A combinação de cores no interior da sala
A combinação de cores no interior desempenha um grande papel, não só do ponto de vista do design, mas também do ponto de vista psicológico. Muitas vezes, a sala reflete o caráter dos habitantes da casa e se torna uma espécie de ilha para relaxamento e comunicação. Para criar um interior original, bonito e com estilo, para refrescar o ambiente, não é necessário operar com cores brilhantes e chamativas ou fazer reparos novamente.
Basta arrastar móveis, trocar tecidos, trocar elementos decorativos. O quarto vai brilhar com cores completamente diferentes.
Regras básicas para escolher cores
Basicamente, na hora de escolher detalhes decorativos, cores e texturas de materiais, móveis no interior da sala, cada um se guia exclusivamente pelo seu gosto e praticidade. No entanto, a intuição nem sempre é o melhor conselheiro. Para que as paredes, piso, teto, móveis, decoração e iluminação pareçam uma única imagem harmoniosa, você precisa saber algumas regras básicas de cores. As soluções de cores são extremamente variadas e são de grande importância para moldar o ambiente do interior.
A cor, segundo os psicólogos, evoca nas pessoas esta ou aquela resposta emocional, reação. Cada paleta funciona em uma direção diferente. Tons de laranja, amarelo dão humor, tom, positivo, alegre. E a escala azul acalma, acalma, promove o adormecimento rápido e um sono profundo. E a combinação de tons também funciona, provocando na pessoa emoções positivas ou negativas.
Muitas combinações cansam, deprimem a psique, enquanto outras, ao contrário, contribuem para um aumento do otimismo e da atividade.
Além do impacto psicológico, a cor determina como as pessoas veem o espaço. As sombras claras expandem-no, as escuras estreitam-no, as brilhantes e chamativas absorvem a luz e requerem iluminação adicional. Com a ajuda da cor, você pode corrigir visualmente as imperfeições de uma sala, esticar tetos baixos, corrigir as proporções de uma sala muito estreita. As cores escolhidas com competência para a decoração de uma sala ajudam a cumprir as seguintes tarefas:
- alterar opticamente a percepção do tamanho da sala;
- espaço de zona;
- para dar ao design frio ou calor;
- mudar as proporções de altura e forma;
- adicione volume e profundidade à composição.
O método de combinação mais popular é considerado combinação tricolor. Nele, os designers recomendam não incluir mais de três tons do tipo cromático na composição do interior da sala. Mas você pode combiná-los de maneiras diferentes, mas levando em consideração a cartela de cores ou a roda de cores. Uma tabela de cores ou roda de cores é uma ferramenta necessária não apenas para artistas e fotógrafos, mas também para designers.
Esses assistentes técnicos são formados de acordo com o princípio do espectro do arco-íris, combinando tonalidades semelhantes, transformando-se umas nas outras da maneira mais suave possível. Com a ajuda deles, são criadas combinações de cores.
A tecnologia é simples. Os tons localizados opostos são de um tipo complementar, com a ajuda deles fazem combinações contrastantes. Neles, as sombras se contradizem ativamente, mas não se suprimem, mas enfatizam, aumentam a suculência. As sombras, conectadas nos vértices do triângulo, formam uma tríade harmoniosa de tipo brilhante. As cores adjacentes formam combinações calmas. Existem também combinações de um tipo mais complexo, por exemplo, pelos pontos de um quadrado, um retângulo.
Se este método parecer muito complicado, você pode usar programas geradores de cores. Basta carregar uma foto ou papel de parede nele, por exemplo, como ele vai gerar as melhores combinações de cores para eles.
Como combinar tons neutros?
A gama de tons neutros é a mais contida e lacônica. Ele funciona bem para interiores elegantes e calmos. Esses tons também são chamados acromático. Eles podem ser combinados em diferentes variações. As cores neutras funcionam sozinhas, sem adicionar detalhes chamativos.... Se você tem medo de que o interior fique muito primitivo e desconfortável, então você precisa operar com texturas, decoração, tecidos, superfícies brilhantes, acessórios de metal.
E também é importante nesse projeto pensar no sistema de iluminação correto, escolher um lustre e lâmpadas.
Branco
A escala de branco é uma das principais do grupo neutro. É universal em combinação, pode ser combinado quase como você quiser e com o que você quiser. Mas o excesso de branco tornará a sala fria, desconfortável, como uma casa de gelo. Se você quiser aproveitar ao máximo o branco, escolha o estilo escandinavo, provençal e minimalismo. Nesse caso, não há necessidade de ter medo de um excesso de branco como a neve.
Qualquer forma a escala de branco será perfeitamente complementada por detalhes de tons ricos: vermelho, laranja, roxo, azul, amarelo. Todas as cores da madeira natural aumentam de forma ideal o grau na sala branca como a neve.
Se você ainda achar o branco fervente pouco prático e desconfortável, use tons mais quentes. Existem muitas variações aqui: marfim, creme, leite, baunilha. Todos esses tons ficam lindos na companhia das cores ouro, chocolate, marrom e café.
cinza
Outro hit da escala neutra é cinza. Este tom nobre é um pano de fundo quase ideal para a incorporação de vários experimentos de cores. A base cinza demonstra favoravelmente tons brilhantes e suculentos e combinações restritas. Em estilos modernos, o cinza é usado muitas vezes em direções como loft, de alta tecnologia, muitas vezes é dominante.
É ideal combinar cinza com tons como:
- verdes;
- turquesa;
- amarelo;
- Vermelho;
- hortelã.
Importante! É melhor abrir mão do vermelho, da terracota e do marrom, pois esses tons quentes perderão sua ostentação em combinação com o cinza.
Preto
Esta cor neutra raramente é vista em interiores de salas de estar, como seu excesso causa uma impressão muito sombria. Apesar dessa percepção, é bem possível brincar com texturas e tons de preto, usá-lo como sotaque. Itens em couro preto lustroso e tecidos macios têm uma ótima aparência. Esses detalhes irão adicionar status e elite ao design. As combinações mais belas e harmoniosas com o preto são obtidas com o seguinte:
- Branco;
- Vermelho;
- ouro;
- verdes vivos;
- backlights em tons de azul;
- cristal;
- imitação de fogo.
O preto deve ser usado com cuidado, certifique-se de diluir a imagem com tons mais otimistas. Não é adequado para salas pequenas, pois reduz significativamente o espaço.
Bege
É o líder entre todos os tons neutros em salas de estar. O bege é incrivelmente elegante, gracioso, bastante leve e menos sujo e frio do que o branco. É perfeito para quartos pequenos. Em qualquer estilo, o bege traz aconchego, habitabilidade, aconchego. Esta gama é idealmente combinada com castanho, café, chocolate de todas as variações. Você pode adicionar expressividade à sala de estar usando as seguintes cores:
- roxo, lilás;
- pêssego e rosa;
- verdes;
- Laranja.
Importante! Esses tons podem ser apresentados como pequenos detalhes: tecidos, travesseiros, carpete.
marrom
Essa cor é muito diversificada em tons - do cappuccino ao expresso e chocolate amargo. Esta paleta é considerada clássica no interior e é ideal para a concretização de ideias de vários estilos. É melhor considerar os tons mais claros como fundo principal, e os mais escuros e expressivos podem ser adicionais e acentuar. Castanho vai bem com verdes, amarelos, areia, todos brancos e bege.
Combinação de cores quentes
Os tons quentes são muito populares no design de salas de estar, em uma sala assim é muito aconchegante, confortável para passar o tempo, é propício para a comunicação. As paletas quentes são muito otimistas, alegres e criam o clima adequado para quem está nela. Combinações suculentas perfeitamente quentes no inverno, deixam você de bom humor, é bom descansar nelas. Escolher uma paleta para combinar com cores quentes é muito simples. Um dos canônicos é natural.
Inspire-se com paisagens deslumbrantes ou cores da primavera. Combine o verde claro e o rosa, o marrom e o amarelo, o limão e o gramado, use as cores de um dia ensolarado, íris, centáureas e sinos, verde. Um dia de verão não é menos inspirador do que um dia de primavera, mas os tons são cada vez mais profundos. Eles se aproximam de neutros e frios, embora intercalados com tons amarelos. A cor da grama verde em tais combinações é entrelaçada com oliveira, bordo, madeira.
A beleza celestial também é incrivelmente rica em tons quentes: as cores do crepúsculo e do amanhecer, escarlate e laranja, rosa e roxo - todas se encaixam bem na composição geral. As cores das bagas e frutos são uma excelente ideia para criar um interior acolhedor e luxuoso. A gama de outono é a mais quente de todas e muito eficaz. Apesar da expressividade, a sala nesses tons acabará por ser contida e respeitável. Combina tons de folhas de outono, laranja suave, vermelho, terracota e toda a gama marrom-avermelhada.
Gama de cores frias
Muitas pessoas escolhem tons legais para decorar a sala, pois são elas que conseguem trazer frescor, muito ar ao ambiente, e criar um design suave e voador. Isso inclui azul, roxo, todos os tons de azul e verdes claros. Tudo relacionado às tonalidades dos corpos d'água: rios, lagos, mares - esta é uma escala fria. A paleta celestial também é fria e serena. Você pode combinar facilmente todos esses tons - eles se sentem muito confortáveis na companhia um do outro.
Ao mesmo tempo, é muito importante escolher as texturas de superfície corretas e aderir a um estilo uniforme.
Tons frios ficam melhor quando rodeados por sombras de um espectro neutro. Estes incluem bege, preto, cinza, branco. Quanto ao marrom, esse conjunto é muito controverso, com exceção de alguns tons de madeira: bétula, faia, freixo e também carvalho branqueado. Turquesa e água-marinha ficam bem em conjunto com wengué, castanha e mogno.
Se você quiser adicionar sofisticação e sofisticação ao ambiente, adicione alguns tons de limão à composição. Isso torna os tons legais mais expressivos. E também em pequenas quantidades, você pode inserir tons de rosa e alface. As superfícies metálicas em prata e aço acentuam o estilo geral de uma sala fria. Se você estiver criando um interior frio no estilo provençal, adicione forja vintage às cerâmicas azuis ou brancas.
Recomendações
Seja qual for a direção do estilo que você escolher para decorar a sala, o mais importante é combinar corretamente os tons. A composição deve ser consistente. Os designers sugerem considerar as técnicas básicas para criar as combinações certas.
- Monocromático. Este método restringe a aplicação de tonalidades às molduras de uma paleta. Raramente é escolhido para decorar salas de estar, embora seja a opção mais segura. É muito difícil cometer um erro aqui, escolher as combinações erradas e desarmônicas. Muitas pessoas pensam que esse método é muito enfadonho, enfadonho. Na verdade, quase qualquer escala inclui um grande número de tons e meios-tons.
Por exemplo, a faixa do violeta tem cerca de 50 tons.
- Policromado. Existem pelo menos dois tons e, mais frequentemente, três. Uma cor adicional ajuda a trazer uma variedade de elementos agradáveis aos olhos para o interior, a zonear o ambiente e a acentuar o plano funcional. É importante usar uma roda de cores ou uma tabela de combinação de cores aqui. Você não deve combinar mais de três tons em uma composição se não tiver certeza de seu conhecimento de cores e estilo de design.
- Iluminação. Certifique-se de considerar o grau de luz na sala. Se a sala for pequena e não tiver luz natural, é melhor evitar tons saturados ou escuros.
- Distribuição. A cor deve ser uniformemente distribuída na sala. As transições de gradiente adicionam um toque de graça ao ambiente. Se você pendurar cortinas que combinem todos os tons usados no design da sala, elas irão combinar magicamente todos os elementos em uma imagem. As transições devem ser suaves.
- Composição tricolor... É muito importante colocar corretamente os acentos. Escolha um tom claro como tom básico, um tom intermediário como tom adicional, e deixe um tom escuro para os acentos, ou seja, para a decoração.
Como combinar cores no interior, veja abaixo.