Cama na sala: qual escolher e onde colocar?
A sala de estar foi projetada para encontrar amigos e parentes, passando o tempo com diversas atividades ativas. O quarto é um lugar íntimo que deve ser escondido de olhares indiscretos. Nesse sentido, em um apartamento de um cômodo, invariavelmente surge a questão de organizar o espaço que une essas duas zonas importantes. Falaremos sobre como encaixar harmoniosamente a cama na sala de estar no artigo.
Peculiaridades
Combinar um quarto e um local isolado em um cômodo não é fácil. Para fazer com que o espaço pareça elegante e confortável para viver, você precisa considerar cuidadosamente o design de interiores.
Você não pode fazer sem zonear as instalações. No entanto, as opções para a divisão efetiva do espaço são tão diversas que cada um pode encontrar uma adequada para si.
Alguns métodos exigem pequenas modificações na disposição do apartamento, outros permitem contornar com a instalação de determinadas estruturas ou mesmo com a habitual reorganização dos móveis. Se você pensar em todas as sutilezas da fase de reparo, poderá destacar cada zona com a ajuda do acabamento.
Seja qual for a opção que você escolher, se você abordar a questão de forma responsável e conectar sua imaginação, poderá transformar a falta de espaço em dignidade. Como resultado, você não só poderá organizar os móveis de maneira racional, mas também obter um design original que irá encantar os olhos.
Opções de zoneamento
Existem algumas possibilidades para colocar uma cama na sala de estar. Vamos considerar as opções mais interessantes.
Cortina
Esconder a cama atrás de uma cortina é uma das opções mais fáceis. Basta comprar tecido e instalar uma cornija no teto. Se o interior for clássico ou moderno, é melhor esconder a cortina na estrutura do teto suspenso ou suspenso. Se a sala for decorada em estilo escandinavo, campestre ou provençal, você pode tornar a montagem visível. Neste caso, a haste pode ser de madeira ou metal (dependendo da situação).
Se o cômodo for quadrado e cada metro contar, você pode colocar o dormitório no canto, cercando-o com um pano dos dois lados, embora não fique muito bonito. Neste caso, é melhor combinar a cortina com uma divisória de gesso cartonado. A melhor opção é separar uma parte do cômodo com uma cortina que cobrirá o mini-dormitório de uma parede à outra.
Isso funciona especialmente bem em salas retangulares.
Para tecidos, esteja ciente de que se você escolher tule ou organza, a cama ficará visível. A melhor solução é um tecido leve, mas opaco. É melhor escolher cores neutras e calmas (bege, marrom, cinza). Impressões são indesejáveis, pois não há necessidade de chamar muita atenção para as cortinas. Mas se for escolhido um estilo de interior rústico, você pode, ao contrário, fazer desse zoneamento uma "característica" e aplicar uma cor de flor.
Se a porta estiver no meio, e for possível escolher o lado da cama, é melhor posicioná-la contra a parede para que a janela fique como parte da sala de estar. Se não houver escolha, a cama pode ser colocada perto da janela. Acontece que durante o dia você manterá as cortinas abertas e só as fechará na chegada de convidados.
Outra opção é usar cortinas com cercadura. Esses produtos têm uma aparência espetacular e deixam entrar a luz solar. Certamente a cama será visível mas ao contrário de uma cortina de tule, que parece rústica, essa cortina será percebida de uma forma completamente diferente.
Partição
Esconder a cama atrás de uma divisória é uma ótima solução. É verdade que requer a construção de um divisor de espaço especial para drywall. A divisória pode ser pequena (pela altura da cabeceira) ou atingir o teto. No primeiro caso, não haverá problemas com iluminação natural. E no segundo - o local de dormir ficará completamente escondido.
Design é selecionado com base no estilo do interior e preferências pessoais.
A divisória pode ser neutra e modesta, ou pode ser original e até funcional, porque esta é uma grande oportunidade de tornar único o design de uma divisão.
O desenho pode ter uma forma incomum ou uma cor vibrante, talvez até mesmo um desenho impresso. É uma ótima ideia fazer nichos decorados com uma decoração diferente. Essas prateleiras também podem ser usadas como mesa de cabeceira: coloque um telefone, um livro, um despertador ou qualquer outra coisa sobre eles.
As divisórias de vidro com um padrão são lindas. O vidro denota a fronteira entre duas zonas, mas ao mesmo tempo não sobrecarrega o espaço, deixando entrar os raios do sol. Uma divisória baixa pode ser combinada com cortinas de contas.
Portas
Se você quiser criar a ilusão completa de uma sala separada, é permitido instalar portas de correr. Eles não só escondem a cama de olhares indiscretos, mas também reduzem o nível de ruído na área de dormir (por exemplo, se um dos cônjuges decidir dormir e o outro quiser assistir TV).
Claro, você precisa entender que tal divisão de espaço reduzirá visualmente a sala. Portanto, é melhor escolher portas de vidro.
Por exemplo, vidro fosco ou material transparente com um padrão. Em ambos os casos, o interior permanecerá luminoso e arejado.
Mobiliário
Se você não está entusiasmado com a instalação de qualquer uma das estruturas acima, pode resolver o problema com a disposição correta dos móveis. A cama é cercada por um guarda-roupa ou cômoda. mas a melhor solução seria instalar próximo ao leito do rack... As prateleiras de passagem aberta, por analogia com o vidro, não impedem a penetração da luz e proporcionam uma impressão de "esmagamento".
Acabamento
Se você destacar adicionalmente a área de dormir com acabamento, o efeito de zoneamento estará completo. Por exemplo, pode ser uma cor ou textura diferente do material da parede.
Digamos que um acabamento monocromático em um tom calmo seja escolhido para a área ao lado da cama, e o restante seja destacado com um papel de parede mais brilhante com uma estampa.
Ideias interessantes
Se você não gostar de nenhuma das opções propostas, você pode adquirir uma cama transformadora. Esta é uma estrutura que se desdobra à noite, formando um leito de pleno direito. Durante o dia, a cama sobe e se esconde no armário. A cama não é visível e não interfere com os movimentos silenciosos ao redor do quarto. Essa solução terá sucesso mesmo se houver muito pouco espaço.
Outra opção para economizar espaço é sofá-cama dobrável. Durante o dia, este móvel é usado ativamente para reuniões com convidados, e à noite - para um bom descanso da família.
Ambas as opções têm suas desvantagens. Coletar e desmontar uma estrutura pode ser entediado rapidamente todos os dias. Além disso, com o uso frequente, os mecanismos frequentemente falham.
Obviamente, dividir o zoneamento de um quarto com uma cama confortável separada e um sofá é a melhor opção para organizar uma casa confortável. No entanto, como último recurso, você pode usar uma das soluções mais recentes.
Exemplos de sucesso
Uma divisória de gesso cartonado roxo com nichos crespos adiciona um toque de sabor ao interior. Além disso, o zoneamento foi realizado utilizando diferentes revestimentos de parede e a localização dos tapetes.
A combinação do defletor com contas parece sofisticada e original. Aqui, a estrutura tem o mesmo desenho das paredes, o que torna o ambiente mais descontraído. Os toques luminosos trazem elementos decorativos. Você pode ver isso aqui, na área de dormir, o revestimento da parede também difere do principal.
O projeto incomum de um autor transformou a sala em luxuosos aposentos boêmios. Uma cortina transparente para zoneamento foi especialmente escolhida aqui, já que o local de dormir não está escondido, mas graciosamente separado do cômodo principal. O mini-quarto está decorado com um desenho temático e um espelho em moldura vintage. Claro, não adianta esconder tanta beleza.
E aqui está uma opção em que a cama é fechada com cortinas blackout. O tecido está em boa harmonia com o tom calmo do sofá, pelo que não chama a atenção, mas como se se fundisse com o interior, formando uma pequena mas acolhedora sala de estar.
Portas de vidro com estampas geométricas são uma peça de mobiliário que chama a atenção. Os móveis brancos, combinados com a cor do padrão do vidro, ajudam a ampliar visualmente o espaço.
O vidro fosco com moldura escura é uma bela opção moderna. É ideal para quem prefere um design lacônico.
Como combinar harmoniosamente o quarto e a sala de estar em um cômodo, veja abaixo.