Móveis de gabinete para sala: uma visão geral das variedades e dicas para a escolha
O mobiliário moderno para a sala é diferente, elegante e individual pela variedade de tendências, materiais, cores e formas.
Os conjuntos de carroceria para o salão devem ser funcionais e confortáveis, não "sobrecarregando" o espaço e não parecendo estranhos no interior.
Peculiaridades
Os dias dos armários e aparadores para a sala já se foram, foram substituídos por móveis simples, confortáveis e funcionais, que não desorganizam o espaço. O mobiliário moderno para o hall pode ser feito em diferentes estilos, tonalidades e materiais diferentes.
Em um pequeno apartamento estúdio, os conjuntos de sala de estar podem incluir um guarda-roupa, prateleiras fechadas para guardar coisas e utensílios e prateleiras abertas para itens decorativos.
Se a sala for utilizada apenas para receber convidados e, além dela, houver outros cômodos do apartamento, então os móveis de gabinete, neste caso, podem ser compactos, incluindo um suporte para TV suspenso, algumas gavetas fechadas na parede ou apenas prateleiras abertas.
Lembre-se de que a "parede soviética" o comprimento de toda a parede não é mais relevante. Isso faz com que o quarto pareça desordenado e datado.
A "parede" moderna tem características próprias: é austera, sem detalhes e decoração desnecessários, com linhas claras, formas compactas, um mínimo de ferragens. A transformação dos móveis é outra vantagem. Com essa funcionalidade, você pode liberar espaço e ter espaço de armazenamento adicional.
Visão geral da espécie
Existem muitos tipos de móveis de gabinete modernos para salas de estar. Em primeiro lugar, eles diferem em conteúdo ou funcionalidade:
- armários e prateleiras de corpo inteiro;
- Prateleiras de TV;
- aparadores, toucadores e vitrinas;
- apenas prateleiras penduradas e muito mais.
As "paredes" podem ser retas ou angulares padrão. Essa opção pode economizar espaço significativamente, desde que a área da sala seja de pelo menos 12 quadrados e a parede em si não pareça volumosa.
Materiais (editar)
Hoje, os móveis de gabinete para o hall são feitos de materiais como aglomerado, MDF, madeira.
As opções de móveis do orçamento são feitas de aglomerado - este é um material leve, barato, frágil e não tão "rico" na aparência.
Fachadas de MDF são mais duráveis, mas seu preço é adequado. Como tratamento para maior resistência ao desgaste de placas de MDF, utiliza-se laminado, melamina, folheado. A orla das fachadas é protegida com folha de PVC, e as fachadas podem ser tratadas com verniz tipo madeira.
Madeira natural como material para móveis é bastante utilizado e só se encontra no segmento premium. Esses conjuntos são duráveis, completos e não perdem sua relevância, mas são bastante caros. A cor pode ser qualquer, dependendo do tipo de madeira e das preferências do comprador.
Como decoração, armários e armários podem ser decorados com inserções de vidro (fosco ou regular), metal e assim por diante.
Paleta de cores
Os móveis de gabinete podem ser feitos em qualquer cor e configuração. Você pode comprar uma versão pronta ou solicitar sua própria configuração de acordo com suas dimensões. Agora, esse serviço está em alta demanda e está disponível em todas as cidades.
Quanto aos tons da moda, hoje são relevantes os tons claros de madeira, móveis escuros, tons de carvalho cinza, carvalho branqueado. Se os armários, mesas e armários forem feitos de placas de MDF lacadas, a cor pode ser qualquer - do branco ao vermelho.
Ao mesmo tempo, os móveis devem combinar com a cor dos demais móveis da sala, combinar com o estilo e complementar o interior.
Interiores leves e simples estão na moda, mas com um toque diferente. O mobiliário, neste caso, desempenha o papel de um acento ou acréscimo. Se você quiser que os armários não se destaquem, escolha fachadas que combinem com as paredes... E se você quiser enfatizar, você pode escolher uma opção de contraste.
Estilos
Os fabricantes produzem móveis de gabinete para a sala de estar, que pode se encaixar perfeitamente em uma ampla variedade de estilos, como:
- clássico;
- moderno;
- eco;
- alta tecnologia;
- minimalismo;
- shabby chic;
- Provence.
Hoje é importante ter em mente as tendências atuais. Estilos modernos, como oi-tech, minimalismo são linhas claras, superfície lisa, sem alças e acessórios visíveis.
Móveis em estilo moderno são confortáveis, práticos e têm um visual lindo. Móveis de linhas retas, formas claras e cores suaves são escolhidos para um interior moderno. O aparelho pode consistir em um longo suporte de TV baixo, dois ou três pequenos armários de parede e uma mesa de centro. Você também pode escolher um guarda-roupa alto ou uma cômoda além do conjunto. Uma sala com tal mobília deve ser espaçosa, não sobrecarregado com móveis e detalhes decorativos.
No estilo moderno, o principal é a leveza do espaço, gerada pela competente colocação de móveis. Você mesmo pode brincar com a estrutura, colocando os móveis onde for conveniente.
Se estamos falando de clássicos, então escolha móveis com materiais caros de alta qualidade, mas sem detalhes esculpidos e decoração.
Classic é um estilo tradicional que utiliza móveis de madeira natural de dimensões sólidas e formas familiares. Tal conjunto, via de regra, consiste em um grande armário com duas ou três portas, um suporte para TV e uma mesa de centro. O guarda-roupa, o armário e as prateleiras formam um todo e formam um conjunto ao longo de uma parede. Esses móveis costumam ser decorados com entalhes, douramento e inserções em relevo. Em um estilo clássico, é importante não exagerar na decoração, nos próprios móveis e nas cores.
Estilos shabby chic provence implica o uso tons de luz natural sólida com estrutura de madeira visível... Essa configuração pode ser vista em interiores antigos.
O projeto de um apartamento no estilo surrado ou country implica usando o mesmo estilo de mobília. Tons claros, detalhes esculpidos, alças patinadas - todas essas pequenas coisas enfatizam a sofisticação e originalidade desse estilo.
Visão geral dos fabricantes
A sala de estar é o cômodo principal de qualquer casa. Aqui os anfitriões recebem os hóspedes, relaxam, passam a maior parte do tempo. Cada detalhe nesta sala deve ser confortável, funcional e, claro, bonito. Móveis de gabinete de elite e de alta qualidade são oferecidos pela fábrica bielorrussa "Pinskdrev". O catálogo do fabricante contém conjuntos clássicos de luxo para o hall em madeira maciça: paredes, armários com vitrines, cômodas, suportes de TV, penteadeiras, mesinhas de centro e até lareiras.
Você pode escolher a opção de qualquer cor, incluindo madeira lacada a branco com detalhes em ouro.
"Móveis de Polesye" - outro fabricante bielorrusso que oferece móveis de gabinete em estilos modernos e clássicos feitos de materiais naturais, mas baratos, e também de madeira maciça. Muitas opções de cores marfim, carvalho pantanoso, rosa cinza.
Entre os fabricantes italianos, destaca-se a empresa Pianca com uma longa história. A fábrica oferece móveis elegantes em um estilo moderno - minimalista, simples, mas feito de materiais caros de qualidade. Este tipo de mobiliário não desorganiza o espaço, complementa o interior, é funcional e original. Uma característica distintiva é a ausência de acessórios e decoração visíveis, cores suaves e limpas.
Fábrica de móveis Giorgiocasa - estes são interiores luxuosos, verdadeira qualidade italiana, maciços naturais caros. Este fabricante oferece conjuntos de design italiano clássico com douramento, detalhes esculpidos, inserções de prata, esmalte. Atenção extraordinária aos detalhes e ao artesanato são os principais pontos fortes da marca.
Móveis modulares de fabricantes russos são representados por inúmeras fábricas. Entre eles estão empresas "Lazurit", "Borovichi-furniture", "Dyatkovo" e outros. Nos catálogos dessas empresas, as opções são apresentadas em estilos lacônicos clássicos e modernos.
Para a fabricação de armários, pedestais e mesas, são utilizados painéis de MDF com diversos revestimentos, madeira maciça.
Critérios de escolha
Ao escolher a mobília do armário para uma sala de estar, vários fatores devem ser considerados:
- preço;
- material;
- estilo interior;
- área da sala.
Se não for difícil decidir sobre o primeiro e o segundo pontos, então, de acordo com o restante dos critérios, um obstáculo pode ocorrer. Freqüentemente, os compradores desejam comprar móveis que se encaixem em tudo - como resultado, o ambiente se torna desordenado, escuro e desconfortável.
O segundo erro é a discrepância entre o estilo do interior e do mobiliário. Muitas pessoas querem que o quarto pareça moderno e "rico", então móveis feitos de madeira maciça no estilo clássico com entalhes, dourados e outras coisas são adquiridos para um hall com uma reforma convencional em estilo europeu. Não vale a pena fazer isso.
Se precisar de mais espaço de armazenamento, escolha um guarda-roupa espaçoso, um armário para TV estreito com prateleiras cobertas e um armário suspenso. Um conjunto de móveis parece interessante e bonito, que parece "flutuar" no ar. Aparadores e prateleiras fechadas sem pés são pendurados na parede com uma fixação especial secreta.
Esta opção ajudará a tornar o quarto mais espaçoso e "arejado".
Se você decidiu por um conjunto de móveis, agora deve escolher uma das técnicas de colocação. Existem vários deles.
- Zoneamento. Adequado para divisões grandes, por exemplo, quando a sala de estar é combinada com um quarto ou cozinha. Neste caso, os conjuntos de casos podem ser usados como uma partição.
- Clássico. Os móveis são colocados ao longo das paredes, mas não em todo o comprimento. Você pode colocar uma mesa de centro no centro.
- Em torno do sotaque. Um sofá ou mesa de centro é usado como um acento. Nos nossos interiores, esta técnica raramente é utilizada, uma vez que é indicada principalmente para grandes divisões e casas de campo.
- Discriminação. Essa técnica é semelhante ao zoneamento, mas pode ser usada no mesmo espaço. Por exemplo, se a sala é bastante grande e precisa ser ajustada com móveis, formando várias "ilhas". Há um suporte de TV e um aparelho de TV contra uma parede, prateleiras ou armários na parede ao lado. Um pouco mais longe há um sofá e uma mesa, depois duas poltronas e uma cômoda, e assim por diante.
A disposição correta ajudará a tornar o quarto funcional e confortável. Ao mesmo tempo, os móveis parecerão orgânicos e no lugar.
Belos exemplos
Existem muitas opções para armários elegantes. Oferecemos a você que se familiarize com as tendências mais interessantes. Por exemplo, uma variante de prateleiras suspensas fechadas: um suporte de TV e uma prateleira superior formam um conjunto na parede. Ao mesmo tempo, é formado espaço de armazenamento mais do que suficiente. Esse tipo de mobília não bagunça a parede e o cômodo, tem um visual elegante e minimalista.
A segunda opção é um conjunto de móveis de canto ligeiramente futurista. Uma opção quando você precisa dividir a sala em várias zonas. Neste caso, a mobília ajuda a formar 2 zonas - para relaxamento com um sofá e uma área de trabalho com mesa e cadeira de computador. A cor branca e o design interessante parecem vantajosos e originais.
Os amantes dos clássicos e dos interiores luxuosos vão adorar os móveis de marfim, que consistem em uma mesa de centro, uma cômoda e uma cômoda com portas de vidro.
Um interior verdadeiramente inglês não deixará ninguém indiferente.
Móveis modulares com cores contrastantes são outra tendência do nosso tempo. Esse conjunto se encaixa perfeitamente em um interior minimalista e simples.
Para uma visão geral da mobília do gabinete para a sala de estar, veja o vídeo abaixo.