Golden Gate na Crimeia: descrição da rocha, onde está e como chegar até ela?
A Crimeia atrai turistas não só por seu mar limpo, clima confortável e infraestrutura desenvolvida, mas também por muitos monumentos naturais e históricos. Uma das cidades mais populares é o resort Koktebel. Ao lado dela, nas águas do Mar Negro, ostenta a rocha Golden Gate. Essa atração incrível, criada pela natureza, atrai a atenção de quem visita esses lugares todos os anos.
Onde está a pedra?
Uma formação rochosa semelhante a um arco está localizada próximo à montanha Karadag (este objeto está localizado no território da reserva natural Karadag). A peculiaridade da rocha é que ela não está localizada na costa, mas nas águas do mar. Esta facilidade é conhecida pela maioria dos turistas que preferem relaxar na península. A rocha é considerada a marca registrada da Koktebel. Ela é frequentemente retratada em produtos de lembrança: pôsteres, cartões postais, ímãs.
Descrição
Em primeiro lugar, muitos hóspedes desta cidade vão admirar o incrível monumento natural, que se ergue orgulhosamente sobre as águas azuis do mar. A rocha costuma ser chamada de obra de arte milagrosa. Pesquisadores locais acreditam que anteriormente havia um vulcão neste local. Com o passar dos anos, sob a influência dos ventos e das ondas, um grande vulcão se transformou em um belo arco.
Uma forma tão incomum é a razão do nome da atração "Golden Gate". O tamanho da rocha é pequeno: altura acima do mar - 8 metros, largura - 6 metros. Nesta área, a profundidade máxima do mar é de 10 metros, e a água encanta com um agradável tom turquesa.A distância da costa à falésia é de 85 metros. Se a palavra no nome "portão" veio da forma, então os acréscimos "dourado" estão associados às peculiaridades da cor. Ao meio-dia, a rocha é inundada com luz solar intensa, o que a faz parecer brilhar.
O basalto na composição das rochas contribui para um fenômeno surpreendente.
Fatos interessantes
De acordo com as avaliações de moradores locais e veranistas, às vezes é possível testemunhar um fenômeno natural de incrível beleza - o nascer do sol por uma abertura na rocha. Esta é uma visão rara que só pode ser vista por alguns dias durante o solstício de inverno. Nesse período, há poucos turistas na península.
De acordo com os especialistas o maciço Karadag tem cerca de 150 milhões de anos. Apareceu devido às frequentes erupções de um grande vulcão do Jurássico Médio. Lava incandescente, caindo nas águas do mar, solidificou e formou rochas. O processo de formação de rochas durou vários milhares de anos. Como resultado, uma crista costeira com um grande número de formações vulcânicas foi formada.
O vento e as ondas também participaram da formação das rochas.
Lendas e tradições
O local popular tornou-se objeto de várias histórias e mitos. Muitas lendas são contadas durante os passeios pela cidade. A tradição local mais famosa é jogar uma moeda nas águas do mar, mas antes deve tocar uma pedra e soar bem alto... Se você conseguir fazer esse truque, sinta-se à vontade para fazer um pedido. Em dias claros, quando o mar está calmo, muitas moedas podem ser vistas no fundo.
Também se acredita que a rocha está intimamente conectada com forças de outro mundo e é um portal para outros mundos. Esta crença tem várias centenas de anos, foi inventada por residentes locais. Muitos acreditaram que se você passar pelo "portão", poderá entrar no mundo dos mortos. Os tártaros da Criméia que vivem nessas terras também acreditavam em um poder especial. Representantes deste povo acreditam que a rocha esconde a entrada para o submundo. A crença nos incríveis poderes da rocha se reflete no nome "Sheitan-Kapu", que significa "Portão do Diabo".
reserva
O marco natural acima mencionado está localizado perto (a poucos metros da costa) da reserva natural Karadag. A sua administração está localizada na aldeia vizinha de Kurortnoye. Por muitos anos, o Golden Gate Rock tem sido um destino imperdível para excursões na natureza. Todos os dias, muitos barcos e barcos navegavam pelo buraco na formação rochosa.
Em 2012, representantes do Ministério da Natureza introduziram restrições à zona costeira e à área de floresta montanhosa da reserva. Também introduziu uma lei sobre rotas turísticas nas águas do Mar Negro. Tendo em conta as alterações, era impossível nadar na rocha, bem como ficar a uma distância superior a 100 metros da costa. Essas medidas foram tomadas para preservar e proteger a beleza da natureza da região. No momento, a reserva Karadag está funcionando e tem o prazer de receber a todos. O preço do bilhete de entrada é bastante acessível.
Como chegar até a rocha?
Automóvel
Você pode chegar ao Golden Gate com seu próprio carro. Este método é mais frequentemente escolhido por moradores ou visitantes que ficaram na área da travessia de balsa de Kerch. Primeiro você precisa chegar à cidade de Koktebel. Do lado de Kerch, você precisa seguir pela rodovia E97. O tempo médio de viagem é de cerca de 2 horas. Primeiro você precisa ir até o cruzamento com a Kirov Street, depois virar para a Marshal Eremenko e dirigir pela Gorky Street.
O último ponto é virar na estrada M17 e chegar à cidade. Quando você chegar à região especificada, use o sistema de navegação ou o mapa. Guie-se pela reserva Karadag.
Transporte público
A próxima maneira de chegar a Koktebel é de ônibus. O transporte público sai regularmente de Simferopol nesta direção. Somente no final da temporada de férias os ônibus começam a circular com menos frequência. Esta é uma opção prática e econômica.Também de cidades próximas você pode ir para Feodosia e depois pegar um ônibus para Koktebel.
Passeios no mar
As excursões marítimas são muito procuradas, durante as quais você pode apreciar confortavelmente a beleza da península da Crimeia. Tendo em conta a popularidade da atração, em Koktebel costumam organizar passeios à beira-mar com visita às rochas. A duração média dessa excursão é de cerca de 2 horas.
O custo depende de vários fatores: o número de pessoas no grupo, a rota, o tamanho da embarcação e outras características. O transporte marítimo sai da costa de Koktebel ou da vila de Kurortnoye. Ao longo do passeio, o guia irá apresentá-lo a histórias e mitos interessantes.
Você também visitará outras atrações e desfrutará da brisa marítima saudável.
Excursões a pé
Você pode chegar ao famoso monumento natural por conta própria. Para fazer isso, você deve comprar um bilhete de entrada e visitar uma reserva natural próxima. Devido ao constante afluxo de turistas, principalmente durante a temporada de férias, não será difícil ingressar em um grupo de turistas. O comprimento padrão do passeio a pé é de aproximadamente 7 quilômetros. Deve-se notar que tal caminhada requer preparo físico. Freqüentemente, você terá que superar descidas e subidas.
Certifique-se de trazer água potável suficiente com você. Escolhendo este método, você pode ver a beleza da rocha apenas de uma altura, mas enquanto caminha pode desfrutar da incrível natureza da reserva.
Reunião de Pushkin com a Golden Gate
Os conhecedores da obra do escritor russo Alexander Sergeevich Pushkin sabem que ele conhecia pessoalmente um fenômeno natural. Isso aconteceu em 1820, durante suas viagens ao longo da costa da Crimeia. A rota passou de Feodosia a Gurzuf. É importante notar que o poeta mundialmente famoso não indicou este marco ao registrar suas memórias. Além disso, não houve menção da rocha nas obras do escritor.
No entanto, 3 anos depois de visitar a Crimeia, o desenho da Golden Gate decorou os esboços do livro "Eugene Onegin". Nas margens do portátil, você pode ver claramente a rocha elevando-se acima do nível do mar.
Veja a viagem de barco para a rocha Golden Gate abaixo.