Vitrines para a sala de estar: variedades, escolhas, exemplos
Os belos talheres expostos em uma vitrine de vidro são parte integrante de um interior clássico. Aqueles que preferem um estilo moderno freqüentemente recusam tais móveis, e em vão. Modelos com design e iluminação contemporâneos podem decorar qualquer sala de estar. Vamos falar sobre os tipos de vitrines de pratos e as nuances de escolha no artigo.
Compromisso
Uma vitrine de louça é uma estrutura, em maior ou menor medida, constituída por vidro. Esses itens muitas vezes podem ser encontrados nas lojas. Destinam-se a apresentar produtos aos clientes. As versões caseiras são mais sofisticadas. Eles não só permitem mostrar aos hóspedes lindos conjuntos e óculos, mas eles próprios são a decoração do interior.
Hoje, além de louças, móveis desse tipo exibem lindos vasos, garrafas de vinhos caros, lembranças e outros objetos de decoração. Graças ao vidro, os objetos são agradáveis à vista, mas ao mesmo tempo permanecem protegidos da poeira e das gotas acidentais.
Vários traços característicos das vitrines podem ser distinguidos.
- As portas transparentes do produto facilitam a visualização do conteúdo. Alguns modelos possuem vidros e superfícies laterais.
- A parede posterior da estrutura geralmente é espelhada. Isso torna o produto visualmente mais volumoso e leve.
- As prateleiras de tais móveis são geralmente feitas de vidro. Portanto, não é recomendável usar a vitrine para colocar itens pesados.
Visualizações
As opções de design e materiais usados são variados. As formas das vitrines também são diferentes. Vamos considerar os tipos de tais construções com mais detalhes.
Vitrine
Esta é a opção mais popular, adequada para qualquer interior. O modelo de uma porta é um estojo estreito com uma superfície frontal de vidro. Às vezes, os lados também são transparentes. Freqüentemente, os modelos estreitos são comprados em pares. Um amplo gabinete pode ter duas ou até três portas. Esse modelo pode acomodar um grande número de itens. Normalmente é colocado separadamente como um elemento independente da situação.
Showcase sideboard
Esse tipo de mobiliário é frequentemente usado em interiores vintage. A parte superior do corpo é de vidro. O fundo é opaco. Podem ser portas que escondem prateleiras ou gavetas extraíveis. Isso permite que você armazene dentro não apenas pratos, mas também produtos a granel, tampas e outros pequenos utensílios de cozinha.
Vitrine-cômoda
Um gabinete de exibição baixo pode ser uma solução excelente se você não quiser sobrecarregar o espaço com um gabinete grande. Essa cômoda também pode combinar compartimentos de vidro e fechados. Vasos com flores, fotos emolduradas e outras decorações podem ser colocados no meio-fio. O espaço acima do móvel fica livre, o que permite pendurar quadro, espelho ou luminária na parede.
Articulada
O modelo suspenso é mais uma opção para o design espetacular de um pequeno serviço, uma coleção de placas exclusivas ou luxuosos cristais. Estruturas deste tipo são penduradas na parede. Você pode colocar essa vitrine em qualquer lugar, por exemplo, acima da cômoda. Além de economizar espaço, a vantagem dessa opção é a segurança... Mesmo com jogos ativos crianças ou animais de estimação não poderão quebrar o vidro.
No caso de optar por uma estrutura articulada, é necessário atentar para as peculiaridades do ponto de fixação. Deve ser uma parede sólida e nivelada. Não vale a pena prender esse tipo de móvel à parede de gesso.
Modular
Freqüentemente, uma vitrine faz parte de uma estrutura modular (paredes). Neste caso, pode ser complementado com prateleiras, armários fechados e armários. Cada elemento cumpre aqui a sua função e um único design permite-lhe criar uma atmosfera harmoniosa e elegante na divisão.
Formas e tamanhos
Como já mencionado, as vitrines são baixas e altas, de uma e duas portas. E também os modelos podem ter formatos diferentes, o que permite a cada comprador escolher a opção que mais se adequa à sua sala.
- Retangular... Este formulário pode ser chamado de tradicional. Esses produtos são instalados ao longo da parede. Eles podem ser de qualquer tamanho.
- Canto. Esta opção é ideal se houver falta de espaço na sala. A estrutura pode ocupar um canto vazio, economizando espaço. Via de regra, são produtos estreitos e elegantes.
- Arredondado. Modelos com contornos suaves parecem muito atraentes. Apenas a parte externa do produto pode ser arredondada. E também há opções totalmente redondas. Estes últimos são transparentes de todos os lados e podem ser colocados até no meio da sala. Mais frequentemente, esses modelos são usados em interiores modernos.
- Incomum. Um interior vanguardista pode ser decorado com uma vitrine em forma de onda, um modelo feito em forma de ovo ou uma lira grega antiga. Sem dúvida, esses móveis vão se tornar um destaque da decoração.
Materiais (editar)
Qualquer vitrine de vidro tem uma moldura. Pode ser madeira maciça, aglomerado, MDF, plástico. Para acessórios e algumas peças, pode ser usado metal. As opções diferem não apenas no design, mas também no custo.
Móveis de madeira maciça são a opção mais cara... O material é apreciado por sua alta resistência, durabilidade e aparência sólida.
Além disso, as estruturas de madeira são amigas do ambiente e absolutamente seguras para a saúde das pessoas presentes na sala.
O papelão é um material barato. No entanto, o folheamento pode dar uma aparência muito atraente. Basta levar em conta a presença de resinas no material, cujos vapores, embora insignificantes, são prejudiciais ao homem.
O MDF é uma opção de preço médio. Não contém substâncias nocivas, mas é inferior ao maciço em termos de características.Ambos os materiais podem ser cobertos não apenas com verniz, mas também com um filme fosco ou brilhante. Graças a isso, a moldura do móvel pode ter qualquer cor e textura.
Espectro de cores
Móveis brancos sempre parece lindo. Em combinação com vidro e espelhos, este design parecerá gracioso e leve. Neste caso, não é necessário escolher uma tonalidade de branco fervente. A cor é multifacetada. Marfim, leitoso, pérola - existem muitas variações de uma brancura luxuosa.
Se a opção de branco parecer pouco prática ou muito fria para você, escolha outro tom claro, por exemplo, bege. Esta opção neutra ficará perfeita em qualquer sala de estar.
Tons cremosos, arenosos e caramelo criam uma atmosfera de conforto e aconchego em casa. Não parecem tão formais como os modelos brancos, mas com o design adequado podem ser bastante elegantes.
Os marrons quentes são considerados tradicionais. Eles geralmente são encontrados em interiores clássicos, mas se desejar, você pode encaixar esses móveis em uma sala de estar moderna. O tom marrom escuro wengé é considerado um dos mais modernos e espetaculares. Mais frequentemente, é escolhido para decorar uma sala no estilo Art Nouveau.
Cor preta raramente usado para vitrines. No entanto, em alguns casos (por exemplo, em um interior gótico ou em um design minimalista), pode parecer muito impressionante. Devido ao predomínio do vidro esses móveis não parecerão sombrios, especialmente quando colocados contra um fundo claro.
Projeto
Já foi dito que uma vitrine pode ser arredondada ou ter cantos claros e regulares. Pode ser alto ou baixo, largo ou estreito. Além do tamanho, forma e cor, a aparência das fachadas também é influenciada pelo acabamento.
Existem duas opções principais para a decoração de produtos deste tipo.
Decoração entalhada, pátina
Modelos de madeira feitos em estilo vintage podem ser decorados com esculturas requintadas. Esses produtos são revestidos com verniz ou tinta que protege os móveis das influências externas. A pátina pode servir como elemento decorativo adicional. Os modelos com douramento parecem tão solenes que criam uma atmosfera de luxo real no quarto.
Laminação
As vitrines feitas de aglomerado ou MDF podem ser cobertas com um filme que cria o efeito de lisura perfeita da superfície. O brilho com brilho perolado e revestimento metálico parecem especialmente impressionantes. Normalmente os fabricantes usam branco, cinza ou preto para laminação, mas se desejar, você pode solicitar uma versão mais brilhante (por exemplo, roxo).
Solução de estilo
Para que a vitrine tenha uma aparência harmoniosa no interior da sala, é necessário levar em consideração o estilo com que o ambiente é decorado. Os fabricantes oferecem diferentes modelos de armários de vidro, portanto, encontrar o certo não é difícil.
Clássico
Os modelos clássicos distinguem-se pela sofisticação e elegância. A maioria das opções de piso tem pernas pequenas e encaracoladas. Os móveis podem ser de canto ou comuns, podem ter um número diferente de portas, mas em qualquer caso deve ser feito de madeira ou imitação de madeira.
Os clássicos em inglês são uma direção mais rígida. Os modelos feitos neste estilo têm um design mais contido, mas podem ser decorados com elementos esculpidos. O estilo vitoriano é luxuoso e grandioso. Esses móveis costumam ser decorados com douramento.
O esquema de cores dos produtos clássicos inclui elegantes tons naturais de madeira (bege e marrom). E digamos também branco, embora esses modelos sejam mais frequentemente escolhidos para decorar salas em estilo neoclássico, que é uma interpretação moderna dos clássicos.
Provença
Este estilo combina simplicidade e leveza. Essas vitrines também são feitas de madeira, porém, neste caso, a madeira (ou sua imitação) é pintada. Normalmente, o branco é escolhido, embora às vezes os armários sejam pintados em um tom bege ou tons claros de cinza, azul, oliva, pistache, lavanda.Às vezes, a superfície é envelhecida artificialmente.
O design de tais móveis também pode ser chamado de vintage, mas não tem nada a ver com os móveis dos aposentos reais ou com o estudo da intelectualidade dos anos anteriores. O armário deve combinar com a atmosfera do campo francês. Não existe decoração requintada, os contornos dos produtos são despretensiosos, os encaixes são feitos "em bronze".
Ao contrário dos clássicos, onde a redondeza é permitida, os móveis de estilo provençal sempre apresentam uma forma retangular.
Minimalismo
As vitrines em estilo moderno têm um design muito lacônico. Alguns modelos são quase inteiramente feitos de vidro. Apenas o fundo do produto é feito de outro material. Outras opções têm paredes fechadas. Em alguns casos, existem compartimentos opacos na parte inferior da estrutura.
Como material para a moldura, normalmente é usado cartão de aglomerado ou MDF com filme fosco ou brilhante. As cores mais populares são branco e preto.
Se for escolhida uma textura amadeirada, geralmente é um tom de carvalho branqueado ou wenge. A maioria dos modelos é equipada com iluminação, o que torna a decoração dos pratos ainda mais espetacular.
Visão geral dos fabricantes
As vitrines de luxo mais luxuosas são oferecidas por empresas italianas. Por exemplo, modelos modernos e elegantes são produzidos pela empresa Vismara Design. Opções barrocas luxuosas podem ser encontradas nas coleções Barnini Oseo, Signorini Coco. Quem prefere o neoclassicismo pode optar pelos produtos da marca da Itália. Homecollection DV.
A Espanha também agrada os compradores com modelos chiques. Por exemplo, produtos de fábricas são amplamente conhecidos Panamar, Disemobel, Lino.
Você pode comprar móveis feitos na Rússia, por exemplo, "Móveis DIA" ou "Triya". Entre os fabricantes bielorrussos, pode-se destacar Furniture-Neman, Pinskdrev, Molodechnomebel.
Fábricas chinesas também têm esse tipo de móveis em seu sortimento, mas não são muito populares.
Como escolher?
Para que a vitrine se encaixe perfeitamente na sala, vários pontos devem ser levados em consideração.
- O tamanho. A altura, largura e profundidade do produto devem ser escolhidas em função do tamanho da sala, bem como da presença de outros móveis na mesma. Se houver pouco espaço na sala, é melhor escolher uma vitrine estreita ou uma cômoda que combine vidro e prateleiras fechadas. A opção de canto também pode ser útil. Se a sala de estar for espaçosa com tetos altos, você pode comprar um guarda-roupa grande. Uma solução ainda melhor seria comprar um conjunto completo de móveis, incluindo uma ou duas vitrines e uma cômoda. Esse ambiente será holístico e harmonioso.
- Projeto. Não se esqueça que o material e o design da estrutura devem corresponder ao estilo do interior. Na hora de escolher a cor do produto, leve em consideração não só o acabamento das paredes e do piso, mas também os tons do restante do móvel. É desejável que a cor da moldura da vitrine corresponda ao resto do mobiliário ou dos elementos decorativos da sala de estar. Lembre-se de que a mobília branca ou bege é a melhor escolha para uma sala pequena. Em uma sala espaçosa, um ambiente escuro também será apropriado. O principal é que neste caso as paredes são bastante claras. Caso contrário, o contraste efetivo não funcionará e a sala parecerá sombria. Ao comprar, considere se você precisa de uma luz de fundo. Claro, isso aumenta o custo do produto, mas o efeito decorativo não pode ser superestimado.
- Qualidade. Ao escolher um fabricante, pergunte que comentários os compradores fazem sobre seus produtos. Se possível, inspecione o item cuidadosamente antes de comprar. Certifique-se de que o hardware e as prateleiras se mantenham bem. As portas devem abrir e fechar livremente.
As fachadas devem estar isentas de fissuras e riscos. O vidro deve passar por um procedimento de têmpera antes da instalação. Além disso, deve ter pelo menos 4 mm de espessura.
Ideias lindas
Um delicado tom cremoso com dourados e ornamentos vintage é ideal para decorar uma sala no estilo de um apartamento real. Uma elegante vitrine compõe um lindo conjunto com cômoda e mesa, o que torna a decoração impecável.
E aqui está uma variante de uma sala em um estilo estrito Clássicos de inglês. Móveis marrons sobre pernas elegantes também são feitos em um único design. Dois gabinetes de vidro estreitos são posicionados em cada lado do gabinete de TV, seguindo o princípio de estilo - simetria.
Neoclassicismo - uma tendência que combina a elegância das linhas clássicas com as tendências modernas. A combinação de branco com um tom de cinza frio e elementos cromados parece muito impressionante. Como você pode ver na foto, a vitrine é a companhia perfeita para a mesa de design futurista e as luminárias de vidro.
Estilo escandinavo sugere simplicidade e conforto. Um gabinete de vidro lacônico com uma parede traseira de madeira caberia perfeitamente na Provença. O delicado tom pistache torna os móveis interessantes e permite que se harmonizem perfeitamente com a decoração.
Design minimalista - sem encaixes e lisura perfeita. A retroiluminação torna os móveis ainda mais espetaculares e permite ver melhor o conteúdo. O design único dos três itens (listras escuras) faz uma excelente composição, embora um guarda-roupa branco como a neve comum com portas transparentes caberia em tal quarto.
A montagem da vitrine é demonstrada no vídeo a seguir.