Chatyr-Dag na Crimeia: pelo que é famosa esta montanha e como chegar lá?

Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Como chegar lá?
  4. Características do clima
  5. Fauna e flora
  6. Cavernas e planaltos

A Crimeia é rica em atrativos naturais. O Monte Chatyr-Dag é popular entre os turistas pelo esplendor das paisagens abertas e pela variedade de cavernas.

O que é isso?

Chatyr-Dag está localizado na Crimeia, perto da rodovia Simferopol-Alushta, a localização exata é na vila de Mramornoye. Traduzido do tártaro da Crimeia - "montanha de tenda", já que Chatyr é traduzido como "tenda" e Dag é "montanha". A montanha consiste em 2 planaltos: inferior (norte) e superior (sul). As encostas mais baixas descem suavemente para o lado norte, que é coberto com grama de estepe. No extremo sul (perto da encosta íngreme), o planalto inferior é coberto por florestas de faias e clareiras de zimbro. Existem muitas trilhas para caminhadas e várias belas cavernas. Há um bosque de teixos no lado oriental do planalto inferior.

O planalto superior da cordilheira tem a forma de uma tigela gigante, em sua borda os picos mais altos são marcados no mapa. Tudo aqui é coberto por prados alpinos, as encostas são muito íngremes e oferecem várias rotas para escaladas de vários dias.

As rotas de escalada disponíveis são mais longas do que o comprimento de uma corda de escalada.

A altura do pico mais alto, Eklizi-Burun, está 1527 m acima do nível do mar.

História

Não se pode dizer que Chatyr-Dag é uma montanha, em vez disso, uma matriz independente é, portanto, alocada. Seu comprimento é de 10 quilômetros ao sul e 4,5 quilômetros a leste do oeste. De acordo com os geólogos que realizaram pesquisas aqui, o maciço, quando as montanhas da Crimeia estavam se formando, representava um único todo com elas. Chatyr-Dag separou-se sob a influência de rios e erosão.

A estrutura é composta por dois tipos de rocha.No fundo, há um mais difícil que pode suportar o aparecimento de água - lodo e arenito. O calcário solto fica na superfície e cobre uma área de 1 quilômetro de altura. Foi o arenito que se tornou a razão pela qual existem tantas cavernas em Chatyr-Dag, onde povos antigos se estabeleceram até no período Neolítico, e há indiscutível evidência disso na forma de achados arqueológicos.

Há também outro nome dado à montanha plana pelos gregos - Trebizonda. Na tradução, esta palavra significa "mesa da montanha". Quando a população de língua turca chegou e se estabeleceu neste lugar, eles não mudaram nada radicalmente, eles simplesmente transportaram em seu próprio caminho e acabou sendo uma “montanha-tenda”.

No século 19, o maciço foi adornado com o emblema de Simferopol. Hoje, dois picos podem ser distinguidos na montanha Chatyr, um deles é 18 metros mais baixo que o outro e, no total, tem 1527 metros.

Como chegar lá?

Existem muitas trilhas para caminhadas para chegar à atração. Se for muito difícil, eles pensaram em uma boa estrada de terra, ao longo da qual muitas pessoas chegam a Chatyr-Dag de carro. A pista está preservada desde a época em que funcionava aqui uma base militar, hoje aqui se organizam inúmeras caminhadas ou as pessoas vêm de carro.

Para ir de Yalta e Alushta até a montanha é necessário primeiro usar o transporte público, que vai até Simferopol, depois vai até Yalta, onde você terá que descer na parada Angarsk Pass após uma hora e meia. Da estrada sai uma pequena estrada florestal que chega à base turística com o mesmo nome. É a partir daqui que começa o caminho ascendente. Ao se aproximar da bifurcação, você precisará virar à esquerda. Depois de alguns minutos do caminho, a linha de força estará visível, atrás dela novamente a bifurcação. Agora a estrada sai para a direita.

Uma vez em Bukovaya Polyana, você precisa ir para um caminho marcado com marcas que mostram o caminho. Se você precisa estocar água, deve fazê-lo aqui na primavera. A trilha ficará cada vez mais íngreme até que você se encontre em um planalto. Existem placas adicionais com as quais você pode chegar facilmente aos centros turísticos e cavernas.

Essa não é a única trilha que pode levar à montanha. Você pode mover-se por Zarechnoye, depois atravessar a aldeia de Mramornoye, depois apenas pela floresta, mas esta estrada leva muito mais tempo, já que o transporte público não costuma ir para os assentamentos.

Ter seu próprio transporte torna a tarefa mais fácil. As estradas aqui são bem gastas, bem salpicadas de cascalho, largas o suficiente para que o motorista se sinta confortável. Você pode subir a montanha quando não houver neve.

Se você correr o risco e viajar de novembro a março, até mesmo um SUV pode atolar na lama. Você precisa se deslocar de Alushta e, em seguida, para a aldeia de Zarechnoye, onde a estrada de Simferopol leva. A partir daqui começa uma estrada florestal que, no final, conduz à parte baixa do planalto.

Características do clima

No topo da montanha, o clima é muito semelhante ao de São Petersburgo. Não é incomum encontrar ventos fortes aqui. No topo, a neve persiste até o início de maio. Abaixo, o clima montanhoso é moderadamente quente e bastante úmido; quanto mais alto, mais frio. Para cada 100 metros para cima, há uma diminuição na temperatura do ar em 0,6 C. É por isso que o indicador médio anual está + 7 C abaixo, mas apenas + 4 C no topo.

Aqui, caem cerca de 1000 mm de precipitação por ano, e 40% deles são neve. No inverno, os ventos de nordeste prevalecem aqui, então às vezes a temperatura pode cair para -32 C, e isso deve ser levado em consideração. A neve que cai não fica constantemente no planalto, mas tudo porque às vezes os ventos quentes do sul começam a soprar aqui. Se você quiser esquiar, deve informar-se sobre a situação com antecedência. A melhor época para esquiar é a segunda década de novembro; em março-abril a neve começa a derreter, então há muito pouca neve.

Uma nevasca é a pior coisa aqui, então no inverno é melhor não aparecer na montanha ou estar o mais preparado possível para a tempestade. A primavera começa em meados de março, quando a temperatura do ar começa a aumentar rapidamente. O número de nuvens no céu diminui, a grama verde e as primeiras flores aparecem. Se na primavera há um aumento acentuado da temperatura, no verão seu crescimento diminui e para em torno de 16-17 C. Já no final de agosto, o calor torna-se novamente menor, no final de setembro o céu está novamente coberto com nuvens cinzentas.

A primeira neve cai em novembro, a cobertura tem cerca de 13 centímetros de espessura. Você precisa entender isso as condições climáticas podem diferir em diferentes partes do planalto. Onde há desfiladeiros, a luz praticamente não penetra, respectivamente, e o ar esquenta minimamente, em clareiras abertas é um pouco mais leve e quente. Faz mais frio aqui na primavera do que no outono.

Fauna e flora

A flora da área é muito rica, no nível superior existem:

  • faia;
  • carpa;
  • Carvalho;
  • Pinho;
  • cinza;
  • bordo.

Às vezes, nos desfiladeiros, é possível encontrar arbustos isolados de teixo. Na verdade, existem muitas plantas frutíferas nesta área, incluindo pêra, maçã, dogwood e até cereja. Você pode encontrar densos arbustos de dogwood. Mas as florestas não estão por toda parte, a parte inferior da encosta permanece sem árvores, enquanto no topo praticamente não há arbustos. Mas em toda a montanha há muito capim das estepes dos prados.

Quanto aos representantes do mundo animal, não é menos diverso aqui. O veado é um dos maiores mamíferos que vivem nesses locais. No inverno, quando o alimento escasseia, esses animais descem até o sopé da montanha, raramente sobem. Existem também muitas raposas com uma cor brilhante e até mesmo ígnea e um atraente padrão de prata. Seu habitat principal são fendas nas rochas e pequenas cavernas.

É muito mais difícil localizar martas, que são muitas, mas esse animal se comporta com mais cautela. Os texugos também vivem na montanha, que não hibernam, mas encontram comida perfeitamente para si mesmos, mesmo sob a espessura da neve. Um esquilo foi trazido do Território de Altai para cá. Hoje é muito comum porque tem o que comer aqui. Ao visitar as inúmeras grutas, não se esqueça dos morcegos que vivem lá dentro. No inverno, eles dormem, sentados de cabeça para baixo por dentro e, com o início da primavera, começam a engordar.

Cavernas e planaltos

O Monte Chatyr-Dag é famoso por seu pico da montanha Eklizi-Burun e inúmeras cavernas que se encontram sob os planaltos superior e inferior. O caminho de Ishach leva a alguns deles. Os mais famosos são a Caverna de Mármore e Emine-Bair-Khosar. A caverna de mármore, com 68 metros de profundidade e quase 2 km de comprimento, é um marco local, dentro da qual existem estalactites e estalagmites de formas estranhas com nomes de animais, personagens de contos de fadas e até edifícios como a Torre Inclinada de Pisa.

Devido à sua singularidade, a Caverna de Mármore se tornou famosa em todo o mundo. Os cavaleiros a consideram uma das cinco mais belas do planeta e uma das 7 maravilhas naturais da Crimeia. Em 1992, ela foi incluída na International Association of Equipped Caves. Em 1987, uma equipe de espeleologistas de Simferopol descobriu uma gruta com um complexo sistema de corredores e galerias entre Bin Bash-Koba e Suuk-Koba.

A nova caverna está localizada a uma altitude de 920 metros acima do nível do mar. Chamava-se mármore (originalmente o nome "Afegão" também era usado), devido ao fato de ser formado por mármore calcário. Em 1988, o Onyx Tour Centre for Speleological Tourism organizou excursões, construiu caminhos de concreto e forneceu iluminação.

Outra caverna - Emine-Bair-Khosar espirais até uma profundidade de 120 metros. Dentro dela estão estalagmites semelhantes a jade e flores de cristal. Esta caverna se destaca por ter um belo lago. Segundo a lenda, Emine se jogou no fundo de uma caverna depois que seu amante foi morto pela família de seu pai.

A Caverna Vyalova está localizada no planalto inferior da Montanha Chatyr-Dag. É dotado de uma entrada vertical com 31 m de profundidade, que gradualmente (a uma profundidade de cerca de 16 m) se transforma em um poço íngreme, quase vertical.A profundidade total é de 124 metros. Recebeu o nome do espeleologista russo Vyalov. Além disso, nas encostas da montanha existe o sistema de cavernas Vyalova, composto por três objetos localizados no planalto inferior.

Para alguns, a subida até a encosta norte pode parecer difícil, mas vale a pena.

Veja abaixo sobre a montanha Chatyr-Dag na Crimeia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa