Tetos falsos para o corredor: prós e contras, nuances de design, ideias interessantes
Por si só, o termo "teto suspenso" significa que a estrutura é montada em uma parede ou suspensa em um teto bruto. Na maioria dos casos, isso significa uma caixa ou uma estrutura de metal, onde a sobreposição é fixada.
Vantagens e desvantagens
Os tetos suspensos são considerados um dos designs de teto mais comuns. Na maioria das vezes, eles são feitos de drywall - este material tem vantagens bastante significativas.
- A capacidade de criar uma ampla variedade de opções de design. Até o momento, os fabricantes criaram e desenvolveram tecnologias para a instalação de estruturas de teto de vários níveis com elementos curvos complexos.
- Amizade ambiental. O drywall é um material feito de gesso e papelão, esses componentes não contêm substâncias nocivas e tóxicas, portanto podem ser usados com segurança em instalações residenciais.
- Praticidade. A instalação de tetos falsos não requer reparo preliminar das lajes e nivelamento da superfície, e quaisquer defeitos no teto áspero serão escondidos atrás de uma moldura densa.
- Versatilidade. O acabamento do drywall pode ser feito com diversos materiais: papel de parede, gesso decorativo ou tinta. Além disso, as inserções de espelho e outros elementos decorativos são facilmente fixados à placa de gesso.
- A instalação de um teto falso permite que você oculte efetivamente qualquer comunicação de engenharia, instalar luminárias de diferentes tipos e organizar sistemas de iluminação combinados complexos.
- Tetos de gesso cartonado parece muito impressionante e na aparência não diferem das estruturas de tensão fosca.
- Custo democrático - outra vantagem significativa, que contribui para a grande popularidade dos tectos falsos.
No entanto, não era isento de desvantagens. Lembre-se de que o teto falso "devora" pelo menos 4 a 5 cm da altura do cômodo, portanto, o uso de tais tecnologias em cômodos com tetos baixos é impraticável.
O drywall não é particularmente resistente à água, porque a instalação de tectos só é permitida em divisões com baixo nível de humidade, na casa de banho e na cozinha é preferível utilizar outros materiais. Claro, você pode comprar placas de gesso com marcações verdes, elas não perdem seu desempenho em um ambiente úmido, mas mesmo esses painéis não resistem ao contato direto com a água, se um cano romper ou um riacho passar de cima, o teto vai tem que ser mudado com certeza.
A instalação de um teto de gesso cartonado é uma tarefa difícil, é improvável que você seja capaz de lidar com isso sozinho sem habilidades especiais e levará muito tempo.
As estruturas de teto suspenso também incluem um teto de ripas de alumínio. As vantagens deste design incluem:
- facilidade de instalação;
- durabilidade;
- resistência ao fogo e água;
- a capacidade de instalar qualquer sistema de iluminação.
Há apenas uma desvantagem - tal teto, como um de gesso, esconde a altura da sala. Essas opções são usadas com mais frequência em escritórios, embora para casas particulares decoradas em estilo de alta tecnologia ou loft, tal solução pode se tornar muito harmoniosa.
Em casas de madeira, os forros do teto parecem muito impressionantes; nos últimos anos, na maioria dos casos, eles têm sido usados forro do euro - distingue-se pela lisura da superfície, impregnação especial, bem como um sulco para remoção de umidade e ventilação.
Tipos de estruturas
Existem tetos de um nível, vários níveis e combinados.
O nível único envolve a criação de uma superfície plana com a instalação de placas de drywall. Essas soluções parecem bastante simples e se encaixam bem em apartamentos típicos. Para que o revestimento fique mais estiloso e decorativo, combinações de vários tons são usadas no design para zoneamento da sala, o uso de lustres e holofotes não é proibido. Os tetos de um nível são ideais em quartos standard, que já estão sobrecarregados com elementos decorativos nas paredes e móveis.
Tetos de dois níveis e vários níveis sugerem a presença de um relevo... Devido à flexibilidade do material, você pode dar ao teto qualquer forma e, se adicionalmente pintá-lo em diferentes tons, pode obter uma verdadeira obra de arte.
Tetos tensos combinados sugerem uma combinação de elementos de gesso cartonado e fragmentos de um tecido stretch, devido à diferença de texturas e tonalidades, qualquer fantasia de design no interior pode ser concretizada.
Solução de cor
Quanto às cortinas, não há e não pode haver restrições. Tradicionalmente, a parte superior do espaço é decorada em tons de branco ou nude muito claros, mas cada vez mais designers estão se desviando dos padrões. Hoje em dia, qualquer cor de tetos falsos é permitida - o principal é que se combina harmoniosamente com o esquema geral de cores do interior.
Talvez o único tabu seja o preto fosco, enquanto o brilho da mesma cor pode complementar com eficácia uma sala decorada com cores claras, e com uma iluminação bem escolhida, a técnica pode até expandir visualmente o espaço, tornando-o mais sofisticado e estiloso.
Opções de design
Ao escolher as opções de design de teto, a pintura se tornará a tecnologia mais barata e simples, em um design mais complexo - aplicação de um padrão, desenho ou fotografia. O uso de gesso decorativo no teto é mais frequentemente combinado com quaisquer outros materiais.
Para os amantes de interiores suculentos e complexos, a moldagem de estuque pode ser uma boa opção. - você pode fazer em uma versão clássica de gesso, ou você pode usar placas de espuma de poliestireno, elas não exigem muito esforço de você - basta escolher um relevo adequado e colá-lo no teto. Essa imitação costuma ser muito original: a partir dela são feitas vigas “pseudo-madeira”, que decoram os interiores em estilo loft ou country.
Os tetos alongados ficam espetaculares em combinação com gesso cartonado - devido ao reflexo da luz, são criados efeitos visuais elegantes.
Como escolher?
Os tectos suspensos ficam perfeitos em quartos espaçosos com tectos altos. No entanto, com um design adequado, mesmo em salas pequenas de 6x4 m, podem parecer muito impressionantes. Neste caso, é necessário prestar especial atenção à retroiluminação, que desempenha um papel importante na percepção da divisão. Na maioria das vezes, são utilizadas lâmpadas de cores diferentes, devido às quais se cria um interessante jogo de luzes, ou contam com seu posicionamento incomum. Claro, as duas opções podem ser combinadas, mas isso pode criar uma carga decorativa excessiva na sala.
O sistema de iluminação pode ser aberto ou fechado. No primeiro caso, as lâmpadas permanecem visíveis, criando realces nas áreas funcionais e, no segundo, a própria iluminação é invisível, mas dá uma luz difusa suave que enche o ambiente de conforto e calor.
As opções que combinam ambas as soluções parecem invariavelmente elegantes - neste caso, lâmpadas ocultas são colocadas em todo o perímetro. Assim, a estrutura sobe visualmente, tornando a sala mais espaçosa e mais alta.
A estrutura do teto do corredor é geralmente complementada com elementos decorativos articulados, no berçário usar zoneamento - a área de lazer e a brinquedoteca são separadas por cores. No quarto, tetos planos são geralmente preferidos.
Belos exemplos
O teto de gesso no poder do "céu estrelado" parece muito impressionante na sala de estar. Esse design incomum se tornou popular por um longo tempo, mas sua demanda não diminuiu ao longo dos anos. Este design parece realmente fantástico. Os tectos "Star" são adequados para pessoas que têm tendência para a contemplação e gostam de relaxar em casa da azáfama da vida.
Tectos falsos diagonais e em moldura podem ser uma boa solução. Cada um dos níveis de tais tetos pode ser moldado ou executado na forma de uma onda.
As tecnologias modernas para decoração de estruturas com dobradiças permitem criar as mais incomuns, que diferem no número de níveis, esquema de cores ou recursos de luz de fundo. Você sempre pode escolher a ideia de que gosta.
Como fazer um teto de gesso cartonado com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.