Design e interior da sala de estar

Zoneamento da sala de estar: métodos e ideias de design

Zoneamento da sala de estar: métodos e ideias de design
Contente
  1. Para que serve?
  2. Quais zonas você pode destacar?
  3. Como e como dividir o espaço?
  4. Técnicas de design
  5. Exemplos de sucesso

O zoneamento competente do espaço é uma arte, mas você pode dominá-lo. Se pretende planear racionalmente, equipar cada metro do apartamento com inteligência e elevados requisitos estéticos, não pode prescindir destas competências. E se o apartamento não for muito grande, mas você quiser acomodar uma área de lazer, uma zona de mídia, uma biblioteca, uma sala de jantar, um escritório e até mesmo um cantinho infantil em seu território, terá que recorrer aos segredos do zoneamento.

Para que serve?

O zoneamento da sala de estar sempre busca determinados objetivos. Na maioria das vezes, os proprietários querem divida uma sala em diferentes áreas funcionais: é assim que uma zona de dormir pode aparecer na sala de estar, por exemplo. Em alguns casos, o zoneamento ajuda a ampliar visualmente a sala. Se a sala for muito grande, pode ser mais confortável e organizada.

O zoneamento pode ser feito por dois motivos polares, como:

  • um pequeno apartamento no qual é necessário equipar vários setores funcionais;
  • o apartamento é bastante espaçoso para não parecer vazio e desorganizado, várias zonas estão dispostas em uma grande metragem.

Acredita-se que três zonas em uma sala seja o máximo, um número maior já é mais difícil de organizar. O efeito de superlotação e desordem pode ocorrer mesmo em uma área relativamente grande.

Quais zonas você pode destacar?

A divisão clássica é uma área de relaxamento e uma área de jantar (jantar). Cada vez mais, os proprietários percebem a cozinha apenas como um lugar para cozinhar e não é adequada para uma área de jantar completa. Eles só podem sair do balcão do bar ou organizar uma bancada no parapeito da janela.Mas a família inteira não pode jantar em condições tão apertadas.

E a sala de estar muitas vezes acaba sendo uma sala vazia, já que os dias de seções e grandes fones de ouvido acabaram. E na tradicional sala de estar há um lugar para organizar uma área de jantar.

Além disso, as seguintes zonas podem ser alocadas na sala de estar.

  • Área de descanso. Este é um sofá mais poltronas (se desejado) e uma pequena mesa.
  • Mediazona. Um espaço no qual a TV desempenha o papel principal (também pode haver um home theater, um aparelho de som e assim por diante).
  • Estude - um canto com mesa de trabalho completa, prateleiras, iluminação local e assim por diante.
  • Biblioteca - se for bastante grande e quiser destacar este setor.
  • Quarto. Esta alocação é apropriada em um apartamento de um quarto ou em um "copeque" onde o segundo quarto é destinado ao berçário.
  • Cantinho das crianças - se o apartamento ainda não tiver quarto de criança completo, a criança dorme no quarto dos pais e assim por diante.

Estes são os casos mais comuns de divisão, geralmente uma sala é dividida em 2-3 zonas. O zoneamento pode ser claro e estrito, mas também pode ser borrado. Se você tem um quarto no corredor, o zoneamento deve ser estrito, mas a zona de mídia e o setor de recreação diferem ligeiramente.

Como e como dividir o espaço?

Você pode zonear uma sala de maneiras diferentes. Há casos em que a divisão na verdade forma dois de uma mesma sala, mas isso é arriscado - a área está "devorada", a menos que a divisão radical seja jogada com a escolha certa de materiais, texturas, tonalidades. Vamos dar uma olhada nas ferramentas de compartilhamento mais comuns e interessantes.

Partições

Estas podem ser estruturas de gesso cartonado e as chamadas paredes deslizantes. A última opção é ideal se você precisar separar a parte principal da sala de estar da área de dormir, ou seja, a área pessoal, neste caso, está escondida de olhares indiscretos.

Normalmente, em tal situação é usado vidro fosco, com menos frequência - de plástico. As estruturas são feitas sob encomenda. Cores escuras e bordas expressivas não são necessárias para estruturas deslizantes - um vidro fosco padrão é suficiente, é possível com um padrão discreto.

Divisórias de gesso cartonado conveniente na medida em que mudam o layout da sala. Você decide quão grossos eles serão, quão largos eles serão, se haverá nichos ou prateleiras neles. Muitas vezes, uma divisória de gesso cartonado, por um lado, é formada como uma biblioteca, por outro, é uma parede para uma área de dormir ou de jantar. Esse zoneamento pode ser considerado radical, pois na verdade você está dividindo a sala em duas partes, formando duas pequenas salas em um espaço.

E aqui não se pode confundir com a luz se houver apenas uma janela na sala. Normalmente, a área central com um sofá, uma mesa e uma TV é escurecida. Neste caso, é necessário pensar bem a iluminação, pois se houver apenas um lustre central, obviamente não será suficiente.

Acabamento

É uma forma de divisão menos expressiva, uma vez que não são erguidas paredes e divisórias, são utilizados instrumentos mais suaves. O papel de parede e o piso ajudam a separar visualmente uma parte da sala da outra. O cômodo não está cheio de estruturas maciças, o que é muito conveniente se a sala de estar for pequena.

As zonas são separadas onde o papel de parede muda. Por exemplo, na área de jantar, eles são mais escuros do que no resto do espaço. O chão divide a sala geralmente não pela mudança da cobertura, mas pela disposição do pódio.

Ele levanta um dos setores da sala, que o distingue visivelmente. Você pode fazer o mesmo com o teto, mas hoje essas divisões não são as mais relevantes, já que a moda dos tetos complexos está desaparecendo aos poucos.

Mobiliário

Se a sala de estar for combinada com a cozinha (e esta opção também deve ser levada em consideração), então na maioria das vezes há dois espaços ações balcão de bar. A área de estar é separada por um sofá com as costas voltadas para a outra parte do corredor. As prateleiras podem ser vistas como uma espécie de partições.Podem separar a área do sofá do mini-armário ou a parte principal da sala do canto das crianças.

Mas colocar um armário no meio da sala, como era costume na época soviética, hoje quase nunca ocorre a ninguém. Em vez disso, as divisórias de vidro modernas tornam-se divisórias.

Iluminação

Normalmente, esta não é a única zona no espaço, mas uma adicional. Na área de recreação, a iluminação central é frequentemente fornecida - grande lustre. Mas no setor da sala de jantar pode haver lâmpadas baixas ou arandelas de parede. Freqüentemente, na área de dormir, há lâmpadas de assoalho ou duas lâmpadas de mesa nas laterais da cama. A iluminação por focos é apropriada em qualquer uma das zonas, se os proprietários gostarem dessa iluminação e for muito procurada.

Não se esqueça de que a moda de criar higiene em sua casa popularizou as velas novamente. E agora, em vez de lareiras artificiais, muitas pessoas instalam caixas de madeira na sala de estar, e dentro há muitas velas grandes que podem ser acesas à noite para criar um conforto especial.

Colunas e vigas

Esse zoneamento será apropriado apenas se o espaço da sala de estar for inicialmente bastante grande e se o estilo de design do quarto não entrar em conflito com essas pequenas estruturas arquitetônicas. As colunas são comumente encontradas nas enormes salas de estar das casas de campo., e as vigas do teto parecem mais adequadas em uma sala com uma grande metragem, decorada em uma das variedades de estilo country, por exemplo.

Pódio

Mas o pódio pode ser organizado mesmo em uma pequena sala de estar. E se você equipá-lo com gavetas, você organizará espaço de armazenamento adicional no apartamento. Uma cama desdobrável está até embutida nela, o que é muito conveniente se você estiver fazendo o zoneamento de um apartamento de um quarto. O pódio não reduzirá a área da sala, mas os tetos altos são um pré-requisito para sua organização.

Cortinas

Esse zoneamento é talvez a opção mais orçamentária. As cortinas de filamento são predominantemente escolhidas, o que parece mais decorativo e menos intrusivo. São lindas cortinas com miçangas que sem dúvida decoram o espaço. Desta forma, você pode selecionar uma área de dormir, um cantinho infantil, um escritório ou uma mini-oficina de uma costureira.

Técnicas de design

Divisão do espaço, mudanças no planejamento requerem uma abordagem racional. Aproveite as dicas de design porque o resultado do zoneamento deve ser não apenas atraente na aparência, mas também convincente em sua funcionalidade.

  • Prateleiras de parede - não tenha medo deste elemento, ele não bagunça o espaço se você não o fizer sozinho. É um complemento valioso para móveis que pode ser altamente decorativo. Às vezes, até as próprias prateleiras de parede funcionam como zoners e separam visualmente o interior.
  • Não tenha medo de usar móveis transformáveis: pequeno torna-se grande - este é o princípio básico de tais designs. Uma pequena mesa de centro em frente à TV, se necessário, se transforma em uma mesa de jantar completa. Uma cama dobrável escondida em um pódio ou armário também seria uma boa ideia.
  • Se a sala de estar é o único cômodo do apartamento, e a criança já cresceu, compre uma cama alta para ela, no rés-do-chão que pode acomodar uma secretária. Você tem que economizar espaço e este método parece muito lógico.
  • Muitas vezes, a janela, ou melhor, o peitoril da janela permanece intacta. Nenhum móvel está preso a ele, considerando-o inconveniente. Mas até o próprio peitoril da janela pode ser transformado em uma mesa. Não tenha medo de colocar uma mesa de jantar ou de trabalho perto da janela, você verá por si mesmo quanto espaço útil será liberado.
  • Ao organizar uma área de dormir atrás de uma divisória na sala de estar, não pendure um espelho na frente da cama (ou não coloque um guarda-roupa com uma parede espelhada), já que o reflexo da cama ficará visível para todos na sala, o que não é muito confortável, é claro.
  • Pense no que você definitivamente pode recusar na sala de estar. Por exemplo, há um gabinete com nenhuma funcionalidade sob a TV. Mesmo que se encaixe no design, nada muda sem ele, apenas há mais espaço. Procure opções de design de zona de mídia mais racionais. E a pedra do meio-fio, aliás, pode ser levada para o corredor, almofadas macias e confortáveis ​​podem ser colocadas sobre ela, e o inútil se tornará um belo banco, dentro do qual você pode guardar sapatos e assim por diante.

Exemplos de sucesso

Uma bela sala de estar é um espaço perfeitamente organizado, não sobrecarregado, não conflituoso estilisticamente, em cores e confortável para seus proprietários. Esta coleção contém 10 exemplos marcantes de zoneamento de sala de estar.

Uma opção suave e discreta para arranjar uma sala de estar, que também serve como quarto... Uma boa seleção de cores, uma partição feita de forma interessante, a ausência de elementos desnecessários. E esses reparos não serão caros.

Não menos opção original, em que uma cortina de tecido sobre uma pequena divisória de madeira será um zoner. Um estudo está convenientemente escondido atrás dele. Um bom esquema de cores é reproduzido com sucesso e não na maior metragem da sala.

E esta é uma grande sala de estar em que os proprietários decidiram organizar três zonas ao mesmo tempo. Um exemplo do fato de que você não precisa ter medo de afastar os móveis das paredes (sofá), e como as estantes com livros são bem compartilhadas na sala. A área de jantar permite que as pessoas que estão lá não se distraiam com o que está acontecendo em outros lugares da sala.

Uma grande sala de estar na qual os proprietários arranjaram uma creche. E esta é uma opção interessante se o apartamento tiver apenas um cômodo ou houver um segundo, mas o quarto dos pais está localizado ali. Esta opção pode ser considerada bem sucedida se a cozinha for espaçosa e aí se realizarem as recepções principais. Em tal situação, uma sala de estar completa não é necessária, uma vez que a opção na foto é a ideal.

E esta é uma variante da cozinha-sala, que é zoneada com cortinas de algodão, diferentes designs de teto e piso. Você não pode dizer imediatamente que a filmagem inicial não é muito grande.

Uma boa opção para uma sala em forma de L ou para uma sala onde essa parede divisória está disposta. A área de dormir está escondida atrás de cortinas. Tudo aqui é lacônico e perfeitamente colorido.

Neste exemplo, existem várias divisórias ao mesmo tempo: um sofá, papel de parede e uma viga de teto. A área de jantar é combinada com um canto infantil. E isto é muito cómodo, porque uma grande mesa serve não só para as refeições, mas também para as brincadeiras das crianças.

Zoneamento muito delicado: uma pequena divisória e uma viga de teto mudam sutilmente o layout da sala. Uma das salas acomoda um local de descanso com uma zona de mídia, uma sala de jantar e um escritório.

E esta é uma boa opção para esconder um lugar de dormir (na forma de um sofá) e um canto de banheiro para uma mulher atrás de uma divisória. Tons pastel suaves e acabamentos agradáveis ​​são uma boa solução para uma sala de estar comprida e estreita.

Zoneamento do pódio. É muito espaçoso por dentro, abriga uma área de trabalho e uma cama desdobrável. O sistema de iluminação é diferente para as duas zonas.

É obvio que Você pode encontrar muitas opções de qualidade para dividir o espaço. E isso é tudo para apartamentos standard, mas se falamos de casas espaçosas, há muito mais oportunidades aí.

Para os segredos do design de interiores ao zonear uma sala de estar, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa