Sala de estar

Sala de estar em estilo art déco: dicas de design e belos exemplos

Sala de estar em estilo art déco: dicas de design e belos exemplos
Contente
  1. Características do estilo
  2. Acabamento
  3. Mobiliário
  4. Acessórios e iluminação
  5. Belos exemplos

O estilo art déco é um dos pilares da arte, arquitetura e design de interiores. Portanto, mesmo que você esteja longe de ser design, provavelmente já ouviu falar nele. Acredita-se que esse estilo tenha se originado na França, na década de 20 do século passado. Ao mesmo tempo, o art déco atingiu seu pico de popularidade nos anos 30 e 40. No entanto, esse estilo existia ainda antes. Para ter a confirmação disso, basta lembrar as luxuosas festas glamorosas ao estilo de "Gatsby". Esses feriados ajudaram as pessoas a escapar dos pesadelos da guerra e a se render completamente à celebração. Restaurantes caros, hotéis e outros estabelecimentos da década de 1920, destinados aos visitantes mais ricos e respeitados da sociedade, podem servir como um exemplo do interior ideal no estilo Art Déco.

Características do estilo

As principais características do Art Déco são o cativante, a originalidade e o chique. Esta é apenas aquela linha tênue quando a abundância de padrões e itens de interior caros não parece sem gosto. Você precisa selecionar cuidadosamente cada detalhe e estar pronto para investimentos financeiros. Esta é a única maneira de obter um resultado verdadeiramente surpreendente. Vamos listar os principais pontos que estão presentes no interior art déco ideal.

  • Geometria estrita. Use tudo: linhas retas e ziguezagues, listras (pequenas e grandes), formas (diamantes, quadrados, círculos). Combine linhas simples em composições originais e elegantes que irão agregar originalidade e ousadia ao interior.
  • Cores claras. Esqueça os tons pastéis e o desbotamento. Transmita a irresistível e fervilhante energia da vida por meio das cores. Combinações contrastantes ficam melhores: preto e branco, dourado e preto, bege e chocolate, etc.
  • Acabamentos luxuosos e caros. Todos os materiais decorativos devem ser da mais alta qualidade. Afinal, o art déco é principalmente um estilo decorativo. Dê preferência a superfícies brilhantes e brilhantes, vernizes e madrepérolas. Use mármore natural ou granito, metais, douramento. Se você preferir madeira, escolha apenas espécies raras e caras. Couro e vidro podem ser usados. É importante entender claramente que substitutos de baixa qualidade para madeira natural ou couro podem arruinar completamente o interior, mesmo se você escolher as cores e texturas perfeitamente.
  • Motivos étnicos. Complemente o interior da sala de estar com estatuetas e máscaras da África, vasos chineses autênticos, telas graciosas da Terra do Sol Nascente, tapetes orientais com padrões bizarros ou até mesmo peles de tigre, zebra ou urso. Freqüentemente, objetos de arte do antigo Egito, Babilônia ou Roma, bem como ornamentos dos incas e astecas, são usados ​​como decoração. Em suma, você tem um lugar para vagar!

Em geral, o interior de uma sala em estilo art déco deve dar a impressão de prosperidade material e luxo. E como o progresso tecnológico influenciou a formação do estilo, os designers recomendam abandonar as plantas, mas ao mesmo tempo usar mais metal e vidro.

Acabamento

Paredes

Use cores vibrantes e energéticas: vermelho, laranja, verde, chocolate, azul e muito mais. Mas tome cuidado para não ser muito variegado. É melhor escolher um tom calmo para os materiais de acabamento, enquanto faz vários tons de cores brilhantes. Você também pode decorar as paredes com molduras de estuque, por todos os meios, repetindo seu padrão em estofamento de móveis, forja ou outros móveis. Use papel de parede, painéis de madeira, gesso para decoração. Misture e combine materiais diferentes.

O principal é que o acabamento seja da mais alta qualidade.

Teto

Se as paredes e os móveis não forem muito pretensiosos, você pode se concentrar na tela - ficará espetacular. Decore com molduras de estuque, cornijas. Ou deixe plano para não sobrecarregar o interior.

Piso

Recomendamos a escolha de um revestimento de piso clássico. O ideal é um parquete durável e de alta qualidade feito de madeira clara. Ou um laminado de boa qualidade que se assemelha tanto quanto possível à madeira verdadeira.

Janela

É difícil imaginar um verdadeiro art déco com janelas de plástico com vidros duplos. Portanto, se possível, crie abóbadas arqueadas na sala de estar. Decore-os com cortinas feitas de tecido pesado e caro. Linho e algodão não vão funcionar aqui.

Mobiliário

Na maioria das vezes, os móveis para esse interior são feitos sob encomenda, adquiridos em uma loja de antiguidades ou em leilões. Cópias de estoque definitivamente não se encaixam neste estilo. No centro da sala, coloque um sofá de formato original, forrado com tecidos caros ou couro, possivelmente decorado com entalhes. Se for necessário colocar uma mesa de jantar na sala, então esta certamente deve ser maciça, complementada por cadeiras ou poltronas com espaldar alto.

É definitivamente impossível passar sem a tecnologia moderna agora. Mas tente selecionar o equipamento em uma cor que não entre em conflito com a gama geral e não atraia muita atenção.

Lembre-se de que deve haver harmonia em tudo, como se todos os objetos se fundissem em uma única imagem. Além disso, não se esqueça que é importante dispor corretamente os móveis. Comece a planejar do centro - não tenha medo de que isso "roube" o espaço.

Acessórios e iluminação

Você deve ter um cuidado especial aqui. Este estilo implica abundância de decoração, mas é importante não exagerar e não transformar a obra-prima em mau gosto. Use estatuetas graciosas, pinturas abstratas, relógios de parede e vasos de chão. Se o espaço permitir, instale um gabinete de exibição. Os elementos têxteis devem ser feitos de cetim, veludo e outros materiais requintados. Lâmpadas e lustres servirão não apenas como fontes de luz, mas também como decoração adicional.

Escolha lâmpadas com formas geométricas incomuns.Será maravilhoso se eles criarem efeitos de iluminação incomuns ao mesmo tempo.

Belos exemplos

Agora você sabe o suficiente sobre o estilo art déco para decidir se esse tipo de design funcionará para sua sala de estar. UMA para que as informações também sejam descritivas, considere alguns exemplos de interiores modernos.

  • Esta é uma versão clássica da sala de estar em estilo art déco. Apesar de o interior usar cores bastante contidas, tudo parece caro e de bom gosto. O mobiliário é feito de veludo de cor púrpura nobre, é complementado por um lustre luxuoso, decoração moderada e paredes bem decoradas.

Observe que o padrão do papel de parede se repete nas almofadas e nos móveis da cozinha. Esta técnica definitivamente deve ser usada para criar a integridade e harmonia do interior.

  • Este interior combina com eficácia o clássico e o moderno. O destaque na sala era uma pintura, decoração de teto, lindos travesseiros. Em geral, a sala parece elegante e muito estilosa, já que os tons são escolhidos da melhor maneira possível. A cor dourada característica do Art Déco não parece vulgar, pois é realçada por móveis simples e cores contidas. Tudo se encaixa perfeitamente.
  • Este interior é incrivelmente luxuoso. Um lustre espetacular, um tapete original combinando com os travesseiros. Motivos animalescos, superfícies de mármore lustrosas, abóbadas de janela em arco, um lustre brilhante magnífico - este é um verdadeiro chique e brilho. A cor do sofá e da poltrona fica bem e adiciona ênfase sem sobrecarregar o interior como um todo. Uma mesa de centro maciça feita de madeira laqueada cara é outro atributo importante.

A repetição do estilo da sala na sala de jantar cria uma harmonia de todo o espaço.

Veja o vídeo a seguir para exemplos de designs art déco de salas de estar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa