Iluminação da sala: nuances de organização e dicas de escolha
A sala de estar é um local onde as pessoas passam a maior parte do tempo, encontram hóspedes e organizam as férias. Portanto, a iluminação dessa parte da casa é muito importante. Fontes de luz artificial criam condições de conforto, uma atmosfera de aconchego e calor, enfatizam as vantagens do layout e design da sala.
O artigo explicará como usar as lâmpadas corretamente no projeto da sala.
Regras básicas para organizar a iluminação
Os fabricantes modernos oferecem várias opções de iluminação. Eles diferem em design, tamanho, método de instalação e outros recursos. Ao combinar dispositivos, você pode iluminar simultaneamente toda a sala ou usar cada tipo separadamente.
Pensando na escolha das fontes de luz e na forma de sua localização no hall, algumas nuances básicas devem ser levadas em consideração.
- Um lustre no centro do teto só será suficiente se a sala for pequena. O salão espaçoso requer fontes de iluminação adicionais. Caso contrário, podem se formar cantos escuros.
- Muitos acessórios diferentes em um espaço pequeno é outro extremo indesejado. Não é recomendado instalar mais de 4 tipos de dispositivos em uma sala.
- Não pendure o arandela próximo à TV. Você pode instalar uma fonte de brilho suave atrás do gabinete, mas lâmpadas brilhantes abertas perto da tela são indesejáveis.
- Lembre-se de que a iluminação fria só é adequada para interiores austeros. Se você deseja tornar o ambiente aconchegante, é melhor escolher lâmpadas com luz quente suave.
- Se você decidir fazer um teto de vários níveis, não perca a oportunidade de usar holofotes como holofotes adicionais.
- Considere o design ao escolher as fontes de luz. Os dispositivos devem se encaixar harmoniosamente no interior. Além disso, se você escolher diferentes tipos de eletrodomésticos (por exemplo, lustres, arandelas e lâmpadas de piso), é importante que eles sejam feitos no mesmo estilo.
Visualizações
Convencionalmente, todas as fontes de luz artificial podem ser divididas em 3 grupos. O principal é responsável pela iluminação de todo o espaço. O local complementa o dispositivo principal e ilumina as zonas individuais. A decoração define os acentos.
Vamos considerar cada tipo com mais detalhes.
O principal
A iluminação geral de uma grande sala é obtida pela combinação de várias fontes de luz. Como regra, para isso eles usam lustres luxuosos ou abajures de teto, bem como holofotes. Às vezes, é apropriado adicionar uma faixa de LED no interior.
Se você não precisa destacar zonas individuais, você só pode fazer com iluminação básica. É o suficiente para iluminar todas as áreas da sala e criar um ambiente confortável.
Adicional
Se for necessário destacar alguns lugares específicos com luz, você pode combinar o primeiro tipo de dispositivos com o segundo - adicional. Por exemplo, você pode usar uma lâmpada de mesa para iluminar sua área de trabalho. Uma luminária de chão pode ser colocada ao lado das poltronas e da mesa de centro. A possibilidade de acender a luz íntima pode ser criada instalando arandelas de parede.
Este método permitirá que você ligue todos os dispositivos juntos e separadamente (conforme necessário). A sala ficará mais confortável. Você poderá ajustar a intensidade da luz geral, bem como o nível de iluminação de cada canto da sala.
Se você não gostar de nenhuma das opções listadas, também pode usar modelos pontuais como dispositivos de iluminação especiais, embora geralmente estejam incluídos no grupo principal. Além de poderem ser acesos separadamente do lustre principal, criando uma luz suave, existe sempre a possibilidade de os concentrar num determinado local.
Se você escolher produtos giratórios, também poderá direcionar o fluxo de luz na direção desejada.
Decorativo
A iluminação decorativa torna o espaço interessante e versátil. Com sua ajuda, você pode efetivamente destacar as nuances do layout (por exemplo, um nicho ou pódio). Você pode se concentrar em pinturas ou decoração. Você pode iluminar um aquário, TV ou qualquer outra coisa. Para isso, geralmente são utilizadas fitas de LED, dispositivos pontuais. Às vezes, lâmpadas de néon também são usadas.
Tipos de luminárias
Lustres
Muitas pessoas preferem ver um lustre como o elemento principal de uma composição de luz. Este é um eletrodoméstico tradicional, embora as opções de design sejam tão variadas que permitem encontrar um modelo para qualquer interior.
Existem 2 tipos de lustres.
- Suspenso... Esses modelos são suspensos no teto por meio de ganchos, cordas ou correntes. Eles parecem muito impressionantes, mas esta opção não funcionará para uma pequena sala de estar.
- A sobrecarga... Esses modelos são mais compactos. Eles estão localizados perto do teto, não pendem e são ótimos até mesmo para quartos com tetos baixos.
Pontos
Esses são modelos projetados para direcionar a luz para uma área específica. Eles diferem em tipo, design e método de fixação. Pode ser uma única luminária ou um grupo de luminárias idênticas que fazem parte do equipamento de iluminação geral. Os pontos são na parede e no teto. Eles também podem ser integrados e suspensos.
Além disso, distinguem-se dispositivos estáticos e modelos com mecanismo rotativo, que permite alterar o ângulo de iluminação.
Os pontos embutidos (encaixes) são em miniatura. Eles são instalados em um teto falso ou falso e são chamados de ponto. Como autônomo, este tipo de iluminação é adequado para salas pequenas.Em grandes salões, um grupo de pontos instalados ao longo do perímetro com um passo igual pode ser uma fonte adicional de luz.
Além disso, com a ajuda de tais dispositivos, você pode destacar zonas individuais.
Os pontos suspensos são aparafusados à base. Existem também modelos combinados que lembram um lustre. Diversas lâmpadas em tons na base podem ser ajustadas a pedido do usuário. Os pontos de barra são comuns em interiores modernos. A capacidade de acender as lâmpadas permite iluminar qualquer objeto de forma lucrativa, enfatizar detalhes e realçar realces.
Arandela
As pequenas luminárias montadas na parede estão geralmente localizadas em uma área de estar. O número de arandelas depende do tamanho da sala de estar e das características de design. Por exemplo, em interiores clássicos, esses dispositivos costumam ser instalados em pares. Se a altura da sala for pequena, é melhor escolher modelos que permitam direcionar a luz para cima. O brilho das lâmpadas é selecionado levando em consideração o local de instalação. Por exemplo, se as arandelas são montadas acima do sofá, a iluminação deve ser suave, de intensidade média.
Uma luz mais forte pode ser apropriada em áreas que dividem o espaço em zonas.
Mesa
Se a sala for dividida em várias zonas, o uso de luminárias de mesa pode ser apropriado. Esse dispositivo de iluminação pode adicionar aconchego, tornar-se um toque de design eficaz e aumentar o conforto de passar o tempo na sala de estar. O principal é escolher a aparência correta da lâmpada.
Lâmpadas de assoalho
Esse elemento pode se encaixar perfeitamente na composição da luz. As lâmpadas de assoalho são confortáveis e móveis. Graças ao abajur, a luz é suavemente difundida ao redor, sem cansar os olhos. Porém, como o aparelho ocupa espaço no chão, é melhor não colocá-lo em um cômodo pequeno. As opções de design para luminárias de piso modernas são variadas.
Se a área da sala permitir, você pode decorar facilmente a situação com um dispositivo adequado especificamente para o seu interior.
Luz de tira LED
É um dispositivo excepcionalmente flexível que pode assumir qualquer forma. Com a ajuda dessa fita, você pode destacar o teto, as paredes e até o chão. A luz brilhante pode criar formas geométricas espetaculares, e a luz fraca pode simular os limites borrados e a leveza de uma sala.
Você pode destacar nichos, prateleiras decorativas, objetos de arte, etc.
Claro, para que o resultado seja impressionante, é melhor confiar o assunto a um designer profissional.
Estilos de iluminação
Todas as fontes de luz artificial devem corresponder ao design da sala. Caso contrário, até os dispositivos mais bonitos parecerão deslocados.
- Os clássicos são caracterizados por lustres, arandelas, luminárias de chão e talheres em estilo vintage.... Modelos com douramento, imitando castiçais, são freqüentemente usados. Lâmpadas de formato apropriado são selecionadas para eles. Os interiores neoclássicos costumam ser decorados com lâmpadas de cristal ou delicadas luminárias de vidro. Aqui, projetos de teto de dois níveis, a localização de holofotes ao redor do perímetro são permitidos.
- Candeeiros forjados e lustres com motivos florais são ideais para interiores ao estilo provençal. A aparência dos aparelhos aqui é semelhante aos modelos clássicos, mas neste caso a pompa e o luxo são rejeitados. Facilidade e simplicidade são bem-vindas. Lâmpadas com abajures de tecido com estampa floral também se encaixam bem em uma sala de estar.
- Minimalismo e alta tecnologia implicam em rigor e clareza de formas.... A iluminação principal aqui geralmente é fornecida com a ajuda de holofotes, mas lustres também podem ser encontrados aqui. Ao contrário das opções descritas acima, os modelos modernos têm um design mais lacônico, muitas vezes futurista. Por exemplo, pode ser uma bola ou uma estrutura de teto plano. Os materiais usados são metal, plástico e às vezes vidro. As arandelas podem ter a forma de placas de metal. As lâmpadas de assoalho minimalistas são uma lâmpada cromada em um suporte curvo.Freqüentemente, dispositivos pendurados em cabos longos são escolhidos para destacar zonas individuais. A faixa de LED é usada ativamente.
- Loft - um estilo rude, em que apenas eletrodomésticos de metal encontram seu lugar, feito em desenho industrial e urbano. São spots, spot models, lâmpadas pendentes de cromo e até lâmpadas comuns penduradas no teto por cordões.
- Moderno é um estilo livre em que tudo é possível... Combinações multiníveis, cascatas de vidro, metal branco e amarelo, modelos de tecido - você pode escolher qualquer opção de dispositivo. O principal é selecionar todos os dispositivos do mesmo tipo.
Também vale a pena considerar a área da sala, as nuances da disposição dos móveis e seu design, o esquema de cores da sala.
Ideias de iluminação incomuns
Para realizar um jogo mágico de luz e enfatizar a criatividade do design, basta mostrar um pouco de imaginação. Se você tiver prateleiras encaixadas em nichos, coloque holofotes nelas. Se você deseja deslumbrar os visitantes com uma área de TV incomum, instale uma iluminação suave atrás ou ao redor da TV. A estrutura ondulada do gesso cartonado pode ser realçada com uma fita especial. A mesma fita pode criar a ilusão de faíscas ou holofotes no teto.
Usar iluminação colorida pode criar uma atmosfera fantástica em uma sala. O principal é não exagerar na cor. Backlights nas cores turquesa, rosa e roxo parecem especialmente impressionantes em interiores lacônicos em preto e branco. Se o ambiente estiver repleto de cores ricas, é melhor manter a cor padrão das lâmpadas. Em qualquer caso, mesmo o uso competente de sistemas de spot ou a combinação de vários tipos de lâmpadas podem tornar a sala interessante.
Zoneamento de luz
Normalmente, a sala de estar é o maior cômodo da casa. Portanto, pode ser dividido em várias partes convencionais. Isso pode ser conseguido não apenas pela disposição dos móveis, mas também por um determinado posicionamento dos dispositivos de iluminação. A questão do zoneamento também é relevante nos casos em que o apartamento possui apenas um cômodo. A sala-estúdio envolve necessariamente a atribuição de determinadas áreas funcionais. Em alguns casos, uma pessoa que entra na casa entra imediatamente na sala, então o corredor da sala também precisa de alguns truques de design.
Neste último caso, vale a pena iluminar com mais intensidade a entrada da sala. No resto, pode-se distinguir uma área de jantar, um local para relaxar, um canto de trabalho. Lâmpadas de teto de brilho médio devem ser colocadas acima da mesa. A luz não deve ferir os olhos, mas a mesa deve ser claramente visível. Uma solução de iluminação de parede pode ser disposta perto do sofá usando uma arandela.
Se você adora ler, uma luminária de chão pode ser útil.
Como escolher?
Existem vários pontos a serem considerados ao escolher equipamentos de iluminação.
- Tamanho da sala... Em uma espaçosa sala de estar (mais de 18 m²), é necessário organizar um sistema de iluminação completo a partir de vários tipos de dispositivos. Um lustre não será suficiente. Se a sala for pequena, você não deve sobrecarregá-la com lâmpadas volumétricas diferentes. Neste caso, é preferível dar preferência aos modelos de tectos compactos (principalmente se o apartamento tiver teto baixo). Iluminação adicional pode ser fornecida por dispositivos spot embutidos ou faixas de LED.
- Estilo interior... Obviamente, em uma luxuosa sala clássica com colunas e uma sala de estilo provençal com vigas de madeira, a iluminação deve ser diferente.
- Nuances de design... Ao escolher um lustre, preste atenção ao fato de que as cortinas não ficam muito fechadas e não olhe para baixo. A luz deve ser difundida uniformemente por toda a sala e não direcionada para o centro do chão. Ao comprar spots, considere se a capacidade de mudar a direção da luz é importante para você.
- Cor da lâmpada... Ao usar diferentes tipos de aparelhos em uma sala, é melhor escolher a mesma luz para todos (quente ou fria).
Onde colocar as fontes de luz?
O lustre geralmente está localizado no centro da sala, mas esta não é uma regra estrita. A luz principal pode ser colocada sobre uma mesa de jantar ou outra área onde a luz é mais importante. Quanto a outros aparelhos, sua localização depende das áreas que devem iluminar (conforme discutido anteriormente).
Também é importante considerar a localização dos interruptores. É desejável que cada tipo de fonte de luz funcione de forma autônoma.
Se a sala for muito grande, você pode fazer 2 ou 3 interruptores para um dispositivo. Isso permitirá que você controle a iluminação de qualquer lugar do espaço. Normalmente, os interruptores são instalados na entrada da sala, bem como na área de lazer.
Iluminação multinível
Pensando no sistema de iluminação de um grande salão, é melhor traçar um projeto que leve em conta todas as nuances. A base da luz de vários níveis pode ser um teto de duas ou três camadas. A fonte de luz principal estará localizada na parte central, e holofotes adicionais estarão localizados no segundo nível. O terceiro nível pode ser arandelas de parede, candeeiros de mesa, candeeiros de pé, iluminação de nichos.
Ideias lindas
- O lustre e arandelas vintage, feitos no mesmo estilo, são complementados por um abajur. Versão clássica tradicional.
- E aqui está um interior mais moderno, mas não menos sofisticado. Aqui, o lustre de vidro é combinado com a mesma luminária de chão e holofotes.
- Os nichos iluminados parecem ótimos. Percebe-se o valor especial dos itens de decoração que adornam as prateleiras.
- A iluminação de um painel de gesso volumétrico é uma técnica de design eficaz. O interior adquire imediatamente entusiasmo e charme único.
- A iluminação da área de TV é uma ótima solução. De forma semelhante, acaba por "reviver" um interior austero minimalista.
Você pode descobrir como organizar a luz de fundo LED com suas próprias mãos assistindo ao vídeo abaixo.