Aparadores para sala: variedades e dicas de escolha
Um aparador é um tipo especial de móvel projetado para armazenar vários pratos, todos os tipos de itens de decoração e, às vezes, também produtos alimentícios diferentes. Anteriormente, esse item era colocado na sala de estar, os proprietários colocavam em suas prateleiras os mais lindos e caros conjuntos e cristais para mostrar aos convidados a riqueza de sua família.
Compromisso
Muitas donas de casa modernas acreditam seriamente que o aparador é um tipo de móvel desatualizado e, portanto, não é adequado para decoração de interiores. Na realidade qualquer armário para pratos será capaz de transformar o design da cozinha, quarto de hóspedes ou sala de jantar irreconhecível, se você encaixá-lo corretamente no interior existente.
Aliás, em nosso país o aparador, que tem encaixes transparentes na parte superior, costuma ser chamado de aparador.
Em sua forma clássica, possui 3 partes:
- no fundo existe uma unidade de arrumação em forma de pequeno armário - quer com gavetas, quer com portas de batente (podem ser combinadas);
- acima existem prateleiras abertas ou um guarda-roupa com portas de batente, por vezes com aplicações em vidro;
- entre o topo e o fundo muitas vezes há um espaço vazio, que pode desempenhar o papel de uma mesa ou o avião mais conveniente para expor belos pratos para a visualização de convidados e famílias.
As opções de aparadores atuais diferem por serem praticamente desprovidas de elementos decorativos e executadas de forma simplificada, mas ainda consistem em 3 peças familiares.
Visualizações
Em termos de características internas, este tipo de produto possui classificação própria.
- Aparador de canto... Ótimo para salas grandes onde você não precisa economizar espaço.
- Slide. Este é outro tipo de aparador que é mais frequentemente comprado para salas de grandes dimensões. Esses tipos de estruturas são geralmente equipados com um local para uma TV.
- Buffets, que são usados como armários para fins de armazenamento de utensílios domésticos - eletrodomésticos, roupa de cama, utensílios domésticos... Este projeto do aparador é geralmente equipado com portas transparentes. Os armários não são muito populares hoje em dia e são extremamente raros.
- Tipo suspenso. Modelos suspensos na parede. É preferível colocá-los na cozinha, pois é aqui que se encaixam perfeitamente na área de trabalho.
- A cómoda habitual é exteriormente muito próxima do aparador tradicional, se for complementada com portas que abrem ou abrem de correr. Essa cômoda com gavetas é muito procurada em quartos muito grandes.
- Vitrines. Um aparador de vitrine é necessário para complementar o belo interior da sala com a ajuda de conjuntos luxuosos, conjuntos de porcelana cara e taças de vinho de cristal.
Dimensões (editar)
Não há padrões claros e definidos para os parâmetros dos buffets. Pode sempre escolher um buffet da dimensão que necessita, por exemplo, em função da altura dos tectos da sua casa ou das dimensões do conjunto de cozinha.
Também pode encontrar muitas opções diferentes para a largura dos modelos - desde produtos muito estreitos com portas de uma folha até aparadores sólidos com um sistema suficientemente espaçoso para guardar coisas e alimentos.
A proporção entre o tamanho do buffet e os parâmetros da sala deve ser claramente pensada. Uma estrutura volumosa não deve ser exposta em uma sala pequena e, pelo contrário, um mini aparador pode não ser a melhor opção para uma sala grande.
Materiais (editar)
Todos os modelos de aparadores hoje podem ser classificados de acordo com os materiais com os quais são feitos.
Artesanato em madeira
Na produção de aparadores caros, utiliza-se madeira natural. Neste caso, os aparadores são mais frequentemente produzidos nos estilos Barroco ou Rococó, assim como no estilo Império. O maciço ainda é considerado um símbolo de riqueza na indústria moveleira, os móveis de madeira conferem solidez e apresentabilidade ao ambiente.
As principais vantagens dos aparadores de madeira: duram bastante, obterá móveis com um agradável aroma a amadeirado e a textura natural será notada de longe.
Metálico
Móveis de metal podem ser vistos com mais frequência em escritórios e outras instalações não residenciais. Este tipo de aparador volumoso na casa é na maioria das vezes uma peça de mobiliário elegante que pertence ao a antiguidades caras.
Aparadores de MDF
Um dos materiais para móveis mais populares do mercado moderno. Os modelos de MDF se distinguem por uma longa vida útil, riqueza de cores, aparência elegante e textura original, além de um certo nível de durabilidade.
Copo
Os aparadores de vidro sempre parecem elegantes e espaçosos. Eles permitem que você amplie visualmente um pequeno cômodo.
Espectro de cores
Cada estilo tem sua própria composição de cores, o que permite destacar seus principais aspectos.
- V clássico os produtos podem ser produzidos nas cores dourado ou chocolate, leite e bege.
- Para Provença As cores lilás ou rosa dos aparadores são características, também nas fachadas dos produtos podem haver desenhos em forma de flores ou contornos de cidades.
- Shabby chic distinguem-se por cores discretas - hortelã, limão, areia. Deve haver abrasões nas portas.
- País os buffets estão disponíveis em cores destacadas.
- Cores em estilo moderno moderno - das cores castanhas claras ao preto profundo.
- Em modelos com estilo sótão predominam as cores escuras ou bege.
- Móveis para estilo retro assume o uso ativo das cores preto e branco, vermelho e verde.
- Paleta de cores do buffet em um estilo minimalista - do chocolate ao bege, a cor wengé é frequentemente encontrada.
Solução de estilo
Dependendo do tipo, cor e desenho do aparador, seu modelo se encaixa em um determinado estilo de interior.
Clássico
Os modelos são produzidos em madeira maciça. Na maioria das vezes, são produtos brancos elegantes para armazenar porcelanas caras ou cristais frágeis. Este tipo de aparador distingue-se pelas pernas curvas, um tampo decorativo talhado, bem como pela presença de vitrais ou vidros foscos.
Provença
Itens antigos neste estilo são antigos ou produzidos em produção moderna e são estilizados em estilo antigo. Os modelos vintage são caracterizados por uma parte superior aberta e inferior fechada, pequenas prateleiras no meio da estrutura. Os aparadores em estilo provençal são feitos de madeira maciça e MDF.
Shabby chic
Este estilo implica um aparador com decoração romântica. Via de regra, há arranhões e motivos florais nas portas dos armários - desenhos calmos de lavanda, uma paisagem rural discreta. Este é um estilo muito discreto. Freqüentemente, esse produto pode ficar sem vidro e as prateleiras permanecem abertas.
País
Esta é uma decoração rústica. O estilo é um pouco ingênuo, simplista, mas ao mesmo tempo aconchegante. Os aparadores podem consistir em uma, duas ou três seções e têm portas com um vidro bastante fino.
Moderno
O aparador Art Nouveau terá formas aerodinâmicas simples com linhas suaves, laconicismo e decoração criativa. Os aparadores costumam ser decorados com desenhos florais.
Loft
Um produto com este design não parecerá muito normal. Não haverá vidros em tal modelo; em vez disso, faixas de porta de malha são usadas - forja artística pode ser usada aqui. As pernas do aparador serão frágeis, as fachadas podem conter correntes, vários encaixes e decoração da moda.
Retro
O aparador de estilo retrô também tem pernas finas, mas ao mesmo tempo, um corpo bem alongado. É típico dele combinação de formas arredondadas suaves e funcionalidade... O aparador é feito de MDF, mas ao mesmo tempo pode ter inserções decorativas de plástico, originais ovais.
Etno
Esse estilo é diversificado. Aqui você pode encontrar facilmente motivos nacionais japoneses, indianos, chineses e egípcios.
Todos eles serão diferenciados por sua aparência: a presença de motivos étnicos, o uso frequente de materiais naturais. Por exemplo, o estilo oriental étnico dará ao aparador um grande número de detalhes de aberturas, entalhes elegantes feitos à mão, portas de malha e a versão japonesa irá diferir em formas triangulares, simplicidade e tons calmos.
Minimalismo
Um aparador neste estilo popular terá um contorno reto e austero, aqui você não encontrará um único detalhe supérfluo. Para a fabricação do aparador utiliza-se folheado de carvalho, aglomerado e MDF. Os acessórios de tal armário serão invisíveis a olho nu ou imitarão o material de fabricação do próprio armário.
Projeto
Para que o aparador estiloso se destaque no interior da cozinha já acabado, mas ao mesmo tempo mantém com sucesso sua integridade design, você só precisa escolher um produto no mesmo estilo dos móveis de cozinha, mas em uma cor diferente, ou em uma opção de cor semelhante, mas com uma textura diferente ou um estilo diferente.
Outra decisão original na hora de escolher um aparador é escolher um produto que esteja de acordo com o design, cor e textura do grupo de jantar.
O aparador pode ser do mesmo tipo de madeira da mesa com cadeiras, ou o tampo de vidro pode ser 100% parecido com os encaixes das portas do produto.
Uma das maneiras ousadas de decorar o aparador é torná-lo um destaque no interior que está sendo criado. Um aparador brilhante e colorido pode se tornar o único componente de destaque em uma cozinha volumosa e iluminada ou grande sala de jantar.
Como escolher?
Há uma série de pontos que devem ser levados em consideração na escolha desse tipo de móvel.
- Ao comprar um buffet, você precisa antes de mais nada preste atenção ao material de que foi feito. É melhor dar preferência à madeira natural - pinho, cedro, carvalho. O fato é que a qualidade dos móveis de aglomerado será menor, embora o baixo custo torne o produto fabricado mais acessível.
- Preste atenção também na possibilidade de desmontagem do aparador. Os modelos dobráveis são considerados muito simples e extremamente convenientes de usar, porque podem ser trazidos para casa facilmente desmontados e também transportados de forma organizada, se necessário. As opções não dobráveis são muito mais difíceis de transportar, mas sua principal vantagem será maior durabilidade e resistência invejável.
- A qualidade dos acessórios usados também deve ser levada em consideração.... Uma vez que durante o uso você frequentemente abre e fecha as portas do produto, os encaixes inadequados podem levar a quebras frequentes do aparador.
- Durante a seleção do buffet vale a pena calcular com antecedência qual é a área da sua sala ou cozinha. Se a sala for espaçosa o suficiente, você pode comprar com segurança móveis de grande porte que têm a capacidade de enfatizar todas as vantagens do interior.
Belos exemplos
Se houver um nicho em sua sala de jantar ou cozinha, ele pode ser usado com sabedoria para instalar um novo aparador.
Aparadores vintage são comuns em cozinhas e salas de jantar modernas. Vale a pena saber que muitos modelos modernos, mesmo em sua forma tradicional, são especialmente envelhecidos com a ajuda de várias técnicas de design.
Este método permite que você se concentre no luxo antigo e até mesmo aumenta o prestígio das instalações.
Grandes aparadores, que são instalados ao longo de toda a parede, ficam bem apenas em salas grandes. É por isso que eles são tão procurados entre os proprietários de casas particulares.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral de um aparador adequado para o interior de uma sala de estar clássica.