Interior da pequena sala de estar: ideias de design moderno
Um apartamento espaçoso, uma grande sala de estar muitas vezes é apenas um sonho para aqueles que são obrigados a se contentar com uma filmagem mais modesta da casa. Mas, em vez de sonhos vazios, você pode planejar uma expansão ou tentar fazer um ninho aconchegante e estiloso em sua casa. E na maioria das vezes a reforma começa na sala de estar, pois este é o "coração" da casa.
Características do layout do corredor
Existem duas abordagens equivalentes aqui. A primeira é usar todas as ferramentas disponíveis para expandir visualmente o espaço. Cor, formas, texturas, mobiliário, decoração e têxteis - tudo é seleccionado de forma a que o interior de uma pequena sala não se vincule ao tamanho, para que o espaço visual pareça maior.
A segunda abordagem apareceu (ou melhor, reviveu) não há muito tempo. Especialistas garantem que está passando o tempo em que todas as forças foram apressadas para as técnicas visuais de expansão do espaço. Hoje, uma sala pode ser escura para uma pequena filmagem e com muita decoração e móveis, o que também não é recomendado para uma área pequena.
O principal é criar uma imagem ideal e confortável para você, sem levar em conta a proibição de pequenas estampas, cores escuras, móveis maciços.
A opção que você escolher para um pequeno apartamento depende apenas de seus próprios objetivos e desejos. Se você quiser decorar o ambiente para que pareça mais amplo, siga as técnicas visuais. Se você ainda quiser enfatizar o tamanho pequeno da sala, para tornar a desvantagem um destaque do ambiente, mais fácil é.
Mas os recursos de planejamento são levados em consideração em ambas as abordagens.
- Se o corredor tem uma janela saliente, eles pensam em como vencer esta área. Freqüentemente, eles não fazem nada com isso, decoram a janela de sacada com cortinas excessivamente volumosas, e a excelente oportunidade de personalizar o design é perdida. Mas a janela de sacada é um lugar maravilhoso para uma sala de jantar, uma ótima oportunidade de trazer um mini-armário para lá.
- Sala retangular e estreita de 12 sq. m também nem sempre se estabelece racionalmente. Mas com esse layout, o zoneamento pode ser muito bem-sucedido - é conveniente separar a sala de jantar, a biblioteca, a pequena área de recreação e a penteadeira. O zoneamento em um apartamento de um cômodo acaba sendo especialmente relevante.
- Uma pequena sala de estar em uma casa pode ter duas ou até três janelas, o que também afeta o arranjo. É sempre mais eficaz colocar a mesa perto da janela - seja uma mesa de jantar ou uma escrivaninha.
- Um pequeno salão no campo pode ter um telhado inclinado., e um layout tão interessante é uma boa oportunidade para criar um estilo escandinavo ou estética retro no quarto, ou talvez organizar um espaço romântico incrível no estilo chique gasto.
- Se a sala de estar tiver a letra G, o que geralmente é o caso em "odnushki", geralmente há uma área de dormir no cubículo. Mas se esse objetivo não estiver lá, e o local de dormir coincidir com a área do sofá, então no cubículo você pode instalar uma mesa organizando um mini-armário.
Levando em consideração a área disponível, é feito um projeto. A questão está sendo resolvida, que pode ser abandonada sem dor. Por exemplo, slides, seções, grandes suportes de TV são freqüentemente desnecessários. Muitas vezes, eles armazenam algo dentro que os proprietários nunca usarão. Portanto, a zona de mídia pode ser simplificada com alguma solução mais interessante. Por exemplo, destaque a parede com outro papel de parede, laminado, imitação de uma parede de tijolos e talvez um painel inesperado em toda a parede.
Pode haver também uma estrutura com muitos nichos e estantes, um ótimo lugar para uma home library, e em comparação com o mesmo slide, parece mais leve e moderno.
Métodos de zoneamento
A sala é, de uma forma ou de outra, dividida em vários setores por função. Numa parte da sala você relaxa, na outra você trabalha, na terceira você janta ou recebe convidados, na quarta as crianças brincam.
E não deve ser caótico, a organização do espaço é importante aqui.
Existem pelo menos 7 maneiras de zonear um corredor.
- Mobiliário... Sofá, estante - são os principais móveis que diferenciam os setores da sala. Um sofá no meio de uma pequena sala de estar só ficará bem se a sala de estar for combinada com a cozinha ou se o sofá em si for miniatura. É mais fácil com as prateleiras - são transversais, pequenas, não maciças.
- Partições... Podem ser estruturas em gesso cartonado de diferentes tamanhos, larguras, com ou sem nichos. As divisórias de vidro não são menos raras, que podem ser nominais (literalmente 1 m de largura), ou podem estar próximas de uma parede real, ou seja, dividir a sala em duas partes, como faria uma parede interior.
- Cortinas... Tecidos e cortinas são outra opção popular para dividir o espaço. Em uma pequena sala de estar, eles devem ter cores precisas, não contrastando, mas combinando com o plano de fundo. As cortinas de filamento podem separar uma área da outra com uma divisória sólida. As cortinas de tecido podem ser um material denso bem esticado que é fixado com segurança em dois suportes (superior e inferior).
- Papel de parede... A decoração da parede também pode significar a divisão do espaço em zonas. Isso é especialmente usado ao separar visualmente a área de recreação da área de jantar.
- Tapete... Pode parecer surpreendente, mas as tapeçarias estão voltando na moda de interiores. Porém, vale a pena começar pelo piso: pode haver uma área de estar (sofá, mesa) sobre um tapete largo e grande, e o piso aberto indica a designação de um setor diferente. Um tapete pendurado verticalmente na parede pode representar a área de jantar.
Mas nem todo carpete consegue lidar com isso: a moda hoje exige produtos de algodão de alta qualidade com um padrão ornamental no estilo boho.
- Teto... Um teto intrincadamente decorado é uma solução controversa para uma pequena sala de estar. Mas a divisão de zonas por diferentes designs de seções da superfície do teto ainda é encontrada. Uma solução de compromisso seria instalar holofotes sobre uma das zonas (sala de jantar, por exemplo).
- Pódio... Uma solução justa para um quarto pequeno, mas com a condição de que o teto não seja baixo. No pódio, você pode organizar espaço de armazenamento adicional e até mesmo equipar uma cama lá.
Como exatamente zonear uma área depende do número de zonas alocadas nela. Na maioria dos casos, o acabamento é suficiente. Divisórias e móveis enormes no meio do cômodo costumam ter uma aparência ruim na prática.
Soluções de estilo
O design no estilo clássico não deixa de ser procurado. Mas o principal requisito para tal reparo permanece inalterado: sala de estar em estilo clássico - estes são materiais naturais caros. É impossível imaginar uma situação em que o papel de parede de uma sala com decoração clássica em alguns anos tenha perdido seu brilho e precise ser substituído, ou que a mobília tenha perdido sua aparência apresentável. Além disso, o design do salão no estilo clássico requer espaço e uma pequena filmagem será um obstáculo.
Os clássicos modernos são mais compatíveis a este respeito: em alguns lugares é permitido substituir uma valiosa matriz por MDF, não é necessário comprar móveis com fachadas complexas.
Outros estilos para decorar uma pequena sala de estar.
- Boho... Um estilo muito popular que é apropriadamente chamado de epítome das férias da vida. Não há lugar para tons sombrios (o que é muito adequado para uma sala pequena), o conteúdo de cor nele é brilhante e o estilo boho também é muito exigente quanto à decoração. Mas mesmo nesse estilo deve haver um dominante, um estilo inicial a partir do qual o boho será moldado. Alguém prefere começar do interior, alguém do estilo escandinavo.
- escandinavo... Uma excelente escolha para um quarto pequeno. São espaços bem iluminados, com o layout de plano mais aberto e decoração de janela modesta. Não há frescuras no estilo, até mesmo a decoração não é acidental. Este é um ótimo destino para aqueles que amam mudanças. Ao mudar a decoração, você obtém um novo cômodo a cada vez.
- Arte pop. É impossível não falar do estilo que se adapta às pessoas criativas que se entediam com interiores do mesmo tipo. Ele explora tons brilhantes e contrastantes, inclusões de néon são possíveis nele. A principal carga semântica neste estilo é carregada pelas paredes.
- Art Deco. Algo entre o funcionalismo e a modernidade. O estilo obedece a leis rígidas, suavizadas por motivos étnicos, padrões geométricos e florais. Combina estrutura racional e formas elegantes. A sala não aparecerá como uma única composição, mas sim representará uma coleção de itens elegantes.
- Estilo japonês. Apresenta um design calmo e organizado com um ambiente mais ordenado, bem como um desejo de recriar as condições naturais. Apenas materiais naturais são usados, decoração de parede clara, móveis em quantidades limitadas. Se você não vai "sobrecarregar" sua sala de estar com muitos recursos, vale a pena considerar o estilo japonês.
- Minimalismo... Sua origem se deve à fusão dos conceitos do estilo japonês e do construtivismo. Já foi considerado o antípoda do luxo burguês. Assume formas simples, tons neutros, pequenos volumes. Um interior neste estilo será calmo e contido, não há um único objeto supérfluo nele.
- Kitsch... Este estilo mistura diferentes direções, detalhes e cores incompatíveis. Sua principal diferença é a redundância em tudo. Em uma pequena sala de estar, esse interior pode ser arranjado por representantes de profissões criativas, bem como por aqueles que não gostam de estereótipos.
- Ecletismo... Outra direção ousada - dentro de seus limites, combina dois ou três outros estilos de natureza semelhante.Sem um designer, é arriscado incorporar o ecletismo em uma pequena sala de estar.
- Chique gasto. Estilo romântico vitoriano, em que coisas vintage e envelhecidas artificialmente coexistem, criando um interior aconchegante e romântico. Este é um estilo gentil com uma marca de nostalgia de um belo passado.
- Provença... Um estilo country francês dominado por materiais naturais, móveis de cores claras (de preferência vintage), tons suaves e iluminação cuidadosamente planejada.
Separadamente, vale destacar o estilo moderno, ou contemporâneo... Surgiu em meados do século passado e é baseado em motivos escandinavos de interior, construtivismo e minimalismo.
E se o seu salão for pequeno, então este é um terreno fértil para estilo moderno... Ele é lacônico e contido, mas ao mesmo tempo não abre mão da decoratividade. Normalmente é decorado com coisas que são produzidas em massa, a decoração é típica e reconhecível.
O estilo moderno é caracterizado por formas simples, soluções práticas, total liberdade na escolha dos materiais, decoração e cores. Formas elegantes e linhas simples são o conceito principal do estilo moderno.
Espectro de cores
A vantagem está definitivamente do lado das cores claras. Para um cômodo pequeno, esta é a solução ideal, e se o cômodo for o único no apartamento, torná-lo escuro ou matizado é muito arriscado. Você pode decorar a sala de estar em cores monocromáticas, sem transições de cores e soluções brilhantes. O branco geralmente é o preferido e é o melhor cenário para quase todos os ambientes.
Você precisa ser capaz de brincar com as cores: por exemplo, um piso escuro combinado com paredes claras e um teto tornam o ambiente visualmente espaçoso. E a parede frontal clara e as paredes laterais escuras parecem aprofundar a sala de estar.
Além do branco, os seguintes são adequados para a expansão visual do espaço:
- bege;
- cinza azul;
- luz verde;
- pistache desbotado;
- limão desbotado;
- azeitona delicada;
- castanho acinzentado diluído com leite.
Letras grandes e pequenas são indesejáveis. Somente se for uma parede de realce você pode pagar um papel de parede tão expressivo.
Se houver um interior clássico, a melhor escolha seriam os tons de café marrom e leitoso., bastante adequado para uma pequena sala de estar. Tons de areia e dourado também podem ser boas escolhas.
Se o corredor for um posto de controle, uma parede escura e três paredes claras o tornarão mais confortável e elegante. Os espelhos são pendurados em superfícies de cores claras.
Decoração de parede, teto e piso
As paredes são o pano de fundo principal de uma pequena sala de estar. Se a decoração da parede estiver correta, eles não se tornarão um elemento incômodo na sala. Papel de parede liso ou papel de parede pintável para um espaço pequeno é o ideal. Você pode até desistir completamente do papel de parede, preferindo pintar a eles. Ocasionalmente, finos painéis de plástico são usados na sala de estar. Acabamento fragmentariamente admissível com pedra artificial.
Revestimentos que imitam tijolo ou alvenaria, em princípio, parecem interessantes na sala, enobrecem-no. As paredes podem ser equipadas com espelhos ou elementos brilhantes, por vezes são perfeitamente complementados por focos de iluminação. Se na parede central diretamente localizada houver um papel de parede fotográfico com uma imagem em perspectiva ou um papel de parede 3D interessante, isso também expandirá visualmente o ambiente.
O piso das pequenas salas de estar é mais frequentemente iluminado, o ideal é que seja em parquet ou em tábua corrida, mas hoje existem muitas opções de orçamento (o mesmo laminado) que se tornarão uma solução de compromisso. Um tapete claro torna o ambiente mais confortável, mas é muito exigente na manutenção. Um piso autonivelante brilhante também é uma boa solução moderna, mas é um serviço caro e nem todos o consideram confortável.
Quanto ao acabamento do forro, duas opções são no chumbo - nivelamento e pintura ou forro tenso. A primeira opção é mais simples, barata e ecologicamente correta. A segunda é a preferida hoje com mais frequência, mas os especialistas têm certeza de que essa moda não durará muito.As pessoas vão entender que um teto branco limpo após a pintura é conciso, simples e inofensivo.
Mas é melhor recusar estruturas de drywall em uma sala pequena: elas sobrecarregam a aparência externa da sala.
Seleção de móveis e cortinas
A quantidade de espaço livre depende da mobília. Isso significa que os móveis devem ser dispostos de forma que tudo o que você precisa esteja à mão. A funcionalidade vem em primeiro lugar. Grandes poltronas gêmeas, não importa o quanto você queira, não procure em uma mini-sala de estar. Mas móveis funcionais transformáveis são ideais para uma sala pequena. Sofás e poltronas modulares são particularmente bem-sucedidos e se integram bem.
Mesas e cadeiras dobráveis também são usadas com mais frequência. O sofá encontra-se na zona central, o seu forro deve coincidir com os restantes elementos do interior. Um sofá de couro compacto pode ser uma ótima solução prática. Uma mesa de altura média e uma poltrona (muito compacta) costumam ser colocadas ao lado do sofá.
É melhor não colocar móveis grandes perto da janela, de modo que a sala se encha de luz. Mas as tabelas, não mais altas do que o peitoril da janela, são bastante aceitáveis. Se houver um piano na sala, liberte a área da sala de uma cômoda ou de móveis de altura semelhante.
A propósito, você pode colocar uma pequena mesa de cabeceira perto do sofá, sob a qual há um pequeno pufe. Ele pode ser escondido a qualquer momento para liberdade de espaço.
Além do fato de que você precisa mobiliar o quarto, você também precisa arrumar a janela. Ontem - desnecessariamente luxuriante, especialmente cortinas brilhantes que criam muitas ondas. Ficam ridículos num espaço que não corresponde aos estilos luxuosos e exigentes de elegância e certamente não vão bem com as pequenas imagens da sala. Você pode morar apenas em tule - branco gelado, com um padrão simples. Mas você pode complementá-lo com cortinas ativas, que são combinadas com a segunda cor mais importante da sala de estar.
Iluminação
A luz - natural e artificial - é um elemento essencial da sala de estar. Se você precisa de mais luz natural, então isso se resolve à custa de uma janela com o mínimo de divisórias e tule leve. Mas com iluminação artificial, existem mais opções. Um lustre enorme está se tornando obsoleto hoje como o principal elemento de iluminação. Paradoxalmente, pode se tornar o elemento mais maciço em uma sala.
Os designers aconselham o abandono do lustre central da sala por um par de pequenas lâmpadas ou arandelas, que são colocadas nas áreas funcionais da divisão.... E isso acaba sendo uma solução mais valiosa: raramente a luz é absolutamente necessária em todos os lugares.
É mais lógico destacar separadamente a zona de mídia, área de trabalho, mesa de jantar.
Elementos decorativos
Se o espaço for apertado, deve-se dar preferência a elementos decorativos que tendam para cima - estatuetas altas e alongadas e vasos. Prateleiras de vidro arejadas também são úteis. Muitos pequenos detalhes decorativos criam uma sensação de caos, desordem, portanto deixam apenas o que organiza o espaço na divisão, e não o separa.
A pintura na parede é uma decoração clássica. Pode ser abstrato, não brilhante e não colorido, e muitas vezes essas pinturas combinam as duas cores principais da sala de estar. A decoração como os painéis de macramé também está na moda hoje.
Quaisquer itens decorativos feitos à mão (uma composição de ramos, por exemplo) serão uma adição valiosa ao interior, um elemento de individualidade nele.
Ideias lindas
Exemplos de pequenas salas de estar bem projetadas serão uma adição eloqüente ao acima. Para efeito de comparação, em uma seleção de fotos de quartos, projetados em diferentes estilos de interiores.
10 lindas salinhas de estar.
- Fragmento de uma sala de estar bem iluminada, em estilo boho, sem babados. Tudo é muito macio, suave, natural, o ambiente é liberado de detalhes massivos. O verão mora nele e há muito ar nele.
- A pequena sala em estilo provençal é muito romântica, leve e elegante. Móveis com alta funcionalidade (muito espaço de armazenamento) parecem sofisticados.O principal numa sala de estar como esta é não exagerar na decoração.
- Sala de estar nobre no estilo dos clássicos modernos - esta é a decisão com a qual as famílias mais frequentemente concordam. Observe que a mobília não é escolhida de um conjunto, como os designers costumam falar hoje.
Não tenha medo de misturar móveis irregulares, parece mais animado e relevante.
- Uma tentativa de recriar o estilo art déco em uma pequena filmagem. Superfícies brilhantes e vidro combinam bem. A área de trabalho é trazida com sucesso para a janela. O piso escuro está em harmonia com as paredes claras. É importante aqui não cometer erros na seleção do mobiliário, deve corresponder ao estilo.
- Algo entre o scandi e a fusão, uma opção muito boa para uma sala alongada. A área de jantar está lindamente decorada, os color calls também fazem sucesso, uma referência ao retrô torna o espaço aconchegante e animado.
- Uma variante da sala de estar, que é o único cômodo do apartamento. A inspiração vem da estética escandinava, mas o estilo não se mantém em sua forma pura. No entanto, tudo se encaixa na sala: móveis maciços, um grande sofá e uma mesa original. A terceira parede proposta pode ter uma área de jantar, um piano ou um canto para uma criança.
- É assim que o minimalismo pode se parecer. A geometria do sotaque, a falta de cores brilhantes e a percepção fluida do espaço parecem suaves e, é claro, elegantes.
- Parte da sala em estilo de fusão. Se você está entediado com interiores calmos e bem coordenados e deseja um estilo elegante, um sabor da vida, então dê uma olhada nessas soluções. Definitivamente, eles enfatizam uma certa exclusividade do proprietário.
- Este estilo não pode ser claramente definido, mas o quarto é inegavelmente encantador. Acabamentos lindos, móveis lindos e tudo muito acessível para vender.
- Uma solução de estilo ecológico impressionante. A lareira pode ser decorativa, mas fora isso tudo é muito lacônico e fofo. Os amantes da inspiração da natureza devem apreciar.
Não tenha medo de escolher, não corte imediatamente ideias ousadas. O apartamento é uma espécie de reflexo do proprietário, por isso não o deixe aborrecido!
Para informações sobre como arrumar os móveis da sala, veja o próximo vídeo.