletrônicos. Os animais podem prejudicar livros, jornais com revistas, dinheiro, documentos, fotos ... Tudo isso deve ser protegido com cuidado. O movimento descontrolado do degus pela casa é inaceitável!

      Os esquilos chilenos têm um forte olfato. É claro que estão longe dos cães de busca, mas os cheiros dos donos em roupas, linho ou outros tecidos serão detectados com certeza. Podem aparecer buracos. Outra advertência: movendo-se pela casa, degus pode estar em quase qualquer lugar. É necessário monitorar constantemente para não pisar nele, não prender com a porta ou causar danos de alguma outra forma.

      Durante o treinamento, o animal de estimação aprende os comandos:

      • "Whirl";
      • "para mim";
      • "quicar";
      • "Proibido / não permitido".

      É útil usar uma bola ambulante onde o animal se moverá sem correr o risco de se perder. Eles começam com caminhadas na bola por 10 minutos. Aumente gradualmente até 40 minutos. Eles saem para a rua apenas com coleira e arnês. Você só pode passear com um animal de estimação em locais seguros - onde não haja veneno, picante, quente; idealmente grama ou areia.

      Veja o vídeo sobre o treinamento de degu abaixo.

      Doenças

      Degu freqüentemente fica careca e pega um resfriado. Devido à passagem descontrolada para locais perigosos, o animal pode ferir ou mesmo quebrar seus membros. A nutrição inadequada leva a distúrbios digestivos e envenenamento. Um animal saudável está sempre ativo e curioso. O paciente fica quieto, baba o casaco, seus olhos não brilham e assim por diante.

      Avaliações

      As avaliações do degu chileno são certamente positivas. Quem os liga nota a ausência de odores desagradáveis, despretensão e inteligência. Mas os criadores são aconselhados a lembrar que este ainda é um roedor (com todas as sutilezas que se seguem). Você pode observar um esquilo por horas, especialmente se houver dois ou mais animais. Eles farão as delícias de crianças e adultos.

      Mas devemos lembrar:

      • sobre doenças bastante frequentes;
      • alta probabilidade de estresse;
      • dificuldade de cura;
      • mordidas fortes com manuseio descuidado.
      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa