Descrição e localização do Monte Demerdzhi na Crimeia
As rotas turísticas nas montanhas da Crimeia são muito populares entre os turistas. Não é segredo que muitos veranistas têm certeza absoluta de que viajar é muito mais interessante do que ficar deitado na praia. Uma das rotas mais populares é uma caminhada até o Monte Demerdzhi.
Descrição
A cordilheira Demerdzhi é um verdadeiro mistério geológico, aqui você pode encontrar rochas de pedra verdadeiramente antigas, com idade estimada em 800 milhões de anos. É neste local que se podem ver objetos únicos - cogumelos de pedra, cuja especificidade de formação só pode ser explicada pela erosão dos depósitos glaciais, embora os geólogos assegurem que o gelo não afetou esta parte da Península da Crimeia. Demerdzhi é repleto de muitos mistérios, em toda a Crimeia você não encontrará mais esses fenômenos naturais.
A montanha também é conhecida por ser um camaleão - muda de cor com o sol.
Demerdzhi está localizado imediatamente atrás do desfiladeiro de Angarsk e destaca-se nitidamente contra o pano de fundo da paisagem circundante. A montanha se estende por 35 km de sul a norte e 55 km de leste a oeste. A matriz é convencionalmente dividida em duas partes principais:
- norte - superfície praticamente sem árvores, a vegetação é extremamente rara aqui, a altura da serra é de 1359 m;
- sulista - tem uma altura de 1239 me é um verdadeiro tesouro das montanhas da Crimeia; seu planalto oferece uma vista bastante pitoresca do vale da cidade turística de Alushta, das cidades de Sudak e Babugan, de onde você pode ver a costa do mar e as encostas íngremes da montanha Karabi.
Importante! A parte norte é composta por mármore calcário, e a parte sul é um grande conjunto de uma grande variedade de rochas, aqui podem encontrar partículas de quartzo e granito, bem como seixos, argila e arenitos. Os cientistas acham difícil determinar a idade exata dessas rochas, algumas têm apenas 150-180 milhões de anos, enquanto a idade de outras é estimada em bilhões de anos.
Aqui, ao lado das pedras, coexistem cachoeiras e cavernas, e a flora da região é verdadeiramente fascinante. A flora é muito rica, junto ao sopé da montanha a terra agrada à vista, abundante em flores e arbustos, que deliciam com as suas cores vivas desde os primeiros dias da Primavera até ao final do Outono. Nas encostas do Demerdzhi, entre as gramíneas das estepes, encontram-se ilhotas de faias, carpa e pinheiros. A cachoeira Dzhur-Dzhur também é amplamente conhecida, considerada uma das mais profundas de toda a península.
Os turistas não ficarão indiferentes ao fenômeno único da montanha - Fantasma do corretor - quando uma pessoa está no topo, em tempo de neblina, o sol atrás de suas costas cria um efeito ótico incomum e você pode ver sua própria sombra nas nuvens. Ao mesmo tempo, atinge proporções realmente gigantescas e às vezes é circundado por círculos coloridos.
Você pode falar sobre Demerdzhi sem parar, mas as palavras não podem transmitir a plenitude das emoções e impressões - portanto o melhor é ir lá e ver com os próprios olhos todo o luxo e poder deste lugar.
Escolha de habitação
Se você estiver indo para o Monte Demerdzhi não de Alushta, mas de cantos mais distantes da Crimeia, faz sentido passar a noite no vilarejo de Luchistoye. Neste caso, você pode dedicar o dia inteiro a um passeio fascinante, e o motorista, se estiver em seu próprio carro, poderá descansar antes de voltar. No entanto, na área de Demerdzhi há um, mas um grande problema com os hotéis - não há nenhum, nem um só. No entanto, isso não é motivo para ficar chateado - os habitantes locais também oferecem quartos em casas de hóspedes. O mais popular é considerado "Casa Demerji"localizado na periferia da aldeia.
Aqui você pode alugar pequenos quartos ou casas separadas no território. Cada um tem uma televisão, aquecimento e uma chaleira eléctrica. Os quartos mais caros incluem uma cozinha compacta com micro-ondas e geladeira.
Outra boa opção é parar. na casa de hóspedes "Mountain Antavia". Os quartos aqui são os mais simples, mas têm tudo para passar uma noite em paz e se recuperar depois de uma longa viagem nas montanhas. Os hóspedes têm acesso a uma cozinha e terraço partilhados, bem como a uma área para crianças e a um pequeno ginásio. Entre outros lugares onde você pode relaxar totalmente, os turistas ligam clube equestre "Golden Horseshoe", centro recreativo "Valley of Ghosts", bem como casas de hóspedes Shosseynaya 38 e Guest House Black Horse.
Lugares interessantes
Demerdzhi é um daqueles pontos turísticos da Crimeia, que está repleta de muitos segredos e mistérios, enquanto a maioria deles está conectada com o Vale dos Fantasmas. Reza a lenda que neste local, há muitos séculos, foi subjugado todo um exército, que veio pedir ajuda a um ferreiro local (traduzido da língua tártara da Crimeia, Demerdzhi significa exatamente “ferreiro”). Os veteranos dizem que as almas inquietas dos soldados mortos ainda vagam pelas montanhas e assustam os viajantes.
No Vale dos Fantasmas, é possível encontrar centenas de pilares de pedra de várias alturas, ao longo de milhares e até milhões de anos de sua existência, as pedras sob a influência do vento, sol e precipitação assumiram formas bastante bizarras e começaram a se assemelhar a gigantes fantásticos criaturas, cujos contornos borram ao anoitecer, parece que fantasmas saíram de seus túmulos.
Uma característica distintiva da montanha é sua habilidade incomum de mudar de cor várias vezes ao dia, dependendo da direção da luz solar.
Muitos turistas, principalmente os mais velhos, estão muito interessados em ver com os próprios olhos os lugares onde foram filmadas as famosas obras-primas do cinema soviético.Aqui e agora você pode traçar a rota de Shurik desde o lendário "Cativo Caucasiano".
A pedra sobre a qual dançou a protagonista do filme, interpretada por Natalya Varley, tornou-se um dos locais mais populares. Em memória dele, todo visitante deve tirar uma foto. Foi em Demerdzhi que o "Capitão de Quinze Anos", querido por todos os alunos da era da URSS, foi filmado e, já na década de 1990, Sergei Zhigunov escolheu esta área para a adaptação cinematográfica do romance "Hearts of Three" , já que o lugar com toda a sua aparência tanto se assemelha às montanhas do Caribe.
Na cordilheira, existem esculturas milagrosas bastante incomuns que até receberam seu próprio nome. Por exemplo, uma das rochas à distância se assemelha ao busto de uma mulher grande e, sem dúvida, majestosa, então os moradores a apelidaram de Catarina II, no entanto, se você se aproximar dela, ela se parecerá com uma esfinge guardando tumbas egípcias.
Os cogumelos de pedra tornaram-se uma atração incontestável da região. - rochas terrosas de várias alturas, cujo topo é coroado por uma laje de pedra, a chamada tampa. Os cientistas provaram que os cogumelos crescem aqui de ano para ano e às vezes até aparecem novos. Existem várias grutas pitorescas na montanha, o seu número chega a 15, mas apenas uma está aberta para visita gratuita - a caverna MAN. O acesso a todos os outros é possível apenas com habilidades de escalada.
Sem dúvida, todo turista precisa visitar Fortaleza Funa, construída na Idade Média. No passado, sua tarefa era zelar pelas fronteiras do pequeno estado de Teodoro, bem como proteger a rota comercial ao longo da qual as caravanas se moviam. No final do século XV, o forte foi destruído, mas hoje uma parte significativa de suas paredes e o templo de Theodore Stratilates sobreviveram, representando um considerável interesse histórico.
No caminho para Demerdzhi perto da aldeia de Luchistoye você pode ver Fonte Kutuzov, onde uma placa memorial foi instalada em homenagem ao famoso comandante russo Kutuzov - neste mesmo lugar, sob sua liderança, as tropas russas repeliram um ataque inimigo durante a guerra russo-turca de 1768-1774.
Aliás, foi nessa batalha que ele perdeu o olho, acredita-se que a água de uma fonte local contribuiu para a rápida cicatrização da ferida.
Como chegar lá?
A rigor, Demerdzhi não é uma montanha, mas sim um yayla - isto é, um planalto comum. Se você olhar o mapa, verá que Alushta se tornou a cidade turística mais próxima. Existem várias rotas turísticas conhecidas ao longo desta serra, entre as mais comuns são as seguintes:
- do desfiladeiro de Angarsk, contornando Pakhkal-Kai, direto ao longo da rocha Kozyrek, então através da sela direto para o cume sul - neste caso, através do Vale dos Fantasmas, você pode ir direto para o Forte Funa; este percurso permite desfrutar plenamente da beleza da região montanhosa;
- da rodovia no local onde se vira para a aldeia de Radiant pela subida para Funa, contornando a sela para Vershok do Sul, pelo Vale dos Fantasmas direto para Radiante;
- a mesma rota, mas a partir da sela a trilha vira para a parte norte de Demerdzhi e na direção de Angarskoe.
No entanto, esta é apenas uma pequena parte das rotas. Cada uma das trilhas possui estacionamento, e no caminho existem riachos e nascentes que irão amenizar a condição de viajantes cansados. A maneira mais fácil de chegar ao início do roteiro turístico é de trólebus. Esta não é apenas a maneira mais rápida, mas também a mais econômica. Portanto, a estrada de Simferopol para Angarsk Pass custará cerca de 80 rublos, e ainda menos de Alushta. Você deve descer na estação Luchistoye.
Para concluir, gostaria de dar alguns conselhos a todos os que decidiram fazer uma emocionante viagem pelas montanhas.
- A estrada é longa e longe do asfalto comum para os habitantes da cidade, por isso é muito importante estocar calçados confortáveis e práticos - o melhor de tudo, tênis.Para pessoas com dores nas articulações, é melhor escolher sapatos de trekking que protejam os pés de lesões e luxações. É desejável vestir-se em camadas, é melhor usar um chapéu na cabeça.
- Não se esqueça de trazer água potável e mantimentos. Durante a caminhada, você não terá onde comprar um ou outro, e a caminhada provavelmente levará um dia inteiro.
- Certifique-se de trazer um pequeno kit de primeiros socorros. Coloque todos os seus pertences pessoais em uma mochila confortável.
Para obter informações sobre onde o Monte Demerdzhi está localizado na Crimeia, veja o próximo vídeo.