Mesa de centro para sala de estar: tipos, seleção e colocação
Ao equipar uma sala de estar, o leigo muitas vezes se depara com o problema de escolher uma mesa de centro. O material deste artigo familiarizará os leitores com as nuances dos modelos, suas variedades e dirá o que procurar ao escolher uma opção específica.
Peculiaridades
A mesa de centro para a sala de estar é um elemento funcional da disposição do quarto de hóspedes de qualquer casa. Aumenta o conforto do salão desempenhando parcialmente as funções de uma mesa de jantar ao receber convidados. Pode ser usado para beber chá, refrigerantes, dependendo do tipo de construção, pode se tornar um local de trabalho improvisado. Além disso, esta peça de mobiliário é utilizada para localizar realces na composição do interior.
Sobre a mesa você pode colocar um vaso de flores, uma estatueta, colocar livros, controles remotos de TV. Dependendo das nuances do design e do grau de funcionalidade o modelo pode ser usado como uma espécie de organizador.
Por exemplo, algumas modificações prevêem a presença de prateleiras e uma variedade de sistemas de armazenamento. Assim, uma mesa de centro pode se tornar um elemento do mobiliário 3 em 1: uma mesa, um pedestal e um meio-fio.
Os modelos variam em forma e funcionalidade. Levar essas características em consideração permite que você selecione produtos com ênfase em pertencer a um estilo de interior específico. A mobília pode ser deliberadamente áspera ou ondulada, decorada com entalhes, pinturas e várias outras decorações. As tabelas podem ser um e dois níveis, grande ou pequeno, alto ou baixo.
Tipos de estruturas
Hoje, os fabricantes de móveis produzem muitas variedades de mesas de centro para organizar as salas de estar. Convencionalmente, este mobiliário pode ser classificado de acordo com vários critérios. Os produtos têm uma forma clássica. quadrado, redondo, retangular e oval.
Também estão à venda modelos retangulares com bordas arredondadas.
Os produtos podem ser diferentes pelo número de suportes. Na maioria dos casos são 4 deles, o que aumenta o grau de estabilidade do móvel... Muitas vezes, graças ao olhar criativo dos designers, os modelos aparecem na variedade de marcas com três, dois e um suporte.
Às vezes, a abordagem criativa dos estilistas é tão radical que os suportes podem ser interligados de maneiras inesperadas... Em alguns casos, o suporte é um anel ou vários anéis conectados entre si.
Para aumentar as características de resistência, os fabricantes fornecem estruturas com prateleiras sob o tampo da mesa principal. Ao mesmo tempo, as chamadas segundas camadas são diferenciadas por uma área de superfície de trabalho menor que pode ser usada para certas coisas. E se em algumas variações essas prateleiras são simples, em outras são duplas: a camada inferior fica quase no chão.
Esses modelos são equipados com rodas, por isso são caracterizados pela mobilidade. Porém, nem todo mundo gosta da presença de rodízios, pois isso reduz o nível de estacionariedade das mesas. Os próprios suportes podem ser tradicionalmente retos, côncavos e curvos para fora.
Sua forma também difere: trata-se dos tubos de metal usuais, elementos de canto e painéis de forma retangular ou arqueada.
Materiais de manufatura
Na produção de mesas de centro, diferentes matérias-primas são utilizadas para a disposição do salão. O tipo de material mais valioso é a madeira.... Essas mesas são caracterizadas pela durabilidade e praticidade. Eles parecem elegantes e de alto status no interior, o que dá ao espaço para hóspedes um apelo estético especial. A madeira é amiga do ambiente, esse tipo de mobiliário serve por mais de 10-15 anos.
Mesas de centro com tampo de vidro ficam ótimas na sala de estar. O vidro tem a capacidade de trazer leveza visual ao espaço. É durável e resistente a solicitações mecânicas, podendo ter diferentes formas e designs. Por exemplo, um modelo para uma sala de estar pode ser pintado, o tampo da mesa pode ser decorado com estampas ou estampas especiais. A desvantagem dos produtos de vidro é a probabilidade de arranhões que pioram as características decorativas dos móveis.
A decoração na produção de mesas de centro para salas de estar costuma ser madeira flutuante, pedra, bem como corais (inteiros e fragmentos). Os fabricantes costumam usar metal como estrutura ou suporte. Dependendo da ideia do design, pode ser tanto um elemento de design lacônico quanto sua decoração.
Por exemplo, eles parecem bonitos e originais no interior da sala de estar. modelos com forjamento. Apesar de o metal tornar os móveis significativamente mais pesados e aumentar seu custo, ele é durável e não tem medo de danos mecânicos. Também na produção são utilizadas pedras artificiais, derivados de madeira. Quanto ao acabamento, então algumas modificações são feitas com couro natural ou artificial.
Cor e design
As soluções de cores na fabricação de mesas de centro podem ser muito diversas. Normalmente, o sortimento de fabricantes é dominado por produtos em tons amadeirados, que vão desde tons quase branqueados até tons escuros.
São as cores wengé, amieiro, nogueira, cereja, carvalho e lindas opções de cores com tons transbordantes, tons de bege, bege e cinza. Além disso, os móveis estão ganhando popularidade hoje. tintas neutras (branco, cinza e preto), metálicas estão na moda.
Com base nas nuances do design, os modelos podem ser apresentados em uma variedade de designs:
- com uma pequena gaveta localizada diretamente sob a bancada;
- com uma ou duas prateleiras sem paredes delimitadoras;
- com prateleira fechada localizada no centro ou na lateral do produto;
- Com a forma das letras P ou S, tendo as mesmas dimensões da bancada e das prateleiras inferiores;
- com desenho em forma de bancada de cozinha rígida;
- com assento macio, que permite a utilização do modelo tanto como mesa quanto como pufe;
- transformadores proporcionando um tipo diferente de transformação.
Alguns modelos parecem maconha, complementados por bancadas improvisadas. A mesa transformadora, na verdade, é uma mesa dobrável, que, se necessário, permite aumentar a área do tampo da mesa. Esses modelos são bons para uma pequena sala de estar. Os modelos de grandes dimensões geralmente são comprados em um salão grande e espaçoso.
Freqüentemente, eles levam para quartos de hóspedes modelos de cômoda, que são equipados com um sistema de armazenamento fechado e podem consistir de 4-5 gavetas com puxadores convenientes. Por design, os modelos podem ser tradicionais e não padronizados. Por exemplo, no interior você pode comprar produtos que lembram caixas de madeira, baús, armários na aparência. Variedades selecionadas pode ser equipado com assentos baixos.
Modelos criativos podem ser feitos de metal com inserções de espelho... Os suportes destas modificações podem ser completamente dobráveis de acordo com o princípio das tábuas de engomar. Às vezes, os móveis têm bancadas espelhadas. As opções com meios-tampos que se levantam também parecem incomuns - isso é conveniente de um ponto de vista prático, já que os usuários não precisam se curvar muito para os alimentos localizados no tampo da mesa.
As mesas para pufe costumam ser equipadas com sistemas de armazenamento interno. Via de regra, esses produtos são revestidos com couro prático, de fácil remoção de poeira e sujeira. A pedido, os fabricantes de móveis também podem solicitar opções com um design especial, por exemplo, na forma de um orifício com orifícios de armazenamento. A mesa em forma de esfera fica linda no interior da sala de estar.
Uma categoria separada pode ser o chamado conjunto de revistas, em que uma mesa pode consistir em uma parte central e duas partes laterais.
Como escolher?
Ao escolher um acessório bonito e moderno para organizar o espaço de um hóspede, você precisa levar em consideração muitas nuances.
- Escolha o tamanho do produto, levando em consideração as necessidades das famílias e o tamanho da sala.
- É importante escolher o modelo que mais se adequa ao tamanho e forma dos móveis existentes.
- Na hora da compra, eles escolhem um modelo que combina com o estilo com que é feito o interior do salão.
- A opção de dobrar é considerada levando em consideração sua relevância em uma sala particular.
- É importante pensar na praticidade, por isso o tampo da mesa deve ser resistente a arranhões e lascas.
- A cor é selecionada com base no esquema de cores do interior. A mobília não deve ser impressionante.
- O modelo deve atender aos requisitos de segurança. Em espaços confinados, os móveis com cantos arredondados são preferidos.
- A tabela deve corresponder ao status do interior. Móveis caros não parecem harmoniosos ao lado dos baratos.
- Os parâmetros do produto devem levar em consideração o espaço para liberdade de movimentos na sala.
- O sentido de proporção é bem-vindo em tudo: esta é a única forma de tornar a mesa um toque de estilo no interior da sala de estar.
- Na hora de comprar, o "encaixe" é possível. Isso permitirá que você avalie o grau de facilidade de uso do produto no futuro.
- O produto não deve apresentar defeitos no momento da compra. Qualquer folga indica um fio rompido.
- Compre o produto em uma loja com boa reputação e avaliações de clientes reais.
Não pegue um produto que está na vitrine há muito tempo. Existem casos frequentes em que os vendedores apresentam modelos com defeito nas vitrines. Ao comprar, não só peça o documento de garantia, mas também preencha-o.
Poucas pessoas sabem que se for encontrado algum defeito, você só poderá devolver o produto na loja se tiver saído da loja no momento da compra com o formulário de garantia preenchido, que possui selo e 2 assinaturas: a do vendedor e a sua.
Use em estilos diferentes
Graças à variedade de modelos apresentados nos catálogos das lojas, hoje você pode comprar mesas de centro dos mais diversos tipos e tamanhos. No entanto, a mesa é diferente, pois cada direção estilística é caracterizada por uma busca por nuances próprias.
Por exemplo, mesas de móveis área de hóspedes de estilo clássico certamente deve ser de madeira e externamente maciço. Essa mobília deve ter um status elevado; as tendências da moda e modernas não devem ser rastreadas em sua decoração. Mas esculpir e dourar são bem-vindos. Essa mesa é selecionada por um design respeitável para os hóspedes, para móveis estofados com couro ou tecido. Os suportes podem ser curvos, sendo permitida a decoração com uma imitação de um padrão de estuque.
Os análogos para estilos modernos (por exemplo, art déco, hi-tech, moderno) são radicalmente diferentes dos requisitos para móveis dos ramos clássicos. É importante demonstrar a capacidade de fabricação aqui. Diante disso, os móveis devem possuir diversos mecanismos de transformação que aumentem o conforto dos proprietários e seus convidados. Por exemplo, ele pode levantar tampos de mesa, desdobrar peças, mudanças de altura de mesa. Esses móveis devem ter inserções de metal, para as quais gravita o estilo moderno.
Se estamos falando de móveis para direções vintage (digamos, gzhel, country, provence), aqui, uma mesa é selecionada que se assemelha a móveis antigos em design. Nenhuma capacidade de fabricação deve estar em exibição. A mesa pode ser decoupage, em madeira com pintura. A forma e o design podem variar. Existe uma linha de modelos para criativos especiais. Via de regra, é comprado por representantes da boêmia, que criam interiores por eminentes designers de arte de interiores. Este móvel tem formas bizarras e, portanto, para que tenha um aspecto expressivo, o resto do espaço não fica sobrecarregado com elementos de decoração inusitados.
Como colocá-lo corretamente?
Normalmente, uma mesa de centro é instalada no centro da área de hóspedes, o que automaticamente a torna o destaque do espaço zoneado. No entanto, muito depende das características do mobiliário de uma determinada sala. Por exemplo, uma mesa pode estar entre um sofá e uma lareira, um sofá e uma área de TV. Às vezes, é um elo entre um sofá e uma poltrona, por isso está localizado entre eles.
Isso é feito quando é necessário descarregar o espaço no centro da sala.
Exemplos de sucesso no interior
Nada fala sobre as possibilidades de enobrecer visualmente o espaço da sala com a ajuda de uma mesa de centro como exemplos ilustrativos.
- Um exemplo de uso de uma mesa de três partes no interior.
- Mesa lateral quadrada para decoração de estilo vintage.
- Modelo com mecanismo de levantamento para o tampo da mesa e sistema de armazenamento interno.
- Pufe-modelo, semelhante ao módulo dos móveis estofados da sala.
- Opção de mesa para a disposição do ambiente em estilo moderno.
- Uma mesa elegante com uma prateleira de treliça como destaque principal da sala.
- Modelo com tampo de pedra como centro da área de hóspedes.
- Uma versão redonda como elemento suavizante do interior do salão.
- Uma mesa original com estofamento em couro e pernas de metal.
- Mesa redonda para decoração de sala com lareira.
Para obter informações sobre como fazer com as próprias mãos uma mesa de centro estilosa na sala, veja o próximo vídeo.