Sala de estar

Salas de estar em estilo oriental: características, seleção de cores e materiais, exemplos interessantes

Salas de estar em estilo oriental: características, seleção de cores e materiais, exemplos interessantes
Contente
  1. Ramificações estilísticas
  2. Opções de design

Quando a conversa é sobre o estilo da sala, na maioria das vezes eles se lembram do minimalismo e oi-tech, moderno e loft. No entanto, essas decisões às vezes são muito estereotipadas e enfadonhas. A solução é decorar o interior da sala em estilo oriental.

Ramificações estilísticas

O estilo oriental se distingue por sua sofisticação e graça. É por isso que pode ser tão atraente. No entanto, esse formato é muito complexo pelo mesmo motivo. Mesmo muitos designers experientes não o usam. Um erro, que em um estilo diferente será quase invisível, em um design oriental será notável.

Deve-se ter em mente que o nome "estilo oriental" não deve ser enganoso. Afinal, trata-se de uma vasta região do mundo com tradições centenárias muito ricas e variadas. Existem várias tendências estilísticas em design de interiores.

árabe

O design da sala de estar é árabe estilística é expressa:

  • cores brilhantes;
  • materiais naturais;
  • ornamentos tradicionais;
  • artigos decorativos exuberantes.

Nos países europeus, o estilo árabe autêntico raramente é usado. É mais apropriado falar sobre a expressão de ideias sobre esta opção de design. Os decoradores tentam adicionar motivos à atmosfera que contribuam para o relaxamento e a tranquilidade. Certifique-se de usar cores ricas. Uma característica igualmente importante é a utilização de uma grande quantidade de tecidos, mesmo na decoração de paredes.

chinês

O salão chinês difere do árabe em menos esplendor, mas com maior ênfase na filosofia e na cosmovisão.Esta solução é indicada para quem procura expressar o seu mundo interior na sala de estar. Soluções tecnológicas de última geração e materiais associados são categoricamente inaceitáveis. Mas o papel de parede e o gesso decorativo com pintura estão em total conformidade com o cânone. Importante: os desenhos individuais são profundamente simbólicos e a escolha de seus temas deve ser abordada com responsabilidade.

Em uma sala de estar chinesa, use o máximo de vermelho possível. Muitas vezes é combinado com tintas douradas e pretas.

japonês

O design interior japonês da sala de estar também merece atenção. É caracterizado pela concisão e clareza simultâneas. Uma sala japonesa de verdade é sempre tão rígida quanto um samurai preparado para a batalha.

O menor desvio dos cânones levará à destruição de toda a composição. Mas é precisamente graças a este rigor que não é difícil criá-lo. Tudo o que é necessário é a execução escrupulosa das regras básicas. O estilo japonês difere do minimalista pelo uso de temas florais e tons pastel suaves. Certifique-se de cuidar ao máximo da iluminação e da apresentação lacônica do ambiente.

Quanto aos materiais, eles são invariavelmente selecionados em salas japonesas com ênfase na origem e aparência natural. Objetos com formas elaboradas muito complexas não podem ser usados. A única exceção é deixada para painéis de parede. É aconselhável usar esteiras de tatame. Importante: os tapetes japoneses autênticos têm "quadrados" com cantos divididos - essa é a mitologia tradicional.

As soluções clássicas de interior no espírito japonês podem ser muito diversas. No entanto, em qualquer caso, eles expressam o conceito de equilíbrio yin e yang. O acabamento é feito obrigatoriamente com texturas naturais. O interior usa:

  • gravuras;
  • ikebana;
  • vasos;
  • caixas de estilo de ilha;
  • lâmpadas de chão em papel.

indiano

É muito raro encontrar o design da sala de estar no estilo indiano. Essa variante de design étnico foi alterada e corrigida repetidamente. No passado, era simples e funcional, mas hoje a sala de estar indiana adequada deve ser sofisticada e luxuosa. Os recursos característicos serão:

  • cores brilhantes;
  • Móveis de madeira feitos à mão;
  • telas esculpidas;
  • incrustações de ferro forjado e marfim;
  • camas de teca, mesas;
  • têxteis com padrões florais.

Para aprofundar ainda mais a autenticidade da composição, o uso de paus de incenso e incenso de planta seca ajuda. A cor varia de pêssego suave a púrpura ou turquesa. As paredes douradas ou madrepérolas ajudam a tornar o quarto mais luxuoso. O teto é decorado com estruturas de vários níveis com adição de tecidos.

Não é necessário colocar o chão da sala de estar indiana com pedra ou ladrilhos de cerâmica. Basta usar um laminado mais barato com ornamentação tradicional.

coreano

Outro ramo do interior oriental é o coreano. Como outros estilos originários do Extremo Oriente estrangeiro, é caracterizado por um formato minimalista. Uma característica obrigatória dessa abordagem é encher a sala com ar e economizar o máximo de espaço livre possível.

Os clássicos coreanos envolvem o uso estritamente de uma tinta sem desenhos. A aplicação é permitida:

  • cinza claro;
  • pistache pálido;
  • branco claro;
  • amarelo claro.

Dos materiais de acabamento, aconselha-se a utilização de papel de parede, gesso decorativo ou tela reproduzindo tecido natural. Os móveis em uma sala de estar coreana devem ser mantidos baixos. Um componente indispensável será uma mesa retangular de madeira com uma altura de 0,3-0,5 m. Os móveis podem ser feitos com motivos vegetais ou animalescos.

O estilo clássico coreano envolve o uso de imagens de um guindaste, um cervo e um pinheiro.Eles ficarão ainda mais atraentes em móveis pretos. É aconselhável usar:

  • seda bordada de seda;
  • painéis pitorescos expressivos;
  • réplicas de composições caligráficas;
  • flores decorativas vivas.

Opções de design

A descrição dos estilos é infinita. Mas seria muito mais correto olhar para opções específicas para sua implementação. Aqui é mostrada uma sofisticada sala de estar de inspiração árabe. Sofás multicoloridos, uma mesa que imita uma fonte, uma luminária de teto com decoração pendente adicionam esplendor. A adaptação aos interiores europeus se expressa no uso de pinturas nas paredes (a pintura, como você sabe, é fortemente condenada pelo Islã).

E aqui uma abordagem completamente diferente - japonesa - é incorporada. Grandes hieróglifos são usados ​​no desenho de uma das paredes. Móveis baixos em tons discretos combinam perfeitamente com o estilo. A decoração é usada em quantidades relativamente pequenas. O teto espelhado de vários níveis só aumenta o charme.

Algo assim pode parecer uma sala de estar exemplar no tom chinês. Seus designers tentaram usar móveis antigos de madeira escura. Elementos curvos e ornamentos tradicionais apenas adicionam cor. Lâmpadas simétricas com sombras graciosas expressam a organização característica da tradição chinesa. A luz da parede posterior é um ótimo cenário.

Uma sala de estar indiana com uma parede vermelha pode ser exatamente assim. Os elegantes móveis de madeira escura correspondem à orientação geral dos interiores orientais. Ornamentos geométricos em uma das cadeiras adicionam graça. Um piso muito claro permite compensar o excesso de tons escuros em outras partes da sala. Tal como acontece com o estilo chinês, a simetria clara é mantida.

Esta é a aparência de uma sala de estar coreana exemplar. Uma cor muito clara predomina, uma parede, em geral, é decorada em branco puro. Pisos de tábua corrida e pequenas pinturas nas paredes adicionam autenticidade. Para o mesmo fim, são utilizados tapetes e travesseiros. Os designers cuidaram da máxima luz natural.

Decoração de sala em estilo chinês no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa