Sala de estar

Azulejos de sala: vantagens, desvantagens e belos exemplos

Azulejos de sala: vantagens, desvantagens e belos exemplos
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Revisão de materiais
  3. Paleta de cores
  4. Projeto
  5. Opções de acabamento
  6. Avaliações
  7. Belos exemplos

Quando se trata do uso de materiais de acabamento como ladrilhos, a maioria dos consumidores pensa imediatamente em cômodos com umidade tradicionalmente alta - a cozinha e o banheiro. A maioria dos nossos compatriotas não associa esse material à sala de estar, mas, curiosamente, esta é uma das novas tendências da moda que está ganhando popularidade rapidamente. Se você previsivelmente tiver dúvidas, vale a pena considerar esta opção com mais detalhes para formar uma opinião própria fundamentada.

Vantagens e desvantagens

Os ladrilhos da sala de estar parecem estranhos simplesmente porque quase ninguém os está usando lá no momento, mas isso não significa que não sejam adequados para tais necessidades. Tem muitas vantagens, e aqui estão apenas as principais:

  • o sortimento moderno de tipos de ladrilhos é tão amplo que visualmente pode parecer literalmente com qualquer coisa, portanto, mesmo no corredor, esse acabamento parecerá adequado;
  • o ladrilho se distingue pela resistência significativa e, portanto, deve ser usado pelo menos no contexto de durabilidade e confiabilidade;
  • se gosta de interiores verdadeiramente clássicos, não pode prescindir de uma lareira na sua sala e, de facto, o aquecimento significativo das paredes não permite quase nenhum outro acabamento, a não ser o azulejo;
  • As cerâmicas são justamente consideradas um dos tipos de acabamentos mais simples em termos de limpeza, qualquer sujidade pode ser facilmente removida da sua superfície, pois simplesmente não podem ser absorvidas.

Claro, nem tudo é tão perfeito - não é à toa que você raramente consegue encontrar um acabamento de azulejos no corredor. As desvantagens dos ladrilhos, bem como as suas vantagens, estão na superfície:

  • o ladrilho não consegue armazenar calor, arrefece rapidamente e faz com que toda a divisão fique fria, pelo que, sem um sistema de aquecimento de piso pré-instalado, ficará simplesmente desconfortável no seu próprio apartamento;
  • a superfície dos ladrilhos de desenho brilhante costuma ser escorregadia e, se pousar no chão, vale lembrar que, para crianças e idosos, esse revestimento apresenta maior risco de lesões;
  • os ladrilhos não podem ser contados entre os materiais de acabamento baratos e, embora uma vez que um reparo possa durar décadas, primeiro você precisa obter fundos suficientes para sua implementação;
  • Ao contrário de muitos outros materiais de acabamento, relativamente raramente é aconselhável instalar os ladrilhos por conta própria - para a durabilidade do resultado, é desejável uma certa experiência, que só têm especialistas qualificados, e estes são custos adicionais.

Revisão de materiais

Existem muitos tipos de ladrilhos, mas mesmo na sala de estar, pode-se usar diferentes variedades. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso vale a pena considerá-los mais detalhadamente.

  • Ladrilhos cerâmicos são os mais comuns, também chamados de ladrilhos. É um produto puramente natural feito de uma mistura de areia, argila e alguns minerais. De cima, o produto é coberto com um esmalte especial, graças ao qual a superfície pode receber qualquer textura e padrão.
  • O grés porcelânico é uma migalha de cerâmica, que é pressionado junto com granito ou lascas de mármore sob alta pressão em alta temperatura. O resultado é uma telha muito forte e durável que não tem medo de quase nada. Tal como o azulejo, o grés porcelânico é revestido com esmalte, pelo que pode ter um desenho decorativo.
  • Ladrilhos de gesso também feito de matéria-prima natural, que lhe deu o nome. A principal diferença em relação aos concorrentes é seu peso insignificante, que permite montá-lo até no teto. No sentido do design, parece muito esteticamente agradável, uma vez que imita de forma convincente a pedra natural ou o tijolo, mas este acabamento tem desvantagens suficientes. Por isso, tem medo tanto do estresse mecânico quanto da umidade, e também acumula poeira sem ser lisa.
  • Telhas de clínquer, de fato, lembra muito a cerâmica comum, mas neste caso a composição é um pouco melhorada, o que torna o produto mais durável.

Paleta de cores

Os fabricantes modernos oferecem ladrilhos de quase todas as cores, mas é importante usá-los com sabedoria, encaixando-os habilmente no design da sala de estar. Na maioria das vezes, os consumidores escolhem tons da escala acromática, mas mesmo com eles deve-se ter cuidado. Então, ladrilhos brancos, bege ou cinza dificilmente estragam qualquer design, eles são mais ou menos apropriados na maioria dos estilos, mas o preto pode tornar o espaço mais pesado, razão pela qual a sala é percebida pior.

Para o chão, esta é, em geral, uma decisão quase mortal, porque é mais suscetível a esforços mecânicos e sujeira, ou seja, em um fundo preto, sujeira e defeitos são mais claramente visíveis.

Recentemente, o assentamento de ladrilhos de terracota no chão da sala de uma casa de campo tornou-se uma espécie de guincho da moda. - parece muito autêntico e transmite perfeitamente a atmosfera de conforto rústico. Mas você pode e até precisa usar cores brilhantes, mas com um certo grau de cautela - esses pontos coloridos carregam o esquema de cores da sala o suficiente, portanto, todo o resto é normalmente selecionado propositalmente em tons neutros.

A colocação de ladrilhos em uma sala geralmente envolve uma reforma completa de todo o cômodo, e se você decidir diluir o desenho com ladrilhos, mas não sabe como escolher, entre em contato com um consultor da loja para mostrar os materiais complementares.

Esta é a resposta dos fabricantes modernos à incerteza dos compradores em suas habilidades de design - diferentes materiais já foram selecionados para que fiquem bem juntos.

Projeto

A principal característica dos azulejos modernos é, pelo menos, o fato de que eles podem parecer literalmente com qualquer coisa - você nem sempre será capaz de entender imediatamente que tipo de material está à sua frente. Esse truque é bom se você quiser aproveitar as vantagens de dois materiais no interior ao mesmo tempo, um dos quais é o ladrilho, e por algum motivo você não pode pagar pelo segundo.

Portanto, na hora, você não pode determinar qual imitação está mais na moda hoje. Para ampliar visualmente o espaço e deixar toda a sala arejada, são utilizados ladrilhos de espelho que refletem perfeitamente a luz.

Os conhecedores dos clássicos com uma boa e velha lareira querem muito mais objetos de madeira contra-indicados para a segurança contra incêndio - também não importa, há um azulejo que imita uma árvore.

Se você sempre apreciou a austeridade e a solidez dos edifícios de pedra, talvez goste dos típicos azulejos de loft.

Paradoxalmente, há até um ladrilho para o chão que imita os padrões característicos do carpete.

Opções de acabamento

Para que os ladrilhos da sala não sejam apenas adequados, mas também esteticamente atraentes, é importante não só escolher o material certo, mas também utilizá-lo com sabedoria, adicionando os ladrilhos ao interior para que a solução pareça exclusivo.

Um exemplo notável são os mesmos ladrilhos de espelho de parede, que quase nunca cobrem toda a parede de uma vez. Em vez disso, um grande "espelho" é colocado fora dela, que, após uma inspeção fugaz à distância, pode parecer uma porta um tanto estranha. Esta é uma solução muito útil para salas apertadas e não muito bem iluminadas, uma vez que resolve ambos os problemas ao mesmo tempo. Teoricamente, o problema poderia ser resolvido com a ajuda de um grande espelho comum, mas a versão com os azulejos na parede parece mais original, e a durabilidade, aparentemente, é mais verossímil.

Para os apreciadores ávidos do estilo country, a técnica do patchwork, cujo nome pode ser traduzido aproximadamente como "colcha de patchwork", deve ser de particular interesse.

Com este design, ladrilhos de diferentes cores e até texturas são misturados em uma superfície comum, muitas vezes sem qualquer sugestão de um desenho cuidadoso.

Esta é uma solução de topo para a mesma lareira, sob a qual pode "colocar" um "tapete" de retalhos de ladrilhos no chão, enquanto o presente, claro, está fora de questão.

Não é tanto a cor do azulejo que pode tornar a sala mais original, mas sim a sua forma atípica. Abandonando quadrados ou retângulos tradicionais em favor de favos de mel hexagonais, você cria automaticamente uma atmosfera especial na sala, tornando-a incomum. Para tais experimentos, ladrilhos de piso são usados ​​com mais frequência - são eles que geralmente são produzidos com o design "errado".

Ladrilhos que imitam pedra natural geralmente têm mais do que apenas a cor correspondente, mas também uma textura de relevo característica, de fato, semelhante a uma superfície de pedra não tratada. Este acabamento é utilizado por proprietários que pretendem dar um toque de severidade ao design da sua sala. Freqüentemente, esses ladrilhos não são dispostos ao longo de toda a parede, mas apenas limitam as aberturas de portas e janelas, o que transforma automaticamente um apartamento comum em um castelo gótico medieval.

Avaliações

Antes de decidir dar um passo um pouco desesperado, muitos proprietários de salas preferem primeiro se familiarizar com a experiência de quem já fez o truque sem precedentes - azulejos usados ​​para revestir a sala. Deve-se notar que os comentários são em sua maioria positivos, e em muitos comentários negativos você pode ver a culpa do próprio autor, que escolheu o ladrilho errado ou não conseguiu encaixá-lo no design de interiores.

A esmagadora maioria dos utilizadores afirma que é possível e mesmo necessário utilizar ladrilhos na sala, mas não em grandes quantidades. Costuma-se dizer que nas paredes essa solução, mesmo em pequenas quantidades, parece um tanto estranha, portanto não se deve abusar dela - é melhor colocar apenas o piso com ladrilhos, o que não piora com isso.

Ao mesmo tempo, é altamente recomendável instalar um sistema de aquecimento do piso, caso contrário, no inverno, você dificilmente ficará muito feliz com a impossibilidade de andar descalço.

Teoricamente, a telha fria poderia ser coberta com tapetes, mas então surge a pergunta por que, em geral, foi necessário fazer tal decoração, que então deverá ser adicionalmente escondida. Ao mesmo tempo, o perigo potencial está em outra coisa - você não deve colocar ladrilhos brilhantes nas casas onde há crianças ou idosos, porque o ladrilho acaba sendo muito escorregadio e pode causar ferimentos.

Belos exemplos

        Muitos proprietários simplesmente têm medo de usar ladrilhos no interior da sala, pois supostamente são muito frios. No entanto, os azulejos, selecionados em tons de branco e cinza, combinam perfeitamente com o estilo escandinavo e parecem elegantes à sua maneira. Para diluir o design enfadonho, pode-se adicionar mais verdura natural ou madeira natural, bem como toques claros no interior, mas não faz calor lá mesmo no auge do verão.

        Se você sempre sonhou com um carpete aconchegante no chão da sala, mas não tem dinheiro para comprá-lo pelo fato de um cachorro de estimação com patas sujas andar frequentemente pela casa de campo, então o ladrilho resolverá todos os seus problemas.

        Não, ela, claro, não vai lavar as patas do cachorro, mas vai dar o tão desejado "tapete". não requer limpeza laboriosa regular.

        Se a estética de uma masmorra de pedra não o assusta, você não pode nem tentar se limitar apenas aos ladrilhos - você pode decorar completamente a sala com eles. Isso vai acabar, é claro, para um amador, e alguém francamente não vai gostar de tal projeto, mas se um loft pode ser considerado um estilo popular, por que tal projeto não tem o direito de existir.

        Colocando ladrilhos com as próprias mãos no vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa