Pintura de salas: tipos de técnicas, temas e belos exemplos
Decorar a sala de estar com papel de parede, tinta e vários painéis são soluções bastante populares. No entanto, é deprimente por seu estereótipo e monotonia. Você pode se destacar e criar uma aparência agradável com a ajuda de uma pintura na sala. Infelizmente, poucas pessoas sabem como isso é feito.
Peculiaridades
A decoração decorativa das paredes das casas começou em tempos remotos, quando essas "casas" eram principalmente cavernas. Mas apesar de todas as inovações e constantes atualizações da gama de materiais, a pintura mantém sua popularidade.
Ao escolher um tema para esses desenhos, eles primeiro prestam atenção às paisagens. As paredes com este design ficarão originais em qualquer ambiente.
Em muitos casos, as paredes pintadas ocupam a parte principal da sala. Esta solução permite atrair o máximo de visualizações interessadas e até entusiasmadas. Murais de parede também são praticados. Em qualquer caso, papel de parede para pintura ou gesso decorativo são os melhores materiais de acabamento. Freqüentemente, o concreto bruto também é pintado, cobrindo-o com primer e tinta de fundo.
Tudo o que é necessário para um trabalho independente é uma escolha clara da técnica de desenho e conhecimento de suas especificidades.
Técnicas e preparação para o trabalho
Na maioria dos casos, o desenho na parede do corredor é formado usando uma das três técnicas:
- estêncil;
- volumétrico;
- em relevo.
Observe com antecedência que a superfície na qual a imagem é aplicada é muito importante. A pintura ficará melhor em áreas pintadas em uma cor. Os padrões devem ser tratados com muito cuidado. Por causa deles, o fundo pode ficar mais pesado e, às vezes, ainda há alguma sobrecarga no design da sala.Para a autopintura, é claro, tintas são necessárias.
Os especialistas recomendam o uso de tinturas à base de acrílico. Eles não emitem odores desagradáveis.
A aplicação de tinta acrílica é muito simples e leva muito pouco tempo para secar. Quanto aos pincéis, vale a pena levar um conjunto universal de 5 pincéis. Além disso, eles compram papel transparente (você pode usar um papel vegetal simples), que permite decorar superfícies usando estênceis.
Para pintar paredes com enfeites, o papel carbono é útil. A lixa ajudará a limpar qualquer flacidez ou aspereza. E o acabamento pode ser feito com verniz acrílico.
Antes de começar a pintar, a superfície certamente está nivelada. Para fazer isso, use uma espátula e uma solução à base de gesso que elimine fragmentos, arranhões e rachaduras de maneira confiável.
Depois de nivelada e preparada, a base pode ser processada de várias maneiras. Até mesmo pintar com tinta decorativa em uma camada melhorará muito a situação. Mas na maioria dos casos, é claro, soluções mais apresentáveis são usadas. Tendo escolhido um determinado desenho, você precisa finalizá-lo em um programa gráfico em um PC.
Importante: a revisão é feita a preto e branco para verificar todos os traços e contornos da forma mais clara possível.
Então, quando o projeto é concluído, um esboço a lápis é aplicado à parede. Após sua formação, o desenho é realizado com tintas com mais cuidado. Para transferir o padrão para a superfície, é usado papel carbono. Assim que for transferido, o enfeite precisa ser colorido. Como você pode ver, em termos técnicos, tudo é relativamente simples, mas você precisa trabalhar da forma mais cuidadosa e precisa possível.
Os aerógrafos podem ser usados para criar pinturas de qualquer estilo. Essas ferramentas podem criar desenhos sem traços e com transições de cores muito suaves. A única condição é que inicialmente a superfície esteja perfeitamente plana. Tecnicamente, tudo é muito simples: a tinta é soprada com um jato de ar comprimido. Os desenhos parecerão fáceis e terão uma textura "arejada".
Mas antiquada, coberta com a glória de milênios, a técnica dos afrescos não é inferior à aerografia em sua atratividade. Pelo contrário, tem um sabor único. Os afrescos são muito duráveis e podem durar anos. Essa técnica pode ser usada para formar não apenas temas antiquados, mas também imagens no espírito da pintura moderna.
Também digna de nota é a técnica de uso tintas fluorescentes. Brilho no escuro permite que você crie uma grande variedade de imagens - e todas são igualmente exclusivas. Na maioria das vezes, a pintura fluorescente é usada para formar padrões do céu estrelado, graças aos quais a infinitude do espaço é imitada. Mas você pode usar outros enredos, a escolha entre os quais é uma questão de gosto puramente pessoal.
Se você deseja expressar seu sólido gosto artístico, deve usar a técnica da pintura volumétrica de estêncil. Outra vantagem é não há necessidade de dominar técnicas complexas e sofisticadas.
Como e como pintar a sala?
Enredos com heróis de contos populares e desenhos animados provavelmente não serão adequados nesta sala. Mas as paisagens e motivos abstratos ficarão muito melhores. Ao escolher um lote específico, você precisa considerar:
- dimensões da sala;
- layout;
- orientação do espaço em relação aos pontos cardeais;
- qualidade da luz natural;
- estilo de design;
- preferências pessoais;
- tendências da moda;
- gostos de pessoas que irão frequentar a casa.
O estilo clássico de pintura é bom porque não há dúvida: ele permanecerá na moda e não parecerá arcaico, antiquado. As características dos clássicos são a combinação harmoniosa de linhas e formas geométricas, cores e materiais. Uma expressão dessa tendência é a chamada paisagem ideal. Parece realista, mas ao mesmo tempo é percebido romanticamente e até com entusiasmo.
Uma vantagem importante é que no final da primeira década do século 21, a pintura clássica tornou-se mais na moda do que outros estilos.
Mais estilos antiquados - império e barroco. Esses são dois ramos que se tornaram o desenvolvimento lógico do classicismo. As composições barrocas demonstram soluções decorativas luxuosas e sofisticadas. Em um cenário Império, composições lacônicas e soluções relativamente simples são mais apropriadas. Mas essas nuances não são tudo.
A escolha entre Império e Barroco é determinada por:
- estilo;
- o tamanho dos quartos;
- o escopo do conceito de design.
Você pode facilmente reconhecer a pintura no espírito moderno (nome alternativo - Art Nouveau). É dominado por formas geométricas exuberantes. Um ornamento floral complexo de linhas onduladas é sempre usado. Dominado incondicionalmente cores naturais. Tons suculentos são usados apenas ocasionalmente.
Você pode pintar a sala de estar em japonês estilo. Mas não é necessário reduzir a pintura aos seguintes enredos (embora estes também sejam exemplos muito bonitos):
- a paisagens clássicas para o Oriente;
- para sakura e outras plantas com flores;
- às pequenas casas e pátios com desenho característico;
- a objetos que transmitem o sabor nacional.
Uma revisão mais moderna no estilo japonês implica ênfase em motivos de anime... Por suas características típicas, mesmo uma pessoa pouco versada nesta direção da arte distinguirá este estilo. Mesmo assim, na Rússia, a versão tradicional é usada com mais frequência.
Um estilo como minimalismo... Às vezes, todo o design se resume ao uso de uma única faixa ou figura.
Mas, nesses casos, os designers devem trabalhar o desenho o mais equilibrado possível para que pareça expressivo.
Veja o vídeo a seguir para uma aula magistral sobre pintura de paredes na sala de estar.