Sala de estar azul: regras de design
A cor no design é o ponto de partida. É ele quem determina o humor, o conforto psicológico, o prazer de estar em uma determinada sala. É muito importante escolher a combinação certa de tons no interior da sala, já que a pessoa passa a maior parte do tempo neste cômodo. Decorar o hall em tons de azul não é uma solução muito procurada, apesar de ser uma opção muito boa do ponto de vista da psicologia e da colorística. A sala azul com e sem acentos é original, acalma, relaxa.
Gama azul claro antes era aplicável apenas em estilos de palácios luxuosos, mas agora seu uso não é limitado por essas estruturas de design. O quarto, decorado em tons de azul, é percebido com muito conforto, é fresco e claro nele. Ela não é desprovida de elegância e sofisticação. Essa decoração pode ser considerada muito otimista e benéfica para uma pessoa.
Peculiaridades
Em primeiro lugar, o azul está associado ao céu, rios, mar, lagos. Essa cor acalma, relaxa, você quer ficar mais tempo no quarto. Do ponto de vista da psicologia, o azul personifica algo puro, imaculado, sereno. É recomendado como cromoterapia para quem está sujeito ao estresse, ansiedade, necessidade de alegria, emoções positivas. Os designers, embora concordem com os psicólogos que o azul pode e deve ser usado, alertam contra o seu excesso.
Um grande número de azuis brilhantes em uma sala são mais difíceis de perceber e podem levar ao efeito oposto. Eles começarão a oprimir, incomodar, esmagar.Além disso, a cor azul por seu tipo pertence à escala fria, então será simplesmente desconfortável em tal sala, como no reino do gelo. Para que a sala de estar seja propícia à comunicação, para dar uma carga positiva, é necessário distribuir corretamente o equilíbrio de cores.
Quanto aos tons, a gama de azuis é muito diversificada - à sua escolha, para todos os gostos. Entre as tonalidades atuais:
- centáurea;
- água-marinha;
- céu azul;
- azul e branco;
- azul pérola;
- azure.
Todos são adequados para decorar uma sala de estar agradável e elegante. A faixa azul é muito arejada, clara, mas ao mesmo tempo solene. Portanto, ele se dá em estilos diferentes - esta é uma das vantagens óbvias.
As propriedades únicas do azul permitem trazer festividade, diversão em interiores lacônicos, e calma e respeitabilidade em interiores pretensiosos e luxuosos.
A paleta azul em variações de luz expande perfeitamente o espaço visualmente. Portanto, é recomendado para decorar quartos pequenos. O azul pode ser combinado de forma muito confortável com diferentes paletas - frias e quentes. Os tons quentes dão ao interior mais aconchego, dão-lhe vida. Além de tons semelhantes em contenção, o azul fica bem na companhia de cores escuras e brilhantes. Entre as lacunas, pode-se notar a sujeira e o risco de decorar um ambiente muito frio e opressor. No entanto, eles são bastante relativos.
Combinações de cores ideais
A paleta ciano atua efetivamente como plano de fundo, cor complementar e destaque. As cores claras são mais frequentemente dominantes, contra as quais as cores mais suculentas e saturadas parecem mais interessantes e brilhantes. Uma composição harmoniosa e expressiva depende muito de quais cores companheiras são adjacentes ao azul. Os designers recomendam prestar atenção às várias combinações.
Branco
A sala de estar azul e branca é uma solução muito eficaz e ao mesmo tempo versátil. Uma sala como esta é serena, iluminada e muito otimista. Este conjunto tornará visualmente o ambiente mais espaçoso, mais claro e mais alto. Será muito simples delimitar as zonas em uma sala de estar, e alguns acentos cativantes reavivarão a composição geral. Estes podem ser quaisquer elementos não padronizados. Mesmo flores frescas, plantas e cortinas originais podem dar uma aparência completa a uma sala de estar. Uma das paredes pode ser decorada de acordo com o tipo de acento, colocando sobre ela um grande plasma, lareira, decorando a luz de fundo. A faixa nas paredes a azul e branco é uma solução muito relevante.
No entanto, cores muito brilhantes devem ser evitadas, caso contrário, esse design será intrusivo.
Azul
Ideal para um look náutico. Essas cores são muito próximas umas das outras, por isso ficam bem quando combinadas. Para o fundo principal, é melhor escolher o azul suave e, como detalhes em azul, inclua tecidos, almofadas, painéis e um tapete no interior. Para tornar a composição mais volumosa e eficaz, você pode adicionar elementos brancos como a neve a este dueto. O azul traz profundidade ao cenário.
cinza
Este é um conjunto muito bonito, mas aqui é importante não exagerar na frieza.
É preferível dar preferência a cortinas claras e limpas, caso contrário corre-se o risco de ficar num ambiente desconfortável e desarrumado.
Uma sala de estar cinza-azulada deve dar a impressão de nobreza perolada, não um quarto sujo. Esta é uma combinação sofisticada e sofisticada que é esteticamente agradável quando o equilíbrio de cores está correto. Padrões, ornamentos, desenhos em tecidos em tons de amarelo, pêssego, lilás complementam bem esta sala de estar.
Bege
Com um design muito delicado e gracioso, esta combinação torna a sala acolhedora, agradável e acolhedora. Este conjunto fica ótimo tanto em salas pequenas como em salas grandes. É muito importante respeitar as proporções, por exemplo, decorar as paredes em azul, e têxteis, estofados em bege.
Seleção de estilo
Aqui, a escolha é muito ampla: o azul parece orgânico em interiores clássicos e modernos.
- Clássico com materiais naturais, disposição dos objetos em ordem simétrica, neoclassicismo com móveis mais funcionais. Tudo isso dispõe o azul como tonalidade principal das paredes como fundo nobre.
- Loft com amplo espaço, semi-vazio, com acabamento em gesso ou tijolo. A escala azul aumentará perfeitamente o grau de industrialismo, instalações não residenciais.
- Alta tecnologia pode ser considerada uma plataforma não muito boa para o azul, mas em combinação com vidro, metal e móveis funcionais, parecerá muito interessante. Especialmente se a sala de estar for combinada com a cozinha.
- Japonês. Aqui, o foco está no minimalismo, brevidade e conforto. Chão azul, tapetes cor de junco, aquários, fontes, vasos no chão.
- Barroco. O estilo de luxo, riqueza, onde os móveis devem ser estofados com tecidos caros, têxteis - para serem expressivos e maciços, decoração - impressionantes. A decoração será decorada com vitrais em tons de azul, cortinas pesadas, pinturas em ricas molduras.
- Estilo do mar criado literalmente para a escala do azul, tudo o que está associado ao mar lhe cabe: paisagens desse tipo, um sofá a vapor, um aquário, veleiros como decoração.
- Provença - Outra plataforma ideal para o azul, principalmente em combinação com o branco e o amarelo pálido, lavanda, menta. Ornamentos florais, frescor, pinturas com sinos ou flores vão deixar uma impressão indelével.
- Minimalismo. O estilo de concisão, amplitude, nele qualquer expressividade, pretensão é reduzido ao mínimo. São usados apenas tons de azul claro muito claros. Não há decoração.
- Estilo império envolve o uso de branco e azul em combinação com pisos, móveis e portas escuros. Este é um estilo de luxo, é perfeitamente enfatizado pela moldagem em estuque e douramento.
Móveis, iluminação e decoração
Se você escolher cores ricas para o acabamento, os armários e móveis estofados devem ser de cores discretas, por exemplo, cinza, branco. Se o fundo geral for claro, pastel, ele fica espetacular na companhia do azul turquesa. Ao escolher o mobiliário e a decoração, é necessário basear-se no quadro estilístico geral, tudo deve ser selecionado de forma harmoniosa. Um magnífico sofá azul, espelhos e móveis elegantes irão se encaixar organicamente em Art Déco.
Numa sala de estar clássica, é melhor optar por todos os tons de madeira, cores moderadas, linhas rígidas. Nas tendências modernas, o contraste entre o mobiliário e o fundo principal, decoração em metal e vidro é adequado.
Quanto à iluminação, é importante aqui não nos limitarmos ao topo central, mas sim destacar as zonas com fontes de luz artificial de acordo com o estilo escolhido. É muito importante escolher as cortinas certas: em uma sala azul, elas podem ser turquesa, ouro ou chocolate. O corte depende do estilo e pode ser lacônico ou complexo.
Belos exemplos
Vejamos interessante opções para traduzir a ideia de uma sala azul.
- A maneira mais fácil de alcançar a leveza e o frescor de um interior é combinando com o branco.
- O azul do interior pode não ser frio, pelo contrário, suculento e eficaz.
- Uma composição com tons lilás ficará especialmente luxuosa e sofisticada.
- Não tenha medo da monotonia e da monotonia no projeto de uma sala de estar em tal escala. O principal é escolher a combinação certa.
- Branco e azul irão complementar o magnífico trio. Tal tandem não pode deixá-lo indiferente.