Tudo sobre o rock Diva em Simeiz (Crimeia)
A beleza da Crimeia atrai a atenção de turistas de todo o mundo. Uma das maravilhas incríveis da costa do Mar Negro é a rocha Diva em Simeiz. Graças à sua aparência majestosa, já apareceu em muitos filmes famosos e ainda desperta a imaginação de turistas de todo o mundo.
Onde é?
A rocha está localizada no sudoeste da costa da Crimeia, na área de água da vila turística de Simeiz. Sua altura é de 51 metros. Junto com a montanha chamada Koshka Diva, faz parte de um complexo de objetos naturais, que são uma espécie de "escudo" para a baía das ondas de tempestade e ventos cortantes. Diva consiste inteiramente em rochas calcárias. Os pesquisadores acreditam que seu surgimento ocorreu há vários milhões de anos, quando um pedaço de calcário se separou da cordilheira principal.
Os turistas observam um fato interessante - a parte superior da rocha lembra o perfil de uma mulher com o cabelo solto. A atração tem dois nomes oficiais: Diva e Jiva. Este último foi apropriado pelos tártaros da Criméia.
Acredita-se que o nome venha da palavra indo-ariana diva, que significa "divina". A singularidade da rocha reside em seu movimento lento e constante no mar. Não é por acaso que o incrível morro atrai turistas. A diva é coberta por uma aura de segredos e mistérios.
Lendas e mitos
Inicialmente, o complexo montanhoso de Simeiz consistia em três rochas: Panea, Diva e Monk. O significado dos nomes é revelado por uma antiga lenda. Um eremita sombrio apareceu na península há muitos anos. Os habitantes locais o trataram com cautela, tentaram não iniciar uma conversa e o chamaram de Monge. Na verdade, um assassino implacável estava se escondendo sob o disfarce de uma pessoa anti-social.As forças do mal não largaram o pecador e decidiram encontrar seu ponto fraco. O diabo assumiu o aspecto de um gato preto e entrou na caverna do Monge.
Com pena do animal, o velho o deixou entrar. Uma noite, o diabo disfarçado de animal de estimação de quatro patas ouviu que o monge em um sonho chama o nome da garota. O tentador compreendeu onde residia a fraqueza do velho. E ele enviou uma jovem para ele. O monge sucumbiu à tentação e perseguiu a jovem donzela. Naquele exato momento, a retribuição o alcançou. Ele se transformou em pedra, e a bela fugitiva, junto com o gato, também se transformou em pedra. Então eles permaneceram parados no mar.
No entanto, hoje o Monk Rock não existe mais. Ele rachou durante um terremoto de grande escala no final dos anos 1920 e, anos depois, uma forte tempestade o destruiu completamente. De acordo com outra lenda, Diva já foi uma linda garota, mas ela tinha um coração cruel e mau. Por seus pecados, ela foi transformada em pedra.
Característica
O moderno monumento natural é muito popular entre turistas e esportistas. Ao pé da falésia existe uma pequena praia de calhau com "terraços" subaquáticos. A encosta íngreme do Diva atrai a atenção de alpinistas e mergulhadores (praticam mergulho em altura). No lado norte do morro, existe um mirante que pode acomodar simultaneamente até 10 pessoas.
Para os turistas, uma vista incrível da beleza da Crimeia se abre: baías, praias, ilhas e a superfície do mar. O deck de observação está equipado com barreiras especiais. Todo mundo que quiser amarrar um lenço brilhante a eles. Os visitantes acreditam que tal gesto os ajudará a retornar a um lugar incrível novamente.
Como chegar lá?
Você pode ver a Diva seguindo a seguinte rota.
- Chegamos à estação de ônibus da vila turística de Simeiz e seguimos para oeste. Ele segue ao longo de um beco de ciprestes.
- Perto do café chamado "Jerzy" viramos em direção à faixa costeira.
- Após caminharmos um pouco em direção ao penhasco Panea, veremos o caminho para a Diva.
Com o tempo, os turistas subiram até o topo do incrível penhasco para admirar as paisagens marinhas. Para a segurança da subida, as autoridades locais instalaram uma escada com corrimão. Naturalmente, chegar ao topo da Diva não é fácil. Você deve ser cuidadoso e atencioso. Um grande número de turistas não permitirá que você se mova rapidamente.
Em média, a escalada até a Diva leva de 15 a 20 minutos. Os idosos e as crianças, sem dúvida, se moverão ainda mais devagar. Mas o resultado final vale a pena! A vista deslumbrante da falésia fica na memória dos turistas por toda a vida.
Tendo descido do mirante da Diva, o veranista tem a oportunidade de nadar na baía localizada entre as rochas. A água aqui é turquesa e a praia pode ser descrita como selvagem. O aroma inebriante do zimbro permitirá aos turistas uma imersão na atmosfera “paradisíaca” da península da Crimeia. Este local atrai adeptos do mergulho.
Perto da Diva existem outros pontos turísticos de Simeiz:
- Penhasco de Panea;
- Mount Cat;
- rock Asa de Cisne.
É de Panea que você pode contemplar todo o poder e beleza da Diva. De acordo com as escavações, um mosteiro foi localizado no penhasco na Idade Média. Mais tarde, foi reconstruído para necessidades de defesa. As ruínas desta fortaleza ainda podem ser vistas.
O Monte Koshka, localizado perto de Diva, é famoso por seu torso de pedra. Na montanha, existem árvores relíquias listadas no Livro Vermelho. Nos tempos antigos, as pessoas consideravam esta colina sagrada. Não muito longe dele está a rocha Asa do Cisne. O nome do morro foi inventado por turistas, pois exteriormente lembra a asa de um orgulhoso pássaro. Ambas as montanhas são classificadas como monumentos naturais.
Você pode observar a beleza da rocha Diva ainda mais.