Gravação

Tudo sobre ukiyo-e

Tudo sobre ukiyo-e
Contente
  1. História
  2. Gêneros
  3. Processo de criação
  4. Artistas notáveis

Ukiyo-e é uma das áreas mais populares da pintura nas artes visuais japonesas, apareceu e se desenvolveu mais durante o período Edo.

História

O próprio conceito de "ukiyo-e", se traduzido do japonês, significará "imagens de um mundo em constante mudança". Este termo foi emprestado da filosofia medieval do Zen Budismo. Para esta tendência filosófica, uma das disposições mais importantes é considerada uma consciência plena de toda a fragilidade da existência humana em comparação com a Eternidade desconhecida. Portanto, nas escolas Zen, a capacidade de compreender a própria vida "aqui e somente agora" veio à tona.

Admirar por muito tempo os momentos momentâneos do tempo presente se tornou uma parte fundamental da profunda estética japonesa e uma das maneiras mais interessantes de chegar o mais próximo e natural possível de perceber seu lugar na natureza e praticar meditação no espírito do Zen Budismo, que é muito popular hoje.

Na maioria das vezes, ukiyo-e se refere a uma gravura tradicional japonesa representada em madeira. Artistas japoneses usavam originalmente todos os tipos de corantes vegetais que eram misturados com pasta de arroz. Essa técnica de gravura possibilitou a criação de um colorido complexo com tonalidades suaves, o que aproximou o gênero da pintura.

O surgimento de um estilo tão original como ukiyo-e deveu-se originalmente ao crescimento ativo das cidades japonesas (urbanização do país) no início do período Edo histórico, que caiu em 1603-1867. Foi nessa época que surgiu uma classe social como os Tenin - esta é a classe dos mercadores e artesãos. Como resultado da urbanização, a cultura urbana começa a se desenvolver ativamente.Os temas para as gravações ukiyo-e exclusivas eram todos os tipos de assuntos de poesia urbana, histórias de gênero de ukiyo-zoshi, eles representavam lindamente as peças do teatro kabuki japonês na pintura.

Gêneros

As origens das xilogravuras antigas são principalmente ilustrações de livros em preto e branco, as imagens coloridas aparecem muito mais tarde. As gravuras japonesas podem ser categorizadas quase claramente em temas específicos.

Teatral

Yakusha-e são retratos inerentemente originais dos atores mais populares e reconhecíveis do teatro kabuki japonês. Esse tipo de gravura possibilitava ver uma pessoa em seu ambiente criativo e determinar quais papéis eram desempenhados com mais frequência nesses teatros.

Shunga (traduzido como "fotos da primavera") - na verdade, são gravuras muito específicas com conotações eróticas.

Ao mesmo tempo, os mestres conseguiram transmitir as relações sensuais entre os japoneses não de maneira vulgar, mas o mais romântica possível.

Heróico

Musya-e - são imagens de samurai de altíssima qualidade, famosos em todo o país. Este tema é muito popular na Terra do Sol Nascente, pois os samurais são a personificação da força e indestrutibilidade do espírito humano, eles são adorados, existem cultos inteiros de clãs de samurais, portanto gravuras com imagens de guerreiros aplicadas a eles pode ser encontrado no Japão em quase todos os lugares.

Descritivo de gênero

  • Bidzinga - imagens executadas de maneira bastante profissional de pessoas bonitas.
  • Surimono - este é um tipo especial de fotos de felicitações com desejos positivos, na maioria das vezes eles retratam cenas de gênero da vida de cidadãos japoneses, muitas vezes mostram lindas flores e plantas, há imagens de animais e pássaros, vários tipos de paisagens coloridas, fotos de árvores floridas, deuses da felicidade (e há muitos no Japão). Além disso, esses cartões postais representam objetos que são símbolos de bondade e felicidade.
  • Yokohama-e - são imagens muito nítidas de representantes de todos os tipos de países (os japoneses sempre perceberam os estrangeiros um pouco alienados), vários mecanismos aprimorados, você também pode ver aqui imagens de casas elegantes construídas no estilo europeu. O gênero surgiu após o Japão abandonar a política de isolamento total do país - com o aparecimento em seu território dos primeiros representantes estrangeiros. É por isso que todos os estranhos em tais gravuras parecem muito impressionantes e muitas vezes ridículos.

Paisagens

  • Kate-ha - são imagens muito bonitas de flores que abriram seus botões e pássaros luxuosos com plumagem brilhante (eles representavam principalmente grous, flores de sakura, e você também pode apreciar a vista de árvores floridas aqui).
  • Fukei-ga - paisagens naturais coloridas (vulcões, riachos) e pitorescas áreas urbanas com motivos naturais incluídos em sua composição.

Além disso, as gravuras japonesas representando vários animais são muito populares - por exemplo, com gatos brincalhões, cervos luxuosos e dragões de aparência assustadora.

Processo de criação

No processo de trabalho da gravura ukiyo-e, normalmente participavam 3 pessoas: este é o próprio artista, além de um entalhador e um impressor especializado. Vale ressaltar que a editora também teve um papel importante nesse processo, pois foi ele quem estudou a demanda por tais produtos e determinou a circulação das estampas.

Houve momentos em que foi o editor que definiu um determinado tema para futuras impressões e influenciou totalmente seu caráter.

O processo de trabalhar em uma futura gravura era assim.

  1. Primeiro, o artista deve fazer um desenho de contorno - esse foi o protótipo da futura gravura. O desenho foi aplicado com tinta especial em papel muito fino, às vezes quase transparente e delicado.
  2. A tarefa do gravador é colar o desenho resultante com a frente em uma placa já preparada de cerejeira, pêra ou buxo.Depois recortou dela aquelas partes em que a base do papel era totalmente branca, obtendo a primeira forma de gravura, mas ao mesmo tempo praticamente "destruindo" a própria imagem.
  3. Em seguida, várias estampas em preto e branco foram feitas ao mesmo tempo - era sobre elas que o mestre deveria designar as cores planejadas de antemão.
  4. O entalhador fez o número necessário (às vezes mais de 30) de imagens impressas. Cada uma dessas formas deve corresponder a uma cor ou subtom.
  5. O impressor teve que primeiro discutir com o artista a gama de cores necessária, depois ele aplicou tinta com cuidado e, sobre uma base de papel de arroz levemente úmida, iniciou o processo de impressão da gravura à mão, o que não foi tão fácil.

Assim, o método coletivo de criação de uma gravura (com a participação de um artista profissional, um entalhador habilidoso e um impressor experiente), a estreita especialização de todos os mestres listados, a antiga organização guilda de todo o processo de produção tornou possível criar uma originalidade especial da xilogravura oriental.

Artistas notáveis

No século 18, uma escola japonesa de pintura clássica chamada Maruyama-Shidze foi formada na isolada Rua dos Artistas em Kyoto, Shijo. Seu fundador foi o grande e mais conhecido do país artista Maruyama Oke... Em suas obras, ele procurou combinar o naturalismo natural, jogado com o tema do claro-escuro e da perspectiva usando as tradições da escola ocidental, mas com a preservação das técnicas de imagem orientais.

Um dos mais reconhecidos mestres do gênero antigo de retratar os rostos dos habitantes da cidade em pinturas é considerado mestre chamado Kitagawa Utamaro... A imagem feminina tradicional em suas obras clássicas foi fortemente tipificada ao longo dos anos. O ideal de beleza da mulher japonesa nas obras do antigo mestre é um oval particularmente alongado do rosto e proporções alongadas do corpo, penteado alto, olhos expressivos, que se delineiam com o menor número de pinceladas leves, linhas muito finas de lábios femininos e o nariz mais reto.

Hokusai é outro notável mestre da antiga arte da xilogravura. A paisagem clássica do Extremo Oriente evitou uma imagem real da aparência do objeto, tentando assim contar e mostrar as ideias filosóficas da visão da vida com a ajuda de formas naturais. Mas para Hokusai, esta paisagem está sempre associada a uma determinada área, o mestre muitas vezes especificava muitas características topográficas com a ajuda de inscrições caligráficas.

Além disso, pela primeira vez, ele foi capaz de combinar em uma verdadeira unidade harmoniosa as leis da perspectiva de construção do espaço oriental e o ritmo linear do ukiyo-e, paisagens e numerosos motivos cotidianos, também integrando ativamente a vida do moderno pessoas em uma única ordem de vida no Universo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa