Sala de estar

Sala de estar em estilo escandinavo: características e opções de design

Sala de estar em estilo escandinavo: características e opções de design
Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Paleta de cores
  5. Decoração e têxteis
  6. Dicas de design
  7. Belos exemplos

Sua casa pode não ter uma sala de jantar, quarto separado ou escritório, mas certamente tem uma sala de estar. Este é um local onde parentes e amigos ou membros da família se reúnem após um dia de trabalho. Portanto, é importante tornar esse espaço o mais aconchegante e confortável possível.

Hoje, o estilo escandinavo está ganhando cada vez mais popularidade em design de interiores. É justamente considerado um dos mais versáteis, adequado tanto para uma casa de campo quanto para um pequeno apartamento estúdio. Vamos falar sobre todas as nuances associadas a este estilo.

Recursos de estilo

As principais leis pelas quais o design de interiores é construído no estilo escandinavo são a brevidade, o respeito pelo meio ambiente, a simplicidade e o uso de materiais naturais. Há muito ar e espaço livre nesses corredores. Não há decoração chamativa ou móveis ultramodernos, mas isso não significa que tal design pareça enfadonho. Pelo contrário, os quartos adquirem uma leveza e charme especiais. Vamos resumir os pontos principais.

  • Espectro de cores. A cor principal do estilo escandinavo pode ser chamada de branco, e em grandes quantidades. Para acentos, tons de turquesa, vermelho, azul, amarelo, verde ou marrom são usados.
  • Materiais Apenas matérias-primas naturais são usadas ou seus substitutos de qualidade são usados.
  • Mobiliário. São usados ​​móveis de madeira maciça e de alta qualidade, às vezes até maciços. Nesse estilo, ela não parece nada desajeitada. O estofamento é feito principalmente de linho e algodão. Às vezes, a camurça é usada. Sem cetim ou veludo.
  • Decoração. O estilo escandinavo não se distingue pela abundância de acessórios e elementos decorativos. Na maioria das vezes, esses são alguns detalhes interessantes que combinam em estilo e cor. Mas você também pode usar uma decoração complexa, se abordar com sabedoria e não exagerar.

Acabamento

Uma vez que simples e harmonioso são os princípios básicos sobre os quais o estilo escandinavo no interior é construído, vale a pena usar materiais leves e simples na decoração. Esta é a solução perfeita para salas de todos os tamanhos. O grande não vai ficar menor, e o pequeno vai aumentar visualmente um pouco. Além disso, ao fazer isso, você criará um belo fundo para móveis e itens decorativos.

Piso

Na maioria das vezes, o piso é coberto com madeira, de preferência natural. Mas no mercado moderno existem muitas opções de laminados de alta qualidade que imitam perfeitamente a madeira real. É melhor usar madeira branqueada, bem como materiais em tons de castanho claro e castanhos quentes.

A decoração não deve atrair atenção indevida para si mesma, mas apenas criar harmonia no espaço como um todo.

Paredes

As paredes devem ser cuidadosamente niveladas e preparadas para novos acabamentos. Você pode pintá-los, cobri-los com papel ou papel de parede de tecido. Normalmente, em interiores escandinavos, as paredes são exclusivamente brancas. Raramente eles vêm com detalhes em cores. A propósito, as aberturas das janelas são feitas em uma única cor para que não contrastem com o fundo geral.

Teto

Deixe o estuque e os intrincados padrões barrocos. O estilo escandinavo não tolera decorações em tetos, ainda mais complexas. O máximo é um pedestal elegante.

Seleção de móveis

Uma vez que o estilo escandinavo implica conforto e praticidade, um sofá bonito e confortável fica na maioria das vezes localizado no centro da sala. A cor de seus estofados ou travesseiros pode se tornar uma cor de destaque no ambiente. Por exemplo, as paredes e o chão serão brancos, os móveis serão marrom claro e o sofá será turquesa, verde, rosa. Em frente ao sofá, na maioria das vezes colocam uma TV, um sistema de áudio e outros equipamentos modernos, pois agora não dá para ficar sem eles. Certifique-se de que o equipamento se encaixa harmoniosamente no interior. Enormes "caixas" pretas dificilmente irão decorar sua sala de estar escandinava.

Você também pode colocar uma pequena mesa de centro ao lado do sofá. Idealmente, madeira clara ou vidro transparente. Se você quiser combinar a sala de estar com a sala de jantar e aí colocar uma grande mesa de jantar, então, se possível, renuncie à mesinha de centro.

É melhor usar um mínimo de itens. A propósito, a mesma regra se aplica a gabinetes volumosos. Melhor alocar um quarto separado para um camarim, tente não desordenar o espaço.

Vale a pena colocar prateleiras no corredor para colocar lembranças, livros, elementos decorativos. Devem ser estruturas simples abertas, completamente opostas às enormes "paredes" pós-soviéticas. Ao organizar livros e lembranças, evite bagunça. Em geral, todos os móveis lacônicos devem ser feitos de materiais naturais de tonalidade clara. Uma mesa grande pode ser coberta com uma toalha de linho ou algodão, ou você pode ficar sem tecidos. Se você tiver a oportunidade de comprar móveis dobráveis, certifique-se de fazê-lo. O desafio é deixar o espaço o mais livre possível.

Paleta de cores

O principal no estilo escandinavo é o branco, assim como todos os tons naturais, naturais. Para não se enganar com a paleta, inspire-se em motivos naturais. Pode ser a costa do mar, o céu nublado dos países do norte, árvores, espaços abertos. Para decorar o ambiente, coloque tons de vermelho, azul, prata, pistache, oliva, ameixa. Aqui estão alguns exemplos do uso de cores diferentes no design escandinavo.

  • Branco. A mobília, a mobília e a decoração da sala de estar são brancas. No máximo uma parede pode ser complementada com uma cor.Esta é a versão mais tradicional desse estilo.
  • Bege. Se você não quiser usar apenas branco, tente decorar o ambiente com tons de areia, leitosos e bege. Também ampliam visualmente o espaço, deixando uma sensação de leveza e naturalidade.
  • Lilás. O lilás suave e bonito irá complementar perfeitamente o interior em tons de branco ou bege. Essa sala ficará especialmente bonita em combinação com plantas verdes.
  • Marrom. De uma forma ou de outra, esta cor deve estar presente em qualquer interior escandinavo. Esta é a cor das árvores que combina muito bem com qualquer outra tonalidade.
  • Verde. Certifique-se de usar tons suaves de verde. Você pode usá-los para fazer acentos em tecidos ou decoração.

Decoração e têxteis

O estilo escandinavo não implica abundância de acessórios, basta apenas diluí-lo em elementos decorativos, caso contrário ficará aborrecido e desinteressante. Mas isso deve ser feito com sabedoria. Para criar conforto em casa, você precisa usar tecidos. Travesseiros pequenos, cobertores macios, tapetes. Escolha produtos feitos de tecidos naturais: linho, lã, etc. A decoração adequada para uma sala de estar escandinava são velas, cestos de vime, molduras com fotos de sua família ou amigos. Estatuetas de gesso, cerâmica e madeira também são adequadas.

E claro, não se esqueça das cores. Que haja muito verde de verdade.

Dicas de design

Se você tem uma pequena sala de estar estreita, siga o rigoroso minimalismo em tudo. Pense bem na ergonomia, use apenas itens internos funcionais. Se um salão espaçoso pode ser decorado com um esquema de cores incomum, faça um pequeno espaço exclusivamente em cores claras. É importante trabalhar a paleta de cores da forma mais competente possível.

Se ainda assim não quiser parar apenas no branco, use rosa claro, lilás claro, bege e similares. Apenas o chão pode ser escurecido. Para expandir visualmente um pequeno espaço, torne-o o mais leve possível. Não cubra as janelas com cortinas pesadas.

Defina o número ideal de luminárias com lâmpadas que simulam a luz do dia.

Belos exemplos

  • Este é um exemplo clássico, elegante e aconchegante de um interior em estilo escandinavo. As grandes janelas deixam entrar muita luz, criando uma sensação de leveza e liberdade. Os móveis de madeira minimalistas estão totalmente de acordo com o design. Uma imitação de lareira acrescenta aconchego, prateleiras altas com livros cumprem não só uma função prática, mas também estética. A cor azul está em perfeita harmonia com o branco e o cinza, e os travesseiros claros do sofá em nada saem da composição. Ao contrário, eles o complementam harmoniosamente.
  • Este exemplo também mostra que o estilo escandinavo discreto da sala de estar pode parecer completamente enfadonho e muito estiloso. Acabamentos leves e discretos de piso, paredes e teto, estofamento de móveis cinza - tudo se conjuga harmoniosamente. Pelo facto da cor das prateleiras coincidir com o tom das paredes, não atrapalham o espaço e deixam uma sensação de ordem e leveza. Os acentos de cor são colocados com a ajuda de elementos brilhantes em pinturas, pratos, almofadas.
  • Esta opção de design de interiores demonstra perfeitamente que um estilo simples e lacônico pode ser brilhante, vivo e atraente. Paredes, teto e piso claros monocromáticos tornaram-se um excelente cenário para tecidos e decoração brilhantes, cujos tons ressoam com as flores nos vasos. O recuperador de calor substituiu a lareira, e a colocação de lenha confere à sala um aspecto acolhedor e especial.

Agora você sabe quase tudo sobre o estilo escandinavo no interior da sala. Inspire-se e decore sua casa ao seu gosto!

No próximo vídeo, você encontrará 8 regras do design de interiores escandinavo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa