Sala de estar e berçário em um cômodo: características e regras de design
As realidades do mundo moderno são tais que muitas vezes é necessário colocar a sala de estar e o quarto das crianças no mesmo quarto. O desenho tradicional do espaço, neste caso, não funcionará, uma vez que a área pessoal da criança deve obrigatoriamente ser separada da área comum.
Prós e contras de combinar
Quando a sala de estar e o berçário estão localizados no mesmo cômodo, é difícil dizer que essa é a situação de maior sucesso. No entanto, algumas vantagens desta combinação ainda estão presentes. Claro, estamos falando principalmente sobre a economia necessária de espaço livre.
Se combinarmos o hall e o quarto das crianças, os pais podem deixar um quarto separado, o que é muito importante para um casal adulto. Para algumas famílias, também será uma vantagem poder passar mais tempo juntas, por exemplo, quando os pais estão assistindo TV e a criança está brincando com brinquedos nas proximidades. Layouts incomuns podem ser ainda mais interessantes do que quartos individuais e, certamente, mais funcionais.
Infelizmente, essa combinação tem desvantagens suficientes. Se você combinar a sala de estar e o berçário, então a criança nunca terá seu espaço pessoal, cuja necessidade aumenta a cada ano.
Uma vez que a sala de estar é mais frequentemente usada para assistir TV, irritantes como luz, sons e outras pessoas estarão constantemente presentes na sala, o que mais uma vez privará o jovem habitante de conforto.
Métodos de zoneamento
Para dividir uma sala em duas, você deve aplicar um dos métodos de zoneamento.Ao mesmo tempo, é importante que a área das crianças tenha o máximo de iluminação natural, de preferência a partir da abertura da janela, e que também existam dispositivos de aquecimento. Considerando que é melhor colocar a criança longe da porta, recomenda-se colocar seu quarto perto da janela. Será possível fazer uma separação completa apenas se quando a área da sala comum o permitir.
Se a metragem disponível for pequena, a área para adultos deverá ser separada do berçário com luz, cor e itens de interior.
Gesso cartonado ou compensado são freqüentemente usados como divisórias, formando uma porta de formato regular ou estranho. Se uma lâmina de vidro for usada para esse propósito, você pode ter certeza de que ambas as zonas serão bem iluminadas. As telas de plástico, tecido ou materiais naturais caracterizam-se por um preço acessível e um visual interessante. O mesmo se aplica aos tecidos comumente usados como cortinas. Para que a partição seja multifuncional, deve ser escolhido entre itens de mobiliário, por exemplo, estantes ou armários.
Os tectos altos permitem formar um segundo nível na sala, onde ficará o espaço pessoal da criança.
Visualmente, uma sala é dividida em duas organizando tetos de vários níveis e um pódio, usando uma loggia isolada ou usando diferentes texturas e cores.
Seleção e colocação de móveis
Na área de estar, deve haver um sofá com poltronas, uma mesa de centro e algum tipo de armário sobre o qual será colocada a TV. Na mesma divisão, é adequado colocar uma estante de livros, uma prateleira para pratos ou uma prateleira para artigos de decoração. É melhor recusar elementos como pufes ou mesinhas de cabeceira, uma vez que não há muito espaço na sala-creche.
Fica bem quando a mobília da sala é escolhida em tons escuros, e para o quarto das crianças - em cores claras. Os itens colocados na área infantil devem ser compactos e o mais práticos possível.
Para um bebê, nada é necessário, exceto um berço, um trocador e um guarda-roupa para guardar as coisas necessárias, mas quanto mais velha a criança se torna, mais ela precisa para a vida. É melhor levar uma cama para uma criança mais velha na forma de um sofá, ou um beliche, em cujo beliche há uma escrivaninha e prateleiras para livros. É bom se este elemento tiver espaço de armazenamento adicional, por exemplo, gavetas.
Além disso, não se pode prescindir de uma secretária, de um pequeno cacifo ou estante, bem como de um local para jogos, se se trata de uma criança pequena. O estilo da área das crianças deve ser pelo menos ligeiramente diferente do adulto para enfatizar a separação.
Decoração e têxteis
A decoração na sala conjunta, claro, deve estar presente, mas em pequenas quantidades, para não sobrecarregar o espaço já reduzido. Os materiais definitivamente devem ser escolhidos amigo do ambiente, sem cantos vivos ou elementos facilmente quebráveis.
Recomenda-se levar cortinas opaco e rolarpara garantir que seu bebê tenha uma boa noite de sono. Durante o dia, é bom estar presente na janela tule leve. Faz sentido cobrir uma das paredes da área infantil tinta de ardósia, proporcionando assim à criança um lugar para desenhar.
O berço deve ser coberto com um cobertor e algumas almofadas decorativas com tema de animais ou desenhos animados. Na área da sala também serão úteis almofadas, mas de formas e cores mais restritas que combinem com o interior geral. Tanto ali como ali os cartazes podem ser colocados nas paredes, mas no quarto das crianças com personagens de desenhos animados, e na zona dos adultos - com algum tipo de pintura abstrata ou inscrição motivadora. Parece bom inscrições decorativas feitas de madeira, cujas palavras são escolhidas de acordo com os interesses e preferências de toda a família.
As plantas devem ser colocadas apenas em superfícies inacessíveis a crianças pequenas ou em vasos grandes que sejam difíceis de derrubar.
Estilos
Apesar de ser necessário realizar o zoneamento na sala combinada das crianças, os especialistas ainda recomendam a adesão a um único desenho. O estilo da área infantil deve ser ligeiramente diferente do adulto, ou ser o mesmo, principalmente se o espaço for dividido apenas com móveis baixos.
O estilo em si pode ser qualquer coisa, mas para criar um ambiente harmonioso, costuma-se dar preferência ao escandinavo, provençal, country ou clássico.
Decorar salas de diferentes tamanhos
Quartos de tamanhos diferentes são decorados com algumas diferenças. Por exemplo, em um apartamento de um cômodo, o número de metros quadrados muitas vezes permanece pequeno, e é necessário caber no espaço não apenas uma sala de estar com berçário, mas também um escritório com closet. Nesse caso cada item deve ser multifuncionalpor exemplo, a TV está localizada na cômoda, e não em um balcão normal, e a roupa de cama e as toalhas são guardadas no sofá da sala de estar.
O quarto tem 18 m². m é melhor pendurar cortinas leves e leves, e escolher móveis modulares, que podem ser modificados à vontade, ou podem ser facilmente adicionados ou removidos. Como decoração para 16 sq. m ou 17 sq. m, espelhos e elementos de vidro são usados para expandir visualmente o espaço.
Além disso, se a área da sala for inferior a 19-20 m². m, é recomendável fazer sem partições completas ou estruturas complexas, pois vão "roubar" metros quadrados importantes.
Belos exemplos
A sala de estar, combinada com o quarto das crianças, pode ser decorada de forma elegante e multifuncional, apesar da complexidade da tarefa em questão. Uma das formas mais comuns de zoneamento do espaço é considerada construção em drywall, que atua não apenas como separador, mas também como local de armazenamento de livros e qualquer decoração. Os revestimentos de parede e piso são uniformes em toda a sala. O chão é decorado com parquete claro e as paredes pintadas em um agradável tom de verde claro. Uma estrutura de gesso cartonado incomum é montada no teto, que também atende a tarefa de zoneamento.
A iluminação da sala conjunta é uniforme e composta por focos em todo o perímetro, lustre de design a meio do tecto, bem como iluminação em estrutura de gesso cartonado. Na zona das crianças encontra-se um sofá dobrável para um escolar em tom bege, uma secretária com armários, uma cadeira com rodas e prateleiras suspensas. Para os móveis, são utilizadas tonalidades iguais para todo o interior: verde claro pálido, branco e bege.
As janelas são decoradas com telas de tom verde escuro, além de tule claro. Na área de estar há um sofá bege bastante grande, um pequeno tapete marrom com padrões brilhantes e uma TV. Há também um travesseiro e um pôster na parede como decoração.
Se em um cômodo for necessário colocar, além da área de estar, até duas crianças, então você tem que ser criativo. A presença de várias estruturas de drywall faz um excelente trabalho nessa tarefa. O próprio viveiro está localizado em um pódio com gavetas extraíveis usadas para armazenar itens essenciais. À esquerda encontra-se um beliche, novamente com gavetas, que está bloqueado da zona da sala por um armário de dupla face, permitindo colocar as coisas necessárias em ambos os lados. O peitoril da janela foi transformado em uma grande mesa de trabalho, ao lado da qual está um par de cadeiras sobre rodas de cores vivas.
A janela que se abre é escondida por cortinas de luz. Um longo gabinete modular é colocado ao longo de toda a parede esquerda. Na zona infantil, para além do habitual espaço de arrumação, existem estantes abertas e na zona adulta existe um nicho para TV. Holofotes são colocados em todo o perímetro, iluminando o berçário e a sala de estar.Além disso, há uma lâmpada incomum na mesa de trabalho e um lustre de design adorna a sala de estar.
A única mobília do corredor é um sofá de couro em tom bege tranquilo, de frente para a TV. Atrás dele está uma composição incomum de telas rosa brilhante. Um tapete listrado em tons suaves confere aconchego ao espaço.
Para proporcionar conforto a todos os moradores do apartamento, o zoneamento pode ser feito com cortinas de luz até o chão. A presença de lustres com quatro lâmpadas em cada zona permitirá uma boa iluminação em ambas as partes. Na área infantil, as filmagens permitem colocar uma beliche com grande quantidade de guarda-roupas, uma poltrona aconchegante, uma mesa de trabalho e espaço para guardar livros didáticos. A sala de estar possui sofá, mesa de centro, mesa de TV e uma fileira de armários suspensos.