Salas de estar em preto e branco: características, estilos, ideias
A decoração da sala de estar pode ser muito variada. No entanto, existem soluções que são subestimadas. Uma dessas opções é a utilização de tintas preto e branco como principais na sala.
Vantagens e desvantagens
A área de estar é geralmente a maior da casa. É usado para julgar os gostos e preferências pessoais dos residentes. Uma sala de estar em preto e branco é bastante rara. Visto que do ponto de vista físico, o preto e o branco são, na verdade, a ausência de qualquer cor, a textura e a geometria assumem particular importância. Se você cometer erros em ambos, poderá enfrentar sérias consequências.
A originalidade do design interior combinado chama imediatamente a atenção. Mas esse conceito estético pode ser totalmente "lido" apenas em uma sala relativamente grande. Portanto, o desenho nos tons da linha acromática é apropriado principalmente em edifícios públicos. A decisão final, se deseja ou não o quarto de hóspedes, deve ser feita pelo próprio povo. As vantagens de usar preto e branco são:
facilidade de mudança visual de contornos;
enfatizando detalhes individuais da situação;
aumentando o conforto e aconchego da casa.
Mas você precisa entender que essa solução de design terá uma boa aparência apenas em uma sala impecável em termos de geometria. Os menores erros arquitetônicos, de construção e de design causarão muitos problemas imediatamente.
Cantos curvos e irregularidades em linhas individuais são facilmente visíveis. A sujeira é muito visível em superfícies pretas e brancas, então você terá que gastar mais tempo na limpeza geral.Em lares com crianças pequenas e animais de estimação, tal decisão dificilmente se justifica.
Soluções de estilo
Ao decorar um salão em preto e branco, muito depende da capacidade de usar corretamente esta cor. A distribuição correta dos tons é muito importante. O princípio fundamental da unidade de lugar, cor e ação também é verdadeiro neste caso. Isso significa:
distribuição harmoniosa de cores;
escolha racional de áreas para cada um dos tons;
obtendo o resultado desejado.
Ao decorar uma sala a preto e branco, deve decidir imediatamente qual será a cor principal e qual será a coadjuvante. Uma tentativa de resolver esse problema "de frente", usando uma proporção de 1 para 1, inevitavelmente se tornará um fracasso. Para maximizar a expansão do espaço, você precisa se concentrar nas cores claras. Eles, em contraste com os escuros, permitem criar a sensação de um espaço bem iluminado e arejado. É perfeitamente possível diluir a gravidade de uma sala em preto e branco com manchas brilhantes.
Grandes combinações podem ser criadas com, por exemplo, a decoração ultramoderna em vermelho. Esta combinação irá melhorar o humor e energizar a sala de estar. Para pessoas ativas e inclinadas à ação, essa é quase a escolha ideal. Os acentos verdes tornam o ambiente mais harmonioso. Eles certamente irão agradar aos conhecedores de plantas ornamentais e de jardim.
Se você misturar preto e branco com tons de caramelo amarelo, pode obter mais calor e diluir ligeiramente a brevidade das linhas. Do ponto de vista psicológico, esta etapa é útil para famílias que desenvolveram relacionamentos afetuosos. Quando o cinza é adicionado ao preto e branco, a sala fica mais contida, o confronto visual das cores é reduzido. Mas aqui ainda precisamos retornar ao conteúdo psicológico da própria sala em preto e branco. É amplamente determinado por tradições culturais e cosmovisões.
Aqueles que procuram viver uma vida tranquila e pacífica ficarão satisfeitos com as cores escuras. Na sala de estar de pessoas inclinadas a se comunicar com outras, há mais frequentemente uma preponderância para o lado "brilhante". Para suavizar os contrastes, são usados tons de preto. Mas não deve ser usado para decorar tetos.
Decoração de parede, piso e teto
Considerando exemplos de imagens de salas de estar em preto e branco, é preciso antes de tudo lembrar as regras fundamentais do design. O que pode parecer bonito em uma foto pode não ser necessariamente tão gracioso por natureza. As combinações de gradientes são populares. Estamos falando de um teto claro, paredes levemente escurecidas, um piso totalmente escuro ou uma composição onde a ordem das cores é invertida. Essas soluções caberão perfeitamente em um espaço monocromático, onde um ativo "jogo de sombras" está ocorrendo. Com um uso habilidoso, você obtém um espaço estiloso em completa harmonia.
A transição gradiente é subjetivamente agradável aos olhos e ajuda a estabilizar o estado do sistema nervoso. Para pessoas modernas expostas a estresse constante, é definitivamente mais adequado do que opções com detalhes brilhantes.
Mas é importante notar que muitas pessoas preferem transições nítidas e contrastantes. Sua vantagem é a capacidade de se adequar a uma variedade de estilos. Ao mesmo tempo, as desvantagens de uma sala específica são eliminadas. Eles param de prestar atenção especial neles, sendo distraídos por contrastes.
Se a sala de estar tem teto baixo, é necessário deixar o teto mais claro e o chão o mais escuro possível.
A incorporação de contrastes também é permitida nas paredes. Quando eles são colados com papel de parede, você precisa selecionar opções com um padrão esticado de cima para baixo. Se você seguir essas recomendações, poderá aumentar a altura visual dos tetos. Mas a cornija do teto não deve ser muito larga. Idealmente, eles fazem sem ele. Paredes contrastantes parecerão profundas, e o teto claro parecerá "voar alto" acima delas.
Você também precisa saber como brincar com uma sala estreita em preto e branco. Neste caso, as paredes baixas são pintadas em contraste e as oblongas têm uma aparência tão neutra quanto possível. Como resultado, parece haver uma "compressão" do espaço na direção desejada e uma melhora nas proporções. Recomenda-se o uso de móveis de cores claras.
Para que o espaço não pareça muito desbotado, acessórios coloridos suculentos são adicionados a ele.
Para deixar a salinha mais leve e arejada, as paredes e os planos superiores são recortados em cores claras, e procuram pintar o chão mais escuro. Ideal para o teto e as paredes seriam brancos. Qualquer cornija, pedestal, platibanda deve ser pintada da mesma maneira. Apenas ocasionalmente é permitido o uso de manchas menores da cor principal.
Para brincar com tetos altos, recomenda-se deixar os pisos e tetos mais escuros, e as paredes mais claras.
Seleção de móveis e cortinas
Esses dois pontos são tão importantes quanto pintar pisos, paredes e tetos. Na base de preto e branco, você pode usar as cores de cortinas e outros tecidos. É necessário entender claramente como e com o que complementar o ambiente desejado. Em alguns casos, os motivos de um verão quente são adicionados, em outros - o frescor do início da primavera, em outros - o azul de uma manhã de inverno. Os tons de preto e branco podem ser usados diretamente para decoração de interiores, então as cortinas ficarão mais volumosas.
Mas aqui é necessário fazer uma pequena digressão, escolhendo entre o brilho e o brilho fosco. Existe um mito popular de que o brilho é usado em massa, enquanto as superfícies mate permanecem em minoria. Na verdade, por causa do brilho, surge um visual excessivamente "laboratório", muito rígido. Poucos designers podem contornar esse problema de forma inteligente. Por sua vez, móveis com fachadas mate parecerão mais suaves e serão mais apropriados em um interior clássico.
Voltando às cortinas, deve-se notar que em quartos pequenos em preto e branco, os tecidos monocromáticos leves serão os mais adequados. Ele imediatamente adiciona elegância e espaço visual. Se as cortinas forem lustrosas, brilhantes, sua aparência será mais lacônica e definida para privacidade. Você pode adicionar leveza e volume com cortinas foscas. Ao usar inserções ricas, você pode aprimorar a aparência de cortinas brancas lisas.
Esta solução permitirá que você se concentre na geometria da janela e ajuste a forma da sala. Manipulações adicionais com as mesmas cortinas e elementos decorativos abrem o caminho para uma mudança de estilo. Então, para um ambiente inspirado em safári, use cortinas com estampas de animais. No estilo Art Déco, os enredos abstratos são os mais apropriados. Cortinas listradas ou xadrez se encaixam perfeitamente em salas de estar minimalistas.
Cortinas monótonas com bordas contrastantes são perfeitamente utilizadas em interiores clássicos e modernos. Se o estilo clássico for escolhido, cortinas com florais e outros ornamentos florais serão úteis. Isso irá adicionar graça imediatamente à sala. No contexto do papel de parede preto e branco, é necessário dar preferência às cortinas transparentes.
Mas é preciso entender que o tom preto ou branco deve dominar a cor das cortinas. O mesmo número deles tornará toda a sala muito enfadonha.
Quando a cor branca domina a mobília do quarto, cortinas brancas com enfeites pretos são necessárias. Contra um fundo predominantemente preto, uma cortina preta com padrões de luz será a melhor escolha. UMA no caso de diluição de cômodos monocromáticos com outras cores, é necessária a cor mais saturada das cortinas.
As tentativas de usar meios-tons levam apenas à formação de um interior desbotado. A diluição dos interiores em preto e branco deve ser feita com no máximo duas cores. A violação desta regra leva à formação do caos. Quando as paredes são pintadas com um tom branco frio, é aconselhável usar cortinas de cor fria. Quando a configuração é formada com inclusões marrom-pretas, é aconselhável usar:
roxa;
azul;
cor de rosa;
cortinas roxas ou azuis.
O próximo elemento importante é a seleção de móveis. Móveis em preto e branco são adequados para qualquer interior. Quando uma pessoa está constantemente trabalhando e tentando se aposentar, ela precisa escolher móveis com predominância de cores escuras. Mas para alegrar e manter as férias, receber convidados, você precisa usar itens de interior mais leves.
Quanto menor a sala, mais forte deve ser a mudança para o branco.
Seleção de acessórios
É necessário estar atento à seleção de acessórios para o apartamento. Em uma sala de estar em preto e branco, você pode usar cortinas de qualquer comprimento. Em composições clássicas, cortinas de veludo, brocado ou seda são úteis. Tule com belos bordados ajudará a adicionar um clima festivo.
Uma boa ajuda nesse sentido será o uso de lambrequins. Mas quando a sala for decorada com o espírito country, as opções de decoração em linho ou chita serão preferíveis. O tule claro, assim como a organza, expressam perfeitamente a orientação oriental do interior. Quanto às salas de estar compactas, cortinas monótonas são a melhor escolha para eles. Se a sala for maior, as cortinas podem ter um padrão maior.
Mas reduzir todo o conjunto de acessórios a cortinas é errado. Em um cenário clássico, espelhos e pinturas são os mais apropriados. Para eliminar as possíveis deficiências de uma sala em preto e branco, você precisa escolher telas com temas ricos e claros. Você também pode ver as opções de arandelas, tapeçarias, painéis com estofamento em tecido, castiçais.
Belos exemplos
Esta foto mostra como você pode combinar inclusões multicoloridas nítidas (com transições pronunciadas) na sala de estar. Já uma mesa branca sobre uma base escura parece muito atraente. O painel preto se destaca contra a parede de cor relativamente clara. A execução do lustre mostra que estamos falando da direção clássica do interior. Um dos cantos está completamente saturado com objetos pretos requintados (meio-fio, lâmpada).
Uma combinação menos sustentada também pode ser praticada. Nesse caso, as cores preto e branco são distribuídas de maneira mais uniforme. Aqui, eles são usados na forma de enfeites de parede e itens decorativos. O teto é decorado com uma única mancha negra sobre um fundo branco. À primeira vista em tal sala, uma impressão muito favorável é criada.
Para detalhes em um interior preto e branco, veja o vídeo a seguir.