Sala de estar

Sala de estar em estilo provençal: regras de design e belos exemplos

Sala de estar em estilo provençal: regras de design e belos exemplos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais de acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Paleta de cores
  5. Iluminação
  6. Decoração e têxteis
  7. Recomendações
  8. Belos exemplos de design de interiores

O moderno estilo provençal tem origem na província francesa de mesmo nome, localizada no sul do país. Esta região, com seu clima único, foi elogiada por renomados mestres da pintura em inúmeras ocasiões. Suas paisagens, repletas de tons pastéis e cores vivas, evocam sentimentos de serenidade, leveza, alegria e felicidade, aconchego e conforto. Provença ou o estilo "chique do país francês" é uma alternativa válida aos estilos industriais modernos de decoração de interiores.

Peculiaridades

Provença é um estilo caracterizado pelo conforto, simplicidade e naturalidade de texturas, falta de pretensão e complexidade de detalhes. A presença de um toque rústico chique especial não exclui o uso de elementos românticos na decoração das instalações. Os materiais são dominados por madeira pátina e têxteis.

O interior do salão, feito neste estilo, conquista com sua discrição, aspereza um tanto deliberada das paredes rebocadas, móveis gastos em alguns lugares e tons absolutamente quentes e calmos da atmosfera.

Esses interiores são sempre cheios de ar e transmitem uma antiguidade agradável. O estilo pressupõe a utilização de materiais naturais, um estilo de vida descontraído e uma harmonia natural completa. Os principais símbolos do estilo são os ramos de oliveira, flores de lavanda e girassóis.

Os interiores, de estilo provençal, captam com clareza a imaculada naturalidade rural e a vastidão dos campos com forbes, ligeiramente queimados pelos raios fortes do sol quente.

O estilo é caracterizado por uma série de recursos que são relevantes para o design de salas de estar:

  • uma lareira é um elemento útil de estilo;
  • dominância de móveis de madeira;
  • uso de materiais naturais em obras de acabamento;
  • simplicidade em tudo;
  • neutralidade dos tons usados ​​do espectro de cores.

Um elemento indispensável para uma sala de estar em estilo provençal são tamanho significativo das janelas, geralmente decoradas com cortinas soltas. Para transmitir e exibir traços estilísticos, as imagens são colocadas nas paredes, emolduradas por molduras antigas.

Outra vantagem é que O estilo provençal é versátil. O desejo pela simplicidade domina, e todo o ambiente interno é criado com a ajuda de elementos de decoração, decoração e mobiliário.

Um quarto decorado neste estilo pode ter vários tamanhos e formas. Neste caso, não há necessidade de alterar a configuração da sala (criar janelas de sacada, saliências, etc.).

Materiais de acabamento

A sala de estar é decorada com:

  • peças forjadas;
  • faiança e artigos de cerâmica;
  • tecendo de uma videira;
  • madeira, tijolo e pedra;
  • tecidos naturais.

A decoração de parede, via de regra, não carrega consigo uma carga de estilo especial, mas fornece um certo pano de fundo para o mobiliário instalado e os elementos de decoração. O uso de papel de parede não é recomendado, mas há exceções, por exemplo, na forma de uma tela para pintura.

Ao decorar paredes, use alvenaria de pedra ou revestimento de madeira. Em seguida, as paredes são pintadas em tons correspondentes à opção de desenho escolhida, ou são deixadas em sua forma natural.

Piso

Os pisos são acabados com tábuas ou ladrilhos envelhecidos. Eles são pintados em cores claras e geralmente cobertos com verniz. Pisos feitos de ladrilhos de terracota ou grés porcelânico fosco, que geralmente é usado com chips para criar um efeito de estilo.

O parquete de madeira é geralmente colocado usando o padrão de parquete mais simples. - "deck", ou coberto com um laminado modelado com uma textura de madeira. Também são utilizados pisos claros, revestindo a madeira com cores pastéis.

Para criar uma aparência mais solene, use e placa de parquete, feita sob carvalho pantanoso. Os painéis derivados de madeira (quadrados, retangulares, hexagonais) ou de argila cozida são bastante adequados como revestimento de pisos.

Paredes

Superfícies de parede simplesmente cal... Às vezes, além do branco, tons de luz moderados são usados.

A opção tradicional é na decoração da parede com tábuasfixados em toda a altura das paredes, que são então pintadas em cores suaves. O efeito agradável é facilitado pelo uso de um verniz de coloração clara, que enfatiza os padrões únicos da madeira.

Você também pode diversificar o interior usando painéis de parede feitos para combinar com o tom do gesso e cobrindo a parte inferior da parede até 1 m de altura.

As esquadrias, geralmente de madeira, são pintadas em cores claras ou em tons que combinam com a cor das vigas do teto. O tamanho das janelas deve ser grande, dar muita luz e enfatizar a sensação de amplitude. Na fabricação de esquadrias, é possível utilizar materiais que imitam a textura natural da madeira.

Teto

Os tetos são decorados com madeira e vigas de madeira, que geralmente são pintar em cor clarauma. É permitido deixar esses detalhes em sua forma natural ou mudar sua aparência de forma fragmentada, processando com um verniz especial.

Para tetos também são usados placa e forro, que são cobertos com tinta, geralmente em tons pastel.

Freqüentemente, os tetos são complementados com vigas decorativas... Para iluminar o interior, eles são pintados no mesmo tom do teto, mas tons escuros também são possíveis.

Seleção de móveis

Móveis neste estilo, cumprindo sua função principal, também carregam uma carga decorativa significativa. Os móveis devem ser feitos de materiais naturais. Para isso, é bastante adequado elementos antigos ou envelhecidos artificialmente. O design de móveis deliberadamente rude será uma adição natural ao design geral da sala.

O estofamento de cor clara é usado para móveis. O brilho será excessivo, superfícies mate são preferíveis. Também evitamos elementos cromados, peças de plástico e vidro. Mobiliário adequado:

  • buffets com elementos envelhecidos artificialmente e abrasões sobre eles;
  • abrir (sem portas) armários;
  • velhas mesas ovais;
  • cadeiras com pernas esculpidas;
  • cómodas com tinta ligeiramente descascada;
  • cadeiras de vime, sofás, etc.

É dada preferência a opções de móveis simplificadas. Por exemplo, as paredes são em desenho modular, feitas no estilo antigo, decoradas com abundante talha dourada e talha.

Móveis suaves são complementados por detalhes em madeira. Produtos forjados são usados ​​como decoração complementar.

O elemento central do interior do salão é geralmente um sofá, cujos braços são feitos de madeira. Móveis mais sofisticados na forma de assentos originais com pernas de ferro forjado são bastante aceitáveis.

De acordo com o estilo dos elementos de móveis estofados, são utilizadas capas têxteis de uma única cor, com abundantes decorações em forma de motivos florais. Os itens de mobiliário não devem ser colocados exclusivamente ao longo das paredes - é importante agrupá-los criativamente em qualquer ordem. Modelos de sofás com pernas esculpidas e pátina são aceitáveis. Ao lado delas, as cadeiras terão uma aparência harmoniosa, ligeiramente diferentes em sua forma e em suas cores, tons suaves.

Álbuns de fotos antigas, molduras, pinturas com paisagens e espelhos serão uma adição maravilhosa ao mobiliário da sala. Se encaixam perfeitamente no estilo arcas velhas, cestos, bem como móveis de vime.

Uma mesa oval coberta com uma toalha de mesa bordada marcará o ponto central da sala. As cadeiras podem ser feitas de metal antigo. Para fazer isso, eles são pintados e, em seguida, o revestimento é apagado em alguns lugares. Almofadas decorativas são colocadas na parte superior dos assentos.

A mesa de revista com madeira envelhecida e matizada pode ser usada para o fim a que se destina ou como um suporte de TV.

Além das opções clássicas de móveis estofados, as opções típicas do sul são frequentemente utilizadas. Por exemplo, sofás com armações de metal forjado. Bancos com costas em vime, concebidos para 2-3 pessoas, conferem um efeito original ao interior.

Paleta de cores

Tons de luz natural ligeiramente queimados são básicos para a Provença - a abundância de tons claros e intrusivos é estranha a este estilo.

O espectro de cores dominantes é bastante moderado e inclui tons:

  • índigo insaturado;
  • Branco;
  • açafrão;
  • pistache;
  • lavanda;
  • Oliva.

Ocre e alguns tons de vermelho são freqüentemente usados. A presença de elementos brilhantes é permitida, mas dosada.

O uso de elementos pretos também é possível:

  • em ornamentos decorativos;
  • em lâmpadas forjadas;
  • ao terminar superfícies de móveis.

Fragmentos brilhantes podem estar presentes na forma de flores frescas ou composições de madeira morta. O design floral é bastante apropriado para cortinas, tecidos de sofás e outros móveis. Combinar cores é bem-vindo. Portanto, para móveis feitos na cor azul claro, tapetes e cortinas de outras cores moderadas serão uma ótima adição. Se esses tons são básicos no interior, será útil diluir o espectro de cores com acessórios mais brilhantes.

Em que os acentos não devem ser muito explícitos; é mais útil escolher transições de cores suaves. Os interiores são geralmente dominados por tons de terracota e ocre. No entanto, o estilo é devido em tons de verde e azul.

O alcance visual do interior deve ser tão vívido que os cheiros de lavanda e aromas florais sejam sentidos. Neste caso, a imagem do interior pode ser considerada completa. Para reviver o fundo, use inclusões separadas de tons:

  • lavanda;
  • frutas cítricas;
  • onda do mar.

Iluminação

Idealmente, as janelas de um salão em estilo provençal devem "olhar" para o sul. Neste caso, recomenda-se equipar a sala com grandes aberturas de janela. Em outros casos, existe a necessidade de uma abordagem mais criteriosa para a seleção da ordem de iluminação, efetivamente decisiva e de conteúdo estilístico.

A presença de um lustre central é frequentemente complementada por outros acessórios de iluminação. Isso permite que você organize um nível suficiente de luz e divida o espaço da sala de maneira ideal. Dispositivos preferidos com diferentes tons, feitos:

  • de têxteis;
  • da tecelagem;
  • de vidro.

As cortinas de vidro costumam ser decoradas com formas florais. Os acessórios forjados são usados ​​como complementos para peças de mobília com decoração semelhante. A unidade de design deve ser estritamente observada. Ao mesmo tempo, o forjamento fino sobre fundo claro permite diversificar o entorno, mantendo o estilo geral do interior.

Ao escolher um lustre é importante cumprir uma série de requisitos. Grandes lustres são instalados em corredores com tetos altos. Para salas pequenas com tetos baixos, modelos do tipo teto com vários tons são adequados.

À noite, lustres maciços de ferro forjado, tipos de arandelas, abajures, luminárias de parede e de piso que imitam a antiguidade são perfeitos para a iluminação. Em que abajures devem fornecer uma luz pastel suave que promova um ambiente sereno de relaxamento completo.

Decoração e têxteis

O setor decorativo do interior é o seu elemento mais importante. Uma variedade de artesanatos feitos à mão são adequados para corredores deste estilo, por exemplo:

  • bonecas;
  • fotos de família emolduradas;
  • porcelana pequena; plástico;
  • caixas;
  • cestos de vime;
  • paisagens.
  • jarros;
  • sapatos;
  • bules e xícaras;
  • barris, etc.

Uma gaiola é o elemento mais popular da Provença, que pode facilmente substituir um lustre. A Provença caracteriza-se pela utilização de um número significativo de vasos para flores, enchendo a cor do salão com motivos folclóricos. Como os potes são usados ​​por diferentes itens:

Detalhes finos do interior serão itens de decupagem caseiros: pires, relógios cuco, prateleiras, etc. É bastante adequado decorar as prateleiras com pintura à mão em tintas acrílicas. Podem ser arranjos de flores feitos em um espectro de cores suaves.

As mesas e sofás são cobertos com colchas claras com padrões claros e discretos. As paredes do corredor são decoradas com pratos e pires pintados, relógios de parede, máscaras e vários itens de madeira ou porcelana.

O atributo invariável da Provença - Flores naturais, agrada pela beleza e frescura dos aromas naturais. Coloque-os em qualquer lugar.

A Provença envolve o uso obrigatório de têxteis. Para a formação de um chique especial são adequados:

  • material de chita com fotos;
  • guardanapos de renda com babados, bordados com orifícios;
  • Tecidos com riscas e xadrez para cortinas e colchas;
  • linho linho.

Produtos de seda e veludo não combinam com este estilo. Itens com franjas abundantes e padrões dourados também não são recomendados. A pretensão é estranha à simplicidade. Recomenda-se colocar pegadas de mão no chão. As janelas possuem cortinas soltas combinadas com telas de chita e linho. A cor dos produtos é clara com cores e padrões amplos.

É aconselhável colocar um tapete com ornamentos orientais tradicionais no corredor, mas tapetes listrados comuns evocando motivos rurais também serão adequados.

Recomendações

Pequena sala de estar com não mais de 17 m². m., executado em estilo provençal, se transformará em um lugar aconchegante para um verdadeiro relaxamento para você e não exigirá reparos caros. Aqui estão algumas diretrizes.

  • Os especialistas aconselham a aplicação de um efeito moderado de envelhecimento em revestimentos de parede. Fragmentos de alvenaria podem ser vistos em alguns pontos das paredes.
  • Os motivos florais herbáceos e a pátina parecem harmoniosamente não só nos corredores.Este projeto é bastante adequado para interiores e salas de jantar e cozinhas. Até mesmo um apartamento na cidade pode receber elementos do rústico chique, sem falar na versão suburbana. Para o efeito, normalmente são combinados vários quartos, por exemplo, uma sala de estar com uma cozinha ou um hall com uma sala de jantar.
  • Para formar um design eficaz, os especialistas costumam jogar com os contrastes. Por exemplo, os tetos são tingidos em cores claras e as vigas são tingidas em tons escuros.
  • Em divisões pequenas, não é aconselhável colocar móveis grandes. Por exemplo, uma boa opção em uma casa de campo ou em uma pequena casa de campo seria a utilização de móveis modulares, que permitem combiná-los em qualquer ambiente, de qualquer tamanho e configuração.

Para melhor combinar com o estilo, as portas dos guarda-roupas às vezes são alteradas para tecidos têxteis.

Belos exemplos de design de interiores

      Vamos dar uma olhada em alguns bons exemplos de quartos em estilo provençal.

      • Paredes de oliveira clara, abundância de estampas florais, móveis brancos, pratos e almofadas decorativos são clássicos da Provença.
      • Uma interpretação mais moderna: as paredes têm papel de parede com riscas douradas, o chão é revestido a laminado a madeira, armários de oliva com portas de vidro, móveis bege. Bustos de mármore, uma luminária de chão e um jogo de chá antigo servem como acessórios de destaque.
      • E é assim que pode parecer a situação em uma casa de campo ou no campo: um teto escuro deliberadamente áspero, um piso claro, uma grande janela, ao lado da qual há um sofá azul suave decorado com almofadas brancas. Móveis antigos lembram o estilo da Provença - um armário suspenso, mesas. Telas com estampa floral, abajur sobre perna de madeira torcida e cabeça de corça decorativa em grinalda de flores complementam perfeitamente o interior.

      Você aprenderá sobre as características do interior no estilo provençal no próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa