O que é o aliciamento e como é feito?
Grooming é um complexo de procedimentos de tosa para animais de estimação. Pode incluir apenas higiene ou medidas adicionais destinadas a melhorar a aparência do ponto de vista estético. Os especialistas estão envolvidos na preparação, mas alguns procedimentos podem ser realizados em casa.
O que é isso?
O nome, denotando um conjunto de procedimentos de cuidado, vem do inglês "noivo". Inicialmente, essa palavra era usada apenas em relação aos cavalos, mas depois se espalhou também para outros animais. Hoje em dia, escovar muitas vezes significa cuidados higiênicos e estéticos para cães ou gatos, a maioria dos salões especializados trabalha com eles. Mas também existem procedimentos para outros animais de estimação: papagaios, porquinhos-da-índia, répteis.
A história da preparação tem mais de um milênio - mesmo no antigo Egito era costume cuidar dos gatos do templo, que eram considerados sagrados lá. A moda dos salões de beleza para animais de estimação surgiu na França no século XVIII, os cães naquela época eram mantidos em qualquer casa nobre. Os poodles, reconhecidos como a raça oficial do palácio, eram especialmente populares e exigiam cuidados adequados.
Os procedimentos antigos estavam longe de ser modernos, por exemplo, era recomendado usar leite azedo como enxágue e fazer uma máscara de farelo para deixar a pelagem sedosa e brilhante. O Grooming começou a se desenvolver ativamente nos Estados Unidos no século 20 - aparadores especiais, cosméticos e outros acessórios surgiram, os primeiros salões e salões de cabeleireiro para cães foram abertos. Vários estudos também foram realizados para tornar o catação mais eficaz, para encontrar os melhores métodos para cada raça.
Na Rússia, o aliciamento se espalhou recentemente - nos anos 90 do século passado.
Quais raças são necessárias?
Os procedimentos normais de higiene são essenciais para todos os animais. Os cães e gatos devem limpar periodicamente as orelhas, dentes e olhos, e pentear o pelo para que os animais se sintam bem e não adoeçam. Mas cortes de cabelo e penteados complexos são necessários apenas para certas categorias.
- Animais de exposição, que devem ser apresentados aos especialistas em toda a sua glória. A preparação para o evento é minuciosa, além disso, às vezes com a ajuda do corte de cabelo correto, é possível ocultar pequenos defeitos anatômicos.
- Animais de estimação decorativos. Por exemplo, yorkies ou chihuahuas fofinhos costumam ter penteados de modelo para que o animal agrade o dono com sua aparência.
- Animais de pêlo comprido. Eles têm uma pelagem muito grossa e longa, e um corte de cabelo aqui não é um capricho, mas uma necessidade.
- Animais de estimação de pêlo duro. Sua estrutura de lã é densa, então os animais precisam ser aparados - arrancando os pelos mortos para que a muda passe mais rápido.
Os cães de pêlo comprido devem ser ensinados a escovar os dentes a partir dos três meses de idade. É melhor levar o filhote ao salão, pois um dono inexperiente pode acidentalmente machucar o animal. Além disso, um animal de estimação pode ficar com medo da dor e adquirir uma reação negativa a tudo relacionado aos procedimentos.
Algumas raças com subpêlo com pelos axiais não precisam de corte de cabelo, além disso, não é recomendado para elas. - isso pode levar à perda de cabelo e retardo de crescimento. São cães como Labrador, Corgi, Beagle, Pastor Alemão, Husky, Sheltie, Spitz, assim como raças de pêlo curto, como pugs ou Buldogues Franceses, normalmente não cortam o cabelo - isto não é necessário.
O que está incluído?
Existe um conjunto específico de procedimentos que é mais comumente referido como tratamento padrão. Essa preparação é relevante para cães e gatos. Certos pontos podem ser diferentes. Por exemplo, os gatos Sphynx, que não têm cabelo, não são penteados ou cortados, mas precisam de banhos regulares. Além disso, alguns proprietários prestam atenção especial à aparência de seus animais de estimação, solicitando não apenas procedimentos padrão, mas também um corte de cabelo de modelo e até mesmo uma coloração.
Penteando
Com o auxílio de uma escova especial, a lã é cuidadosamente penteada, separando os fios emaranhados. Isso ajuda a dar ao animal uma aparência bem cuidada e arrumada, bem como a remover os pelos perdidos, o que é especialmente importante durante a muda.
Em alguns casos, o procedimento também envolve a remoção dos emaranhados se a pelagem for muito grossa e formar grumos facilmente.
Um corte de cabelo
Dependendo do tipo e comprimento da pelagem, utiliza-se máquina ou tesoura: comum ou desbaste. O procedimento também inclui uma lavagem preliminar, pois apenas lã limpa pode ser cortada. Cada raça tem seus próprios padrões de preparação, mas isso só se aplica a exposições. Caso o animal não participe desses eventos, via de regra, os donos optam por cortes de cabelo funcionais que facilitem o cuidado.
Cuidados com os olhos
Este procedimento deve ser feito regularmente - cerca de uma vez por semana. Nos cantos dos olhos de cães e gatos, as secreções se acumulam, "caminhos" são formados. Com eles, o animal parece maltratado, além disso, às vezes uma condição negligenciada pode levar a inflamações e a várias doenças. A descarga é removida cuidadosamente com um algodão e uma loção especial.
Limpeza de ouvido
Os animais não conseguem lidar com esse problema sozinhos, então precisam de ajuda. Enxofre e poeira se acumulam dentro da orelha, além disso, os parasitas podem se instalar lá. A inspeção visual e a limpeza devem ser feitas uma vez por semana para evitar problemas. Para isso, são utilizados géis e loções especiais.
Limpeza de dentes
A higiene bucal desempenha um papel importante. Em cães e gatos, a placa bacteriana se acumula nos dentes, que deve ser removida para evitar a multiplicação das bactérias. Se isso for negligenciado, pode se desenvolver tártaro. Não só causa desconforto ao animal, mas também leva à perda de dentes.
A limpeza é realizada aproximadamente a cada 5-7 dias, dependendo do estado da cavidade oral. Você pode usar uma escova ou almofada de algodão especial e também precisará de um creme dental para animais. Se tiver a aparência de uma pedra, ela é preliminarmente amolecida com uma solução especial e, em seguida, removida com um raspador.
Corte de garra
Se o cachorro se move com um som característico, que lembra o barulho dos saltos, é hora de cortar o cabelo. Nos animais de estimação, as garras não têm tempo para se moer e, quando ficam muito compridas, interferem no animal. Um cão ou gato pode agarrar e ferir a pata.
Para aparar as unhas, você precisa de uma tesoura especial, além de uma lima para alisar os cantos pontiagudos. O procedimento deve ser realizado com cuidado para evitar danos aos vasos sanguíneos ou sangramento.
As garras são aparadas conforme necessário, dependendo da taxa de crescimento, isso é feito semanalmente ou uma vez por mês.
Tipos de corte de cabelo
O aliciamento pode ser dividido em várias categorias. Dependendo disso, o conjunto de procedimentos, sua duração e características de corte de cabelo são diferentes.
Higiênico
Isso faz parte dos cuidados com a saúde do seu animal de estimação. As características do corte de cabelo dependem da raça. Alguns cães só precisam ser penteados, outros têm os pelos aparados em alguns pontos: embaixo da cauda, entre os dedos, para facilitar o aliciamento. Existem também raças que requerem um corte de cabelo regular a cada 6-8 semanas.
Exibição
Realizado antes de certos eventos. Nesse caso, é necessário seguir rigorosamente as normas e requisitos para que o animal receba uma classificação elevada. Se os procedimentos de higiene podem ser realizados em casa por conta própria, então, antes da exposição, muitos proprietários preferem levar o animal ao salão para que eles possam fazer um corte de cabelo e penteados de alta qualidade lá.
Criativo
Esta é uma opção para quem deseja criar uma imagem única e fora do padrão para seu animal de estimação. Um aparador profissional irá ajudá-lo a escolher um corte de cabelo incomum, realizar uma coloração segura e outros procedimentos estéticos.
Ferramentas e ferramentas
Cães e gatos requerem cosméticos especiais. Os cosméticos humanos não são apenas inadequados para eles, mas também podem ser perigosos. Os produtos para animais de estimação estão disponíveis em sua loja de animais ou farmácia veterinária.
Normalmente, esse conjunto é usado para cuidados domésticos.
- Xampu. Deve ser adequado para o animal em termos de tipo de pelagem, cor e idade. O pó também será útil - permite que você limpe seu animal sem água, o que é bastante conveniente.
- Ar condicionado. Facilita o penteado, deixa a pelagem mais macia e sedosa, dá brilho saudável.
- Spray ou loção higiênica. O produto é necessário para limpar ouvidos e olhos.
- Pasta de dentes. Em alguns casos, uma solução de remoção de tártaro adicional pode ser necessária se o animal tiver problemas semelhantes.
Cuidar de animais requer ferramentas e equipamentos adequados. Os suprimentos de higiene também podem ser comprados em uma loja especializada para fornecer cuidados domésticos para seu animal de estimação.
O aparador precisará dos seguintes acessórios.
- Pente, capa impermeável, escova ou luva dentada - a escolha da ferramenta depende das características do casaco.
- Tesoura: regular e desbaste, um cortador de colar para desembaraçar caroços emaranhados, uma faca para remover cabelos longos e ásperos. Além disso, um aparador ou aparador pode ser usado para cortar o cabelo.
- Secador de cabelo. É necessário para secar animais de estimação com cabelo grosso - um compressor é usado para tais fins na cabine. Se o animal tiver pêlo curto, pode sobreviver com uma toalha.
Além disso, você precisará de um determinado conjunto de consumíveis: guardanapos, almofadas de algodão e palitos, luvas.Para um trabalho mais conveniente, você pode adquirir acessórios adicionais (suportes, suportes, suportes) que ajudam a colocar todas as ferramentas necessárias do tosador.
Etapas principais
A higiene pode ser feita em casa, com as próprias mãos. Se você nunca fez esse tipo de trabalho, alguns salões oferecem master classes para iniciantes, mostrando os métodos e técnicas básicas. Você pode assistir a várias lições para aprender como realizar os procedimentos básicos.
Como regra, o cuidado doméstico envolve várias etapas.
- Penteando. Ajuda a tornar a lavagem mais confortável. Além disso, nesta fase, você precisa remover os emaranhados, se houver.
- A lavagem. Isso pode ser feito no banho, chuveiro ou até mesmo na pia se o animal for pequeno. A água deve estar morna, mas não quente. É importante enxaguar bem o shampoo, pois os resíduos secos podem causar irritação.
- Secagem. Um animal molhado pode congelar e pegar um resfriado, por isso é necessário secar o pêlo.
- Um corte de cabelo. Após a lavagem e secagem, o casaco pode ser aparado ou retirado em áreas específicas.
Além disso, os animais precisam limpar seus ouvidos, olhos e dentes cerca de uma vez por semana. Você também pode cortar as unhas em casa.
É aconselhável ensinar um animal de estimação a cuidar desde cedo para que não tenha medo dos procedimentos. Assim, você torna a vida mais fácil para você e para ele. Quem lida com um animal adulto que não está acostumado a ser escovado terá que ser paciente e talvez buscar ajuda profissional para encontrar a abordagem certa.