Roedores domésticos

Quanto tempo vive o degus e do que isso depende?

Quanto tempo vive o degus e do que isso depende?
Contente
  1. Descrição
  2. Personagem
  3. Vida útil
  4. Características do conteúdo

O esquilo chileno Degu é apreciado por adultos e crianças por sua disposição ágil e alegre. Este animal pertence a roedores, cuidar deles é semelhante a cuidar de animais semelhantes, mas seus donos precisam observar algumas das nuances da guarda. Qual é a sua especificidade, caráter e quanto tempo os degus vivem - você pode descobrir no artigo.

Descrição

O minúsculo exótico esquilo degu chileno se parece mais com um rato, camundongo, chinchila, pertence às espécies de roedores da América do Sul e da América Latina da família dos oito dentes. No mundo científico, é chamado Octodon Degus (rato do mato), ou Degus, cujo habitat natural é a área de sopé com arbustos nos países da América do Sul - Bolívia, Argentina, Chile, Peru.

Os esquilos chilenos têm um comprimento corporal de 10-24 cm (dependendo do sexo), sua cauda longa tem 7-15 cm e seu peso varia de 100 a 400 gramas. Em cativeiro, o peso de um degus geralmente não excede 200-250 gramas. No focinho alongado do animal existem olhos escuros e redondos, nariz ligeiramente achatado, bigodes grossos, grandes orelhas arredondadas projetando-se acima da cabeça. O cabelo desses roedores é delicado, macio ao toque, e no final da cauda há uma pequena escova de pelos longos. As patas dianteiras do degu, com as quais agarra o alimento, são mais curtas e mais fracas do que as posteriores.

A cor do animal na natureza é marrom-acinzentado ou marrom-amarelado, no dorso geralmente mais escuro e no abdômen a pelagem é cinza claro ou creme. Agora, em condições artificiais, são criados degus manchados, azuis e de areia. Durante o perigo (na natureza, é um ataque de aves de rapina) ou uma situação estressante, os esquilos trocam a pele com o cabelo da cauda, ​​deixando-a para o inimigo, então o animal morde a parte nua e morta da cauda para em si. Ela não terá uma nova cauda, ​​então, tendo encontrado um rato-do-mato de cauda curta, pode-se presumir que ela sobreviveu ao estresse.

Degu dorme à noite, levando uma vida ativa durante o dia. Na natureza, ela se alimenta no início ou no final do dia, nesse horário o sol em sua terra natal não é tão ativo e o animal não sofrerá insolação. Em casa, a proteína pode se adaptar ao regime do proprietário.

Em sua dieta, os degus são despretensiosos, eles preferem grama fresca ou feno, raízes e folhas de plantas, um pouco de grão, sementes ou frutos.

Como muitos roedores, O esquilo chileno armazena reservas para o inverno em sua toca. Os dentes desse roedor crescem ao longo de sua vida. Existem apenas 20 dentes, seus animais moem periodicamente em várias pranchas ou galhos.

Personagem

Habitando em bandos na selva, os degus são gregários por natureza. No território do sopé dos Andes, eles cavaram túneis de comunicação inteiros no subsolo. Ágeis e rápidos (assim se parecem com esquilos) em sua sociedade, os degus constroem uma hierarquia rígida, não gostam de estranhos e protegem deles o território pertencente ao grupo. Os degus criados em casa podem ser caracterizados como animais muito ágeis e ágeis, com um caráter curioso e sociável.

Eles são perspicazes, inteligentes, sabem seu nome e até mesmo treináveis. Mas cada indivíduo do esquilo chileno possui um caráter individual, que se estabelece desde a infância do animal. Isso é especialmente verdadeiro para degus criados em cativeiro. Como o animal vai se comportar, o que preferir na alimentação, vai depender de como foi tratado, em que condições ele cresceu.

No que diz respeito aos sentidos, é importante notar que A visão do degu é pobre, embora com uma boa visão de 360 ​​°. Mas a audição é muito apurada: em um ambiente silencioso e calmo, as orelhas do roedor ficam relaxadas e quase encostadas na cabeça, mas se endireitam imediatamente ao ouvir um leve farfalhar ou barulho. Degu sabe como se comunicar através de sons, expressar sua atitude positiva ou insatisfação.

Como os gatos, os degus emitem sons de arrulhar e ronronar quando o dono os acaricia atrás da orelha e, se estiverem infelizes, você poderá ouvir "resmungos".

O único degu da casa exigirá atenção e carinho do proprietário, de quem ele se tornará um verdadeiro amigo. Um casal de esquilos chilenos não ficará tão entediado, eles se comunicarão entre si, encantando os olhos dos outros com seu comportamento divertido e brincadeiras. Ratos arbustos são muito tímidos e reagem nervosamente a ruídos ou movimentos repentinos, precisam ser domesticados por muito tempo e com cuidado. Isso deve ser levado em consideração na manutenção, bem como alertar crianças e hóspedes que vierem em casa sobre suas características.

Vida útil

A vida dos esquilos chilenos em condições naturais, onde precisam se alimentar e se defender dos inimigos, costuma ser mais curta do que a vida em cativeiro. Na natureza, os degus vivem apenas 5-6 anos, tornando-se, via de regra, presa de aves de rapina e raposas.

Quase não são suscetíveis a doenças, têm forte imunidade.. Um esquilo domesticado pelo homem pode deliciar seu dono por 8-11 anos (em média 9,5 anos) e até mesmo detentores de registro degus que viveram até 15 anos de idade. Ao mesmo tempo, os degus, que têm uma cor incomum criada artificialmente, vivem significativamente menos do que seus congêneres de cor natural. A vida das espécies azuis ou arenosas é de apenas 3-4 anos.

A longevidade desses animais é alcançada com muito carinho e amor dos donos, e também depende dos seguintes fatores:

  • criando um microclima favorável;
  • alimentação correta;
  • tamanho da célula;
  • eliminação do estresse para o animal;
  • organização de lazer, comunicação;
  • acesso oportuno ao veterinário.

Características do conteúdo

Habitação

Antes do aparecimento do esquilo chileno na casa, é necessário cuidar de um lar confortável e durável para ele. Pode ser uma gaiola de metal ou um aquário de vidro com um tamanho mínimo de 75x60 cm e uma altura de 50-70 cm.O chão deve ser coberto com areia, papel ou trapos. Para a absorção de resíduos, é importante não usar cama de gato grosseira, pellets, feno. Os enchimentos podem ferir as pernas dos degus e comem feno, areia, uma fralda absorvente adequada para a casa de banho.

Deve haver vários acessórios importantes para o animal dentro da gaiola. São vários passadiços de madeira, que os degraus vão roendo ao longo do tempo, uma roda giratória com um diâmetro de pelo menos 35 cm. Também é necessário instalar um "vison" - pode ser uma casa de madeira ou uma flor de cerâmica desnecessária Panela. Alguns galhos de árvores comuns jogados dentro da casa são adequados para ranger os dentes.

Se a gaiola permitir, um túnel feito de plástico durável pode ser instalado.

É melhor escolher um bebedouro automático com água limpa e um comedouro para evitar ração espalhada e água derramada.

Degas adora tomar “banhos de areia”, é melhor colocar temporariamente um tanque-piscina com areia para esses procedimentos por uma questão de limpeza ao redor. Coloque a moradia do degu longe de correntes de ar e aparelhos de aquecimento, evitando a luz solar direta. Os animais não gostam de barulho, portanto, locais próximos à TV e ao rádio não são adequados. A cozinha não é o melhor cômodo para os esquilos chilenos, que não suportam odores fortes e altas temperaturas. A limpeza da casa do degu é obrigatória - serviço semanal e limpeza geral uma vez a cada 1-2 meses.

Nutrição

A dieta do degu consiste em raízes, grãos de cereais, sementes, ervas, folhas. O alimento mais adequado para chinchilas em pet shops é uma mistura de cereais, flocos, ervas secas, raízes, frutas secas. Ocasionalmente, você pode alimentar seu animal de estimação com vegetais frescos sem açúcar, roseira brava, bagas de sorveira, mas em nenhum caso com doces. O açúcar é contra-indicado no corpo dos degus, eles são suscetíveis ao diabetes mellitus. A oferta diária de comida para degus é geralmente dividida por 3-5 vezes durante o dia.

Cuidado

Prestar atenção a um animal de estimação roedor, cuidando dele é uma parte importante da criação de esquilos chilenos. O contato constante com os donos vai inspirar a confiança do animal, ele se sentirá mais confortável. Você precisa se comunicar com ele com calma, em voz baixa, evitando movimentos bruscos. Não segure o degus pelas costas ou lateralmente com as mãos, por medo de que ele possa apresentar uma reação defensiva e desprender a pele da cauda. Mostre primeiro uma palma aberta, segurando-a o tempo todo em frente aos olhos do esquilo.

Além de jogos e diversão, é imperativo monitorar a condição externa do pelo e da pele do degus. A pelagem deve ser lisa, sem caroços, pele sem calosidades, vermelhidão. A membrana mucosa do olho deve estar limpa, sem migalhas de conjuntivite. Um degu saudável deve ser alegre, móvel e pular com frequência.

A letargia e a sonolência do degus são sinais de que o esquilo chileno não está se sentindo bem, então é necessário consultar um veterinário.

Doenças

Degus não são suscetíveis a doenças crônicas, mas (geralmente devido à intolerância ao açúcar e ao consumo de alimentos ricos em amido), problemas como:

  • dental;
  • diabetes;
  • calvície;
  • catarata;
  • obesidade;
  • desordens digestivas.

Degu costuma pegar resfriados, portanto hipotermia, procedimentos hídricos e correntes de ar são contra-indicados para eles. Eles são tratados para resfriados bebendo muitos líquidos, dando descanso e enxaguando as membranas mucosas. Em outros casos, um apelo oportuno ao veterinário, o cumprimento das regras de higiene e nutrição com a exclusão ou limitação completa de sacarose, frutose, nozes, ajudará.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa