Sala de estar

Lustres da sala com teto baixo: os melhores modelos e recomendações de seleção

Lustres da sala com teto baixo: os melhores modelos e recomendações de seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções adequadas
  3. Estilos
  4. Tipos de iluminação

Se o seu cômodo tiver tetos baixos, você precisará escolher um dispositivo de iluminação diferente dos cômodos comuns. Isso se deve em grande parte às peculiaridades da distribuição da luz, bem como à necessidade de esticar visualmente o ambiente na vertical. Não se esqueça da conveniência - é improvável que você goste de se curvar sempre que passar sob o lustre.

Peculiaridades

Um lustre elegante e bonito é, sem dúvida, o sonho de muitos. No entanto, os tetos baixos restringem significativamente a escolha. Ao instalar o sistema de iluminação, proceda com extremo cuidado, porque se você não conhece algumas das regras de design, a sala pode se tornar sombria, deprimente e realista.

Designers experientes fornecem algumas diretrizes simples.

  • Suspensões alongadas não são adequadas neste caso, quanto mais próximo o painel com lâmpadas estiver do teto, melhor, só então a luz iluminará totalmente a sala. Para realçar o efeito desejado, opte por tecidos elásticos e tintas reflexivas.
  • Compre um lustre que será fixado diretamente no teto para economizar espaço.
  • Se possível, combine diferentes fontes de iluminação no hall - é aconselhável complementar o lustre central com arandelas de parede; em alternativa, pode instalar a iluminação em todo o perímetro da caixa de gesso cartonado. Em combinação com a luminária principal, essa solução será bastante eficaz. Se desejar, você pode fazer um destaque paralelo no chão - esta técnica permitirá que você estique o comprimento.
  • Dê preferência a focos de luz uniformemente distribuídos pela sala - esta opção não é apenas adicional, mas muitas vezes básica, enquanto a abundância de pequenas lâmpadas pode facilmente substituir um lustre.
  • Rejeite modelos com tonalidades de cores escuras, deve-se dar preferência a equipamentos que possam transmitir luz em todas as direções.

Opções adequadas

Vamos nos deter em mais detalhes sobre as várias opções de lustres, que pode ser usado para decorar uma sala com tectos baixos.

  • No bar... Esses produtos podem diferir no número e direção da lança e no comprimento do console central. Este design garante o brilho da iluminação. É aconselhável escolher lustres cujas cortinas estejam voltadas para cima, para baixo e para os lados.
  • Lustres em cascata... Os produtos são permitidos em salas com tetos baixos apenas se o comprimento das partes suspensas for pequeno, se houver muitos elementos leves na estrutura e se o painel em si for largo. Os modelos são compactos, portanto não sobrecarregam o espaço.
  • Cristal. São lustres luxuosos e opulentos que invariavelmente dão ao salão um aspecto caro. Esta opção é ideal para salas decoradas em estilo barroco, rococó ou clássico. É desejável que haja tantas lâmpadas quanto possível - então a luz refletida criará um efeito de iluminação benéfico na sala.

No entanto, tente obter um modelo semelhante que não fique muito longe do teto.

  • Lustres de alfarroba... Esses designs podem ser usados ​​quando a parte suspensa é baixa e as cortinas estão localizadas o mais próximo possível do teto. Na hora de comprar um lustre, vale a pena parar nos modelos que espalham luz com alta qualidade, com abertura ótima.
  • Modelos LED em interiores de estilo high-tech, podem ter as configurações mais intrincadas, ocupam muito pouco espaço, mas ao mesmo tempo tornam-se uma verdadeira decoração da sala.
  • Uma opção ganha-ganha seria luzes de teto planas, que estão localizados quase perto do teto. Via de regra, eles se parecem com um grande elemento de luz feito de um material translúcido, por baixo há 2 a 8 lâmpadas. A única desvantagem dessas lâmpadas é a simplicidade do design, portanto, esta solução é adequada apenas para estilos ultramodernos (minimalismo ou alta tecnologia).

Estilos

Dependendo do estilo da sala de estar com tetos baixos, os lustres podem ser feitos em designs diferentes.

  • Clássicos - Deve-se dar preferência a lustres compactos do tipo aranha ou produtos com pequenos tons em forma de botões de flores.
  • Alta tecnologia - este estilo assume versões lacônicas e primitivas de lustres que complementam harmoniosamente o estilo moderno da sala. Linhas geométricas rígidas não desordenam o interior e não escondem a altura do corredor.
  • Moderno - esta direção envolve o uso de técnicas artísticas requintadas que combinam graça e brilho. Na maioria das vezes, motivos florais e florísticos prevalecem aqui. Este equipamento tornará a sala mais fresca e original.
  • Fusão - lustres de formas não convencionais são usados ​​aqui, na maioria dos casos eles parecem incomuns, por exemplo, como um aglomerado de cristais, uma estrela do mar ou diodos brilhantes.
  • Ecostyle - Os artesanatos de madeira, fios e outros materiais naturais costumam ser feitos neste estilo. Esses plafonds são baratos e exclusivos. Lustres feitos à mão chamam a atenção e enfatizam harmoniosamente a simplicidade e brevidade da decoração do ambiente.
  • Provença - esse acabamento envolve a instalação de pequenos produtos de iluminação com motivos florais. Modelos compactos com flores e decorações em forma de botão são ideais aqui - eles podem se tornar o centro de uma "casa de campo".

Tipos de iluminação

Ao organizar um sistema de iluminação em salas de tectos baixos, não só a escolha do modelo do lustre, mas também o tipo de lâmpadas não é de pouca importância.

Lâmpadas incandescentes, apesar do surgimento de tecnologias mais avançadas, eles permanecem líderes de vendas. Isso não é surpreendente, dadas as vantagens indiscutíveis de tais modelos:

  • o menor preço entre todos os análogos - este fator torna o modelo tão popular;
  • facilidade de substituição - se a lâmpada queimar, basta desparafusá-la inserindo uma nova no lugar;
  • uma enorme variedade de - estão à venda lâmpadas com uma potência de 15 a 300 W, modelos de diferentes configurações com diferentes tipos de cartuchos.

Também existem muitos contras:

  • distribuição de luz desigual - isto é especialmente perceptível em corredores com tectos baixos;
  • eficiência reduzida - no nível máximo de consumo de energia, essas lâmpadas têm parâmetros mínimos de iluminação;
  • curta vida útil - as fontes de luz queimam rapidamente, especialmente com quedas de tensão, bem como com frequentes ligamentos e desligamentos da luz;
  • superaquecimento excessivo - durante o funcionamento, a lâmpada sobreaquece rapidamente; se a lâmpada estiver perto do tecto, esta situação pode gerar situações de risco de incêndio, por isso tente manter uma distância de pelo menos 10 cm.

Lâmpadas halógenas é uma versão mais moderna. As vantagens de tais produtos incluem:

  • alta eficiência luminosa - neste parâmetro, as lâmpadas halógenas são duas vezes mais altas que as lâmpadas incandescentes;
  • o recurso de trabalho supera as lâmpadas incandescentes em seus parâmetros;
  • os modelos de halogênio vêm em tamanhos diferentes, incluindo os miniaturas que podem ser inseridos em uma pequena arandela;
  • luz agradável aos olhos humanos;
  • preço acessível.

Ao mesmo tempo, essas lâmpadas são projetadas para apenas um tamanho de cartucho. Além disso, durante a instalação, é proibido tocar nessas lâmpadas com as mãos, isso provoca uma queima instantânea da fonte de luz, portanto, todo o trabalho pode ser realizado exclusivamente com luvas especiais, e se você, mesmo assim, tocar na lâmpada, limpe-a imediatamente com álcool.

Lâmpadas fluorescentes - esta opção é ideal para tectos baixos. As lâmpadas quase não aquecem e não representam qualquer perigo para as superfícies do tecto. Entre as vantagens de uma lâmpada fluorescente estão:

  • manter um ambiente confortável na sala de estar - os modelos fluorescentes proporcionam uma luz difusa brilhante, o que é especialmente importante quando se trata de salas de estar com tectos baixos;
  • o formato padrão das tomadas permite colocar luminárias fluorescentes no lugar das lâmpadas incandescentes usuais;
  • longo período de operação;
  • baixa temperatura - mesmo com operação prolongada, as lâmpadas aquecem até no máximo 45-50 graus.

Tenha em mente, ao trabalhar com essas lâmpadas, deve-se ter cuidado, pois em seu interior há elementos nocivos à saúde. Se tais produtos falharem, eles estão sujeitos ao descarte obrigatório. Esta está longe de ser a única dificuldade que espera os usuários ao usar tais lâmpadas. O fato é que quando a tensão na rede cai mais de 10%, a lâmpada simplesmente não acende no momento em que é ligada. Além do mais, a luz fica mais fraca à medida que é usada e, às vezes, ruído e interferência audível são gerados durante o uso.

Caso contrário, este tipo de produto pode ser utilizado em ambientes com baixos fluxos como alternativa às lâmpadas incandescentes convencionais.

Popular nos últimos anos Dispositivos de iluminação LED:

  • o recurso de trabalho é de 10-100 mil horas, o que é muitas vezes maior do que todos os análogos;
  • LED é uma lâmpada com consumo mínimo de energia;
  • lâmpadas funcionam em qualquer faixa de temperatura.

No entanto, também existem desvantagens:

  • como qualquer produto de qualidade, essas lâmpadas têm muitas falsificações de baixa qualidade no mercado;
  • os produtos são de alto custo;
  • Ao comprar lâmpadas de formato incomum, podem surgir sérios problemas com a compra de uma substituição.

Em geral, essa opção pode ser considerada a mais bem-sucedida para salas de estar com tetos baixos.

Para informações sobre como escolher o lustre certo para a sala, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa