Tudo sobre o desfiladeiro Uzundzha na Crimeia
A Crimeia não pode ser chamada de parte do Colorado, mas, apesar disso, existem fendas aqui. Claro, eles não são os mais profundos da terra, mas isso não diminui sua beleza. As trilhas de caminhada ao longo dos rios de montanha são muito procuradas pelos turistas, pois permitem uma pausa do agito da cidade e do barulho da metrópole. Um excelente lugar para essa excursão é o Desfiladeiro Uzundzha em Sevastopol.
Descrição
Do idioma turco, o nome do desfiladeiro Uzundzha é traduzido como "rio longo". Isso surpreende muitos turistas que se encontram neste pitoresco lugar no verão - o fato é que sob os raios escaldantes do sol a água seca. Mas no início da primavera ou início do outono, o rio aparece em toda a sua glória, transformando-se em uma verdadeira beleza de montanha, flui e veloz. O comprimento total do cânion é de 7,8 km, a largura varia de 80 a 700 m, sendo o ponto mais alto cerca de 560 m acima do nível do mar.
Convencionalmente, o desfiladeiro Uzundzha pode ser dividido em duas partes - uma conduz da aldeia de Rodnikovoye à fazenda da aldeia Kolkhoznoye e tem uma estrada relativamente plana para que um carro de passageiros passe sem problemas. A segunda rota começa em Kolodnoye - é um caminho completamente selvagem, é impossível superá-lo de carro.
Em termos de dificuldade, o percurso pode ser comparado com a passagem ao longo do rio Shapsha na Carélia.
Rotas
Existem várias rotas interessantes ao longo do canyon. A Crimeia ainda é uma península relativamente pequena, o desfiladeiro se origina da yayla Ai-Petrinskaya e a conhecida nascente Suuk-Su é considerada a nascente do rio. Primeiro, o rio corre entre as montanhas ao longo da depressão, aqui está o assentamento de Kolkhoznoye.
Neste local, o desfiladeiro é melhor visualizado de carro, pois uma estrada bem conservada segue ao longo do canal, repetindo exatamente todas as curvas e curvas do rio da montanha.
A própria garganta começa um pouco mais longe, quando o canal faz uma curva fechada.
O rio é cercado por pitorescas falésias íngremes que se erguem sobre ele, subindo por quase um quilômetro. Ao longo dos milênios, as pedras, sob a influência do vento e da água, adquiriram as formas mais intrincadas e uma superfície rugosa - isso é especialmente visível no fundo do cânion no verão, quando o rio seca - nesta época você pode apreciar os incríveis vasos, tigelas e banheiras de pedra, como se fossem esculpidos pela água. Todo o vale está literalmente coberto de seixos redondos e leves que se assemelham a bolas de pingue-pongue, destinadas apenas a gigantes.
Se você for ao vale na primavera ou no verão, depois de uma forte chuva, poderá apreciar a beleza das calhas e várias fendas - existem algumas delas, embora sua altura não possa ser considerada recorde. A cachoeira mais alta sobe 10 m, a água nelas permanece fria mesmo no verão, mas isso não impede os nadadores de montanha.
O maciço é densamente coberto de vegetação - aqui você pode encontrar arbustos de zimbro, árvores frutíferas, bem como faia.
Entre os pontos turísticos do cânion, vários locais podem ser destacados.
Suuk-su Spring - traduzido do turco, seu nome significa "água fria", esta fonte está repleta de sedimentos que se acumulam nos vazios subterrâneos de todo o planalto.
Caverna Uzundzha - não muito longe da fonte, logo acima dela, é possível ver uma entrada em fenda para a caverna, que é uma extensa rede de passagens com um comprimento total de 1,5 km.
Mas não tente chegar lá se você não é espeleologista profissional e não é fã de esportes radicais - o fato é que a altura de cada braçada não ultrapassa 30-50 cm, sendo as cavidades da caverna, conectadas por válvulas semicirculares , são muito perigosos de se mover.
Nenhum achado histórico importante foi feito neste lugar.
Não muito longe da aldeia de Rodnikovoye, no local onde o cânion se cruza com Vale de Baydar, você pode ver blocos de pedra gigantes com cerca de 3 m de altura. Acredita-se que eles surgiram por volta dos séculos III e II. AC NS.
Os antigos acreditavam que esses pilares possuem uma energia poderosa, principalmente o maior deles, que externamente lembra uma mulher esperando um filho - por isso centenas e até milhares de turistas correm para lá, sonhando em conhecer a alegria da maternidade.
Skelsky Spring - esta é a segunda maior nascente da Crimeia, uma característica distintiva da qual é a descarga de água mais forte, sua vazão é próxima a 1400 l / s. A água nunca seca, e os cariocas acreditam que é o espírito de Uzundzhi que dá a força, como se fosse o segundo sopro das montanhas.
Caverna Skelskaya famosa em toda a Criméia - uma caverna majestosa no cânion, equipada para excursões turísticas. O comprimento das passagens é de apenas 700 m. As abóbadas são bastante altas, vazias, como se decoradas com as mais intrincadas incrustações em forma de animais selvagens - se você olhar de perto, verá os contornos de um esquilo, um macaco, bem como dragões perigosos, uma fênix e outras criaturas míticas. Alguns até comparam os pilares com as estruturas arquitetônicas da Crimeia - o Ninho da Andorinha e a Fortaleza Russa.
Intrincadas estalactites e estalagmites, que lembram um gigante de 7 metros em armadura de cavaleiro, causam sincero deleite aos visitantes. Este lugar é imperdível para todos que vêm ao cânion.
O cânion é famoso por suas cachoeiras no vale do rio Uzundzhi - Seco e morto... Eles parecem muito impressionantes - o vale perto deles está literalmente repleto de flores, que cintilam no jato de água e cintilam com suas cores suculentas. No calor, as cachoeiras ficam vazias, e só podem ser encontradas pelos matagais que cobrem as pedras. Não menos interessante é a cachoeira Orvalho espinhoso.
A seção do desfiladeiro entre essas quedas é frequentemente chamada de Pelo desfiladeiro morto - o facto é que aqui são frequentemente encontrados ossos de animais mortos, além disso, os turistas notam que neste local o estado geral de saúde piora fortemente, podendo chegar a uma perda total de forças e até desmaios. As lendas mais misteriosas e misteriosas circulam sobre o Desfiladeiro dos Mortos, que gelam a alma. No entanto, nenhum deles tem qualquer confirmação científica ou histórica, mas em qualquer caso, existem de fato anomalias de energia neste lugar.
Adendo
O turista que faz um passeio pelo cânion deve ter em mente que não será possível fazer o percurso de carro. Claro que no curso superior do rio existe uma pequena estrada ao longo da qual se pode conduzir, mas desta forma só se consegue chegar ao meio da garganta, tendo então que sair do veículo e caminhar mais, ultrapassando bloqueios de pedras, em locais escorregadios e cobertos de água.
No caminho, você encontrará riachos que terá que percorrer. Também há encostas rochosas, portanto, o equipamento de escalada e o seguro não farão mal.
Para cada turista que escolheu esta rota Deve-se tomar cuidado com calçados confortáveis com sola grossa antiderrapante, traje de caminhada, suprimento de comida e água potável e, claro, um pequeno estojo de primeiros socorros. Mas, mesmo neste caso, a estrada será repleta de muitos perigos, portanto, principalmente pessoas com treinamento especial de montanhismo e equipamentos adequados ou acompanhados por guias se deslocam por ela até o cânion.
No próximo vídeo, você pode observar a beleza do Desfiladeiro Uzundzhi de uma vista aérea.